Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum » Off-Topic  » Literatura » As Cronicas de Arthur

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo printer-friendly view
 As Cronicas de Arthur « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
ldaugusto
MensagemEnviada: Domingo Junho 05, 2005 14:35  |  Assunto: As Cronicas de Arthur Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 41

Registrado em: Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2005
Mensagens: 4.820
Tópicos: 158
Localização: São Paulo / SP

Twitter: @ldaugusto

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
Mais alguém já leu essa brilhate trilogia do Bernard Cornwell?

Pra quem não conhece, o inglês Bernard Cornwell vem se tornando um dos mais aclamados escritores do genero de ficção histórica:

1o com essa série As Crônicas de Arthur, dando uma roupagem mais fiel com o que seria a época em questão (sem castelos luxosos, sem nobreza requintada demais) e levando em conta novos achados históricos.

Tudo isso claro, acrescentando a 'mitologia' de Arthur e mais seu próprio acréscimo a tudo isso, como o personagem que conta a história, Derfel Cadarn. Mas estão todos lá: Arthur, Guinevere, Lancelot, Merlin, A Dama do Lado, Morgana, Gawain, Tristan...

Acho que o único personagem das histórias de Arthur q não aparece é Percival, que parece ser a inspiração para o próprio Derfel por ter sido ele Spoiler:
a encontrar e recuperar o Caldeirão, que na verdade pode ser entendido como o Santo Graal


Outra coisa legal da série é a forma com que misticismo e magia são tratados. Nada de explosões ou efeitos fantásticos. A magia na série, se existe é bem discreta. E me refiro a se existe pq realmente é discutível se acontecimentos no livro são mágicos ou não - e na minha visão nenhum foi.

Pra voces terem idéia, essa série pra mim foi muito mais empolgante de ler do que O Senhor do Anéis, e eu sou muito da mitologia de Tolkien, muito além dos 3 livros originais.

Os livros que compõe As Crônicas de Arthur, são:
O Rei do Inverno
Inimigo de Deus
Excalibur


Depois dessa série, temos A Busca do Graal(que estou lendo agora, por sinal), que são:
O Arqueiro
O Andarilho
O Herege


Quem já leu essas séries exponha suas opiniões aqui![/spoiler]


Voltar ao Topo
ldaugusto está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Maya
MensagemEnviada: Domingo Junho 05, 2005 18:21  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 36

Registrado em: Terça-Feira, 8 de Março de 2005
Mensagens: 1.810
Tópicos: 131
Localização: RJ



Grupos: Nenhum
Eu comecei a ler O Rei do Inverno mas parei por achar chato.

Voltar ao Topo
Maya está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Sagramor
MensagemEnviada: Domingo Junho 05, 2005 20:55  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 40

Registrado em: Quinta-Feira, 31 de Março de 2005
Mensagens: 98
Tópicos: 1




Grupos: Nenhum
Olha o meu nick Bad Grin

Assino embaixo no que você disse. Apenas lamento de você não ter citado os guerreiros, que são o ponto alto do livro: Culhwch, Sagramor, Galahad, Cavan, Isa, Agrícola e etc.

As cenas de batalhas são sensacionais, parece até que você estava lá em cima de um morro, usando um binóculo para acompanhar o desenrolar delas.
Outro ponto forte no livro são as tiradas do Merlin e do Culhwch, eita figurinhas indispensáveis nesse livro, pra mim são os melhores personagens.

"Não seja absurdo, Derfel"

"O destino é inexorável"

Quem ainda não leu, corra atrás. Vale muito a pena.


Voltar ao Topo
Sagramor está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
ldaugusto
MensagemEnviada: Domingo Junho 05, 2005 23:43  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 41

Registrado em: Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2005
Mensagens: 4.820
Tópicos: 158
Localização: São Paulo / SP

Twitter: @ldaugusto

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
Na verdade eu não os citei pq só falei daqueles que fazem parte da mitologia classica do Arthur (exceto o Galahad que realmente esqueci de citar), mas a importancia de todos na saga é fundamental e sim eles dão um charme enorme a ela. O unico dos q você citou q não lembra é o Isa... é aquele caa mais novo do bando do Derfel né?

Eu estava acabando de ler a série um pouco antes de Rei Arthur ir pro cinema, e eu tenho certeza que detestei esse filme ainda mais por são tão pouco profundo quanto esses livros. O que me fez pensar várias vezes em quem poderia dirigir e atuar numa adaptacao pro cinema desses livros, a altura dos mesmos.


Voltar ao Topo
ldaugusto está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Fabiano Costa Figu
MensagemEnviada: Segunda Junho 06, 2005 12:19  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 41

Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Março de 2005
Mensagens: 1.217
Tópicos: 22
Localização: Rio de Janeiro.



Grupos: Nenhum
Alguém aqui já leu a biografia do Rei Arthur escrita pelo Allan Massie? Os livros indicados pelo Idaugusto devem ser bons, e já vi alguns deles nas livrarias, embora ainda não tenha lido nenhum . Outra série de livros ficcionais sobre a Idade Média que deve ser excelente(infelizmente, também não li ainda Sad ) é aquela Angus- O guerreiro de Deus. Algum de vocês aqui desse fórum já tomou conhecimento do conteúdo de um dos livros desta série?...

Voltar ao Topo
Fabiano Costa Figu está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
ldaugusto
MensagemEnviada: Segunda Junho 06, 2005 13:42  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 41

Registrado em: Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2005
Mensagens: 4.820
Tópicos: 158
Localização: São Paulo / SP

Twitter: @ldaugusto

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
Tem sido padrão uma antipatia por parte de quem le As Cronicas e Arthur ignorar Angus e vice versa. São visões bem diferentes de escrita.

Cornwell não mitifica os heróis. Eles tem defeitos, são egoístas, fazem besteira... mas são tão profundos que é dificíl não simpatizar com eles. Tu se pegas pensando: 'Eh, é exatamente o q eu faria, mesmo não sendo o mais correto a fazer'. Em suma, os personagens são humanos, com toda a beleza e defeitos que se pode associar a isso.

O Orlando Paes que escreve Angus pensa exatamente ao contrário. Ele se revolta e já declarou abertamente que despreza o trabalho do Cornwell por fazer heróis 'que parecem vilões'. Ele defende o herói idealizado, perfeito, nobre e bla bla bla. Angus é um barbáro nórdico e, vejam só, cristão! Um verdadeiro paladino da justiça.

Eu falo abertamente que as criticas do Orlando Paes sobre As Cronicas de Arthur e os comentarios sobre a própria obra me fazem Rolling Eyes sempre que o nome 'Angus' é pronunciado. Cornwell não tem medo de chocar o leitor com religiões diferentes da sua, hábitos diferentes dos seus e sentimentos humanos legítimos. Enquanto isso Orlando Paes vai continuar atribuindo a um bárbaro-cristão (que por si só é bem complicado) valores do século XX-XXI.


Voltar ao Topo
ldaugusto está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
pmst
MensagemEnviada: Sexta Junho 10, 2005 16:02  |  Assunto: Responder com Citação







Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Fevereiro de 2005
Mensagens: 20
Tópicos: Nenhum
Localização: Salvador-Ba



Grupos: Nenhum
Não li ainda.

Rei Arthur(que filme ruim) foi baseado nessa trilogia ?

li, e gosto muito de Brumas de Avalon.

Qual dos dois tem a melhor visão do mito Arthur?

[ ]'s
Paulo.


Voltar ao Topo
pmst está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Sagramor
MensagemEnviada: Sexta Junho 10, 2005 17:12  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 40

Registrado em: Quinta-Feira, 31 de Março de 2005
Mensagens: 98
Tópicos: 1




Grupos: Nenhum
As brumas de Avalon é narrado sob a perspectiva feminina, é cheio de mitos e magias.

As crônicas de Artur aborda mais os últimas descobertas arqueológicas sobre a existência ou não de Artur, como por exemplo que Artur nunca foi rei, mas sim um grande líder guerreiro, os heróis são mais próximos da realidade, o crescimento do cristianismo e etc.

Não, o filme é baseado no livro homônimo de Allan Massie.


Voltar ao Topo
Sagramor está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
pmst
MensagemEnviada: Sábado Junho 11, 2005 16:42  |  Assunto: Responder com Citação







Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Fevereiro de 2005
Mensagens: 20
Tópicos: Nenhum
Localização: Salvador-Ba



Grupos: Nenhum
Sagramor escreveu:
As brumas de Avalon é narrado sob a perspectiva feminina, é cheio de mitos e magias.

As crônicas de Artur aborda mais os últimas descobertas arqueológicas sobre a existência ou não de Artur, como por exemplo que Artur nunca foi rei, mas sim um grande líder guerreiro, os heróis são mais próximos da realidade, o crescimento do cristianismo e etc.

Não, o filme é baseado no livro homônimo de Allan Massie.


Obrigado!

[ ]'s
Paulo.


Voltar ao Topo
pmst está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Fabiano Costa Figu
MensagemEnviada: Segunda Junho 13, 2005 12:12  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 41

Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Março de 2005
Mensagens: 1.217
Tópicos: 22
Localização: Rio de Janeiro.



Grupos: Nenhum
Obrigado pela explicação, Ldaugusto. O Orlando Paes é católico fervoroso(digo isso sem intenção de crítica, eu só quero informar), amigo pessoal de vários monges beneditinos(eu acho que ele estudou em um colégio beneditino, e sei que ele se utilizou de uma biblioteca pertencente à Ordem de São Bento para escrever essa série de livros) e, portanto, um apaixonado defensor da visão católica romana de mundo, o que é um direito dele. Orlando Paes deve ser(deve pois ainda não tomei conhecimento do conteúdo de sua obra) um típico fã da corrente literária romântica do século XIX, que idealizava a Idade Média e os seus heroícos monarcas e cavaleiros(Ex: Victor Hugo). Eu também prefiro o autor de As Crônicas de Arthur, que considero mais realista e com uma maneira mais aberta de enxergar o mundo, a espécie humana e as suas diversas culturas. Pelo menos, é essa a minha modesta opinião...

