|
Colabore |
| | Saldo atual: | 40% |
|
Calendário |
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End
25/05/2010
AXN:
6x17/18 - The End
|
| |
Tesseracto |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem |
xmen
|
|
Sexo: Idade: 52Registrado em: Terça-Feira, 7 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 1.066 Tópicos: 13 Localização: Rio de Janeiro
Grupos: Nenhum |
Conforme prometido, seguem algumas idéias que começaram a passar pela minha cabeça depois de assistir aos extras do box da segunda temporada e depois de ter lido alguns livros que apareceram ou foram citados em Lost, em especial o livro "Uma Dobra no Tempo" de Madeleine L'Engle, e foram reforçadas por acontecimentos mostrados na série.
A primeira pista que me deixou encafifado foi um dos extras do box da segunda temporada onde é mencionado o escritor húngaro Frigyes Karinthy e um teoria chamada " Teoria dos seis graus de separação".
Procurando no Wikipedia achei algumas informações sobre o autor: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frigyes_karinthy
Que na verdade só escreveu um texto que é considerado a primeira referência sobre a teoria, que também pode ser encontrada no Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_seis_graus_de_separa%C3%A7%C3%A3o
O desenvolvimento científico da idéia de Karinthy foi elaborado pelo psicólogo Stanley Milgram: http://pt.wikipedia.org/wiki/Stanley_Milgram
Num primeiro momento a única coisa que me pareceu foi que os produtores usaram a Teoria para justificar o fato dos personagens sempre terem algum tipo de conexão uns com os outros.
A segunda pista veio quando comecei a pesquisar sobre os livros que apareciam ou eram citados na série. Uma relação completa pode ser encontrada no Lostpedia: http://pt.lostpedia.com/wiki/Livros
Comecei a procurar e ler os livros só pra tentar encontrar alguma pista sobre a série. Li os mais badalados como "O Terceiro Tira", "A volta do parafuso","Bad Twin", etc..., mas o que me chamou a atenção foi o livro de Madeleine L'Engle chamado "Uma Dobra no Tempo" (A Wrinkle in Time). Muito pelo fato de ter lido esse livro só depois do livro "Uma breve história do tempo" aparecer na série e depois da hipotética viagem no tempo do Desmond ocorrer.
O livro é evangélico e dirigido ao público infanto-juvenil, publicado no Brasil pela Editora Mundo Cristão, fala de uma família (pai e mãe cientistas, uma filha e um filho "especial") que sofre pelo sumiço do pai.
Descobrimos que o pai sumiu enquanto estava pesquisando sobre o espaço-tempo.
Para tentar salvar o pai, as crianças recebem a ajuda de seres místicos que encontram em uma "casa abandonada no bosque", um deles tem dificuldade de se materializar no nosso plano de espaço-tempo e as crianças só conseguem ouvir sua voz.
Eles encontram o pai em um mundo onde todos recebem ordens de um ser misterioso, sem questioná-las e os que não agem da maneira esperada passam por um processo de reeducação.
Por fim, só pra marcar as coincidências, o vilão não aparece diretamente para as crianças mas se manifesta através de um homem com os olhos estranhos (vermelhos no livro).
O mais importante: apesar do pai ser cientista e ter conseguido viajar pelo espaço-tempo se utilizando da ciência, as crianças não utilizam nenhuma máquina para viajar pelo espaço-tempo, eles são auxiliados pelos seres místicos e falam que vão tesserar quando estão viajando.
Mais uma vez recorri ao Wikipédia e quando pesquisei a palavra Tesseracto, fui redirecionado para a página:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quarta_dimens%C3%A3o
Clicando na palavra "tesseract" que se encontra na figura à direita somos redirecionados a outra página com informações úteis:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipercubo
Voltando às informações sobre a Quarta Dimensão, o que mais me chamou a atenção foi o seguinte:
Na parte intitulada "Quarta dimensão na ficção científica e cultura popular" podemos encontrar o texto:
Wikipédia escreveu: |
Cultura popular
A quarta dimensão tem sido assunto de fascinação popular desde pelo menos 1877, quando ocorreu em Londres o julgamento do médium Henry Slade, que afirmava ter o poder de manipular objetos na quarta dimensão (retirá-los de dentro de cofres fechados, por exemplo).
A maioria dos simuladores de movimento usam o termo 4-D como propaganda, referindo-se ao movimento dos assentos como "quarta dimensão".
A quarta dimensão influenciou as criações de Pablo Picasso e Marcel Duchamp, bem como os movimentos cubista e expressionista. A quarta dimensão também foi citada em obras literárias de Oscar Wilde, Fiódor Dostoiévski, Marcel Proust e Joseph Conrad, e está presente em músicas escritas por Alexander Scriabin. Despertou grande atenção de outras personalidades, como William James, Gertrude Stein e até mesmo Vladimir Lênin.
Salvador Dali usou o tesseract em sua famosa pintura Christus Hypercubus, que retrata Cristo crucificado numa cruz quadridimensional.
Alex Garland escreveu um romance intitulado "O tesseracto" (ISBN 8532512178), onde entrelaça as trajetórias de vida de vários personagens como se estivesse montando o hipercubo citado no título.
Ficção científica
Ray Cummings publicou um livro de ficção científica em 1926, intitulado Into the Fourth Dimension.
Robert A. Heinlein escreveu um conto de FC considerado clássico e que envolve a quarta dimensão: "...And He Built a Crooked House...".
Na graphic novel "From Hell" de Alan Moore, o autor utiliza a quarta dimensão como uma referência para a insanidade do personagem Jack, o Estripador.
"Matadouro Cinco" de Kurt Vonnegut, apresenta extraterrestres que se referem à quarta dimensão como sendo o contínuo tempo-espaço que existe junto à Júpiter e suas luas.
O "Viajante" em "A máquina do tempo" de H.G. Wells identifica o tempo como a quarta dimensão (o que, num sentido restrito, ele o é), da mesma forma que faz o Dr. Who no primeiro episódio da série de TV e também o livro "Uma dobra no tempo", de Madeleine L'Engle.
Em Jimmy Neutron, o personagem-título tem um pequeno cubo (que chama de hipercubo), o qual serve como um portal para a quarta dimensão (ele a usa simplesmente como área de armazenamento).
Várias referências à quarta dimensão são feitas no filme de FC De volta para o Futuro - Parte III, quando "Doc" Brown diz: "Marty, você não está pensando quadridimensionalmente!" |
Levando em conta as duas passagens que estão em negrito tirei a conclusão que os produtores também sabiam dessa conexão da idéia da "Teoria dos seis graus de separação" com a idéia do "Tesseracto".
Sem querer tecer mais nenhum juízo de valor sobre os fatos mencionados, acho que existe a possibilidade da Ilha ser um local privilegiado na nossa linha espaço-temporal onde seria possível tesserar .
Acho também que a tensão ciência x fé, mostrada na série principalmente pelo conflito entre Jack e Locke, poderia passar a um nível maior envolvendo o controle do "poder" de tesserar colocando em lados opostos o grupo enviado pela Naomi, detentores de alta tecnologia, e os seguidores de Jacob, que na minha opinião, como já mencionai em posts anteriores, tem uma origem mítica relacionada à antiga civilização que existiu na Ilha e que possivelmente já dominam esse "poder".
Alguns fatos que reforçaram minhas idéias:
A possível viagem no tempo de Desmond e seus frequentes flashes do futuro - mesmo os que não acreditam na viagem no tempo tem que concordar que a origem do poder das previsões não pode ficar sem explicação;
A pista dada pelos produtores no episódio especial Answers - eles dizem que os sobreviventes estão vivos, respirando, em algum lugar do espaço-tempo;
O episódio final, onde pode-se interpretar que o pai do Jack estaria vivo e, na minha opinião, isso só seria possível numa realidade alternativa.
Finalmente, a maioria dos amigos entendeu que o Jack só mandou chamar o pai porque estava alucinado e que ele seria chamado de herói duas vezes pelo acidente na ponte e por ter salvado as pessoas da Ilha.
Mas ficam algumas perguntas:
Se todos foram resgatados porque o Jack quer voltar?
Porque ele estaria cansado de mentir? Mentir sobre o quê?
Se a mentira fosse a história real ou a localização da Ilha e supondo que algumas pessoas ( Ben, Locke, Rose) não quisessem ser resgatadas,
por que motivo o Jack estaria tão arrependido em sair da Ilha e em ter que mentir?
Espero ter colaborado em colocar mais algumas dúvidas na cabeça de vocês e aguardo as contribuições dos amigos sobre esse amontoado de conjecturas.
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
kennewick
|
|
Sexo: Idade: 41Registrado em: Quinta-Feira, 10 de Março de 2005 Mensagens: 8.344 Tópicos: 212 Localização: Rio de Janeiro
Grupos:
|
Achei interessante a pesquisaa, embora concorde apenas em parte.
Acho q a ideia dos "seis graus de separação" é algo bastante vigente. É algo que efetivamente acontece no dia a dia. Aqui mesmo no LB encontramos esse tipo de coisa. Se pararmos para pensar, nó estamos todos ligados por aqui, sem nenhum motivo aparente, mas se pesquisar, vamos ver que alguns que nunca se viram tem outra s coisas mais em comum.
Esse papo sebre quarta dimensão me deixa sempre com a pulga atras da orelha. topda explicação que foge muito do convencional e começa entrar na saara do mistico me faz sempre lembrar da ideia do Damon e do Carlton quando dizem que as rspostas para tudo são sempre mais simples do que as pessoas pensam.
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Fee
|
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 55 Tópicos: Nenhum Localização: Brasil
Grupos:
|
Parabens pela pesquisa!
Eu preciso ler esse livro agora! Parece que uma grande parte das ideias que eles tiraram para o seriado vem dai, desse livro.
Eu não entendo muito bem sobre Quarta Dimensão e teorias sobre ela, mas o que você disse faz muito sentido. Quanto a Teoria dos seis graus de separação, acho que faz bastante sentido. Acho até que o Orkut foi baseado nessa teoria, ou alguma coisa parecida, e eu acredito nela.
O Jack provavelmente quer voltar porque lá ele tem alguma que não é possivel ter no resto do mundo. Talvez seja esse 'contato' com outra dimensão, com esse 'seres misticos' (quem sabe as vozes né). Viajando um pouco, ele pode até ter conseguido encontrar uma forma de se comunicar com o pai. A mentira pode ser porque ele não pode falar que tudo isso é possivel.
Viajei um pouco, mas é sempre bom, hehe
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Fryderyk
|
|
Sexo: Idade: 40Registrado em: Quinta-Feira, 15 de Junho de 2006 Mensagens: 150 Tópicos: 2 Localização: São Paulo
Grupos: Nenhum |
Muito boa a pesquisa, xmen! Eu desconhecia o assunto do qual trata "Uma dobra no Tempo", e depois de ler o seu resumo fica mesmo difícil não relacionar com Lost (a primeira coisa que me veio à cabeça foi Jacob). Mas, como eu disse no tópico do último episódio, essas referências provavelmente não são tão diretas, pois seria como dizer a cor do cavalo branco de Napoleão! Acho que tudo isso explica apenas em parte as coisas que vemos em Lost, são apenas dicas para nos direcionar para algum caminho. E eu acho sim que um tempo-espaço diferenciado faz parte desse caminho. Resta saber como.
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
JAGUARHX
|
|
Sexo: Idade: 47Registrado em: Domingo, 9 de Julho de 2006 Mensagens: 207 Tópicos: 4 Localização: Fortaleza
Grupos: Nenhum |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Mia Galvez
|
|
Sexo: Idade: 38Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Agosto de 2007 Mensagens: 17 Tópicos: 1 Localização: numa ilha perdida no meio do oceano...
Grupos: Nenhum |
Aí está, xmen, algo interessante e que valeu a pena ler. A cada dia percebo mais o quanto LOST quer mostrar essa dualidade entre ciência e fé, tão bem colocada nas figuras do Jack e do Locke. Fora essa Teoria dos 6 graus de separação que parece ser algo fantástico e explicaria muitas coisas em LOST.
Mas é como disseram por aí: LOST é algo imprevisível. É óbvio que no mundo de hoje nada se cria, tudo se copia. Como dizia Shakespeare, só existem 3 histórias no mundo, e todas elas já foram contadas. O que conta mesmo é a forma como elas são narradas e é por isso que LOST fascina: por conseguir juntar tantos elementos e teorias num só programa. Não é só entretenimento, mas uma forma de desafiar a mente!
Quanto às perguntas finais do seu tópico, eu também fiquei com a pulga atrás da orelha... será que o Jack conseguiu sair da ilha e voltar no tempo enquanto fazia isso? Será que ele salvou o pai ou estava transtornado demais e disse aquilo sem pensar? Por que ele está cansado de mentir? Talvez mentir sobre o acidente, mentir que eles estiveram tanto tempo numa ilha? Será que eles voltaram no tempo para antes do acidente, mas as memórias não se apagaram de suas mentes? É tanta pergunta que eu chego a enlouquecer!
E o pior é que essa história de viajar no tempo me faz acreditar que é possível que alguns personagens que morreram possam voltar à vida. Não sei onde foi que eu li, acho que no site da globo.com, que já disseram que há a possibilidade da Libby voltar!
Ai que nervoso! Tem que chegar logo! rsrsrs
Valeu pelo excelente e instigante tópico!
_________________ The greatest life... the greatest hits.
The night I met you...
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
bellita
|
|
Sexo: Idade: 46Registrado em: Terça-Feira, 9 de Outubro de 2007 Mensagens: 79 Tópicos: 17 Localização: sao jose do rio preto-sp
Grupos: Nenhum |
|
Voltar ao Topo |
|
|
carlosjacques
|
|
Sexo: Idade: 42Registrado em: Quarta-Feira, 10 de Outubro de 2007 Mensagens: 1 Tópicos: Nenhum Localização: Uruguaiana/RS
Grupos: Nenhum |
Olá pessoal...
Esta é minha primeira postagem...fazem dois dias que terminei de assistir a terceira temporada em DVD....serei breve em minha abordagem...
O seriado Lost, segundo informações dos próprios produtores, tem elementos religiosos e filosóficos. Só de início menciono "A divina comédia" de Dante, entre outras publicações e pensadores que fazem parte do leque de possibilidades para aplicação na série.
Diante disso torna-se um tanto quanto cansativo demais supor o que pretendem os roteiristas já que baseando-se em obras tão complexas o leque de possibilidades é infinito.
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
|
|
|
|
|
Página 1 de 1 |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido. Anexar arquivos: proibido. Baixar arquivos: proibido.
|
|
| |