Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » ABC | Teorias e Especulações » Teoria B.F. Skinner e a "escotilha"

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo printer-friendly view
 Teoria B.F. Skinner e a "escotilha" « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
Tuc4no
MensagemEnviada: Domingo Abril 09, 2006 12:35  |  Assunto: Teoria B.F. Skinner e a "escotilha" Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 48

Registrado em: Terça-Feira, 4 de Abril de 2006
Mensagens: 31
Tópicos: 2
Localização: Ribeirão Preto



Grupos: 
[ABC]
Depois de assistir o episodio 11 encontrei fácil um texto falando sobre o grande pensador B.F. Skinner, acho que justifica o fato do Desmond dentro da "escotilha" apertando um botão a cada 108 minutos, segue a biografia de Skinner:

Partindo do principio proposto na teoria que postei neste tópico: http://www.lostbrasil.com/viewtopic.php?t=8602

B.F. SKINNERComportamento condicionado em laboratório
Precursores da psicologia, como o filósofo norte-americano William James (1842-1910), haviam previsto a utilidade de um ramo da ciência que estudasse os comportamentos puramente externos, mas a psicologia comportamental (behaviorismo) como a conhecemos começou mesmo com o médico russo Ivan Pavlov (1849-1936). Motivado por experiências com cães, Pavlov criou a teoria dos reflexos condicionados. Foi o primeiro cientista a trabalhar na área psicológica que não se utilizou de referências a estados subjetivos como instrumento teórico.
O fundador do behaviorismo como escola, porém, foi o psicólogo norte-americano John B. Watson (1878-1958), que formulou as estritas exigências metodológicas que deveriam nortear seus seguidores. O compromisso de verificação concreta de hipóteses (por isso a necessidade de experiências reais, como as que estão acontecendo na ilha) e a recusa da instrospecção aproximam o ideário de Watson do positivismo nas ciências humanas. Watson foi o principal inspirador de Skinner, por sua vez o maior divulgador do behaviorismo, prevendo a utilização de seus princípios na psicoterapia, na educação e até na formulação de políticas públicas. O behaviorismo clássico abraçou a idéia de que todo comportamento humano é infalivelmente controlável por meio do padrão de estímulo-resposta.
Mais recentemente, o princípio da infalibilidade estatística foi substituído pelo da probabilidade. No imaginário ficcional do século 20, a ênfase nos conceitos de controle e planejamento aproximou o behaviorismo e as táticas dos regimes totalitários (a politica de liderança do barba) a terapia behaviorista, por exemplo, usou comumente choques elétricos e substâncias químicas para condicionar comportamentos (por isso Desmond foi instruído a injetar aquelas injenções). Algumas das principais metáforas do terror de estado do período fizeram referências a métodos behavioristas, como os romances 1984 (de George Orwell) e A Laranja Mecânica (de Anthony Burgess, adaptado para o cinema por Stanley Kubrick).

Logo, minhas conclusões são:
- A "escotilha" é mais uma experiência do inst. Dharma e não um centro de pesquisa.
- O terror de Desmond em fugir da "escotilha" é de fato o resultado das substâncias químicas e de seu condicionamento diante da experiência que ele participou. (Desmond nada mais era que o ratinho branco de laboratorio do instituto). Como ele parou lá, isso aí é outra história.
- Uma segunda hipótese é que, presumindo que a "escotilha" é um labirinto de "rato", nada aconteceria se o botão não fosse apertado.

Minha fonte: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0176/aberto/pensadores_qdo2.shtml

E mais sobre BF Skinner e suas teorias: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0176/aberto/pensadores.shtml


_________________
Hoje não tô afim de escrever assinatura.

Voltar ao Topo
Tuc4no está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Maurycius
MensagemEnviada: Domingo Abril 09, 2006 17:00  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 37

Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005
Mensagens: 8.352
Tópicos: 205
Localização: Goiânia/Goiás



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
Boa pesquisa,mas se a escotilha for só isso,vou ficar decepcionado...

_________________
Why Did You Do This To Me?

Voltar ao Topo
Maurycius está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Tuc4no
MensagemEnviada: Domingo Abril 09, 2006 20:12  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 48

Registrado em: Terça-Feira, 4 de Abril de 2006
Mensagens: 31
Tópicos: 2
Localização: Ribeirão Preto



Grupos: 
[ABC]
você viu a imagem do pombo sendo pesquisado? me parece o mesmo principio experamental da "escotilha", uma imagem vale mais do que mil palavras, hahaha. XD

_________________
Hoje não tô afim de escrever assinatura.

Voltar ao Topo
Tuc4no está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
stealthyguy
Avisos: 1
MensagemEnviada: Domingo Abril 09, 2006 21:00  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 37

Registrado em: Sexta-Feira, 3 de Março de 2006
Mensagens: 524
Tópicos: 3
Localização: Nova Iguaçu - RJ



Grupos: 
[ABC]
Q pombo?