Voltar ao Topo
Fabiano Costa Figu está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Fabiano Costa Figu
MensagemEnviada: Segunda Junho 13, 2005 12:18  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 41

Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Março de 2005
Mensagens: 1.217
Tópicos: 22
Localização: Rio de Janeiro.



Grupos: Nenhum
E eu também acho que o diretor da Trilogia O Senhor dos Aneís seria ótimo para adaptar para as telas As Crônicas de Arthur. Concordam comigo?

Voltar ao Topo
Fabiano Costa Figu está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
ldaugusto
MensagemEnviada: Segunda Junho 13, 2005 13:23  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 41

Registrado em: Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2005
Mensagens: 4.820
Tópicos: 158
Localização: São Paulo / SP

Twitter: @ldaugusto

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
Não sei, o Peter Jackson não fez nenhum trabalho excepcional contando as partes dramáticas de O Senhor dos Anéis. Sim, ele transformou o filme num mito moderno, mas fez isso com uma fotografia maravilhosa, efeitos especiais impressionantes e um marketing sem precedentes (superado talvez somente pelo Episódio III).

Ta não me entendam mal, eu adorei os 3 filmes, eles estão entre os melhores que eu já vi, mas faço sim críticas a eles quanto a melhor (e mais) questões dramáticas (de relacoes pessoais, não de guerra) e a algumas piadinhas toscas adicionadas sem necessidade.

Então eu tenho receio que ele Peterjackson-anize As Cronicas, que não necessitam de um mar de efeitos não, muito pelo contrário. Como num dos momentos mais dramáticos da história, que Também é uma história famosa, Tristan e Isolda. Eu consigo imaginar como o Peter iria sensacionalizar essa cena (do modo errado).

Sempre que pensei em As Cronicas no cinema, o nome de Ridley Scott me ve a cabeça (por Falcão Negro em Perigo e por Gladiador - ainda não assisti Cruzada): é um cara que sabe trabalhar com questões históricas, com a dramatização dentro da história e com os eventuais efeitos especiais necessários, e acima de tudo isso, sabe transformar seus filmes em épicos.


Voltar ao Topo
ldaugusto está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
redoschi
MensagemEnviada: Quinta Junho 16, 2005 11:26  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 40

Registrado em: Sexta-Feira, 28 de Janeiro de 2005
Mensagens: 637
Tópicos: 4
Localização: São Paulo



Grupos: Nenhum
ainda não li cronicas de arthur, mas está nos meus planos! minha namorada leu as cronicas (ela é fanatica por toda a saga arturiana) e amou!

li o arqueiro (MUITO bom por sinal!!!) e já tenho andarilho e o herege na minha lista de próximos livros...

outra sugestão para fãs de arthur é ler a mais clássica versão do personagem, publicada por T.H. White consiste em 5 livros e quem quiser eles estão sendo publicados em uma edição muito bonita aqui no brasil com ilustrações do alan lee (o mesmo que fez diversas ilustrações de Senhor dos Anéis e ajudou na fotografia do filme!!!)... o primeiro livro: A espada na pedra também deu origem ao filme A espada era a Lei da Disney... é uma história bem interessante e mágica, mas o autor não se preocupou nada com fidelidade histórica, tanto que existem milhares de coisas das mais diferentes épocas (dando uma explicação rápida é que Merlin viaja no tempo e ficou meio confuso por causa disto!!!)


Voltar ao Topo
redoschi está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fabiano Costa Figu
MensagemEnviada: Sexta Junho 17, 2005 12:49  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 41

Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Março de 2005
Mensagens: 1.217
Tópicos: 22
Localização: Rio de Janeiro.



Grupos: Nenhum
Eu acho que o ator que interpretou o Gandalf em LOTR seria um excelente Merlin nas telinhas, não acham?

Voltar ao Topo
Fabiano Costa Figu está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
redoschi
MensagemEnviada: Sábado Junho 18, 2005 13:35  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 40

Registrado em: Sexta-Feira, 28 de Janeiro de 2005
Mensagens: 637
Tópicos: 4
Localização: São Paulo



Grupos: Nenhum
Fabiano Costa Figueiredo escreveu:
Eu acho que o ator que interpretou o Gandalf em LOTR seria um excelente Merlin nas telinhas, não acham?


realmente iria ficar muito bom, mas não seria nada adequado, pois com 2 personagens parecidos como estes, muita gente iria ficar confundindo muita coisa!


Voltar ao Topo
redoschi está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo Página 1 de 3

LostBrasil - Índice do Fórum » Off-Topic » Literatura » As Cronicas de Arthur
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida