Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » AXN | Teorias e Especulações » Tesseracto

Novo Tópico  Responder Mensagem printer-friendly view
 Tesseracto « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
xmen
MensagemEnviada: Quarta Agosto 08, 2007 14:59  |  Assunto: Tesseracto Responder com Citação


Colaboradores



Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 52

Registrado em: Terça-Feira, 7 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 1.066
Tópicos: 13
Localização: Rio de Janeiro



Grupos: Nenhum
Arrow Conforme prometido, seguem algumas idéias que começaram a passar pela minha cabeça depois de assistir aos extras do box da segunda temporada e depois de ter lido alguns livros que apareceram ou foram citados em Lost, em especial o livro "Uma Dobra no Tempo" de Madeleine L'Engle, e foram reforçadas por acontecimentos mostrados na série.

Arrow A primeira pista que me deixou encafifado foi um dos extras do box da segunda temporada onde é mencionado o escritor húngaro Frigyes Karinthy e um teoria chamada " Teoria dos seis graus de separação".

Arrow Procurando no Wikipedia achei algumas informações sobre o autor: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frigyes_karinthy
Que na verdade só escreveu um texto que é considerado a primeira referência sobre a teoria, que também pode ser encontrada no Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_seis_graus_de_separa%C3%A7%C3%A3o

Arrow O desenvolvimento científico da idéia de Karinthy foi elaborado pelo psicólogo Stanley Milgram: http://pt.wikipedia.org/wiki/Stanley_Milgram

Arrow Num primeiro momento a única coisa que me pareceu foi que os produtores usaram a Teoria para justificar o fato dos personagens sempre terem algum tipo de conexão uns com os outros.

Arrow A segunda pista veio quando comecei a pesquisar sobre os livros que apareciam ou eram citados na série. Uma relação completa pode ser encontrada no Lostpedia: http://pt.lostpedia.com/wiki/Livros

Arrow Comecei a procurar e ler os livros só pra tentar encontrar alguma pista sobre a série. Li os mais badalados como "O Terceiro Tira", "A volta do parafuso","Bad Twin", etc..., mas o que me chamou a atenção foi o livro de Madeleine L'Engle chamado "Uma Dobra no Tempo" (A Wrinkle in Time). Muito pelo fato de ter lido esse livro só depois do livro "Uma breve história do tempo" aparecer na série e depois da hipotética viagem no tempo do Desmond ocorrer.

Arrow O livro é evangélico e dirigido ao público infanto-juvenil, publicado no Brasil pela Editora Mundo Cristão, fala de uma família (pai e mãe cientistas, uma filha e um filho "especial") que sofre pelo sumiço do pai.
Arrow Descobrimos que o pai sumiu enquanto estava pesquisando sobre o espaço-tempo.
Arrow Para tentar salvar o pai, as crianças recebem a ajuda de seres místicos que encontram em uma "casa abandonada no bosque", um deles tem dificuldade de se materializar no nosso plano de espaço-tempo e as crianças só conseguem ouvir sua voz.
Arrow Eles encontram o pai em um mundo onde todos recebem ordens de um ser misterioso, sem questioná-las e os que não agem da maneira esperada passam por um processo de reeducação.
Arrow Por fim, pra marcar as coincidências, o vilão não aparece diretamente para as crianças mas se manifesta através de um homem com os olhos estranhos (vermelhos no livro).

Arrow O mais importante: apesar do pai ser cientista e ter conseguido viajar pelo espaço-tempo se utilizando da ciência, as crianças não utilizam nenhuma máquina para viajar pelo espaço-tempo, eles são auxiliados pelos seres místicos e falam que vão tesserar quando estão viajando.

