Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 5.436 Tópicos: 449 Localização: Salvador-BA
Grupos: Nenhum
Multitouch: Agora nos novos MacBooks
Aqueles que possuem o Iphone da Apple e acompanharam o lançamento do MacBook que trouxe uma nova cara ao notebook que conhecemos ao reduzir de forma considerável a sua espessura, peso, dentre outros detalhes, agora trás uma nova surpresa agradável e eu diria até que esperada (só não imaginava que seria ainda esse ano), o sistema "MultiTouch" que pude testar no IPhone e também em outro aparelho da empresa HTC, porém de uma forma diferente.
Num período em que a ASUS lança o Eee PC com suas peculiaridades, empresas lançando HD's de 2,5' com capacidade para 500GB, uma nova era está surgindo para o notebook, tornando-o cada vez menor, mais fino, versátil e indispensável para alguns profissionais.
Abaixo segue um link para um vídeo de demonstração do novo brinquedo da Apple.
Poxa, muito bom.
Mas quando eu vi, pensei que fosse ser na tela do laptop, no lcd mesmo. _________________ 'O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.
O tempo pobre, o poeta pobre
fundem-se no mesmo impasse.' Drummond.
Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 5.436 Tópicos: 449 Localização: Salvador-BA
Grupos: Nenhum
doug,
É que apesar de revolucionário esse sistema é ainda novo, mas é caminho.
Por exemplo, ele ainda não consegue passar a sensação física de tocar as teclas tipo sensação de pressão, se não me engano que estava desenvolvendo algo nesse tipo era a Nokia...
Mas em breve esses teclados físicos vão sumir, mas a tendência natural é de ser 1º nos celulares por serem menores e menos complexos.
Edit:
Nokia completa superfície ideal sensível ao toque
A Nokia não se limitará a imitar a interface do iPhone, como ficou sugerido nos teasers que apresentou nas últimas semanas. De acordo com o Red Ferret, a empresa completou o desenvolvimento da Haptikos, um investimento de 10 anos para criar a superfície ideal sensível ao toque.
O segredo está no visor. Quando uma tecla é pressionada no teclado virtual, a tela afunda, dando a sensação da digitação em um teclado real. Um sensor de pressão de 0,1 mm abaixo da tela é um dos responsáveis pela mágica.
Hoje, há três formas básicas de interface sensível ao toque. Umas usam uma caneta, ou apontador, para o controle, e a sensação tátil é dispensável. Outras usam os dedos e a vibração no aparelho para indicar que o comando foi recebido. Por último há o iPhone, que adota truques na interface, como a identificação da próxima letra a ser digitada e o aumento da sua superfície, para compensar a virtualidade do teclado. Nenhuma conta com a sensação real de pressão na tela.
Roope Takala, diretor do Nokia Labs, conta que o difícil é sincronizar as sensações da digitação e incluir o som característico . No teste realizado com um tablet N770, a impressão é de estar com um teclado real, embora a digitação seja mais lenta. A tecnologia não está pronta para experiências como o desenho ou o arrasto para a leitura de um texto ou navegação na web.
A Haptikos será apresentada ao mercado no S60 Touch, que chega às lojas em 2008. A questão é saber se estará à venda antes da resposta da Apple, que patenteou uma superfície parecida