|
Colabore |
| | Saldo atual: | 40% |
|
Calendário |
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End
25/05/2010
AXN:
6x17/18 - The End
|
| |
[FREE] Fãs assumem legendas de "Lost" |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem |
PlayMobile
|
|
Sexo: Idade: 33Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Setembro de 2006 Mensagens: 2.063 Tópicos: 40 Localização: São Paulo/Minas
Grupos:
|
ADEPI, o que adiantou você proibir o LB de fazer legendaS?
Eu vi lost do mesmo jeito... com legenda e tudo...
Pobre "inocentes" que acham que vão acabar com a nossa felicidade
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
dellmelo
|
|
Administrador
Colabore!
Sexo: Idade: 44Registrado em: Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2005 Mensagens: 11.111 Tópicos: 760 Localização: São Paulo
Twitter: @dellmelo
Grupos:
|
Postado pela Talita no Orkut
"Uma imagem vale mais do que 1.000 palavras".
_________________ _
»
Colabore
com o LostBrasil
Ajude
o maior portal sobre Lost da América Latina
_
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
paloso
|
|
Sexo: Idade: 55Registrado em: Quarta-Feira, 19 de Julho de 2006 Mensagens: 11 Tópicos: Nenhum Localização: Bagdá
Grupos: Nenhum |
1º
Citação: |
Só mais um post a respeito, é longo mas vale a pena ler:
Quem baixa pelo P2P não paga direitos autorais e impostos e também estaria obtendo lucro indireto. Agora, vale lembrar que gravar 1 episódio de LOST quando passa na Globo ou na AXN, não seria ilegal.
Citação: |
Sim quanto ao P2p e não (na minha, agora, humilde opinião). Não vejo lucro indireto, pois se você não assina tv a cabo, pode assisitir na casa de alguém que tenha. Poderia falar que está economizando a tv a cabo e isso seria o lucro indireto, mas se vai na casa do vizinho ver é lucro indireto? |
Sim, porque a TV (Globo ou AXN) firmou contrato com a Sony, dona de LOST, e pagaram os direitos autorais. Portanto você pode gravar o episódio isolado (que não constitui a obra inteira) e será uma fonte lícita, porque essa fonte pagou para exibir na sua TV ou na do seu vizinho.
O que você não pode é, a esse mesmo pretexto, gravar no videocassete ou no DVD-R o filme, pois é obra inteira. Também não pode gravar todos os 200 episódios de uma série cancelada, pois seria inteira (ou mais de 1, não sei).
Trecho é uma coisa...
Essa foi fácil de assimilar. A questão do lucro indireto também (esqueci de citar a fonte onde pesquisei, o Consultor Jurídico), e da legenda do artigo 8 não ser "legenda de DVD" e sim aquelas legendas indicatórias, algumas pessoas já vinham dizendo. E não precisava fazer força pra entender que legendas de uso comum não seriam legendas da mídia (o disco).
Citação: |
1) Legendas NÃO são acobertadas por direito autoral. Significa que pode, inclusive, retirar a legenda de um dvd que não haverá violação de direito autoral.
2) A ADEPI alega que as legendas ferem o direito autoral por haver tradução, que conforme a lei, não é permitida. Ok. Eu entendo que essa tradução se destina aos livros e semelhantes e, ainda, aos filmes, mediante DUBLAGEM, mas não às legendas, eis que NÃO HÁ ALTERAÇÃO DA OBRA ORIGINAL.
3) Todavia, consideremos que realmente FAZER a legenda traduzida viola o direito autoral por tradução. Então NADA IMPEDE QUE SEJA FEITA UMA LEGENDA NO IDIOMA ORIGINAL? |
Se o roteiro é protegido por direitos autorais, assim como o DVD, eu não posso somente violar direitos autorais de som e imagem, mas por meio de textos também. Ou editando e transformando. Acho que o DVD, CD, o que for, em que esteja convertida a "obra cinematográfica" está protegido (tem copyright) e a simples edição e transformação, ou reprodução com pretexto de anotar (art. 33) destinada aos outros é ilegal.
Você diz que tirar legendas, fazer script (vide o site
www.seinfeldscripts.com ) não seria ilegal. Talvez não fosse, pra quem comprou o DVD original. Mas distribuir esse simples texto, configuraria reprodução parcial ou integral da "obra" que é a filmagem em si, mas de outra forma (transformada).
É a mesma coisa que eu pegar um livro teu, e filmar na TV, e você não ganhar nada com isso (se estiver falando besteira me corrija). No caso, o filme (ou seriado) passou pra DVD e eu transformei ele em texto, o que foi dito, não importa se foi pra lucro direto ou indireto.
Bom, tudo isto pra mim é grego, e conheci ontem a tal lei de direitos autorais (que sempre se lê parcialmente ao rodar os DVDs, em forma de aviso), e demorei a entender o que seria o lucro indireto, mas agora eu sei.
Em resumo: Infelizmente os donos dos direitos autorais gozam de plenos direitos sobre as obras e, ao invés de botar em prática idéias que possam beneficiar ambas as partes, só se preocupam em tentar coibir o acesso da população mais privilegiada às mesmas, quando isso pode até ser benéfico do ponto de vista legal, mas vai na contramão do que é a internet hoje. O mundo não é o mesmo de 10 anos atrás, e essas empresas não tem visão pra contornar isso. Ou tem, mas por ganância não mudam. Idéias é que não faltam.
E sobre TV interativa, pra quem não se familiarizou com a idéia (com relação à minha queixa que ver da fonte lícita, a TV aberta/cabo não teria vantagem, pelas condições adversas comparado à ver o DIVX baixado do P2P, que abre um leque imenso de opções e vantagens):
Isso aqui foi publicado no ano 2000, há 7 anos atrás. Alguém tem dúvidas que, se isso já fosse possível, o P2P não seria dispensável?
TV DOMESTICADA
A interatividade será a principal característica da TV digital, que chega ao Brasil em 2001. Você vai programar seu aparelho e falar com ele.
================
Apesar de tantas opções de canais, muita gente tem a sensação de que há pouca coisa interessante para assistir na TV. Se você se sente assim também, anime-se. Com o início da transmissão digital no Brasil em 2001, as mudanças serão tão grandes que a caixa quadrada parecerá um novo aparelho. Aliás, ela não será mais quadrada. "A grande diferença da imagem em alta definição será o de menos", disse à SUPER Nicholas Negroponte, diretor do Laboratório de Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. "A deficiência da TV atual é a programação. O sistema digital tratá uma mudança de conteúdo completa", afirma.
Para o reverenciado especialista em tecnologia, a interatividade será a principal vantagem da TV digital. "Isso significa que expressões como horário nobre perderão o sentido. Cada espectador fará sua própria programação", diz Negroponte. Ou seja, se você chegar em casa depois do jornal das 8 horas, vai poder assisti-lo à meia noite. Vai escolher se quer mais esporte e menos política no noticiário ou vice-versa. E, se quiser assistir a um concerto, poderá optar por uma visão da primeira fila, na platéia, da frisa lateral ou do fundo das galerias. Tudo isso poderá ser operado por comandos de voz.
Programação personalizada
========================
Vai ser uma mudança e tanto. "As emissoras vão ter de reaprender a fazer televisão", disse à SUPER o engenheiro eletrônico Eduardo Bicudo, professor da Universidade Mackenzie, em São Paulo, e responsável pelos estudos que vão definir qual dos três sistemas em operação no mundo será adotado no Brasil - o japonês, o europeu ou o americano. Segundo ele, tudo será diferente: da iluminação e da maquiagem dos cenários e aos serviços oferecidos ao telespectador.
Para exibir a imagem digital a partir do ano que vem, os televisores atuais também terão de ser adaptados ou substituídos, por mais modernos que sejam agora. Para Bicudo, porém, a mudança vale a pena: "Comparada com o potencial da digital, a TV atual é um lixo".
ALGO MAIS
==========
A TV chegou a ser chamada de rádio visual. A primeira transmissão oficial foi feita pelo inventor escocês John Logie Baird (1888-1946), em 1926. Dois anos depois, ele fez a primeira demonstração da TV em cores. Em 1929, na Alemanha, a empresa de correios e telégrafos montou o primeiro sistema de transmissão do mundo.
O PERFIL DA MUDANÇA
=====================
Veja as novidades que a TV digital oferece
=====================
IMAGEM
A primeira diferença é a qualidade da imagem. Para os especialistas, a sensação será semelhante à de um míope que coloca os óculos: dará para ver detalhes que nem aparecem na TV analógica. Você enxergará as linhas da costura da bola ou a textura do tecido da camisa do jogador de futebol.
FORMATO
Outra diferença que chama a atenção é o formato da tela. O televisor da sua casa tem a proporção de 4x3. A do aparelho digital é 16x9, mais retangular. Lembra a de cinema.
TUDO SOB CONTROLE
O controle remoto fará o mesmo que o teclado e o mouse do computador. Um toque na tela do mostrador de cristal líquido abrirá menus, com várias opções - como navegar na internet. Também terá um mouse fixo, como num notebook, para indicar na TV o recurso desejado.
INTERATIVIDADE
Por usar a mesma tecnologia dos computadores, é impossível calcular como será a TV digital no futuro. Assim como seu micro, o televisor poderá ser renovado constantemente, com novos recursos oferecidos pelas emissoras, como escolher o que você quer ver no replay em câmera lenta. Só que isso pode custar caro.
O SEGREDO DOS ZEROS E UNS
POR QUÊ A TRANSMISSÃO DIGITAL É MELHOR E OFERECE MAIS RECURSOS.
Quantas vezes você já se pegou conversando com a sua TV? Seja para reclamar do final de um filme ou lamentar ter perdido uma ultrapassagem de uma corrida de Fórmula 1, essa situação é comum. Com a TV digital, porém, isso vai mudar. Você vai reclamar e ela responderá. Suas vontades e caprichos serão resolvidos com um simples clique no controle remoto. Vai dar para repetir a ultrapassagem quantas vezes quiser e até escolher outro final para o filme. Isso será possível por causa do tipo de sinal utilizado para a transmissão.
Chamados analógicos, os sinais usados atualmente são passíveis de interferências, como fantasmas (imagens duplas, triplas ou quádruplas), sombras, chuviscos e chiados. Esses problemas acontecem porque os sinais enviados pelas emissoras ricocheteiam nas paredes das casas e dos prédios e se multiplicam desordenadamente até chegar ao televisor, distorcendo a imagem.
Com o sistema digital, a situação é bem diferente. Por usar a mesma linguagem dos computadores, não há erro na transmissão porque não há meio-termo: tudo é gravado num código formado apenas pelos números 0 e 1. "Ou a imagem é perfeita ou não aparece na tela", explica Bicudo. É como na brincadeira do telefone sem fio: se na roda é usada uma frase, a chance de ela ser repetida errada no final é muito grande - isso é o sinal analógico. Mas, se você disser zero, é quase certo que o último da fila repita o mesmo número - isso é o sinal digital.
Outra grande vantagem do sistema digital é o tamanho. Os zeros e uns são tão simples que diminuem drasticamente a dimensão do sinal. Na mesma frequência ocupada por um canal analógico, cabem seis canais digitais. Assim você poderá assistir à transmissão de Titanic em inglês, legendado, dublado, em alemão, ver o making of do filme, saber as últimas fofocas sobre Leonardo DiCaprio ou comprar souveniers no teleshopping. É só clicar no menu.
TV INTERATIVA
Se você quer assistir a um filme, mas está com crianças na sala e acha que há cenas impróprias a elas, pode escolher no menu da tela uma versão com cortes, isto é, sem cenas de sexo, sem cenas de violência ou sem as duas.
O filme também pode ser visto em outros idiomas. É só escolher: legendado, dublado, com som original sem legendas, legendado em espanhol, em francês, dublado em italiano, enfim, do jeito que mais lhe agradar.
O galã da novela está tomando uma marca de suco que você adoraria experimentar. É só clicar na garrafa que está em cima da mesa dele e saber o preço. Você pode fazer o pedido e, em algumas horas, terá em casa a bebida que você vê na novela.
Pode ser também que você tenha gostado das roupas de uma atriz. É possível ficar sabendo a marca de sua saia, da blusa, dos sapatos e das jóias, já com o preço e as opções de pagamento. É só encomendar no teleshopping.
As crianças não perdem seu desenho favorito, que passa todos os dias à tarde. Ontem, porém, não viram o episódio mais importante da série, pois tiveram de ir ao dentista. Agora, estão desconsoladas porque não conseguem acompanhar a história.
A TV digital tem a solução. Ela oferece a opção de pedir, por meio do menu, para ver o episódio anterior. Enquanto isso, a imagem do atual fica congelada, até eles terem feito todo o dever de casa. Depois, podem assistir a tudo o que querem. Sem brigas.
Você está assistindo à final da Copa do Mundo, disputa de pênaltis. De repente, toca o telefone. Entra num canto da tela a imagem de sua tia, que fala sem parar - desde que você e ela tenham uma câmara de videofone acoplada à TV.
Basta um toque no controle remoto para congelar a imagem. Bem depois da conversa, com um outro clique o jogo continua de onde você o interrompeu. Só não dá para parar os fogos que os vizinhos vão soltar para comemorar.
EM 2010, TODA TV SERÁ DIGITAL
Se você quiser jogar seu televisor no lixo no ano que vem, pense duas vezes antes. Toda essa tecnologia custa caro. O preço de um aparelho digital será pra lá de salgado para a maioria dos brasileiros. No início, um modelo de 29 polegadas não deverá sair por menos de 10.000 reais. Como acontece com toda inovação, porém, a tendência dos preços é baixar, a longo prazo.
Enquanto isso não acontecer, as emissoras vão transmitir todos os seus programas com os dois sistemas, analógico e digital, ao mesmo tempo - para quem tem o aparelho novo e para quem ainda não quis ou não pôde trocar. O prazo final, porém, é dez anos. "Em 2010, a TV analógica vai ser desligada no Brasil. Todas as transmissões e todos os aparelhos terão de ser digitais", explica Bicudo, do Mackenzie.
Não é preciso se precipitar. Afinal, todos os recursos de interatividade não vão estar disponíveis de uma hora pra outra. "Os serviços serão oferecidos pelas emissoras gradativamente. Cada uma delas vai fazer sua própria escolha de ofertas, no ritmo de suas possibilidades e dos recursos técnicos disponíveis", disse à SUPER o gerente de produção da Philips, Walter Duran.
A propósito, sua empresa está desenvolvendo uma minicâmera para ser colocada na camisa de um jogador de futebol ou do juiz. Se o usuário quiser ter o ponto de vista do artilheiro na hora do gol, bastará um clique.
Enquanto essas novidades não chegam, uma coisa é certa: a qualidade da imagem vai mudar, mesmo. E muito. "Dará para perceber com nitidez o brilho dos olhos. Identificaremos o papelão ou o isopor dos cenários e a textura dos efeitos especiais, o que significa que as emissoras terão de mudar de conceito ou aprimorar o existente", afirma o engenheiro eletricista Regis Rossi Faria, coordernador do Núcleo de Engenharia de Mídias da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Por isso, prepare-se. Na TV digital, pode ser que aquele ator ou aquela atriz não seja assim tão deslumbrante. Nesse caso, a beleza não estará nos olhos de quem vê - mas na tecnologia que a transmite.
A MÁQUINA QUE MUDOU O MUNDO
1930
A televisão levou anos para deixar de ser um rádio com imagem em preto-e-branco. Este modelo (ver foto na revista), da década de 30, mostra isso. Sua tela tinha 9 polegadas, o tamanho máximo possível na época. Os primeiros aparelhos não conseguiam transmitir som e imagem ao mesmo tempo - até hoje uma das questões mais complexas da tecnologia de TV. Até o final da década de 40, ela era tão cara que custava tanto quanto um automóvel nos Estados Unidos.
1950
Com o tempo, o preço dos aparelhos caiu e a TV invadiu as casas na Europa e nos Estados Unidos, transformando-se num item da mobília a partir de 1950. Foi nesse ano que a TV chegou ao Brasil, em preto-e-branco, enquanto nos Estados Unidos já começavam as primeiras transmissões em cores. Aqui e em várias partes do mundo, a TV tornou-se o centro das atenções.
1960
Um grande salto foi a transmissão via satélite, iniciada em 1962 com o Telstar 1 americano. Noticiários e eventos esportivos em qualquer parte do mundo passaram a ser vistos no mundo inteiro, com platéias de centenas de milhões de telespectadores. Os aparelhos avançaram junto, cada vez maiores e com melhor qualidade de imagem.
2000
Os desafios da TV digital (UNIVERSO ONLINE, TEXTO DE PROVAVELMENTE 3 ANOS ATRÁS)
Muito em breve a transmissão digital chegará à televisão aberta. Nos próximos meses a Anatel definirá o padrão de transmissão, e o próximo passo será a produção e a comercialização de aparelhos de TV aptos a receber o novo sinal. No Brasil, devido ao alto custo do aparelho, é provável que a substituição completa dos televisores demore entre 10 e 15 anos. Antes disso, entretanto, já haverá milhares de usuários, e eles demandarão uma programação diferenciada. Em 2005 haverá, segundo uma consultoria britânica, 625 milhões de pessoas conectadas à TV digital.
Para o espectador, a principal mudança será a interatividade. Com a TV digital, ele poderá fazer compras, acessar informações complementares à programação, escolher um ponto de vista para a transmissão de um evento, enviar mensagens, fazer votações e personalizar a programação de sua televisão.
Por isso, a nova televisão precisará de uma nova linguagem. A experiência de narrativas interativas – em especial, os jogos de computador – será uma das fontes de inspiração, e a linguagem da internet, com sua capacidade de organizar as informações em rede, outra. No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, a nova linguagem deverá vir, principalmente, da própria história da televisão e do aperfeiçoamento da linguagem que ela criou em 50 anos de sucesso.
Os melhores programas de televisão sempre tiveram a tendência de interagir com o público. As telenovelas brasileiras são obras abertas, que dialogam com o interesse do espectador ao submeterem personagens e enredo à expectativa dele. O formato do programa “Você Decide”, criado pela Rede Globo e exportado para vários países, apenas potencializou essa experiência. Os apresentadores de auditório também foram mestres da interatividade. Eles pautaram seus programas na constante busca do diálogo com o público, abrindo espaço para a participação de populares e de calouros ao fazerem televisão ao vivo e acompanharem as variações da audiência.
Para incentivar a participação do público, a televisão sempre utilizou vários meios de comunicação. Uma das características dos reality shows foi a votação do público por meio do celular e da internet. Antes, outros programas utilizaram cartas, telefones e fax. Logo, a TV interativa potencializará o que a TV tradicional já faz, permitindo que o público vote pelo controle remoto.
A possibilidade de o espectador gravar os programas e organizar sua própria grade fará crescer a importância da televisão ao vivo, e a riquíssima experiência da televisão brasileira dos anos 50 poderá ser resgatada como fonte de inspiração. Além disso, o conceito de grade de programação poderá ser revisto. O pioneiro TV Mix criou, na Rede Gazeta dos anos 80, uma grade de programação semelhante à de uma rádio FM. Esse conceito influenciou a programação da MTV e é utilizado pela pioneira Alltv, uma rede de televisão transmitida pela internet. Esse conceito oferece às redes de televisão digital a possibilidade de manterem o público ligado na programação, independente da facilidade de gravar programas.
Mas é importante destacar que a interatividade não transformará a televisão em internet. Recentemente algumas experiências realizadas nos EUA apostaram no estilo Webtv, aproximando a televisão do computador. Elas foram mal sucedidas, pois enfrentaram a resistência do público. Já os britânicos, seguindo outro caminho, conquistaram mais de 30% do público para a TV interativa.
Eles apostaram numa programação de TV interativa que mantém o apelo emocional da televisão para, a partir daí, incentivar os telespectadores a interagirem com o conteúdo exibido.
Portanto, mais que unir a TV e o computador em um único aparelho, o que se deve procurar são formas de tornar a experiência de assistir à televisão ainda mais atraente. Mesmo com a transmissão digital, a televisão continuará exibindo telejornalismo, ficção (telenovelas e seriados), espetáculos e programas de auditório. Todos eles, no entanto, com seu potencial interativo ampliado. |
_________________ .: Liberdade em todo os Sentidos!
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
paloso
|
|
Sexo: Idade: 55Registrado em: Quarta-Feira, 19 de Julho de 2006 Mensagens: 11 Tópicos: Nenhum Localização: Bagdá
Grupos: Nenhum |
2º
Tirei isso do orkut do LostBrasil
é para se pensar e muito!
Citação: |
Sobre a Legislação - Para Dell Melo e todos.
Ola Dell e todos
A muito tempo acompanho Lost graças ao LostBrasil. Sei da importancia do serviço que essa equipe vem prestando a todos os fans de Lost e me sinto prufundamente incomodada com todos esses acontecimentos. Por isso resolvi ajudar.
Vejam bem, sou recem formada em Direito, mas tenho experiência de algum tempo ajudando a quem precisa em um núcleo de práticas jurídicas, por isso, sei do que estou falando.
A grande questão a ser analisada aqui é: É crime produzir legendas e publicar na Internet como afirma o Sr. advogado da ADEPI?
Em primeiro lugar é preciso saber que a ADEPI não corresponde a um orgão de justiça. Ou seja, nada mais é que uma entidade civil. Ora, as entidades civis só possuem poder de justiça quando regulamentadas por lei, como é o caso da OAB e do COREN, o que não é o caso da ADEPI. Então não cabe a esse orgão intimar ou exigir nada de ninguem.
Em segundo lugar vale resaltar que a legislação vigente sobre o direito à propriedade intelectual é antiga, de 1998, num tempo onde mal tinhamos DVD e Banda Larga. Portanto cabem a ela centenas de interpretações. Não existe regulamentação para essa legislação nas atuais condições de densenvolvimento tecnológico.
Em terceiro lugar, agora interpretando a lei nos seus artigos.
Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:
...
VI - as obras audiovisuais, sonorizadas ou não, inclusive as cinematográficas; ( Aqui entram os episódios de Lost)
...
XI - as adaptações, traduções e outras transformações de obras originais, apresentadas como criação intelectual nova; (Aqui é aonde supostamente entrariam as legendas produzidas pela equipe LB)
...
Art. 8o Não são objeto de proteção como direitos autorais por esta Lei:
...
V - as informações de uso comum tais como calendários, agendas, cadastros ou legendas;
Art.29 Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como:
...
IV – a tradução para qualquer idioma;
Bom, isso tudo quer dizer o que?
Que é proíbido traduzir a obra, mas são permitidas as legendas? Essa interpretação confusa é cabível, mas dentro dos artigos aqui publicados podemos construir outra linha argumentativa mais coerente.
Vamos Lá:
As adptações, traduções e transformações são de propriedade do dententor dos direitos autorais. Isso quer dizer que toda a questão se concentra em um único ponto: Modificar a obra protegida.
Nesse sentido cabe aqui a questão: A produção de legendas independetes, feitas através unicamente a partir do audio representa modificação na obra? A resposta é NÃO. A obra poderia ser tratada como alterada se as legendas fossem feitas a partir dos roteiros originais da obra, o que é impossível já que as legendas saem algumas horas depois do episódio ter ido ao ar. Mesmo assim ainda caberia discussão.
Então, nesse caso, a prévia autorização do detentor dos direitos autorais não é necessária, já que: primeiro, não se traduz a partir do roteiro original; segundo, não acontece nenhuma modificação na obra original.
Assim sendo é completamente infundado o comunicado da ADEPI, o que existe de fato é a manipulação de uma legislação ultrapassada no intuito de intimidação.
Ora, contra qualquer forma de intimidação, ainda mais sem base legal, cabe processo por calúnia e difamação.
Vale lembrar também que, se formos seguir a lei a risca, as legendas produzidas pelo LostBrasil deixam de ser pivôs de um crime e passam a ser Obras Intelectuais, ou seja, objeto de proteção da lei vigente e da própria ADEPI.
Acho que é isso, ficou longo, mas espero ter ajudado.
Não parem de produzir legendas, não existe nenhuma restrição legal quanto a isso. NÂO ABAIXEM A CABEÇA QUANDO NÂO EXISTE CULPA.
Bom, se esse suposto indivíduo incorporasse as legendas no vídeo e distribuísse as cópias como sendo o autor da obra por completo, ai sim seria violação. Mas mesmo assim, como eu já disse, fica impossível divagar sobre isso por que a lei é completamente ultrapassada. O que me preocupa é exatemente isso, se o LostBrasil deixa de fazer legendas por causa de uma ameaça sem fundamentação legal, isso vai abrir um precendente para que outras entidades façam a mesma coisa, ou ate mesmo para que se regulamente ou se mude a lei contrário as legendas. Temos que combater isso, essas entidades de fundo de quintal não tem esse poder.
Estou disposta a comprar essa briga, podem contar comigo!
Carolina Rabelo
www.orkut.com/Profile.aspx?uid=778375689088326140 |
----
Citação: |
Sobre a Legislação Parte II
Ha mais coisas a se considerar!
No meu entender, todo o texto lida com o original de qualquer obra.
E especificamente no Art. 9º À cópia de obra de arte plástica feita pelo próprio autor é assegurada a mesma proteção de que goza o original.
Ou seja, se minhas aulas de lógica não estiverem erradas.
TODAS as Obras ORIGINAIS São Protegidas.
o q For Cópia, de qualquer obra, não tem proteção!
Às cópias de qualquer obra q Não Seja de arte plástica e QUE NÃO feitas pelo próprio autor NÃO é assegurada a mesma proteção de que goza o original.
ISSO é SIMPLES E LOGICO E OBVIO E PODE SER RECONSTRUIDO EM qualquer LIVRO DE LOGICA!
No meu entendimento se um fulano faz uma copia de uma obra, ele está errando, mas se eu faço uma cópia da sua cópia, eu não estou errando.
Tipo, se eu compro uma trouxinha de maconha na boca do pé do morro pra uso proprio, eu sou usuario e não traficante.
isso já tem tipificacao legal.
e já ESTAH NA LEI!
é errado , eu pegar um livro do joão e tirar uma xérox, mas se o marcelo tira uma xérox do livro e eu tiro uma xérox da xérox do marcelo, o errado é o Marcelo, e não eu. Pois não é assegurado à Xérox dele os direitos de proteção q o livro original possui.
logo, se o João quiser processar alguém, q seja o MARCELO e não eu!
QM Faz recectacao de mercadoria roubada não é ladrão!
é outro crime q por envolver algo material, acaba se beneficiando do roubo e obtendo vantagem, já q o produto do roubo estando de posse de outrem, passa a não estar mais de posse do dono.
mas quando se trata de bens IMATERIAIS!
ter o bem não significa q o dono DEIXOU de Te-lo!
e por isso existe essa brecha!
considerando q a legislacao estendeu o direito de originalidade e proteção APENAS às copias de artes plasticas, todas as demais não são amparadas por esse beneficio.
Ou seja, não pode ser tipificado como infração do direito autoral a cópia da cópia, apenas a cópia do original que originou a primeira cópia.
Alguém bom de lógica ou de dedução ou de legislação poderia se pronunciar a esse respeito?
Mario Bandrão
h31rj@hotmail.com |
Pessoas a nosso favor é q não faltam!
_________________ .: Liberdade em todo os Sentidos!
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Voitek_Dolinsky
|
|
Sexo: Idade: 40Registrado em: Terça-Feira, 26 de Abril de 2005 Mensagens: 17 Tópicos: Nenhum Localização: Gramado-RS
Grupos: Nenhum |
paloso escreveu: |
O que me preocupa é exatemente isso, se o LostBrasil deixa de fazer legendas por causa de uma ameaça sem fundamentação legal, isso vai abrir um precendente para que outras entidades façam a mesma coisa, ou ate mesmo para que se regulamente ou se mude a lei contrário as legendas. Temos que combater isso, essas entidades de fundo de quintal não tem esse poder. |
Concordo plenamente! Realmente preocupante!
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Lampada
|
|
Sexo: Idade: 61Registrado em: Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 22 Tópicos: Nenhum Localização: Jundiai-SP
Grupos: Nenhum |
Bom, me parece que alguma coisa essa industria vai ter que fazer, o modelo de negocio deles vai desabar já já.
Com a industria fonografica isso já aconteceu. Eu tenho um parente musico, produtor musical. As gravadoras brasileiras cortaram sua atividadea 30, 25%. Botaram duzias de funcionarios pra fora, pararam de gravar, etc...
Com o cinema/TV vai aconterer a mesma coisa, já começou. Quando se popularizarem as novas midias digitais, HD-DVD e/ou BlueRay, com 30, 50GB, o negocio vai descambar, intenet2, banda larga com 24Mbps, isso não tem fim..
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Lampada
|
|
Sexo: Idade: 61Registrado em: Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 22 Tópicos: Nenhum Localização: Jundiai-SP
Grupos: Nenhum |
E me parece que isso só ta acontecendo aqui no Brasil, por conta dessa legislação meio ambigua.
Existe um similar da ADEPI aterrorizando em outras praças? Portugal, Mexico, Argentina , etc..?
Dell, você não tem contato com o Lost-PT ou LostPortugal? O que rola lá??
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Lampada
|
|
Sexo: Idade: 61Registrado em: Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 22 Tópicos: Nenhum Localização: Jundiai-SP
Grupos: Nenhum |
Adorei os creditos da legenda:
"Roubar direitos autorais é diferente de prestigia-los"
Esse pessoal que assumiu as legendas tem realmente senso de humor...
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Bandit
|
|
Sexo: Idade: 44Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Setembro de 2005 Mensagens: 3.291 Tópicos: 38 Localização: Capão da Canoa - RS
Grupos:
|
! |
Aviso - Bandit: |
Pedimos que esqueçam desse assunto.
Nossa decisão final já foi feita e postada
aqui
.
Esperamos que entendam e respeitem nossa escolha. |
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
vavaloko
|
|
Sexo: Idade: 38Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2006 Mensagens: 1 Tópicos: Nenhum Localização: Florianopolis
Grupos: Nenhum |
PARA TUDO EXISTE UMA SOLUÇÃO...