Arrow Mais uma vez recorri ao Wikipédia e quando pesquisei a palavra Tesseracto, fui redirecionado para a página:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quarta_dimens%C3%A3o
Arrow Clicando na palavra "tesseract" que se encontra na figura à direita somos redirecionados a outra página com informações úteis:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipercubo

Arrow Voltando às informações sobre a Quarta Dimensão, o que mais me chamou a atenção foi o seguinte:

Arrow Na parte intitulada "Quarta dimensão na ficção científica e cultura popular" podemos encontrar o texto:

Wikipédia escreveu:
Cultura popular
A quarta dimensão tem sido assunto de fascinação popular desde pelo menos 1877, quando ocorreu em Londres o julgamento do médium Henry Slade, que afirmava ter o poder de manipular objetos na quarta dimensão (retirá-los de dentro de cofres fechados, por exemplo).
A maioria dos simuladores de movimento usam o termo 4-D como propaganda, referindo-se ao movimento dos assentos como "quarta dimensão".
A quarta dimensão influenciou as criações de Pablo Picasso e Marcel Duchamp, bem como os movimentos cubista e expressionista. A quarta dimensão também foi citada em obras literárias de Oscar Wilde, Fiódor Dostoiévski, Marcel Proust e Joseph Conrad, e está presente em músicas escritas por Alexander Scriabin. Despertou grande atenção de outras personalidades, como William James, Gertrude Stein e até mesmo Vladimir Lênin.
Salvador Dali usou o tesseract em sua famosa pintura Christus Hypercubus, que retrata Cristo crucificado numa cruz quadridimensional.
Alex Garland escreveu um romance intitulado "O tesseracto" (ISBN 8532512178), onde entrelaça as trajetórias de vida de vários personagens como se estivesse montando o hipercubo citado no título.
Ficção científica
Ray Cummings publicou um livro de ficção científica em 1926, intitulado Into the Fourth Dimension.
Robert A. Heinlein escreveu um conto de FC considerado clássico e que envolve a quarta dimensão: "...And He Built a Crooked House...".
Na graphic novel "From Hell" de Alan Moore, o autor utiliza a quarta dimensão como uma referência para a insanidade do personagem Jack, o Estripador.
"Matadouro Cinco" de Kurt Vonnegut, apresenta extraterrestres que se referem à quarta dimensão como sendo o contínuo tempo-espaço que existe junto à Júpiter e suas luas.
O "Viajante" em "A máquina do tempo" de H.G. Wells identifica o tempo como a quarta dimensão (o que, num sentido restrito, ele o é), da mesma forma que faz o Dr. Who no primeiro episódio da série de TV e também o livro "Uma dobra no tempo", de Madeleine L'Engle.
Em Jimmy Neutron, o personagem-título tem um pequeno cubo (que chama de hipercubo), o qual serve como um portal para a quarta dimensão (ele a usa simplesmente como área de armazenamento).
Várias referências à quarta dimensão são feitas no filme de FC De volta para o Futuro - Parte III, quando "Doc" Brown diz: "Marty, você não está pensando quadridimensionalmente!"


Arrow Levando em conta as duas passagens que estão em negrito tirei a conclusão que os produtores também sabiam dessa conexão da idéia da "Teoria dos seis graus de separação" com a idéia do "Tesseracto".

Arrow Sem querer tecer mais nenhum juízo de valor sobre os fatos mencionados, acho que existe a possibilidade da Ilha ser um local privilegiado na nossa linha espaço-temporal onde seria possível tesserar .

Arrow Acho também que a tensão ciência x fé, mostrada na série principalmente pelo conflito entre Jack e Locke, poderia passar a um nível maior envolvendo o controle do "poder" de tesserar colocando em lados opostos o grupo enviado pela Naomi, detentores de alta tecnologia, e os seguidores de Jacob, que na minha opinião, como já mencionai em posts anteriores, tem uma origem mítica relacionada à antiga civilização que existiu na Ilha e que possivelmente já dominam esse "poder".

Arrow Alguns fatos que reforçaram minhas idéias:

Arrow A possível viagem no tempo de Desmond e seus frequentes flashes do futuro - mesmo os que não acreditam na viagem no tempo tem que concordar que a origem do poder das previsões não pode ficar sem explicação;

Arrow A pista dada pelos produtores no episódio especial Answers - eles dizem que os sobreviventes estão vivos, respirando, em algum lugar do espaço-tempo;

Arrow O episódio final, onde pode-se interpretar que o pai do Jack estaria vivo e, na minha opinião, isso só seria possível numa realidade alternativa.

Arrow Finalmente, a maioria dos amigos entendeu que o Jack só mandou chamar o pai porque estava alucinado e que ele seria chamado de herói duas vezes pelo acidente na ponte e por ter salvado as pessoas da Ilha.

Arrow Mas ficam algumas perguntas:
Arrow Se todos foram resgatados porque o Jack quer voltar?
Arrow Porque ele estaria cansado de mentir? Mentir sobre o quê?
Arrow Se a mentira fosse a história real ou a localização da Ilha e supondo que algumas pessoas ( Ben, Locke, Rose) não quisessem ser resgatadas,
por que motivo o Jack estaria tão arrependido em sair da Ilha e em ter que mentir?

Arrow Espero ter colaborado em colocar mais algumas dúvidas na cabeça de vocês e aguardo as contribuições dos amigos sobre esse amontoado de conjecturas.


Voltar ao Topo
xmen está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
kennewick
MensagemEnviada: Quarta Agosto 08, 2007 15:10  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 41

Registrado em: Quinta-Feira, 10 de Março de 2005
Mensagens: 8.344
Tópicos: 212
Localização: Rio de Janeiro



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
Achei interessante a pesquisaa, embora concorde apenas em parte.

Acho q a ideia dos "seis graus de separação" é algo bastante vigente. É algo que efetivamente acontece no dia a dia. Aqui mesmo no LB encontramos esse tipo de coisa. Se pararmos para pensar, estamos todos ligados por aqui, sem nenhum motivo aparente, mas se pesquisar, vamos ver que alguns que nunca se viram tem outra s coisas mais em comum.

Esse papo sebre quarta dimensão me deixa sempre com a pulga atras da orelha. topda explicação que foge muito do convencional e começa entrar na saara do mistico me faz sempre lembrar da ideia do Damon e do Carlton quando dizem que as rspostas para tudo são sempre mais simples do que as pessoas pensam.


Voltar ao Topo
kennewick está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Fee
MensagemEnviada: Quarta Agosto 08, 2007 22:30  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 34

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 55
Tópicos: Nenhum
Localização: Brasil



Grupos: 
[AXN]
Parabens pela pesquisa!

Eu preciso ler esse livro agora! Parece que uma grande parte das ideias que eles tiraram para o seriado vem dai, desse livro.

Eu não entendo muito bem sobre Quarta Dimensão e teorias sobre ela, mas o que você disse faz muito sentido. Quanto a Teoria dos seis graus de separação, acho que faz bastante sentido. Acho até que o Orkut foi baseado nessa teoria, ou alguma coisa parecida, e eu acredito nela.

O Jack provavelmente quer voltar porque lá ele tem alguma que não é possivel ter no resto do mundo. Talvez seja esse 'contato' com outra dimensão, com esse 'seres misticos' (quem sabe as vozes né). Viajando um pouco, ele pode até ter conseguido encontrar uma forma de se comunicar com o pai. A mentira pode ser porque ele não pode falar que tudo isso é possivel.

Viajei um pouco, mas é sempre bom, hehe Rolling Eyes


Voltar ao Topo
Fee está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Fryderyk
MensagemEnviada: Quinta Agosto 09, 2007 02:22  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 40

Registrado em: Quinta-Feira, 15 de Junho de 2006
Mensagens: 150
Tópicos: 2
Localização: São Paulo



Grupos: Nenhum
Muito boa a pesquisa, xmen! Eu desconhecia o assunto do qual trata "Uma dobra no Tempo", e depois de ler o seu resumo fica mesmo difícil não relacionar com Lost (a primeira coisa que me veio à cabeça foi Jacob). Mas, como eu disse no tópico do último episódio, essas referências provavelmente não são tão diretas, pois seria como dizer a cor do cavalo branco de Napoleão! Acho que tudo isso explica apenas em parte as coisas que vemos em Lost, são apenas dicas para nos direcionar para algum caminho. E eu acho sim que um tempo-espaço diferenciado faz parte desse caminho. Resta saber como.

Voltar ao Topo
Fryderyk está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
JAGUARHX
MensagemEnviada: Sexta Agosto 24, 2007 23:08  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 47

Registrado em: Domingo, 9 de Julho de 2006
Mensagens: 207
Tópicos: 4
Localização: Fortaleza



Grupos: Nenhum
caracas,meu velho....dá uma olhadinha no meu tópico sobre minha teoria de realidades paralelas(T.R.A.) que também chamo de ''teoria dos aviões gêmeos'' ou ''teoria do jogo de gamão interdimensional'' :



http://www.lostbrasil.com/viewtopic.php?t=19664

a minha teoria e a sua se complementam perfeitamente!!! Shock


_________________
Teoria das Realidades Alternativas(T.R.A. ): ''Aviões Gêmeos''


tópico original:
http://www.lostbrasil.com/viewtopic.php?t=17733

Tópico com a versão atualizada:

http://www.lostbrasil.com/viewtopic.php?t=19664

Voltar ao Topo
JAGUARHX está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Mia Galvez
MensagemEnviada: Quinta Agosto 30, 2007 07:09  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 38

Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Agosto de 2007
Mensagens: 17
Tópicos: 1
Localização: numa ilha perdida no meio do oceano...



Grupos: Nenhum
está, xmen, algo interessante e que valeu a pena ler. A cada dia percebo mais o quanto LOST quer mostrar essa dualidade entre ciência e fé, tão bem colocada nas figuras do Jack e do Locke. Fora essa Teoria dos 6 graus de separação que parece ser algo fantástico e explicaria muitas coisas em LOST.

Mas é como disseram por aí: LOST é algo imprevisível. É óbvio que no mundo de hoje nada se cria, tudo se copia. Como dizia Shakespeare, existem 3 histórias no mundo, e todas elas já foram contadas. O que conta mesmo é a forma como elas são narradas e é por isso que LOST fascina: por conseguir juntar tantos elementos e teorias num só programa. Não é entretenimento, mas uma forma de desafiar a mente!

Quanto às perguntas finais do seu tópico, eu também fiquei com a pulga atrás da orelha... será que o Jack conseguiu sair da ilha e voltar no tempo enquanto fazia isso? Será que ele salvou o pai ou estava transtornado demais e disse aquilo sem pensar? Por que ele está cansado de mentir? Talvez mentir sobre o acidente, mentir que eles estiveram tanto tempo numa ilha? Será que eles voltaram no tempo para antes do acidente, mas as memórias não se apagaram de suas mentes? É tanta pergunta que eu chego a enlouquecer!

E o pior é que essa história de viajar no tempo me faz acreditar que é possível que alguns personagens que morreram possam voltar à vida. Não sei onde foi que eu li, acho que no site da globo.com, que já disseram que há a possibilidade da Libby voltar! Shock

Ai que nervoso! Tem que chegar logo! rsrsrs

Valeu pelo excelente e instigante tópico!


_________________
The greatest life... the greatest hits.
The night I met you...

Voltar ao Topo
Mia Galvez está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
bellita
MensagemEnviada: Terça Outubro 09, 2007 23:40  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 46

Registrado em: Terça-Feira, 9 de Outubro de 2007
Mensagens: 79
Tópicos: 17
Localização: sao jose do rio preto-sp



Grupos: Nenhum
E*X*C*E*L*E*N*T*E!!!

Voltar ao Topo
bellita está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
carlosjacques
MensagemEnviada: Quarta Outubro 10, 2007 17:22  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 42

Registrado em: Quarta-Feira, 10 de Outubro de 2007
Mensagens: 1
Tópicos: Nenhum
Localização: Uruguaiana/RS



Grupos: Nenhum
Olá pessoal...

Esta é minha primeira postagem...fazem dois dias que terminei de assistir a terceira temporada em DVD....serei breve em minha abordagem...
O seriado Lost, segundo informações dos próprios produtores, tem elementos religiosos e filosóficos. de início menciono "A divina comédia" de Dante, entre outras publicações e pensadores que fazem parte do leque de possibilidades para aplicação na série.
Diante disso torna-se um tanto quanto cansativo demais supor o que pretendem os roteiristas já que baseando-se em obras tão complexas o leque de possibilidades é infinito.


Voltar ao Topo
carlosjacques está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Página 1 de 1

LostBrasil - Índice do Fórum » AXN | Teorias e Especulações » Tesseracto
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida