Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » ABC | Teorias e Especulações » A Natureza do Tempo

Novo Tópico  Responder Mensagem printer-friendly view
 A Natureza do Tempo « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
O que você acha dessa maneira de 'enxergar' o tempo?
Até que faz sentido
100%
 100%  [ 3 ]
Aff.. Nada a ver
0%
 0%  [ 0 ]
Total de Votos : 3
Autor
Mensagem
Shawshank
MensagemEnviada: Quarta Maio 13, 2009 17:40  |  Assunto: A Natureza do Tempo Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 40

Registrado em: Domingo, 19 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 228
Tópicos: 2
Localização: Maringá - PR



Grupos: 
[ABC]
Imutabilidade, correção de curso... A maneira como entendemos a dinâmica de uma possível viagem no tempo começa em como cada um 'percebe' o tempo. Apesar do que já sei mais ou menos, do que li em livros, em matérias de revistas e em artigos na net e do que vi em documentários na TV, eu ainda tenho uma visão super conservadora sobre o assunto e particularmente acho que viagens no tempo (para o passado) jamais serão possíveis. Elas seriam algo como anomalias que a natureza trataria de evitar... Mas essa é minha opinião. vai saber... (muito do nosso conhecimento e entendimento sobre tantos fenômenos e etc já foi um dia considerado pura ficção científica).
Mas o barato de Lost, e tantas outras obras do gênero, é nos permitir indagar "E SE", e assim muitas pessoas começam a questionar coisas que, "pelas vias normais", talvez nunca sequer passariam pelas suas cabeças (é por isso que ficção científica rocks totalmente)

Tenho dois objetivos com esse tópico:

1) compartilhar uma maneira de enxergar o tempo com a qual sempre simpatizei, desde os tempos de colégio, e encaixá-la na dinâmica das viagens temporais na série. Mas antes de falar dela vou citar um trecho resumido de uma matéria da superinteressante (já até criaram um tópico sobre ela) para facilitar:
Citação:
[...] A teoria [da relatividade especial] deixa claro que o tempo não flui como um rio. Passado, presente e futuro formam algo mais parecido com um bloco de gelo. Ou um rolo de filme, pra ficar mais claro. Tudo o que já aconteceu e que ainda vai acontecer está dentro do rolo desde o início dos tempos. No primeiro frame, está o nascimento do Universo. No último, a "morte" dele. E a nossa época fica lá no meio do filme. Em cada um dos quadros está um retrato de tudo o que aconteceu e vai acontecer no Universo a cada momento. São muitos quadros, quase infinitos. Em um está o dia em que você nasceu. Em outro, mais adiante, seu primeiro beijo. Depois está o nascimento de seus netos, a morte deles, a final da Copa de 2158... É mais ou menos como está nos gráficos destas páginas, com cada momento da existência congelado para sempre. Cada um num quadro específico.
O Universo é assim. Mas nós só enxergamos uma fatia de cada vez. Quem olhasse o Universo "do lado de fora" enxergaria o rolo de filme inteiro. Veria que o big-bang, o seu primeiro beijo e a Copa de 2158 não são acontecimentos perdidos no passado ou num futuro que ainda não existe, mas lugares que estão lá agora mesmo. Passado, presente e futuro estão escritos. E cada momento, cada fatia do espaço e do tempo é imutável.[...] (quem se interessar pode ler o resto na edição de abril)


Lendo isso muitos podem pensar coisas como: Ora, então não tem como uma pessoa fugir de seu 'destino'...; Se for assim, então não existe livre-arbítrio...; determinismo... etc etc etc... Mas não tem nada a ver com isso... Talvez lendo só esse trecho não dê pra entender muito bem, mais a idéia geral é: tudo acontece ao mesmo tempo. Passado, presente e futuro...
Enquanto eu estou aqui, 'vivendo o 2009', assistindo lost e comentando aqui no fórum, eu estou lá em 2014 assistindo um jogo da copa do mundo em Curitiba... e também estou lá em 2004, fazendo... sei lá, whatever...

Pra citar um exemplo de Lost:
Sawyer nasceu em 1969.. Mas enquanto isso acontecia, os eventos que ocorrerão em 2004 já estão também acontecendo (eu sei, é complicado digerir).. Mas é errado pensar que então ele não tem escolha ou livre-arbítrio, que não importa o que aconteça na vida dele, inevitavelmente ele vai estar no O-815 e cair na ilha porque isto já está gravado... Acontece que tudo o que aconteceu na vida dele, do nascimento até o embarque no avião (todas as escolhas, todos os caminhos trilhados) também acontecem simultaneamente... Sawyer é que percorre um "frame" de cada vez de sua vida e então percebe o tempo linearmente.

Outro ex:
Locke 'surge' na ilha em 1954, antes mesmo de seu nascimento. Mas isso é possível porque, mesmo o ano sendo 54, toda a história da vida do Locke até 2004, passando pela queda na ilha até o momento da viagem no tempo já aconteceu, está acontecendo OU acontecerá, dependendo do ponto de vista. Do ponto de vista do Richard e de todo mundo vivendo aquele ano, ainda vai acontecer; do ponto de vista "daquele" Locke, ele já percorreu todos os "frames" do filme do tempo até 2004, e portanto já aconteceu...

Muito complicado? Bem, agora adicionem nessa confusão a possibilidade de se viajar pelo tempo, ou através dos diferentes "frames" desse rolo. Dae é pra acabar de f**** tudo de vez..

Sou péssimo em dissertar, então vou inventar uma história pra tentar explicar a idéia:
Supondo que em 2497, alguém viajasse no tempo para maio/2009. Então, logo conheceríamos o cara... E quando ele nascer, em 2464, se ainda estivéssemos vivos (se fossemos highlanders como Richard), saberíamos que aquele bebê inevitavelmente vai viajar pra 2009 em algum momento quando estiver com +ou- 33 anos.. E se em 2497 tentassem mandar o cara para 2008, saberíamos que a viagem nunca daria certo, porque já vivemos 2008 inteiro e sabemos que o cara nunca esteve lá (ou talvez a idéia fosse mandar ele pra 1000 a.C., mas sabemos que os planos darão errado e ele vai parar em 2009 d.C.)

Dae entra a questão do destino, do não livre-arbítrio, dos loops, dos paradoxos e etc... Ora, nada disso existe vendo o tempo como o tal "rolo de filme". Todos os acontecimentos só ocorrem uma vez e estão ocorrendo todos ao mesmo tempo... Enquanto estamos aqui, tranqüilos, assistindo Lost, aquele cara já está vivendo a vida dele em 24XX, fazendo suas escolhas, e está se preparando para o momento da viagem para 2009... Ele não está porque este fato estava gravado.. não foi o destino que o levou até esse momento; foram todas as escolhas que ele tomou conscientemente e em pleno exercício de seu livre arbítrio..

Quando a gente visse ele em 2485, poderíamos pensar "bom, ele não tem realmente uma escolha.. ele não pode fazer nada diferente do que está 'destinado' a fazer", ou poderíamos enxergar um loop, como se a viagem dele fosse acontecer pela segunda vez.. Mas tudo o que ele vai escolher ou vai fazer já aconteceu (pra gente). Nós é que já vivemos aquele "frame" de 2009 e sabemos o que acontece em 2497, e dae poderíamos ter a impressão de um loop. Mas essa impressão é porque a gente tinha conhecimento do que aconteceria antes que as coisas acontecessem (pelo nosso ponto de vista). A viagem 2497 s-maior 2009 só acontece uma vez.

E falando em falsa impressão, em 2009, o cara que viajou no tempo teria a ilusão de que estaria alterando o passado... Mas sabemos que ele sempre esteve aqui... Igualmente, tudo o que ele fez já aconteceu (pra gente)... ele é que está vivendo esse pedaço da vida dele agora, linearmente, e não sabe o que vai acontecer (nós já sabemos... sabemos tudo o que ele vai fazer, e isso não quer dizer que ele não tem livre-arbítrio)

_______
Eu sempre gostei dessa visão sobre o tempo, e ela tem tudo a ver com o whatever happened, happened. Como disse uma vez Stephen Hawking: a maior prova de que viagens no tempo não são possíveis é o fato de nunca se ter conhecido um viajante do tempo (claro, ele mudou de opinião e reconheceu estar errado depois de considerar outras coisas/teorias, mas como eu não sou um gênio ainda acredito nesse raciocínio). Ou seja, se a interação de um viajante no tempo em determinada época não for algo que SEMPRE tenha ocorrido (como os losties no passado), então a viagem para aquela época jamais será possível...

_______
2) o segundo objetivo é saber como o pessoal aqui do fórum vê o tempo.. E sem entrar na discussão de imutabilidade vs. correção de curso. quero mesmo saber no que o pessoal acredita/acha e conhecer outras formas de se "ver" o tempo, e como nelas se encaixaria uma possível viagem temporal (e claro, como isso é mostrado em Lost)...

