Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » Off-Topic » Governador do DF demite o "gerúndio" por decreto

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo printer-friendly view
 Governador do DF demite o "gerúndio" por decreto « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
rafaelrss
MensagemEnviada: Terça Outubro 02, 2007 01:16  |  Assunto: Governador do DF demite o "gerúndio" por decreto Responder com Citação


Colaboradores



Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 43

Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 5.436
Tópicos: 449
Localização: Salvador-BA



Grupos: Nenhum
Governador do DF demite o "gerúndio" por decreto
da Folha Online


O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), tomou uma decisão que chamou a atenção de quem leu a edição de hoje do "Diário Oficial" do distrito: demitiu o "gerúndio" de todos os órgãos do governo. O decreto com a nova medida também proíbe o uso do gerúndio por desculpa de "ineficiência".

O governador está fora de Brasília e não pôde comentar a nova medida.

O gerúndio é um tempo verbal formado pelo sufixo "ndo" que indica continuidade de uma ação. O uso do gerúndio se tornou comum e demonstra imprecisão de uma atitude como, por exemplo, "vou estar verificando" em vez de "vou verificar".

Leia a íntegra do decreto:

"Decreto nº 28.314, de 28 de setembro de 2007.

Demite o gerúndio do Distrito Federal, e dá outras providências.

O governador do Distrito Federal, no uso das atribuições que lhe confere o artigo
100, incisos VII e XXVI, da Lei Orgânica do Distrito Federal, DECRETA:

Art. - Fica demitido o Gerúndio de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal.
Art. - Fica proibido a partir desta data o uso do gerúndio para desculpa de INEFICIÊNCIA.
Art. - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Art. - Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 28 de setembro de 2007.

119º da República e 48º de Brasília
JOSÉ ROBERTO ARRUDA"

Fonte: Folha de SP


_________________

Voltar ao Topo
rafaelrss está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
PedroJungbluth
MensagemEnviada: Terça Outubro 02, 2007 03:10  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 42

Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Abril de 2006
Mensagens: 4.627
Tópicos: 17
Localização: Curitiba Paraná

Twitter: @pedrojungbluth

Grupos: 
[ABC]
Não estou entendendo essa lei...

Ops, cometi um crime? Pois quando "não estou entendendo" estou usando gerúndio...


Voltar ao Topo
PedroJungbluth está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
MeNiNaMaH
MensagemEnviada: Terça Outubro 02, 2007 07:10  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 36

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 469
Tópicos: 1
Localização: Volta Redonda - RJ



Grupos: Nenhum
O crime vai até diminuir depois desse importantíssimo decreto...
Os bandidos não estarão mais assaltando!

Sacangem, viu Rolling Eyes


Voltar ao Topo
MeNiNaMaH está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Cika
MensagemEnviada: Terça Outubro 02, 2007 07:44  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 39

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2005
Mensagens: 3.753
Tópicos: 100
Localização: Salvador - BA

Twitter: @aquelacika

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
HUAHUuhaHUAhuAHUAuhUAH

Esse tópico merecia estar no 'Noticias bizarras e estranhas' Laughing


Voltar ao Topo
Cika está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
icaro.lost
MensagemEnviada: Terça Outubro 02, 2007 13:04  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 32

Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 500
Tópicos: 9
Localização: DF

Twitter: @icaroleal

Grupos: 
[ABC]
[Globo]
Eu não acreditei quando estava assistindo o Bom Dia DF antes de ir para o colegio. E agora o que será das atendentes de telemarketing?

Voltar ao Topo
icaro.lost está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
IraiaG
MensagemEnviada: Terça Outubro 02, 2007 13:27  |  Assunto: Responder com Citação

Moderadora
Moderadora



Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 43

Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Abril de 2007
Mensagens: 4.004
Tópicos: 325
Localização: Porto Alegre - RS

Twitter: @IraiaG

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Os Outros]
Citação:
Art. - Fica demitido o Gerúndio de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal.


Mais um que estará aumentando as estatísticas do desemprego!! Laughing


_________________


» Colabore com o LostBrasil
Ajude o maior portal sobre Lost da América Latina

Voltar ao Topo
IraiaG está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=8697523593853191424
zabuza
MensagemEnviada: Terça Outubro 02, 2007 13:37  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 34

Registrado em: Domingo, 21 de Janeiro de 2007
Mensagens: 756
Tópicos: 5
Localização: MG-Belo Horizonte



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
PedroJungbluth2 escreveu:
Não estou entendendo essa lei...

Ops, cometi um crime? Pois quando "não estou entendendo" estou usando gerúndio...


Use Eu não entender essa lei!!! Wink


Voltar ao Topo
zabuza está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Dudugouveia
MensagemEnviada: Terça Outubro 02, 2007 13:38  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 33

Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Maio de 2005
Mensagens: 2.188
Tópicos: 10
Localização: Belém - PA



Grupos: 
[ABC]
Corretíssimo.

O que for preciso para fazer com que as pessoas falem melhor a nossa língua , é válido.


Voltar ao Topo
Dudugouveia está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Cika
MensagemEnviada: Terça Outubro 02, 2007 14:07  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 39

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2005
Mensagens: 3.753
Tópicos: 100
Localização: Salvador - BA

Twitter: @aquelacika

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
Dudugouveia escreveu:
Corretíssimo.

O que for preciso para fazer com que as pessoas falem melhor a nossa língua , é válido.


O povo não segue leis que podem salvar suas vidas como não dirigir depois de beber ou uso obrigatório de cinto de segurança...

...e você realmente acha que vão deixar de usar o gerundio por causa desse decreto? Rolling Eyes

Santa ingenuidade, Batman!


Voltar ao Topo
Cika está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
icaro.lost
MensagemEnviada: Terça Outubro 02, 2007 14:13  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 32

Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 500
Tópicos: 9
Localização: DF

Twitter: @icaroleal

Grupos: 
[ABC]
[Globo]
E tambem tem outras coisas mais importantes para o governador se preocupar.

Voltar ao Topo
icaro.lost está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
RVangelis
MensagemEnviada: Terça Outubro 02, 2007 14:54  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores


Onde estão com minha cabeça?

Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 45

Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Maio de 2005
Mensagens: 6.082
Tópicos: 149
Localização: Fortaleza-CE

Twitter: @RVangelis

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
zabuza escreveu:
PedroJungbluth2 escreveu:
Não estou entendendo essa lei...

Ops, cometi um crime? Pois quando "não estou entendendo" estou usando gerúndio...


Use Eu não entender essa lei!!! Wink





HULK NÃO ENTENDER LEI!!!

HULK NÃO TER PROBLEMA COM GERÚNDIO!!!

HULK ESMAGA GERÚNDIO!!!


Voltar ao Topo
RVangelis está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
rafaelrss
MensagemEnviada: Terça Outubro 02, 2007 15:03  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores



Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 43

Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 5.436
Tópicos: 449
Localização: Salvador-BA



Grupos: Nenhum
Citação:
Eu não acreditei quando estava assistindo o Bom Dia DF antes de ir para o colegio. E agora o que será das atendentes de telemarketing?


Desemprego geral Laughing


_________________

Voltar ao Topo
rafaelrss está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
RVangelis
MensagemEnviada: Terça Outubro 02, 2007 16:15  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores


Onde estão com minha cabeça?

Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 45

Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Maio de 2005
Mensagens: 6.082
Tópicos: 149
Localização: Fortaleza-CE

Twitter: @RVangelis

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
Gerúndio, gerundismo e adjunto adverbial de tempo
http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2007/10/gerndio-gerundismo-e-adjunto-adverbial.html

Leitores pedem que comente essa história de “demissão do gerúndio” no governo do Distrito Federal, um decreto-galhofa do governador José Roberto Arruda (DEM). Bem, não se demite o gerúndio da língua, é claro, e a ação tem um sentido simbólico além de ser uma boa sacada de marketing, como estamos vendo.

Seus assessores têm dito que ele demitiu o “gerundismo” (o “vou estar fazendo”) e não o gerúndio. Será? Na administração pública, acreditem, o segundo, que é “legal”, é mais nefasto do que o primeiro. Eu provo.

Perguntem a Lula como andam as Parcerias Público-Privadas.
- Nós estamos tocando.

Perguntem a Lula como anda a reforma tributária.
- Nós estamos fazendo um projeto.

Perguntem a Lula como andam as obras do PAC.
- Elas estão se desenvolvendo.

Não, senhores! Acho essa história de Arruda só uma jogadinha esperta de marketing político, mas que fique claro: o que trava a administração pública não é o “gerundismo”, mas o “gerúndio” mesmo.

Chefio hoje esta equipe gigantesca de um só, aqui, de chinelo e bermuda. No passado, sempre me irritei com respostas gramaticalmente corretas, mas que eram pura enrolação:
- ouvimos fulano de tal?
- Estamos tentando.
- Ouvimos ou não?
- Não.
- Ah, bom.

O gerúndio, bem-empregado, é um recurso da língua. Mas também pode ser um truque para fingir que as coisas estão andando quando elas estão paradas. Nesse caso, é preferível, para tristeza da língua, um "vou estar entregando o projeto AMANHÃ" a um "estamos redigindo o projeto". Para a população, o adjunto adverbial de tempo é que é importante.

FONTE: Blog do Reinaldo Azevedo


Voltar ao Topo
RVangelis está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
bibs
MensagemEnviada: Terça Outubro 02, 2007 16:33  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 47

Registrado em: Terça-Feira, 8 de Agosto de 2006
Mensagens: 1.817
Tópicos: 60
Localização: Goiânia



Grupos: 
[ABC]
Bom, esse tal decreto é voltado para os Órgãos do GDF, não há nada em relação a um cidadão comum deixar de utilizar frases no gerúndio Rolling Eyes

Foi apenas uma forma, original....metafórica, de dar um puxão de orelha público nos integrantes do Governo dele, que falam,falam,falam e nada sai do papel....é a tal ineficiência.

Sei lá....achei a idéia do cara interessante, perto de tanta mesmice na política.


Mas, é claro, ele abriu precedente pra zoarem com o tal decreto e o Governo.


Voltar ao Topo
bibs está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
PedroJungbluth
MensagemEnviada: Quarta Outubro 03, 2007 00:16  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 42

Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Abril de 2006
Mensagens: 4.627
Tópicos: 17
Localização: Curitiba Paraná

Twitter: @pedrojungbluth

Grupos: 
[ABC]
Achei bem fora de propósito isso, usar uma ferramenta do executivo, que é o Decreto, para fazer palhaçada devia virar cassação do mandato.

AO Dudugouveia, vale lembrar que para as pessoas usarem corretamete nossa língua precisamos é de escola. E não um decreto que diga "damos escola para todos", pois isso já existe e de nada adianta. Com os níveis das escolas públicas piorando a cada dia, vamos nos afundar mais nessa lama.


Voltar ao Topo
PedroJungbluth está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo Página 1 de 2

LostBrasil - Índice do Fórum » Off-Topic » Governador do DF demite o "gerúndio" por decreto
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida