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LostBrasil - Índice do Fórum  » ABC | Teorias e Especulações » A Máquina de Ensinar de Skinner

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 A Máquina de Ensinar de Skinner « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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idaniel
MensagemEnviada: Quarta Abril 19, 2006 09:36  |  Assunto: A Máquina de Ensinar de Skinner Responder com Citação





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Registrado em: Terça-Feira, 24 de Janeiro de 2006
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Grupos: 
[ABC]
Lendo algumas dúvidas sobre o seqüestro das crianças resolvi postar essa teoria. Acredito que já é consenso no fórum do LostBrasil que os estudos de Skinner são fundamentais para a Dharma. A ilha é uma mega Caixa de Skinner, isso todo mundo já sabe. Cientistas estudam o comportamento condicionado de todos os personagens. Até beleza, certo?!

OBS: Para quem ainda não sabe, a Caixa de Skinner é um equipamento de estudos laboratoriais do comportamento, respondente e operante, feito com ratos e pombos. Para entender melhor, leia a reportagem sobre LOST que saiu na Revista Superinteressante - Edição 225.

O que pouca gente sabe é que Skinner desenvolveu uma série de estudos teóricos sobre o comportamento de crianças. Ele acreditava que as crianças poderiam crescer sem a presença de um adulto. Em tese um grupo isolado formado apenas por crianças poderia desenvolver todas as ferramentas necessárias à sobrevivência. Para entender LOST é preciso adentrar a mente do visionário Burrhus Frederic Skinner, então vamos viajar um pouco.

Seu primeiro livro importante foi The Behavior of Organism (O Comportamento dos Organismos), publicado em 1938. Skinner a partir de então passou a figurar como o "Sawyer" dos humanistas, pois ele tratava os conceitos de liberdade e dignidade humanas como "mitos" que deveriam ser desconsiderados pela ciência (1). Todavia, antes de sua morte em 1990, ele já era o maior nome da psicologia behaviorista.

A palavra inglesa behaviour ou behavior significa comportamento, conduta. De acordo com o pensamento comportamentalista, a conduta dos indivíduos é observável, mensurável e controlável similarmente aos fatos e eventos nas ciências naturais e nas exatas (3). O pai desse termo é John Watson (1878-1958). Watson, juntamente com os behavioristas, dizia: "para os animais não tem como perguntar: O que você está sentindo? É possível apenas estimulá-los e observar sua reação ao estímulo. Por que deveria ser diferente com seres humanos?" (2).

Filósofos como John Locke e David Hume, tendo por base os ideais de Aristóteles, diziam que nós aprendemos por associação. Pesquisas de Pavlov confirmaram que essa associação pode ocorrer por semelhança, contraste ou contigüidade. Skinner buscou inspiração nessas idéias e desenvolveu uma série de pesquisas de laboratório cuidadosamente controladas (1).

A grande questão que se pode fazer é: "Por que ele pesquisou animais e não seres humanos?". A resposta é que a simplicidade do organismo inferior dos animais e o fato de poder controlar esses animais em laboratório fizeram e fazem deles a escolha freqüente para as pesquisas (2).

Ainda assim, a Dharma e outros cientistas acreditaram que as idéias de Skinner poderiam sim ser usadas em seres humanos. Agora vamos tentar entender o motivo que "Os Outros" teriam para seqüestrar as crianças.

Tudo começou quando um grupo de cientistas usou a teoria de Skinner com um bebê de 11 meses, chamado Albert. Ele foi condicionado a ter medo de um rato branco. O rato branco foi mostrado repetidamente ao bebê no mesmo momento em que faziam um barulho bem forte e assustador. Albert não tinha medo do rato branco, mas pela combinação com o barulho, o rato veio trazer respostas de medo (1). Para ficar bem claro, assista ao filme Laranja Mecânica de Stanley Kubrick.

A Máquina de Ensinar de Skinner

Skinner queria descobrir as implicações das tecnologias ao ensino. O cientista entendia que os modelos de educação convencionais tinham várias deficiências. Segundo ele, um dos grandes problemas do ensino é o uso do controle aversivo, entenda: punição física, ridículo, repreensão, sarcasmo, crítica, lição de casa adicional, trabalho forçado etc (4).

"As crianças aprendem sem ser ensinadas, elas estão naturalmente interessadas em algumas atividades e aprendem sozinhas. Ensinar é simplesmente o arranjo de contingências de reforço sob as quais estudantes aprendem" (5).

Existem vários modelos de Máquinas de Ensinar, variando entre o custo e a complexidade, mas a idéia é sempre a mesma: os alunos deveriam ser informados no mesmo instante a respeito de seu acerto ou erro. Havendo acerto, deveriam saber qual o próximo passo. O segredo aqui reside em reforçar os pequenos sucessos, e ir aumentando aos poucos os desafios (4).

Skinner acredita que as máquinas de ensinar apresentam várias vantagens sobre outros métodos, dentre elas os estudantes poderiam compor sua própria resposta em lugar de escolhê-la em um conjunto de alternativas. Embora, é claro, que a Máquina propriamente dita não ensine, ela coloca estudantes em contato com o professor ou a pessoa que escreve o programa. "Em muitos aspectos é como um professor particular, no sentido de haver constante intercâmbio entre o programa e o estudante". A Máquina mantém o estudante ativo e alerta. A Máquina de Skinner permite que o professor dedique suas energias a formas mais ricas de instrução, como o debate (4).

"Os Outros" querem as crianças para usar como matéria-prima da Máquina de Ensinar de Skinner. Um novo modelo de educação global era a principal idéia da Dharma. Lembra que o Walt tava usando o computador para se comunicar com o Michael? É provável que ele estivesse estudando na Máquina de Ensinar da Dharma, aproveitou um descuido dos tutores e mandou aquelas mensagens.

Faça um teste com a Máquina de Ensinar:
http://www.ufrgs.br/faced/slomp/edu01135/skinner.htm

FONTES:
(1) Adolfo S. Suárez
(2) Calvin S. Hall, Gardner Lindzey e-com John B. Campbell
(3) Wikipédia
(4) Flávia Ferreira da Silva
(5) Burrhus Frederic Skinner




Editado pela última vez por idaniel em Quarta Abril 26, 2006 15:12, num total de 6 vezes
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idaniel está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger

MensagemEnviada: Quarta Abril 19, 2006 09:54  |  Assunto: Responder com Citação





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Registrado em: Terça-Feira, 11 de Abril de 2006
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putz! Excelente teoria...
Parabéns idaniel


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Jú está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Aloprado
MensagemEnviada: Quarta Abril 19, 2006 10:31  |  Assunto: Responder com Citação





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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Março de 2005
Mensagens: 1.971
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Localização: The Land of the Lost



Grupos: Nenhum
Uma visão (imperfeita, claro!) da Máquina de Ensinar de Skinner é apresentada no livro (excelente!) e no filme (mediano) "O Senhor das Moscas"... alguém mais já leu o livro e/ou assistiu o filme? Shock

Segue uma resenha do livro, cuja fonte é essa!

Citação:
O senhor das moscas


Nei Comis Garcia


Confesso que o primeiro impulso que tive, diante do título do livro de William Golding, foi de rejeição. “Senhor das moscas” não me pareceu título de livro que poderia me interessar. Mas, de “alma aberta”, comprei.

Iniciada a leitura, somente terminei quando cheguei ao final do livro, no mesmo dia. Trata-se de um dos melhores livros que já li, certamente por identificações pessoais e comparações com a realidade social atual, retratada metaforicamente.

Não acredito na teoria do “bom selvagem”! Para mim, a identificação pessoal com o livro se dá pelo fato de que o autor expõe a maldade humana de forma simples, sem tentar explicar muito, bastando a narrativa dos fatos para tirarmos as conclusões. A peculiaridade do livro reside no fato de mostrar que a maldade estaria presente no homem, desde sempre. Homem mau é apenas a criança má que cresceu.

A história é de meninos (os mais velhos tinham 12 anos) que, fugindo de explosão atômica, sofrem um acidente de avião e se encontram sozinhos, sem qualquer adulto, em uma ilha paradisíaca. Escolhem, de início, um líder e estabelecem regras, cuja representação, para mim, é a tentativa de reprodução do Estado civilizado e burocrático. Com a divisão de tarefas, alguns ficam encarregados de trazer caça; outros, de fazer cabanas; outros, de fazer fogueira e mantê-la acessa, para fins de sinalizar para eventual socorro.

Diante da primeira oportunidade de matar um porco, os meninos caçadores falham. Não por não saberem, mas por não serem assassinos. Surge a idéia de utilizarem máscaras. Com isso, a matança tem início, pois, através dela, tudo é possível.

Com o passar do tempo, as diferenças entre as lideranças chega num ponto de ruptura do grupo: caçadores de um lado, os demais do outro. Com isso, lutam pela conquista do único instrumento capaz de produzir fogo os óculos de um dos meninos do grupo dos não-caçadores. As regras estabelecidas não valem mais, restando apenas a força física.

Para os grupo dos não-caçadores, fazer fogo era sinônimo de salvação, diante da fogueira sinalizadora; para os caçadores, o interesse era apenas o de assar a carne, pouco importando a salvação. Ou seja, para os caçadores, nada era mais importante do que caçar (matar).

As máscaras deles representam os símbolos das gangues atuais. Jovens, que sozinhos são apenas meninos, quando em grupo incendeiam índios. Entre nós, nas nossas ruas, jovens são mortos “de graça” apenas pelo fato de pertencerem a outra gangue, identificado assim pelas vestimentas (máscaras).

A corrosão das regras estabelecidas pelos meninos de Golding encontra paralelo na desestruturação atual de nossas instituições, incluindo aí a família. Diante da ausência da energia do Estado e dos pais, nossos jovens estabelecem suas regras, criando “tribos”. Rejeitam a autoridade, qualquer que seja, pois não tem mais interesse na “salvação” (fogueira), mas apenas no poder de suplantar os demais.

Jovens da classe das mais variadas classes sociais habitam suas tribos, desrespeitando e afrontando a autoridade dos pais e do Estado. Jovens de 12 anos chegam em casa na manhã seguinte como se fosse a coisa mais natural do mundo. E eles estão em grupos, portanto, mascarados.

Crianças armadas são caçadores com poder de vida e morte sobre todos os que atravessam seus caminhos. Ser preso representa status perante o grupo, pois evidencia periculosidade. É curriculum. Aqueles que não precisam roubar, porque são de famílias abastadas, utilizam armas para demonstrar poder. Não vamos pensar que estes fatos acontecem apenas com meninos pobres.

Recomendo a leitura do “Senhor das moscas”, principalmente para aqueles que garantem primeiro os direitos, para depois exigir deveres de jovens delinqüentes, que, se não bastassem as suas ruínas individuais, servem de exemplo para outros.

Se os pais são ausentes e permissivos, o Estado tem que ser enérgico e seguro. Estado Democrático de Direito não é sinônimo de libertinagem, de selvageria. As crianças crescem e trocam estilingues por fuzis, granadas e, de pasmar, por mísseis. A criança má controla a esquina e impõe sua força aos demais da gangue. Quando cresce, controla o crime organizado e determina execuções de dentro dos presídios.

Querer acabar com a criminalidade e ao mesmo tempo ser permissivo é contar unicamente com a índole do “bom selvagem”.


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Aloprado está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
kaidro
MensagemEnviada: Quarta Abril 19, 2006 14:04  |  Assunto: Responder com Citação





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Ah ta, pensei que era a maquina de ensinar do Skinner dos Simpsons XD

hehehehehe


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fabio hecht
MensagemEnviada: Quarta Abril 19, 2006 14:58  |  Assunto: Responder com Citação





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Muito boa teoria, e por acaso, li a SuperInteressante hje msmo! /
Complementou a informação de lá Wink

Eu quero uma máquina dessas
e quando conseguir vo largar a escola \o/


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fabio hecht está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
idaniel
MensagemEnviada: Quarta Abril 19, 2006 15:02  |  Assunto: Responder com Citação





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kaidro escreveu:
Ah ta, pensei que era a maquina de ensinar do Skinner dos Simpsons XD

Bem, eu diria que são irmãos...



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idaniel está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
kaidro
MensagemEnviada: Quarta Abril 19, 2006 16:34  |  Assunto: Responder com Citação





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Tópicos: 2
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Twitter: @juninhogomes

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Então diremos que Skinner dos Simpsons é baseado no original?

Mas gostei da teoria, se não for, pelo menops é uma bela aula de historia. Vale a pena ler.


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idaniel
MensagemEnviada: Quarta Abril 19, 2006 23:10  |  Assunto: Responder com Citação





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VR5 escreveu:
Uma visão (imperfeita, claro!) da Máquina de Ensinar de Skinner é apresentada no livro (excelente!) e no filme (mediano) "O Senhor das Moscas"... alguém mais já leu o livro e/ou assistiu o filme? Shock

Pelo começo do meu texto dá até para pensar isso, mas a idéia não é essa. Como o livro foi publicado em 1954, pode ser que o Skinner tenha usado essa alegoria de William Golding como fonte de inspiração. Vai saber...


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idaniel está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
lcmagostini
MensagemEnviada: Quinta Abril 20, 2006 02:10  |  Assunto: Responder com Citação





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Fiz o teste que deram o link ai.........acertei tudo.
Sou um gênio?


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asobr
MensagemEnviada: Quinta Abril 20, 2006 02:22  |  Assunto: Responder com Citação





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Registrado em: Quinta-Feira, 2 de Março de 2006
Mensagens: 1.668
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Excelente teoria, deixarei ela dentro das alternativas e explicações que tenho sobre LOST para comparar no "FINAL" da série. Wink

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asobr está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Felipe Sem Nick
MensagemEnviada: Quinta Abril 20, 2006 08:05  |  Assunto: Responder com Citação





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Idade: 34

Registrado em: Terça-Feira, 21 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 287
Tópicos: 1
Localização: Palmas - TO



Grupos: 
[ABC]
meu, eu já tinha ouvido falar sober essa parada do skinner com uma amiga de psicologia

mas só temos uma falha em toda essa teoria...

teoricamente as crianças deveriam ficar isoladas de adultos e conviverem apenas elas mesmas interagindo-se entre si certo?? corrijame se eu estiver errado...
mas as crianças q vimos com os outros (akelas duas q estavam na parte de tras do aviao) estavam andando junto com os adultos, na cena q o jim e o eko se escondem deles...



tem outra coisa, por favor, entendam uma coisa, perguntem pra um prof de faculdade qlqr sobre a revista superinteressante e eles confirmaram o tanto q essa revista é sem referencia e credibilidade...


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Felipe Sem Nick está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=15215640519278503843
idaniel
MensagemEnviada: Quinta Abril 20, 2006 11:00  |  Assunto: Responder com Citação





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Registrado em: Terça-Feira, 24 de Janeiro de 2006
Mensagens: 80
Tópicos: 15
Localização: Teresina



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[ABC]
Felipe Sem Nick escreveu:
mas só temos uma falha em toda essa teoria...

teoricamente as crianças deveriam ficar isoladas de adultos e conviverem apenas elas mesmas interagindo-se entre si certo?? corrijame se eu estiver errado...
mas as crianças q vimos com os outros (akelas duas q estavam na parte de tras do aviao) estavam andando junto com os adultos, na cena q o jim e o eko se escondem deles...


Veja só Felipe, Skinner fez estudos teóricos sobre o desenvolvimento de um grupo formado apenas por crianças. Apesar de ser uma informação importante, não acredito que a Dharma tenha feito experiências dessa natureza. É provável que não, sua observação ratifica isso.

No entando, o uso da Máquina de Ensinar não precisa de isolamento das crianças. Bastaria uma supervisão. Se você tiver assistido (ou lido) Laranja Mecânica, vai lembrar que o Alex (Malcolm McDowell) era mantido sob vigilância, mas não ficava em "quarentena".

Você lembra que o Walt tava usando o computador para se comunicar com o Michael? É provável que ele estivesse estudando na Máquina de Ensinar da Dharma, aproveitou um descuido dos tutores e mandou aquelas mensagens.

Outra coisa, é preciso ficar sempre atento pois a Máquina de Ensinar oferece pequenas recompensas nos acertos na tentativa de condicionar o comportamento.


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idaniel está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Wctm
MensagemEnviada: Sexta Abril 21, 2006 21:30  |  Assunto: Responder com Citação





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Registrado em: Quarta-Feira, 8 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 299
Tópicos: 5
Localização: Mongaguá-SP



Grupos: Nenhum
idaniel, como já disse outras pessoas no fórum, parabéns por suas pesquisas são sempre boas.

Sim no orientation eles dizem uma frase "seguindo dos passos de visinários como B.F. Skinner" ou coisa parecida, o que dá a impressão que eles adoram as teorias do cara.

Eu não entedi oq você quis dizer com que o Skinner virou o "Sawyer" dos humanistas. Iso foi um elogio? Uma crítica?

Agora você acha que eles devem estar usando essa máquina de ensinar nas crianças com que propósito, cobaias humanas ou lavagem cerebral?


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victor_lost
MensagemEnviada: Sábado Abril 22, 2006 01:49  |  Assunto: Responder com Citação





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Idade: 35

Registrado em: Domingo, 19 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 223
Tópicos: 6
Localização: Santo andré



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
otima teoria uma das mais bem feitas que já vi

o skinner dos simpsons é baseado no skinner verdadeiro para criticar as escolas públicas americanas

parábens mais uma vez pela excelente teoria


_________________
Eu gosto de Hipopótamo

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victor_lost está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
idaniel
MensagemEnviada: Domingo Abril 23, 2006 10:42  |  Assunto: Responder com Citação





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Idade: 38

Registrado em: Terça-Feira, 24 de Janeiro de 2006
Mensagens: 80
Tópicos: 15
Localização: Teresina



Grupos: 
[ABC]
Wctm escreveu:
Eu não entedi oq você quis dizer com que o Skinner virou o "Sawyer" dos humanistas. Iso foi um elogio? Uma crítica?

Skinner acreditava que "liberdade e dignidade humanas" eram uns limitadores do desenvolvimento da ciência. Depois que falou isso, ele foi bombardeado de críticas, inclusive sendo apelidado de "psicólogo de ratos". Seus inimigos diziam que seus livros extrapolavam os limites da psicologia. Sawyer é um amoral, assim como Skinner.

Citação:
Agora você acha que eles devem estar usando essa máquina de ensinar nas crianças com que propósito, cobaias humanas ou lavagem cerebral?

Eles estão usando as crianças como cobaias humanas. Mas tem gente que considera as metodologias de Skinner uma espécie de lavagem cerebral. Não é à toa que victor_lost disse que os produtores dos Simpsons fazem uma crítica à metodologia americana de ensinar baseada nos princípios do americano Skinner.


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