|
Colabore |
| | Saldo atual: | 40% |
|
Calendário |
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End
25/05/2010
AXN:
6x17/18 - The End
|
| |
Sincronicidade e Vincent |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem |
Marcelo_torres
|
|
Sexo: Idade: 46Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 102 Tópicos: 13 Localização: São Luis - MA
Grupos:
|
Assistindo ao episódio em que Paulo e Nikke estão na praia prestes a serem enterrados e o cão Vincent aparece retirando a lona que cobriam seus corpos (querendo de alguma forma mostrar que eles estavam vivos), lembrei de um conceito de Jung - sincronicidade.
Sincronicidade é um conceito desenvolvido por Carl Gustav Jung para definir acontecimentos que se relacionam não por relação causal mas por relação de significado. A sincronicidade é também chamada por Jung de "coincidência significativa".
Basicamente, é a experiência de se ter dois (ou mais) eventos que coincidem de uma maneira que seja significativa para a pessoa (ou pessoas) que vivenciaram essa "coincidência significativa", onde esse significado sugere um padrão subjacente.
A sincronicidade difere da coincidência, pois não implica somente na aleatoriedade das circunstâncias, mas sim num padrão subjacente ou dinâmico que é expresso através de eventos ou relações significativos. Foi um princípio que Jung sentiu abrangido seus conceitos de Arquétipo e Inconsciente coletivo.
Um exemplo bem conhecido de sincronicidade, é uma história real do escritor francês Émile Deschamps. Em 1805, Émile foi recebido com um pudim de ameixas pelo desconhecido Monsieur de Fontgibu.
Cerca de dez anos depois, ele encontrou pudim de ameixas no menu de um restaurante em Paris, e fez o pedido, mas o garçon lhe disse que o último pudim já fora servido à outro cliente, o qual seria M. de Fontgibu.
Alguns anos depois, em 1832, Émile Deschamps estava num jantar, e mais uma vez, foi oferecido pudim de ameixas à mesa. O escritor recordou do incidente anterior e contou à seus amigos que somente M. de Fontgibu faltava ao recinto para se fazer completa outra coincidência - e no mesmo instante, agora mais velho, M. de Fontgibu adentrou ao recinto. [Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sincronicidade]
Bem, minha imaginação (bem fértil, assim como a de todos que gostam realmente de LOST) me fez refletir sobre as aparições de Vicent e fatos "estranhos" na ilha. Acredito que o fato de Vincent ter ficado na série quando seu dono Walt saiu (imagino que ele saiu mesmo) está associado de alguma forma a sincronicidade. Vincent seria uma espécie de "mestre do jogo", aqueles personagens de video games que aparecem em determinados momentos do jogo com o objetivo de "dar uma dica", ou tentar previnir algum acontecimento.
Uma outra aparição do Vicent foi quando a Shanon morreu.
Meus olhos ficarão abertos quando o Vincent aparecer de novo, ou quando me oferecerem um pudim de ameixa
[]'s
|
|
|
|
Cika
|
|
Sexo: Idade: 39Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2005 Mensagens: 3.753 Tópicos: 100 Localização: Salvador - BA
Twitter: @aquelacika
Grupos:
|
Meu marido é espírita e vive me falando na tal Lei da Sincronicidade.
É algo que acontece de repente e está longe de ser apenas coincidência.
Acredito que destino é diferente de coincidência.
Destino: era meu destino conhecer meu marido.
Será que se eu não estivesse lá naquele dia, eu teria me casado com outra pessoa?
Coincidência: eu ir a uma festa e a aniversariante estar com o vestido igual ao meu.
Não sei se me fiz entender direito, mas resumindo a história toda, acho que destino se refere ao relacionamento interpessoal, à vivência humana, enquanto a coincidência é aleatória, diz respeito à matéria, ao dia-a-dia, à irracionalidade.
Então, talvez o Vicent tenha apenas farejado o suor exalado pela tensão dos dois mortos-vivos lá. Coincidência.
|
|
|
|
Marcelo_torres
|
|
Sexo: Idade: 46Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 102 Tópicos: 13 Localização: São Luis - MA
Grupos:
|
cika__,
Pode ser o oposto:
Coincidência: era meu destino conhecer meu marido.
Será que se eu não estivesse lá naquele dia, eu teria me casado com outra pessoa?
Destino: eu ir a uma festa e a aniversariante estar com o vestido igual ao meu.
Depende do que você acredita!
|
|
|
|
willzinho
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Domingo, 10 de Julho de 2005 Mensagens: 4.130 Tópicos: 50 Localização: The Pearl
Grupos:
|
Everything happens for a reason?
Logo, é o destino.
|
|
|
|
MaDeRa_
|
|
Sexo: Idade: 38Registrado em: Domingo, 24 de Setembro de 2006 Mensagens: 523 Tópicos: 13 Localização: Porto Alegre - RS
Grupos:
|
Muito interessante esse conceito de Sincronicidade... Eu não conhecia não!
E com certeza o Vincent tem alguma importância nesse sentido, sempre aparece nas horas mais (in)apropriadas.. hehe
Off-tópic: você sabe de alguma coisa sobre Bloqueio psicossomático? gostaria de saber um pouco mais sobre isto.. comentei lá no outro tópico da cura dos tumores e tal.. realmente acredito que foi isso que o Locke teve, após uma decepção com seu pai e um trauma psicológico.
Obs.: valeu pelo comentário lá no meu tópico..
Abraços!
|
|
|
|
edramalho
|
|
Sexo: Idade: 53Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Outubro de 2006 Mensagens: 220 Tópicos: 1 Localização: Rio de Janeiro
Grupos: Nenhum |
Acredito que os conceitos de sincronicidade, destino e coincidência apresentados aqui estão sendo levado em conta na serie.
- Vincent - Já foi comentado.
- Flashback - Apresenta sempre uma série de coincidências, uma bem clara Jack e Claire serem irmãos, muitos personagens já se cruzaram anteriormente.
- Vôo 815 - Não foi uma série de coincidências que vários passageiros que já se cruzaram anteriormente estivessem embarcando no mesmo vôo, foi como se houvesse uma conspiração para que alguns estivessem ali, ou foi o "destino" que assim o quis.
Pessoalmente eu não acredito em destino e nem vou debater isso aqui, mas em Lost o que não se pode negar é que ele (destino) não esteja presente.
|
|
|
|
PedroJungbluth
|
|
Sexo: Idade: 42Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Abril de 2006 Mensagens: 4.627 Tópicos: 17 Localização: Curitiba Paraná
Twitter: @pedrojungbluth
Grupos:
|
Monsieur de Fontgibu gostava muito do pudim de ameixas, e gostava muito de oferecer aos outros.
Ambos frequentavam o mesmo lugar, portanto acho que a coincidência aí é evidente e nem tão incomum.
Sincronicidade é um daqueles conceitos gerados pelas possibilidades matemáticas. No momento que as pessoas esperam que acontecimentos totalmente aleatórios não devam ter sincronia (aleatória) nenhuma, começam a acreditar nessas bobagens.
É como jogar na megasena. Tem um grupo de empresários que muitas vezes junta algum dinheiro (uns 50 mil mangos) para apostar na megasena. Para escolher os números, usavam um computador que escolhia os números mais sem lógica metemática possível, os mais aleatórios.
Resultado: Nunca ganharam. Obviamente que a chance de ser sorteado uma sequência de números totalmente aleatória é mínima, só eles que não se tocaram. Lembro que depois de ter visto isso (vi na TV) deles terem apostado 50 mil reais, o número sorteado na megasena continha dois números em sequência, até lembro quais, eram o 21 e o 22. Obviamente que o computador deles não tinha escolhido nenhuma aposta com dois números seguidos, já que era uma sequência matemática.
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Página 1 de 1 |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido. Anexar arquivos: proibido. Baixar arquivos: proibido.
|
|
| |