|
Colabore |
| | Saldo atual: | 40% |
|
Calendário |
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End
25/05/2010
AXN:
6x17/18 - The End
|
| |
O Panopticon de Bentham |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem |
Gourmet Erótico
|
|
Sexo: Idade: 54Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
Grupos: Nenhum |
O panopticon é um tipo de construção desenvolvido por Jeremy Bentham, para ser uma espécie de prisão em que todos os prisioneiros podem se observados, mas não podem olhar quem os observa, criando a sensação de existir uma "onisciência invisível".
Essencialmente é uma construção circular, com celas nas laterais, que podem ser observadas do centro.
Panopticon significa observar tudo, visão total.
Bentham, como sabemos é o nome adotado por Locke depois que ele sai da ilha e visita o mundo exterior. Na vida real Bentham foi influenciado pelo filósofo John Locke.
Bentham afirma que o panopticon é "a new mode of obtaining power of mind over mind, in a quantity hitherto without example."
Quem realizou um estudo sobre o panopticon foi Michel Foucault, que indico para maiores detalhes.
Isso nos leva à tese de que os LOSTIES estariam sendo observados. BEN parece saber tudo sobre eles, inclusive sabe que JACK anda viajando de avião e querendo que o avião caia. Só quem tinha ouvido isso tinha sido KATE.
As caixas de DVDs sugerem que LOST realmente seja uma experiência. A segunda caixa tem escrito A EXPERIÊNCIA CONTINUA. Na terceira também tem algo parecido com A EXPERIÊNCIA INEXPLORADA. Na quarta vai ser A EXPERIENCIA PROLONGADA.
Os LOSTIES podem ter caído na ilha por acidente. Mas uma vez lá, suponho que foram submetidos a esse experimento do panopticon, de monitoramento contínuo.
O mais estranho de tudo é que os LOSTIES pareciam estar sendo monitorados desde antes do acidente, como se já soubessem que eles fossem sofrer o acidente e cair na ilha. Há detalhes muito particulares da vida deles que BEN tem conhecimento.
Duvido um pouco que BEN seja capaz de viajar no tempo, mas ele recebe informações do futuro, isso nós podemos ter certeza. Com base nestas informações, os LOSTIES vêm sendo monitorados antes mesmo de cair na ilha, pois já se sabia que eles sofreriam um acidente.
Parece que o PANOPTICON de LOST não é meramente físico, mas um panopticon temporal, ONDE PASSADO PRESENTE E FUTURO ESTÃO SENDO OBSERVADOS.
O modo como BEN se comporta indica que ele pode estar tentando modificar o futuro.
Um pouco mais do panopticon: http://en.wikipedia.org/wiki/Panopticon
_________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
|
|
|
|
Anão Tosco
|
|
Sexo: Idade: 33Registrado em: Sábado, 9 de Fevereiro de 2008 Mensagens: 57 Tópicos: 1 Localização: São Paulo
|
|
|
mindingu
|
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 171 Tópicos: 5 Localização: Praia Grande
Grupos:
|
O fato do Ben saber de tudo já foi explicado, ele tem uma lista com os nomes de todos os passageiros, tinha o Mickail pra fazer comunicação com o mundo e aí passar os dados sobre o cara.... meio que um "joga no google".
|
|
|
|
KuwabaraX
|
|
Sexo: Idade: 39Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 256 Tópicos: 1 Localização: Belo Horizonte
Twitter: @RaphaelKX
Grupos:
|
E complementando a informação do mindingu quero também salientar que o Ben possa ficar sabendo de Jack querer cair de avião, pois não foi mostrado ainda, mas Ben pode ter se comunicado anteriormente com Kate, e ela ter comentado isso... lembro bem claramente que Ben disse que "ficou sabendo que Jack quer que o avião caía".
_________________ 4 8 15 16 23 42
Clique aqui para encontrar o que os números significam realmente!
|
|
|
|
bobozip
|
|
Sexo: Idade: 48Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 200 Tópicos: 4 Localização: Rio de Janeiro
Grupos:
|
KuwabaraX escreveu: |
E complementando a informação do mindingu quero também salientar que o Ben possa ficar sabendo de Jack querer cair de avião, pois não foi mostrado ainda, mas Ben pode ter se comunicado anteriormente com Kate, e ela ter comentado isso... lembro bem claramente que Ben disse que "ficou sabendo que Jack quer que o avião caía". |
Os Oceanic Six se tornaram uma espécie de celebridades, não deve ser difícil pro Bem descobrir por onde andam os sobreviventes, tudo lê a crer que bem ainda possui alguma estrutura de espionagem fora da Ilha... Ele tinha vários passaportes, O Milles tenta extorqui-lo, o fato dele conseguir a chave do elevador do Wildmore e de ser um cleite “preferencial” no hotel da Tunísia.
|
|
|
|
Nuncha
|
|
Sexo: Idade: 43Registrado em: Terça-Feira, 23 de Maio de 2006 Mensagens: 391 Tópicos: 2 Localização: Brasília
Possíveis exemplos de como os losties eram vigiados:
Os Outros estão espalhados por todo o mundo. Dá para se supor isso vendo as informações(vídeos,documentos,etc...) que Ben consegue estando dentro ou fora da ilha como aquela foto do assassino da mulher do Sayid. Lembram também daquelas duas mulheres que estavam na estação Espelho? Pois é, Mickail achava que elas haviam sido mandadas para o Canadá.
O Ethan estava vigiando a Juliet. Sim, reparem que ele cruza com a Juliet num corredor do prédio onde ela morava com a irmã doente. E isso aconteceu antes do encontro dela com Richard Alpert.
Desde que saiu da ilha, Michael ficou sendo vigiado por alguém como foi dito por Tom.
Eu creio que aquele cara que também viu o Charlie no flashfoward do Hurley era um Outro disfarçado de paciente, até porque eu acredito que aquelas visões fora da ilha sejam obra de Jacob.
Um chute meu. Acho que o pai do Jack tinha alguma ligação com Jacob/Ben antes mesmo de seu corpo chegar à ilha.
Outro chute. Acho que aquela médica negra do flashfoward do Jack possa ser uma Outra. Já repararam que ela chama o Jack na duas vezes que ele vê seu pai? Coincidência? Pode ter sido ela que deu as informações para o Ben de que Jack estava viajando muito de avião. Ou pode ser apenas viagem minha.
A Libby possivelmente era uma Outra e estava vigiando o Hurley no hospício.
Último chute. Acho que Mathew Abbadon trabalhava para Jacob/Ben. Bem, pelo menos até aquela época que ele fala sobre o Walkabout para o Locke. Talvez ele tenha mudado de time depois(ou não).
E mais, é bem provável que Ben possua alguma habilidade que pode ser chamada de paranormal. Ele pode ter habilidades parecidas com as do Walt ou então ter flashes do futuro como o Desmond, sei lá, alguma coisa deste tipo. Ele não é 100% normal, isso é quase certeza, afinal de contas, ele foi um "escolhido" da ilha.
_________________ Show me your best...
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Página 1 de 1 |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido. Anexar arquivos: proibido. Baixar arquivos: proibido.
|
|
| |