PARA A NOSSA EXISTE O EMULEEE
! |
Aviso - Bandit: |
Evite usar o CAPS LOCK.
Na internet, tal recurso significa gritar. Isso não é necessário aqui. |
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Graciela
|
|
Sexo: Idade: 39Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2005 Mensagens: 26 Tópicos: Nenhum Localização: Liége - Bélgica
Grupos: Nenhum |
E eu aqui só chupando dedo. Não consegui encontrar legenda nenhuma. *chorando copiosamente*
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
supagatsu
|
|
Sexo: Idade: 42Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2006 Mensagens: 2 Tópicos: Nenhum Localização: Sao Paulo
Grupos: Nenhum |
A corda sempre arrebenta do lado mais fraco, ou seja, dos fas, mas, como sempre, existe a resistencia, e a resistencia acaba sendo mais unida e mais forte do que qualquer empresinha safada de olho no suado e pouco dinheiro brasileiro, eu baixei todas as temporadas e vou continuar baixando, mesmo sem legenda vou continuar a assistir, ninguem vai me privar disso, se eu não baixar em ingles, baixo em javanes, grego, latino, qualquer lingua!
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
coringa33
|
|
Sexo: Idade: 50Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Maio de 2005 Mensagens: 19 Tópicos: 1 Localização: Brasil
Grupos: Nenhum |
Ando lendo essa frase por ai, como se fosse a unica interpretação, só lembrando essa frase não é doutrina vigente, é só uma interpretação dada pelo diretor juridico da APDIF, Jorge Eduardo Grahl.
frase escreveu: |
Quem baixa pelo P2P não paga direitos autorais e impostos e também estaria obtendo lucro indireto. |
Isso é uma opinião somente!! uma interpretação dada pelo diretor juridico daquela instituição e provavelmente quando acusar alguém usaram esses argumentos... porém isso não é a doutrina vigente sobre o tema, ainda é muito vago!! Se for analisar mesmo os únicos que tem lucro indireto com o uso do p2p é somente as Telecons e jamais o usuário comum, porém você acha que o Diretor juridico dessa instituição quase falida vai conseguir fazer cocegas contra uma telecom da vida? mais facil assustar os usuários delas!!
E como disse em outro tópico deram um tiro de canhão nos pés, antes tinham centralizados todos aqui, agora com essa pressão, eles não tem mais só um ponto a procurar, tem milhares de anonimos por ai, criando e contribuindo com o entreterimento e cultura desse pais!! Querem criar uma espécie de Dops contra as pessoas de bens desse pais!! enquanto isso deitam e rolam no congresso!!
[]´s
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
racerx
|
|
Sexo: Idade: 54Registrado em: Quarta-Feira, 4 de Outubro de 2006 Mensagens: 102 Tópicos: Nenhum Localização: brasil
Grupos: Nenhum |
dellmelo escreveu: |
GRANDE problema...
Isso tem discussão pra centenas de páginas. (Ou não)
Eu duvido que as grandes distribuidpras (Sony, Warner, Fox, Disney, etc...) vão chegar ao ponto de dizer: "Ok, vocês estão certos".
Infelizmente quem sai perdendo são os fãs. |
concordo contigo em quase tudo....pois nenhum fã saiu perdendo
a legenda já rolou.... tem em tudo q é lugar!!
sinceramente eu nem fiquei no stress
só senti pela equipe d vocês....pois o próprio ogro era fã de dexter!!
e sei q ele traduzia com o maior carinho.
mas como disse tem tudo aí na net!!!é só procurar.
valeu
_________________ []´s
racerX
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
dellmelo
|
|
Administrador
Colabore!
Sexo: Idade: 44Registrado em: Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2005 Mensagens: 11.111 Tópicos: 760 Localização: São Paulo
Twitter: @dellmelo
Grupos:
|
Eu fiquei mais triste por Nip/Tuck do que por Lost.
Lost tem muita gente que está disposto a fazer a legenda, mas Nip/Tuck além de ser dificil não tem tanta fama.
Eu fiz Nip/Tuck desde 1x01 e viciei muita gente.
Muita gente dependia das nossas legendas. Isso que mais me abalou...
_________________ _
»
Colabore
com o LostBrasil
Ajude
o maior portal sobre Lost da América Latina
_
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
|
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido. Anexar arquivos: proibido. Baixar arquivos: proibido.
|
|
| |