Autor |
Mensagem |
limav
|
|
Moderador
Sexo: Idade: 35Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 5.311 Tópicos: 2.538 Localização: MG
Twitter: @limav
Grupos:
|
Telas de LCD poderão ficar obsoletas graças a técnica de nanopantografia
As telas planas de cristal líquido, ou LCD, ainda são novidade no mercado e objeto de desejo da grande maioria da população, seja para um novo monitor de computador, seja para uma nova TV. Mas acaba de surgir uma nova tecnologia que promete deixá-las obsoletas em pouco tempo.
FED - "Field Emission Display"
Cientistas da Universidade de Houston, Estados Unidos, desenvolveram uma técnica que permite a fabricação de dispositivos nanotecnológicos em massa. O novo método de nanofabricação poderá permitir que a indústria substitua os LCD pelos bem mais eficientes monitores de efeito de campo ou FED ("Field Emission Display").
As telas FED utilizam uma grande estrutura de nanotubos de carbono - os mais eficientes emissores de luz que se conhece - para criar uma imagem de resolução bastante superior aos LCD. O problema é que até agora não existia um processo industrial que permitisse sua fabricação em massa.
Nanopantografia
Chamada de nanopantografia, a nova técnica utiliza a fotolitografia padrão para remover seletivamente partes de um finíssimo filme, criando conjunto de micro- lentes capazes de focalizar íons sobre um substrato qualquer, como uma pastilha de silício, na qual são construídos todos os circuitos integrados e microprocessadores.
"Essas lentes agem como elementos focalizadores," explica o pesquisador Vincent Donnelly. "Elas focalizam os feixes para fabricar um furo 100 vezes menor do que o tamanho da lente." Quando a pastilha de silício que está recebendo os feixes de íons é girada, o padrão desejado é replicado simultaneamente em bilhões de pequenos furos, com uma densidade altíssima. O único limite é a dimensão do próprio feixe de íons.
Resolução de 1 nanômetro
Isso significa que os elementos básicos que formam o circuito eletrônico - as chamadas nanoestruturas - podem ser gravadas simultaneamente sobre toda a pastilha de silício em locais predeterminados. E com uma resolução imbatível - técnicas de litografia padrão, capazes de criar lentes de 100 nanômetros de diâmetro, poderão ser utilizadas para a fabricação de nanoestruturas de apenas 1 nanômetro de espessura.
Fonte: Inovação Tecnológica
|
|
|
|
doug.manoel
|
|
Burn, motha' fucka'
Sexo: Idade: 38Registrado em: Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007 Mensagens: 4.839 Tópicos: 234 Localização: Guarulhos/SP
Twitter: @dougmanoel
Grupos:
|
Citação: |
O único limite é a dimensão do próprio feixe de íons. |
Tem noção que isso é f***? Eu tenho.
_________________ Tem sempre um babaca falando merda.
- Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09
|
|
|
|
RVangelis
|
|
Onde estão com minha cabeça?
Sexo: Idade: 45Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Maio de 2005 Mensagens: 6.082 Tópicos: 149 Localização: Fortaleza-CE
Twitter: @RVangelis
Grupos:
|
Ôrra! Esse FED é fod*!
Só gostaria de saber quanto esse bichim vai custar.
|
|
|
|
rafaelrss
|
|
Sexo: Idade: 44Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 5.436 Tópicos: 449 Localização: Salvador-BA
Grupos: Nenhum |
ok
Em 2025 chega ao mercado
As telas OLED que já estava quase virando Vaporware até agora nada, só algumas demostrações de no máximo em telas de de 11" polegadas
|
|
ogro
|
|
Chaos will rise again.
Sexo: Idade: 37Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2005 Mensagens: 14.773 Tópicos: 331 Localização: Olympus
Twitter: @ogrotouro
Grupos:
|
Eu vou comprar a minha TV LCD assim que der, e sem medo.
Até OLED, FED ou whatever tiver no mercado e com preço acessível, vai DEMORAR.
Move along, move along.
|
|
GaBa
|
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Maio de 2005 Mensagens: 354 Tópicos: 10 Localização: Em casa mesmo
Twitter: @gabrielbecker
Grupos:
|
doug.manoel escreveu: |
Tem noção que isso é f***? Eu tenho. |
Qual seria esse limite?
|
|
|
|
kennewick
|
|
Sexo: Idade: 41Registrado em: Quinta-Feira, 10 de Março de 2005 Mensagens: 8.344 Tópicos: 212 Localização: Rio de Janeiro
Grupos:
|
Qual seria esse limite? |
Boa pergunta
Até OLED, FED ou whatever tiver no mercado e com preço acessível, vai DEMORAR. |
Bem dito, brou.
Não tem sentido ficar feliz com isso, pq até chegar aqui - sem pensar em preço - vai realmente demorar ages...
|
|
|
|
doug.manoel
|
|
Burn, motha' fucka'
Sexo: Idade: 38Registrado em: Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007 Mensagens: 4.839 Tópicos: 234 Localização: Guarulhos/SP
Grupos:
|
GaBa escreveu: |
Esse feixe de íons é o que vai furar a "tela" da TV pra deixar passar a luz e formar a imagem, digamos assim. Essa dimensão do feixe é muito pequena, ou seja, vão haver mais furos e consecutivamente a qualidade da imagem será melhor. Quanto menor o feixe, melhor qualidade.
|
|
|
|
kennewick
|
|
Sexo: Idade: 41Registrado em: Quinta-Feira, 10 de Março de 2005 Mensagens: 8.344 Tópicos: 212 Localização: Rio de Janeiro
Grupos:
|
Cara, eu sou muito doente.
Pensei logo numa plano continuo, sem pontos de descontinuidade, derivável em toda sua extensão
|
|
|
|
doug.manoel
|
|
Burn, motha' fucka'
Grupos:
|
agora kennewick falou igual meus professores de cálculo!
|
|
|
|
GaBa
|
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Maio de 2005 Mensagens: 354 Tópicos: 10 Localização: Em casa mesmo
Twitter: @gabrielbecker
Grupos:
|
GaBa escreveu: |
Esse feixe de íons é o que vai furar a "tela" da TV pra deixar passar a luz e formar a imagem, digamos assim. Essa dimensão do feixe é muito pequena, ou seja, vão haver mais furos e consecutivamente a qualidade da imagem será melhor. Quanto menor o feixe, melhor qualidade. |
Melhoro.
##%%#%#%#%, a qualidade que isso deve ter é algo absurdo.
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar