Autor |
Mensagem |
RVangelis
|
|
Onde estão com minha cabeça?
Sexo: Idade: 45Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Maio de 2005 Mensagens: 6.082 Tópicos: 149 Localização: Fortaleza-CE
Twitter: @RVangelis
Grupos:
|
Fim dos Tempos
“M. Night Shyamalan é, ao lado dos irmãos Wachowski (Matrix), uma das grandes revelações de 1999.” – O Sexto Sentido, 13 de Outubro de 1999.
“A prova definitiva de que O Sexto Sentido não foi um mero golpe de sorte. M. Night Shyamalan veio mesmo para ficar.” – Corpo Fechado, 20 de Janeiro de 2001.
“Se em seus filmes anteriores (...) cada enquadramento e movimento de câmera eram os ideais para suas respectivas tomadas, desta vez tive a impressão de estar assistindo a um mero exercício de estilo, como se o cineasta empregasse suas velhas técnicas sem ter exatamente certeza de que estas se aplicariam a todos os casos.” – Sinais, 19 de Setembro de 2002.
“Shyamalan deveria abandonar a carreira de roteirista e dedicar-se apenas à de diretor: seu talento é grande demais para ser desperdiçado em tramas cada vez piores.” – A Vila, 03 de Setembro de 2004.
“Além de um roteiro pedestre (para dizer o mínimo), o filme conta com uma direção corriqueira que não faz jus àquele que alguns cismaram de batizar como ‘o novo Hitchcock’.” - A Dama na Água, 31 de Agosto de 2006.
Os trechos acima foram retirados dos textos que escrevi ao longo dos anos acerca de cada novo projeto do diretor de origem indiana M. Night Shyamalan – e se é triste constatar a queda drástica da qualidade de seus trabalhos em um espaço tão curto de tempo, ainda pior é perceber que, atingido o fundo do poço, é lá que o cineasta permanece com este seu desastroso Fim dos Tempos.
Voltando ao cenário apocalíptico que ensaiou inicialmente em Sinais, Shyamalan inicia a narrativa com uma inexplicável série de suicídios em Nova York que logo é atribuída pela mídia a um possível ataque químico terrorista. Porém, embora a causa das mortes acabe mesmo sendo associada a uma neurotoxina que “inativa o instinto de auto-preservação das vítimas, levando-as ao suicídio” (oh, Deus...), as autoridades rapidamente descartam a hipótese de terrorismo ao observarem que a escala dos ataques é grande demais para que estes sejam provocados por humanos. Isto leva ao surgimento de uma hipótese que, de acordo com o próprio diretor, dá origem a um filme que combina Os Pássaros e O Exorcista.
Hein? Uma comparação mais apropriada seria uma mistura de O Terror Veio do Espaço e Os Espartalhões, já que o simples conceito das toxinas que destroem o instinto de auto-preservação é ridículo o bastante para funcionar como comédia. Infelizmente, Shyamalan vai além, investindo em seqüências cujo grau de estupidez acaba denunciando um desespero crescente do diretor-roteirista de resgatar um pouco do invencionismo que marcou o início de sua carreira – mas ver um grupo de personagens tentando fugir do vento é absurdo demais para não despertar risos de incredulidade. Por outro lado, é irônico que estes risos simplesmente não venham quando Shyamalan realmente tenta provocá-los, como na constrangedora cena em que o personagem de Mark Wahlberg conversa com uma planta.
Outro problema grave de Fim dos Tempos diz respeito à artificialidade da direção, que, assim como ocorria no pavoroso A Dama na Água, revela uma solenidade excessiva na composição dos quadros, expondo as intenções por trás da encenação. Beirando a auto-paródia, a tendência de Shyamalan de trazer os atores para o centro do quadro, olhando para a câmera (ou quase), é rivalizada apenas pela maneira cada vez mais pausada, lenta, com que ele obriga todos a dizerem suas falas – e se isto funcionava bem em O Sexto Sentido e Corpo Fechado, criando uma atmosfera inquietante, desta vez temos a nítida impressão de que o cineasta simplesmente não consegue se livrar de seus vícios, revelando-se incapaz de se adaptar às necessidades narrativas de cada projeto. Como se não bastasse, ele chega a demonstrar incompetência ao criar alguns planos simplesmente ilógicos, como na cena em que Wahlberg confunde uma boneca com uma pessoa (ele precisaria ser cego para não perceber imediatamente seu erro) ou ao tentar criar suspense ao incluir uma tomada sem propósito de um balanço de madeira oscilando ao vento.
Enquanto isso, seu roteiro igualmente incompetente insiste em martelar suas idéias trôpegas através da repetição, como no instante em que Wahlberg diz ser melhor que se mantenham em pequenos grupos e sua esposa imediatamente repete achar mais conveniente “se afastar das outras pessoas”. Além disso, a falta de polimento dos diálogos denuncia uma preguiça monumental do cineasta, o que fica claro quando uma personagem oferece, sem a menor justificativa, uma longa explicação sobre um tubo que liga dois aposentos de sua casa, permitindo que as pessoas conversem à distância – e imediatamente concluímos que Shyamalan atirou aquela fala na cena apenas para preparar o espectador para uma cena posterior. E se a longa (e dispensável) explicação oferecida por um comentarista de tevê no desfecho da projeção apenas comprova a falta de confiança do roteiro em sua própria competência (e na do espectador), tudo empalidece diante do instante absolutamente ridículo em que o pobre John Leguizamo é obrigado a dizer “Vou te propor um enigma matemático” – uma fala que se torna ainda mais pavorosa graças ao contexto no qual é dita (e a burrice da moça que supostamente deveria resolver o tal enigma provavelmente representa a maneira com que Shyamalan enxerga seu público).
Encabeçando um elenco homogeneamente ruim, Mark Wahlberg é o único que quase escapa incólume da direção excessivamente rígida do cineasta, que consegue arrancar uma performance particularmente ruim da bela Zooey Deschanel, cuja personagem oscila entre a caricatura e o Framboesa de Ouro (em certo momento, ela fala para a garotinha interpretada pela péssima Ashlyn Sanchez: “Nós somos parecidas. Eu também não gosto de mostrar minhas emoções” – aparentemente sem perceber que esta frase reveladora contradiz o que ela acabara de dizer). Ainda assim, o troféu “Devorei o cenário e vomitei Nicolas Cage” pertence à atriz Betty Buckley, que, em sua curta participação, cria uma personagem tão absurda que quase nos esquecemos de que o filme é sobre toxinas transmitidas pelo vento e não sobre a tia-avó desaparecida da família de Leatherface.
Toda a seqüência na cabana da sra. Jones, diga-se de passagem, serve como prova máxima da decadência absoluta de um roteirista que, ao perceber a necessidade de prolongar um pouco mais sua diluída narrativa, encaixa um desvio na trama que não tem absolutamente nada a ver com a história que pretendia contar – e que já havia sido suficientemente estendida por uma subtrama envolvendo a esposa desaparecida do personagem do desperdiçado John Leguizamo (algo que logo é abandonado) e inúmeras e despropositadas referências a um “anel de humor” que não levam a nada.
Ou melhor: levam, sim. Levam à lamentável constatação de que só podemos deduzir que o próximo projeto de Shyamalan será melhor do que este Fim dos Tempos porque sabemos que ele (ou qualquer outro cineasta) dificilmente seria capaz de fazer algo pior. Pelo menos, é o que espero.
Observação: Shyamalan faz sua participação especial “hitchcockiana” como a voz de Joey, com quem a personagem de Deschanel conversa brevemente pelo telefone.
FONTE: Cinema em Cena
* * *
Mesmo assim, ainda tenho vontade de assistir no cinema. Os trailers me instigaram legal.
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
lemog
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Terça-Feira, 16 de Agosto de 2005 Mensagens: 1.283 Tópicos: 26 Localização: Rio de Janeiro - RJ
Grupos:
|
Eu sempre tive certeza absoluta que esse filme ia ser um lixo. Pelo que estão dizendo, eu estava certo.
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Hiper
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Terça-Feira, 8 de Março de 2005 Mensagens: 2.480 Tópicos: 21 Localização: Rio de Janeiro - RJ
Grupos:
|
AHAHAHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA
GOOOOOOOOOOO FRAMBOESA DE OURO!
Sinceramente, esse filme não pode ter sido feito para ser alguma coisa séria. A pior coleção de personagens que podia ter sido feita para tal, só gente imbecil e problemática, fora meus sete acessos de riso em sete partes:
SPOILER
1 - Desmunhecada do Mark Wahlberg no início do filme falando do rosto do aluno.
2 - Resposta da mulher (negativa) quando o velho vesgo bobalhão pergunta se ela gosta de cachorro quente, seguido de diálogo do velho com sua horta.
3 - Mark Wahlberg sentando na moita para chorar depois de ter concluido, 1 minuto antes, que elas eram a provável causa da doença.
4 - Mark Wahlberg conversando com a planta de plástico.
5 - Velha darkside da cabana dando um tapão na garotinha.
6 - Velha darkside gritando com Mark Wahlberg, seguindo de morte batendo com a cabeça no vidro.
7 - Tentativa de moralização sobre o aquecimento global fazendo a França de segunda vítima sendo que é uma das únicas grandes potências preocupadas com a preservação ambiental.
Sinceramente, Shyamalan, larga isso e vira diretor de Todo Mundo Em Pânico, vai fazer muito sucesso!
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
haendeldias
|
|
Sexo: Idade: 84Registrado em: Domingo, 8 de Maio de 2005 Mensagens: 5.354 Tópicos: 545 Localização: Anywhere in Albion
Grupos:
|
Ah, eu também tava pra vim xingar o filme, mas acabei deixando o tempo passar e agora graças a deus fui apagando aquilo da minha mente aos poucos e agora não tenho muito o que falar, mas uma coisa é certa, o filme é insuportavelmente ruim.
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Guilherme
|
|
Sexo: Idade: 32Registrado em: Quarta-Feira, 4 de Janeiro de 2006 Mensagens: 828 Tópicos: 10 Localização: Goiânia - GO
Grupos:
|
Ri muito vendo esse filme, tinha umas cenas tão nada a ver que era impossível segurar o riso. Da velha doida então...
O Shyamalan não só conseguiu fazer um filme horrível, ele estragou com uma idéia que podia render coisa boa e ainda conseguiu tirar o pior possível de todos os atores.
É tão mas tão ridículo que tinha horas que eu não acreditava que era sério, e ainda tenho esperança de que ele apareça em uma entrevista aí dizendo que foi tudo piada.
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Earendil
|
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Domingo, 3 de Julho de 2005 Mensagens: 6.976 Tópicos: 159 Localização: Rio de Janeiro
Twitter: @Gabriel_GFV
Grupos: Nenhum |
A única coisa que eu tenho a dizer sobre este filme: Shyamalan, você enlouqueceu de vez.
Se existia alguma esperança dele voltar a fazer bons filmes depois de Dama na Água, agora ela foi reduzida a quase zero. O cara vai emplacar de novo um dos piores filmes do ano. Mark Whalberg é um ator muuuito limitado, só conseguiu destaque mesmo no Infiltrados do Scorcese.
O Shyamalan tá com síndrome de Uwe Boll. Que venha Avatar.
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Miyukinharj
|
|
Sexo: Idade: 40Registrado em: Sábado, 13 de Janeiro de 2007 Mensagens: 15 Tópicos: Nenhum Localização: Japão
Grupos: Nenhum |
Acabei de assistir... fazia tempo q nw assistia a um fime tão sem sentido. Nenhuma fala se salva ali ! sinceramente, perdi meu tempo
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
lred
|
|
Sexo: Idade: 30Registrado em: Quinta-Feira, 20 de Julho de 2006 Mensagens: 1.306 Tópicos: 63 Localização: Jundiaí - SP
Twitter: @lucasbenica
Grupos:
|
Tanta gente falando mal ate deu vontade de assistir
já saiu em DVD?
edit: opa, saiu duas
Editado pela última vez por lred em Sábado Julho 05, 2008 12:44, num total de 1 vez |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Woody
|
|
Sexo: Idade: 42Registrado em: Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2005 Mensagens: 1.636 Tópicos: 20 Localização: Florianópolis/SC
Grupos: Nenhum |
Nunca um dinheiro tão mal gasto. Que filme lixo.
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Pain_In_hell
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Terça-Feira, 26 de Abril de 2005 Mensagens: 160 Tópicos: 14 Localização: Sampa
Grupos:
|
Se interessar alguém a assistir esse lixo.. fiquem a vontade para baixar
The.Happening.2008.R5.LiNE.XViD-BaLD.avi
Serão 700MB muito mal ocupados no seu PC :P
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
dellmelo
|
|
Administrador
Colabore!
Sexo: Idade: 44Registrado em: Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2005 Mensagens: 11.111 Tópicos: 760 Localização: São Paulo
Twitter: @dellmelo
Grupos:
|
espero que essa moda não pegue: fazer filmes doidos e não dar uma explicação no final.
eu quis ver esse filme no cinema. ainda bem que não fui. não merece R$ 1,00 do meu bolso.
_________________ _
»
Colabore
com o LostBrasil
Ajude
o maior portal sobre Lost da América Latina
_
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
mellojack
|
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2005 Mensagens: 1.471 Tópicos: 62 Localização: Rio
Grupos:
|
dellmelo escreveu: |
espero que essa moda não pegue: fazer filmes doidos e não dar uma explicação no final.
|
Explicação teve, o problema mesmo foi o que o Earendil falou: Shyamalan despirocou de vez.
Preguiçoso e confuso, fez o próprio elenco a atuar mal, talvez por seu roteiro ridículo. Por isso não culpo Whalberg e cia, eles não tem culpa dos diálogos que falaram... impossível até de improvisar.
Mas quer saber, acredito nesse maluco. Quem sabe com a ajuda de uns remédios e deixando de ser egocêntrico ele não faz algo que preste?
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
doug.manoel
|
|
Burn, motha' fucka'
Sexo: Idade: 38Registrado em: Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007 Mensagens: 4.839 Tópicos: 234 Localização: Guarulhos/SP
Twitter: @dougmanoel
Grupos:
|
MAS QUE LIXO COMPLETO DE FILME!
Que coisa mais mal feita... mal interpretada. Atores horríveis. Velha com esteriótipo forçado até dizer chega.
CHEGA.
Não merece mais nem um segundo do meu tempo pra escrever...
0 -- ZERO
_________________ Tem sempre um babaca falando merda.
- Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
lred
|
|
Sexo: Idade: 30Registrado em: Quinta-Feira, 20 de Julho de 2006 Mensagens: 1.306 Tópicos: 63 Localização: Jundiaí - SP
Twitter: @lucasbenica
Grupos:
|
eu achei o negocio das arvores e tal bem legal, so que não combinou com a historia, que era um lixo.
poderiam ter feito uma historia melhor mas com a mesma... "tragedia"...
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
RVangelis
|
|
Onde estão com minha cabeça?
Sexo: Idade: 45Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Maio de 2005 Mensagens: 6.082 Tópicos: 149 Localização: Fortaleza-CE
Twitter: @RVangelis
Grupos:
|
Pelo visto, daqui em diante, só vou apreciar os trailers de seus filmes. Além de serem muito bons, são de graça e não desperdiço tempo.
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
|
|