_________________
Roger that, Dog Patch 0-6.
Dirt Diver is on his way.
Snake Doctor out.

Voltar ao Topo
stealthyguy está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14653926308660989781
Felipe Sem Nick
MensagemEnviada: Domingo Abril 09, 2006 22:08  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 39

Registrado em: Terça-Feira, 21 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 287
Tópicos: 1
Localização: Palmas - TO



Grupos: 
[ABC]
eu na verdade, acho q todo mundo na ilha são ratinhos brancos e q a ilha toda é isso q você falou =))

mas é uma boa teoria mesmo


Voltar ao Topo
Felipe Sem Nick está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=15215640519278503843
Vitor_locke
MensagemEnviada: Domingo Abril 09, 2006 22:10  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino

Registrado em: Sábado, 1 de Abril de 2006
Mensagens: 43
Tópicos: Nenhum
Localização: São Paulo



Grupos: Nenhum
Sua teoria é interessante e faz certo sentido. Mas se for só isso , também acho que fico decepcionado.

Voltar ao Topo
Vitor_locke está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Cika
MensagemEnviada: Domingo Abril 09, 2006 22:23  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 39

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2005
Mensagens: 3.753
Tópicos: 100
Localização: Salvador - BA

Twitter: @aquelacika

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
Tuc4no, você leu meus pensamentos.
Tava pesquisando aqui pra postar esta teoria.

Também a achei ótima e parece que tem tudo a ver com o que acontece lá na escotilha (apesar de tambem achar decepcionante se for isso mesmo).

Outra coisa... tem uma menina no orkut que estuda o comportamento humano e (coincidentemente ou não) ela tava estudando a caixa de Skinner. A caixa das cobaias tinha oito lados, assim como o mapa da escotilha e o simbolo da Dharma. rsrs

Isso pode querer dizer que cada estação da Dharma é apenas uma experiencia de comportamento?
Sei que é uma teoria muito tosca, mas aí vai a imagem pra vocês verem:


Voltar ao Topo
Cika está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Tuc4no
MensagemEnviada: Domingo Abril 09, 2006 23:18  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 48

Registrado em: Terça-Feira, 4 de Abril de 2006
Mensagens: 31
Tópicos: 2
Localização: Ribeirão Preto



Grupos: 
[ABC]
stealthyguy escreveu:
Q pombo?


No segundo link que passei sobre mais informações sobre BF Skinner.


Quanto aos que estão decepcionados, é bom estar preparado... participei de um fórum sobre a trilogia Matrix na época das estréias e etc. Metade do fórum ficou decepcionada com o filme. É natural a gente achar que as coisas vão se complicar um pouco mais ou se aprofundar mas às vezes, isso não acontece.


_________________
Hoje não tô afim de escrever assinatura.

Voltar ao Topo
Tuc4no está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Ekùn
MensagemEnviada: Domingo Abril 09, 2006 23:38  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino

Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Abril de 2006
Mensagens: 3
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
1- Eu sempre achei que a escotilha do cisne era um simples experimento comportamental. Até porque digitar um número em espaço de tempo regular, podia programar o computador para fazer sozinho.

2- Um esquema clássico da caixa é privar o sujeito, geralmente um rato ou pombo, de água oualimento. Quando o sujeito aciona a alavanca, ele recebe água ou alimento.

3- Acho que não apertar o botão com os números é a alavanca para obter o reforço positivo(alimentos).

4- Os experimentos comportamentais começam assim: uma situação simples (apertar botões), que podem evoluir para situações mais complexas. Acho que o alimento e o mapa são os sinais do próximo passo do experimento...

Quer dizer em poucas palavras, talves a escotilha tenha sido bolada para estimular o indivíduo a investigar o resto da Ilha...

Viajei?


Voltar ao Topo
Ekùn está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Felipe Sem Nick
MensagemEnviada: Domingo Abril 09, 2006 23:40  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 39

Registrado em: Terça-Feira, 21 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 287
Tópicos: 1
Localização: Palmas - TO



Grupos: 
[ABC]
Tuc4no escreveu:
stealthyguy escreveu:
Q pombo?


No segundo link que passei sobre mais informações sobre BF Skinner.


Quanto aos que estão decepcionados, é bom estar preparado... participei de um fórum sobre a trilogia Matrix na época das estréias e etc. Metade do fórum ficou decepcionada com o filme. É natural a gente achar que as coisas vão se complicar um pouco mais ou se aprofundar mas às vezes, isso não acontece.


sim, isso acontece pq ficamos muito apreensivos e panz

todo mundo já ouviu a famosa frase "quanto maior a expectativa, maior a decepção"

----

mas qnt o pessoal achar q o fato de não apertar o botao faz com q seja entregue a comida naio condiz com a teoria do experimento comportamental... q seria ilogico, pra que apertar o botao, se quando eu não apertar eu vou ter comida, saka???


Voltar ao Topo
Felipe Sem Nick está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=15215640519278503843
Tuc4no
MensagemEnviada: Segunda Abril 10, 2006 08:02  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 48

Registrado em: Terça-Feira, 4 de Abril de 2006
Mensagens: 31
Tópicos: 2
Localização: Ribeirão Preto



Grupos: 
[ABC]
cika__ escreveu:
Sei que é uma teoria muito tosca, mas aí vai a imagem pra vocês verem:
Clique aqui para ver a imagem postada


cika,
não podemos descartar nada, a mais simples (ou tosca) teoria pode ter sido usada pelos roteiristas como inspiração, vai saber,? ótima imagem, ela deve ter inspirado o formato daquele desenho sensível a luz negra que estava nos portões da "escotilha". Wink


_________________
Hoje não tô afim de escrever assinatura.

Voltar ao Topo
Tuc4no está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
stealthyguy
Avisos: 1
MensagemEnviada: Segunda Abril 10, 2006 08:15  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 37

Registrado em: Sexta-Feira, 3 de Março de 2006
Mensagens: 524
Tópicos: 3
Localização: Nova Iguaçu - RJ



Grupos: 
[ABC]
Citação:

Quanto aos que estão decepcionados, é bom estar preparado... participei de um fórum sobre a trilogia Matrix na época das estréias e etc. Metade do fórum ficou decepcionada com o filme. É natural a gente achar que as coisas vão se complicar um pouco mais ou se aprofundar mas às vezes, isso não acontece.


Citação:

sim, isso acontece pq ficamos muito apreensivos e panz

todo mundo já ouviu a famosa frase "quanto maior a expectativa, maior a decepção"


Confio no JJ. Não acho que ele vá cometer o mesmo erro. A cada capítulo tenho mais certeza de que ele já sabe o final disso tudo desde o 1x01.


_________________
Roger that, Dog Patch 0-6.
Dirt Diver is on his way.
Snake Doctor out.

Voltar ao Topo
stealthyguy está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14653926308660989781
Maurycius
MensagemEnviada: Segunda Abril 10, 2006 11:08  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 37

Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005
Mensagens: 8.352
Tópicos: 205
Localização: Goiânia/Goiás



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
stealthyguy, que o final ele sabe não é segredo pra ninguém.O difícil é fazer a história ser boa até chegar lá....

_________________
Why Did You Do This To Me?

Voltar ao Topo
Maurycius está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Felipe Sem Nick
MensagemEnviada: Segunda Abril 10, 2006 12:54  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 39

Registrado em: Terça-Feira, 21 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 287
Tópicos: 1
Localização: Palmas - TO



Grupos: 
[ABC]
stealthyguy escreveu:


Confio no JJ. Não acho que ele vá cometer o mesmo erro. A cada capítulo tenho mais certeza de que ele já sabe o final disso tudo desde o 1x01.


sim, isso é certo, mas o final q ele tem em mente pode não ser o fianl mais surpreendente q passou pelas nossas cabeças entende:???


Voltar ao Topo
Felipe Sem Nick está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=15215640519278503843
Tuc4no
MensagemEnviada: Segunda Abril 10, 2006 15:11  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 48

Registrado em: Terça-Feira, 4 de Abril de 2006
Mensagens: 31
Tópicos: 2
Localização: Ribeirão Preto



Grupos: 
[ABC]
exatamente o que eu acho Felipe... fora que hoje em dia está na moda terminar um filme ou série sem responder a todas as perguntas que foram levantadas.

_________________
Hoje não tô afim de escrever assinatura.

Voltar ao Topo
Tuc4no está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo Página 1 de 3

LostBrasil - Índice do Fórum » ABC | Teorias e Especulações » Teoria B.F. Skinner e a "escotilha"
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida