Autor |
Mensagem |
wolfox33
|
|
Sexo: Idade: 40Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 2 Tópicos: 1 Localização: Curitiba
Grupos: Nenhum |
No episódio 5x10 Ben da um livro paro o Sayd, Carlos Castaneda - Uma Estranha Realidade, baseado na obra de castaneda eles estariam perdidos na "segunda atenção" oque explicaria muita coisa de lost.
|
|
|
|
leoconz
|
|
Sexo: Idade: 42Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 345 Tópicos: 11 Localização: Cotia
wolfox33 escreveu: |
No episódio 5x10 Ben da um livro paro o Sayd, Carlos Castaneda - Uma Estranha Realidade, baseado na obra de castaneda eles estariam perdidos na "segunda atenção" oque explicaria muita coisa de lost. |
Como assim segunda atenção???
Explica melhor isso para quem não leu o livro.
Valow, Falew.
_________________ http://achoquevi.blogspot.com/
|
|
|
|
wolfox33
|
|
Sexo: Idade: 40Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 2 Tópicos: 1 Localização: Curitiba
vou ver se acho algum texto...
|
|
|
|
doutor fantastico
|
|
Sexo: Idade: 40Registrado em: Segunda-Feira, 23 de Março de 2009 Mensagens: 259 Tópicos: 2 Localização: Brasil
Retirado do Blog "O Hermenauta":
Atenção!
E o que é ‘atenção’?
A atenção é o foco da consciência, é o que está presente na percepção agora. Ou melhor: é o aonde atual. A atenção está sempre em algo. Ela é seletiva, escolhe objetos e perspectivas (excluindo ou ignorando outros). A atenção é um esforço cognitivo de fixar um determinado enquadramento perceptivo. “A atenção é o foco da percepção” - como diz Castaneda.
Castaneda fala de três atenções.
A primeira atenção se desenvolve no ‘tonal’, isto é, no mundo físico, que apreendemos através dos sentidos; a segunda atenção surge quando nos concentramos no ‘nagual’, isto é, na realidade onírica construída pelo sonhar e pela imaginação criativa.
Por exemplo, se rezamos um terço, nossa primeira atenção se concentra na contagem das esferas do rosário, na voz e nas palavras das orações. Em algum momento, no entanto, passamos a prestar atenção simultaneamente à imaginação e vislumbramos outra realidade. Eis a segunda atenção. Ou meditando: se prestamos atenção à respiração, usamos a primeira atenção; se observamos nossos sentimentos em profundidade, estamos na segunda atenção.
Há diferentes interpretações sobre os limites e os alcances da segunda atenção, mas todos concordam que ela não se refere aos objetos físicos concretos da realidade imediata e sim à outras realidades. Não discutiremos aqui esse ponto, pois quem realmente presta atenção, sabe os limites do próprio sonhar; enquanto outros se enrendam em fantasias imaginárias sem conseguir atentar para as realidades mais profundas produzidas pela própria cognição. Para conquistar a segunda atenção, é preciso saber o que é ilusão mental e o que é realmente ensonhar.
Porém, para se chegar à terceira atenção é preciso estar consciente da própria consciência. É o espírito observando (de fora) tanto o corpo físico como a alma (ou o corpo sonhador para castaneda).
Há duas regras envolvendo o desenvolvimento da atenção.
1) Quanto maior a atenção, menor a tensão. Normalmente, somos educados para ficarmos tensos quanto prestamos atenção e para relaxarmos quando nos distraímos. Mas, o caminho do desenvolvimento da atenção implica em relaxamento sem distração. Temos que nos reeducar para prestar atenção relaxados - o que aumenta consideralmente a capacidade de concentração por longos períodos.
2) Quanto maior a atenção, maior a intenção. Outra forma de aumentar a atenção é o desenvolvimento da arte de intentar, isto é, de transformar a vontade em desejo e de desejar com pureza (sem cobiça, posse ou identificação com o objeto desejado).
Com relaxamento e assertividade, as duas primeiras atenções se desenvolvem bastante. A terceira atenção, no entanto, só se desenvolve através da prática da observação e da percepção do silêncio interior.
Com base nisso, pensamos em compilar alguns exercícios gestalticos para o desenvolvimento das três atenções. bem como algumas formas de medir o desenvolvimento de cada atenção.
_________________ Senhores, vocês não podem brigar aqui!
Essa é a Sala de Guerra!
|
|
|
|
Bodaum
|
|
Sexo: Idade: 36Registrado em: Sexta-Feira, 28 de Abril de 2006 Mensagens: 133 Tópicos: 6 Localização: Never Land
Bom esse livro veio ao encontro sobre o que acho da série e a mensagem que está sendo passada.
Pelo que li na internet e também na mensagem do doutor fantastico, o livro tenta mostrar que nem todas as pessoas "enxergam" a realidade da mesma forma. Alguns estão limitados ao determinismo (1ª atenção). Outros entendem que o que você vê nem sempre é a realidade ou se tornará ela (2ª atenção). Já a terceira atenção é entender que tudo que o rodeia, na verdade é fruto da sua própria percepção, ou seja, você interfere na realidade.
Como acho que Lost aborda a física quântica, não apenas na ciência, mas também no que chamamos de fé, acho que está aí o segredo para unir esses dois conceitos: O PODER DA MENTE.
Esse livro também traz alivio para quem não acredita na imutabilidade, pois demonstra que nem todos têm a mesma compreensão do universo. Na verdade as pessoas iriam das mais limitadas (deterministas) até as que buscam a liberdade de agir (probabilísticas).
Essa é minha opinião.
|
|
|
|
doutor fantastico
|
|
Sexo: Idade: 40Registrado em: Segunda-Feira, 23 de Março de 2009 Mensagens: 259 Tópicos: 2 Localização: Brasil
É isso aí, Bodaum.
E colocando viajadamente essa questão nos erros e contradições da série, pode ser que realmente exista uma Caixa Mágica metafórica que interfere na realidade, daí poderiam mudar algumas premissas ou situações dessa realidade.
Como diria o Pessoa: Viajar é preciso.
_________________ Senhores, vocês não podem brigar aqui!
Essa é a Sala de Guerra!
|
|
|
|
Gourmet Erótico
|
|
Sexo: Idade: 54Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
Como dizia um amigo meu: "comer e viajar são as 4 melhores coisas da vida".
_________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
|
|
|
|
Lionix
|
|
Sexo: Idade: 50Registrado em: Quinta-Feira, 30 de Março de 2006 Mensagens: 83 Tópicos: 1
Lí este livro há muito tempo.
No início Castaneda vai a procura de experiência com a mescalina no México.
Conhece o Índio Juan, que o introduz na prática dos antigos rituais indigenas.
Aquilo que era para ser experiências com a mescalina, se transforma em experiência de vida e ampliam a percepção do mundo.
No livro, a evolução de Castaneda avança por ter todas as visões alucinogenas sem necessidade de fumar a mescalina. Estas visões lhe permite ver as pessoas tais como elas são.
Trata-se de ver as pessoas com seus espiritos. Acho o ato de Ben em dar o livro a Sayd procura criar uma analogia com o aprofundamento da percepção de Sayd
Deve ter ligação com o estado em que se encontra Jacob, Christian, Locke.
|
|
|
|
Cika
|
|
Sexo: Idade: 39Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2005 Mensagens: 3.753 Tópicos: 100 Localização: Salvador - BA
Twitter: @aquelacika
Grupos:
|
Lionix, esse dae é A Erva do Diabo, não?
|
|
|
|
Lionix
|
|
Sexo: Idade: 50Registrado em: Quinta-Feira, 30 de Março de 2006 Mensagens: 83 Tópicos: 1
Cika escreveu
Citação: |
Lionix, esse dae é A Erva do Diabo, não?
|
Exatamente, Castaneda escreveu um total de 11 livros. Eu tive saco para ler uns 7.
A Erva do Diabo é a mescalina. Mas após várias experiências de rituais indigenas sob o comando do Indio Juan, Ele passa a ser capaz de obter as mesmas percepções do mundo e das pessoas sem o uso da mescalina
Algo que mistura espiritualismo, realidade e ficção.
Outro fato, Castaneda dizia ter nascido no Brasil e vivio em Mairiporã na Grande São Paulo.
Lembro que um dos livros foi baseado em experiencias com tribos do Perú de descendencia Inca.
|
|
|
|
jeanmw
|
|
Sexo: Idade: 31Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Novembro de 2008 Mensagens: 11 Tópicos: 1 Localização: Curitiba
outro livro dele é The Wheel of Time
_________________ Who is your leader?
|
|
|
|
CrisDRJB
|
|
Sexo: Idade: 40Registrado em: Sábado, 26 de Agosto de 2006 Mensagens: 492 Tópicos: 1 Localização: Tubarão, SC, Brasil
Bem, eu acho que o livro está mais relacionado com o tal alucinógeno que o Oldham deu para o Sayid.
Sério, o livro é sobre a experiência e aprendizado do Castaneda com o don Juan. E todo o difícil caminho que um homem tem que fazer para obter sabedoria. Eu ousaria dizer que Castaneda é o pequeno Ben. Ele se deixa levar pelos ensinamentos de don Juan e quer fazer parte dessa outra realidade. Não apenas observar, mas participar. Ben queria muito fazer parte dos "Hostis" e viu no Sayid a grande oportunidade disso finalmente acontecer. Ele queria ser parte da outra realidade. Ao dar o livro para o Sayid, ele meio que quer mostrar as suas intenções.
Sei lá, só acho que o livro não explica tudo. Só está relacionado com o episódio mesmo.
|
|
|
|
Shawshank
|
|
Sexo: Idade: 40Registrado em: Domingo, 19 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 228 Tópicos: 2 Localização: Maringá - PR
Grupos:
|
jeanmw escreveu: |
outro livro dele é The Wheel of Time |
2
|
|
|
|
leoconz
|
|
Sexo: Idade: 42Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 345 Tópicos: 11 Localização: Cotia
Shawshank escreveu: |
jeanmw escreveu: |
outro livro dele é The Wheel of Time |
2 |
alguém sabe onde consigo baixar esse livro em português???
Valow, Falew.
_________________ http://achoquevi.blogspot.com/
|
|
|
|
Nuncha
|
|
Sexo: Idade: 43Registrado em: Terça-Feira, 23 de Maio de 2006 Mensagens: 391 Tópicos: 2 Localização: Brasília
Falar em alucinógenos e espiritualismo, me fez lembrar desse comentário aí:
formaggini escreveu: |
Pessoal, Os produtores de Lost informaram que o personagem Richard Alpert teve este nome baseado em uma pessoa famosa. Com isso fui lá no site do Wikipédia no google e encontrei este cara famoso:
http://en.wikipedia.org/wiki/Ram_Dass
O verdadeiro Dr. Richard Alpert (mais conhecido como Ram Dass) é um psicólogo conhecido e espiritualista Hindu. Em 1963 ele foi desligado da Universidade de Harvard devido a sua pesquisa (em colaboração com Timothy Leary, Aldous Huxley, Allen Ginsberg e outros) com o "psilocybin", "LSD-25", e outros químicos psicodélicos. Mais tarde ele viajou para Índia onde recebeu o nome espiritual Hindu de "Ram Dass" ou "Servo de Deus". Veja Bio e Ram Dass |
Não sei que tipo de conexão que isso possa ter com o livro, mas é bom lembrar que o único contato de fato que o garoto Ben teve com os hostis foi com o Richard Alpert.
_________________ Show me your best...
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil: