Autor |
Mensagem |
Menino Maroto
|
|
Sexo: Idade: 42Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Dezembro de 2006 Mensagens: 648 Tópicos: 36 Localização: Terra do Nunca
Grupos:
|
Não é racismo se insurgir contra branco, diz ministra
Denize Bacoccina
De Brasília
A ministra Matilde Ribeiro, titular da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), diz que considera natural a discriminação dos negros contra os brancos.
Em entrevista à BBC Brasil para lembrar os 200 anos da proibição do comércio de escravos pele Império Britânico, tido como o ponto de partida para o fim da escravidão em todo o mundo, ela disse que "não é racismo quando um negro se insurge contra um branco".
"A reação de um negro de não querer conviver com um branco, eu acho uma reação natural. Quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou", afirmou.
Ribeiro disse que ainda vai demorar até que as políticas públicas implantadas nos últimos anos comecem a dar resultados concretos e diminuam a diferença econômica e social entre as populações branca e negra do país.
"Ainda temos muito o que fazer", afirma, enumerando ações que já começaram, como na área de educação e saúde.
Ela diz que, embora a abolição da escravatura tenha chegado atrasada ao Brasil, hoje o país tem uma das legislações mais avançadas do mundo em relação a direitos iguais, mas ainda falta uma mudança de postura da sociedade.
Quem quiser ler a entrevista completa.
http://noticias.uol.com.br/bbc/2007/03/27/ult36u45782.jhtm
Olha as pessoas que estão no comando do nosso país. Me desculpem, mas a maioria dos ditos "brancos" brasileiros, não fazem parte de familias aristocráticas herdeiras de terras. Pensamentos como este apenas aumentam o problema, em vez de criar soluções. Fora que dois erros, não fazem um acerto.
|
|
|
|
RVangelis
|
|
Onde estão com minha cabeça?
Sexo: Idade: 45Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Maio de 2005 Mensagens: 6.082 Tópicos: 149 Localização: Fortaleza-CE
Twitter: @RVangelis
Grupos:
|
Menino Maroto escreveu: |
"A reação de um negro de não querer conviver com um branco, eu acho uma reação natural. Quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou", afirmou. |
Pensamento preconceituoso. Ela fala como se todos os brancos fossem os culpados pela escravidão. É como dizer que todo alemão é nazista. Ou que todo negro é ladrão.
Vindo de uma ministra é lamentável.
|
|
|
|
rafaelrss
|
|
Sexo: Idade: 44Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 5.436 Tópicos: 449 Localização: Salvador-BA
Grupos: Nenhum |
[/quote]Pensamento preconceituoso. Ela fala como se todos os brancos fossem os culpados pela escravidão. É como dizer que todo alemão é nazista. Ou que todo negro é ladrão.
Vindo de uma ministra é lamentável. [quote]
Perfeito, isso para não dizer: Era só o que me faltava
|
|
grilo
|
|
Sexo: Idade: 45Registrado em: Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2005 Mensagens: 2.686 Tópicos: 127 Localização: Porto Alegre
Twitter: @tconz
Grupos:
|
Que ridículo!
"100% Negro" tudo bem, então. É orgulho.
Mas "100% Branco" é racismo...
_________________ Quem morre em LOST, permanece morto.
J.J. Abrams
|
|
|
|
Aloprado
|
|
Sexo: Idade: 54Registrado em: Terça-Feira, 22 de Março de 2005 Mensagens: 1.966 Tópicos: 25 Localização: The Land of the Lost
Gozado, né? SE eu chamar alguém de "nego FDP" (NÃO QUE EU FAÇA ISSO!) eu sou acusado de racismo. Agora, se alguém ME ofender (pois descendo de) "alemão FDP"... teoricamente não seria a mesma coisa???
|
|
|
|
luisfeliperasmuss
|
|
Sexo: Idade: 29Registrado em: Sábado, 13 de Janeiro de 2007 Mensagens: 1.081 Tópicos: 46 Localização: Campinas, São Paulo
Twitter: @luisfelipe8395
Grupos:
|
Que bonito. Racismo dá cadeia (Não que eu seja racista), uma palhaçada, racismo c/ branco não dá...
Falar que o Brasil é um país racista é ridículo, não é o Brasil inteiro que é racista e sim apenas algumas pessoas.
No comments, sir.
_________________ Wherever you are, I'll always love you.
|
|
|
|
RVangelis
|
|
Onde estão com minha cabeça?
Sexo: Idade: 45Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Maio de 2005 Mensagens: 6.082 Tópicos: 149 Localização: Fortaleza-CE
Twitter: @RVangelis
Grupos:
|
grilo escreveu: |
Que ridículo!
"100% Negro" tudo bem, então. É orgulho.
Mas "100% Branco" é racismo... |
Aloprado escreveu: |
Gozado, né? SE eu chamar alguém de "nego FDP" (NÃO QUE EU FAÇA ISSO!) eu sou acusado de racismo. Agora, se alguém ME ofender (pois descendo de) "alemão FDP"... teoricamente não seria a mesma coisa??? |
luisfeliperasmuss escreveu: |
Que bonito. Racismo dá cadeia (Não que eu seja racista), uma palhaçada, racismo c/ branco não dá...
Falar que o Brasil é um país racista é ridículo, não é o Brasil inteiro que é racista e sim apenas algumas pessoas.
No comments, sir. |
Bem observado. Se uma lei anti-racismo só é aplicável para uma determinada "raça" (entre aspas, pois não existe raça entre seres-humanos. Todos são da mesma raça), então essa lei também não seria racista?
|
|
|
|
Menino Maroto
|
|
Sexo: Idade: 42Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Dezembro de 2006 Mensagens: 648 Tópicos: 36 Localização: Terra do Nunca
Grupos:
|
rvangelis escreveu: |
"raça" (entre aspas, pois não existe raça entre seres-humanos. Todos são da mesma raça) |
Perfeito, nós podemos nos diferenciar por etnias, e aí já são mais de 7.000.
|
|
|
|
spooks
|
|
Fraktastic!
Sexo: Idade: 49Registrado em: Terça-Feira, 26 de Abril de 2005 Mensagens: 170 Tópicos: Nenhum Localização: São Paulo
"Japa", "Pasteleira", "China"... perdi a conta dos apelidos que me davam na escola.
Os orientais também sofriam preconceito quando chegaram aqui. O governo chegou a limitar a imigração dos "amarelos", mas fazia de tudo pra incentivar o fluxo de europeus, numa tentativa de "embraquecer a população"... Só que os imigrantes orientais resolveram responder ao preconceito de outra forma: trabalhando, batalhando e conseguindo seu lugar na sociedade, dando valor ao estudo, que pra eles é a base pra qualquer pessoa ter condições de se dar bem na vida.
Mas é mais fácil se colocar de vítima, né?
|
|
|
|
PedroJungbluth
|
|
Sexo: Idade: 42Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Abril de 2006 Mensagens: 4.627 Tópicos: 17 Localização: Curitiba Paraná
Twitter: @pedrojungbluth
Grupos:
|
Estamos falando de um negro que não foi açoitado e um branco que não açoitou.
É a visão histórica de Marx superando a valorização do indivíduo.
O mais importante na vida são os valores do indivíduo. Nenhum outro ponto de vista pode superar esse.
Uma pessoa tem que ser julgada pelo que ela fez, não pelo que seu gênero, cor, raça, posição social, fez como um todo.
|
|
|
|
lilizinha.p
|
|
Sexo: Idade: 40Registrado em: Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 189 Tópicos: 3 Localização: Guarulhos
Grupos:
|
Sou uma mistura d muitas raças (negros, índios, alemães e italianos), afinal sou brasileira. acho que, por si só, os negros fazem do preconceito presente. Há, é claro, aqueles chamados da "raça branca" que saum preconceituosos. Mas, ao meu ver, só o fato de o negro ver toda e qlqr ação como um ato d agressaum e levantar bandeira da cor q tem, um ato d autopreconceito, embora q subconsciente. Lutar pelos direitos da raça negra acho válido, afinal há mesmo uma disparidade histórico-social muito grande, mas eles vão além d todos os limites, exigindo quotas em empresas e instituições educacionais, o que, pra mim, é uma forma de preconceito implicita. É como se agissem com o pré-conceito de que o negro n tem condições de lutar pelo mercado d trabalho e acadêmico em pé de igualdade com o branco. Infelizmente, no nosso país e no mundo todo, é ainda muito forte este pensamento, mas me surpreende e entristece saber que, msmo uma ministra, da qual podemos pensar um nível de instrução acadêmico e social um pouca mais elevado, ainda ter um pensamento retrógrado e descabido feito este.
|
|
willzinho
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Domingo, 10 de Julho de 2005 Mensagens: 4.130 Tópicos: 50 Localização: The Pearl
Grupos:
|
Os brancos foram escravizados por muito mais tempo do que os negros.
|
|
|
|
Menino Maroto
|
|
Grupos:
|
willzinho escreveu: |
Os brancos foram escravizados por muito mais tempo do que os negros. |
A sua frase da margens a mais de uma interpretação. O que você tentou dizer ?
|
|
|
|
LostLady
|
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Sexta-Feira, 21 de Abril de 2006 Mensagens: 1.004 Tópicos: 26 Localização: ES
Twitter: @Caroll00
Grupos:
|
Só por causa disso: "Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial" ela já se contradiz toda!
Citação: |
"raça" (entre aspas, pois não existe raça entre seres-humanos. Todos são da mesma raça) |
tudo se resume a isso q você escreveu!
É um absurdo isso... uma vez, conversando com amigos na faculdade me referi a um trabalho(muito bom) feito por um colega da minha sala, meus amigos ñ o conheceram pelo nome e perguntaram como ele era, e eu disse: "aquele ali, o negro" e apontei... (falei isso super naturalmente... ñ sou nem nunca fui racista) ... Tooodo mundo ficou sem graça e me olhou estranho mas ñ disseram nada!!!
Acho q eles queriam q eu dissesse 'o moreninho'!
Pra mim chamar um negro de moreninho é racismo... pq ñ há problema em ser negro... e isso se aplica as outras 'etnias' Também!!!
Eu, como a lilizinha.p, sou uma grande mistureba d raças, mas na minha pele predominou o branco, e por isso na minha infância toda fui chamada de Gasparzinha ou de Ace, e se alguém ñ entendesse eles cantarolavam: "Ace todo branco fosse assim" (pra quem ainda ñ entendeu é o Sabão em Pó)
Só me chateei no início, aí queria ir pra praia todos os dias pra ver se virava uma morenaça... mas aí acabei me aceitando hehehehe
acho q fugi um pouco do assunto xp
|
|
|
|
willzinho
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Domingo, 10 de Julho de 2005 Mensagens: 4.130 Tópicos: 50 Localização: The Pearl
Grupos:
|
Menino Maroto escreveu: |
willzinho escreveu: |
Os brancos foram escravizados por muito mais tempo do que os negros. |
A sua frase da margens a mais de uma interpretação. O que você tentou dizer ? |
Que preconceito é burrice.
|
|
|
|
Publicidade