Não digo que acredito em tudo isso que escrevi.. Como eu disse, sou completamente conservador/cético quanto a esse assunto.. Pra mim o que foi, foi; o que é, é; e o que será; será.. Sem a mínima possibilidade de se viajar no tempo (para o passado).. Mas já disse, eu simpatizo com essa visão sobre o tempo... E se esta visão estiver correta e se um dia viagens no tempo forem possíveis (o q acho muito improvável), ela de forma simples não permite os famosos paradoxos temporais, do tipo 'alterar o curso da história' ou 'extinguir as causas/motivos da viagem', etc.. (não que seja a única forma de se evitar paradoxos, mas com certeza a mais simples)..

_______
Bom, não sou a pessoa mais indicada pra explicar uma idéia.. se alguém que entendeu toda essa confusão se dispor a ajudar explicá-la melhor ou de uma forma mais didática, obrigado antecipadamente.


Voltar ao Topo
Shawshank está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Psy_Fernando
MensagemEnviada: Quarta Maio 13, 2009 19:47  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 57

Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006
Mensagens: 280
Tópicos: 1




Grupos: Nenhum
Meu caro, gostei do seu texto apesar de necessitar um pouco mais de esclarecimento.

Pergunto para você o tempo é ciclico ou linear?. O tempo teria uma unidade fundamental ou seria continuo ? Os eventos no universo indicariam universos paralelos compartilhando a mesma matéria diferentes apenas nas linhas temporais seguida?

Peço fale mais sobre como você estrutura sua teoria. Very Happy


Voltar ao Topo
Psy_Fernando está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Shawshank
MensagemEnviada: Quinta Maio 14, 2009 01:42  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 40

Registrado em: Domingo, 19 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 228
Tópicos: 2
Localização: Maringá - PR



Grupos: 
[ABC]
Bom, acho que nessa visão ele não seria nem cíclico nem linear.. não correria.. algo como uma massa estática que não se move em direção nenhuma. Mas é inevitável que uma linearidade seja percebida por qualquer observador que esteja "inserido" e percorrendo a dimensão tempo..

Tudo isso só faz sentido pra um observador fora dessa dimensão.. (do universo), e eu não consigo nem começar a pensar em como essa observação funcionaria. não dá pra abstrair e não pensar no tempo correndo... E como imaginar que um carro indo de A a B está ao mesmo tempo em todos os pontos da tragetória? Eu não consigo... mas apesar dessa incapacidade eu ainda simpatizo com a teoria:
1) por causa da interação de improváveis viajantes temporais já prevista no "curso normal" dos acontecimentos.. e de permitir que eventos em épocas distintas possam ter uma relação de dependência..
2) por que apesar de ser difícil pra mim abstrair pra compreender o tempo dessa forma, é 10x mais difícil eu compreender a natureza dos universos paralelos Brick wall ..

Não tenho base/conhecimento científico nenhum pra elaborar ou fundamentar melhor a idéia Embarassed ... é tudo piração que sai da cabeça depois de ler ou ver muita coisa (ficção na maior parte) e depois ficar viajando... então vou ficar devendo isso, srry...
Eu sei, que feio.. Rolling Eyes Mas é assim msmo.. eu lanço a idéia e vejo se alguém mais apto entra com a parte científica.. Smile


Voltar ao Topo
Shawshank está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Psy_Fernando
MensagemEnviada: Quinta Maio 14, 2009 09:25  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 57

Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006
Mensagens: 280
Tópicos: 1




Grupos: Nenhum
Shawshank escreveu:
Bom, acho que nessa visão ele não seria nem cíclico nem linear.. não correria.. algo como uma massa estática que não se move em direção nenhuma. Mas é inevitável que uma linearidade seja percebida por qualquer observador que esteja "inserido" e percorrendo a dimensão tempo..


Sua visão lembra um pouco a viagem no tempo descrita no livro Operação Cavalo de Tróia. Nele descreve-se o continum espaço-tempo determinado por uma particula cujos eixos determinariam o espaço e os angulos determinariam o tempo. A viagem no tempo seria como transitar por uma avenida pois era só ajustar os angulos para que o corpo fosse transportado para episódioóca desejada.

porem tem contra a questão de que atomos não poderiam ser replicados mas no contexto geral é muito interessante Cool Cool Cool


Voltar ao Topo
Psy_Fernando está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Página 1 de 1

LostBrasil - Índice do Fórum » ABC | Teorias e Especulações » A Natureza do Tempo
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida