Apple, Microsoft e Google invadem 'área alheia' em disputa por mercado
Em 1976, quando foi fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak, a Apple fabricava apenas um produto: computadores. A Microsoft, criada por Bill Gates no ano anterior, desenvolvia programas, e só. Duas décadas depois, em 1998, surgia o Google, um sistema de buscas na internet desenvolvido por Sergey Brin e Larry Page.
Em 2010, as três empresas já não se contentam em disputar apenas o mercado em suas áreas originais de atuação. Elas diversificaram suas operações, muitas vezes invadindo até o terreno que era considerado "domínio impenetrável" da rival.
A Microsoft tem um buscador, o Bing, que tenta desbancar o Google. A Apple investe em versões do iWork, concorrentes do Microsoft Office. E o Google anunciou recentemente que vai ter um produto para enfrentar o iTunes, da Apple, soberano no mercado de música digital. Veja abaixo alguns dos pontos de "confronto" entre as três empresas.
Na quarta-feira, a Apple ultrapassou a Microsoft em valor de mercado para se tornar líder entre as empresas de tecnologia. A companhia de Jobs vale cerca de US$ 230 bilhões, contra US$ 228 bilhões da Microsoft. Na lista das maiores comanhias do mundo, ambas são menores apenas que a Exxon Mobil, segundo dados do índice Standard and Poor's (SP). O Google é a 17ª da lista, com US$ 155 bilhões, desempenho nada mau para quem tem apenas 12 anos de vida.
Para efeito de comparação, há duas companhias brasileiras na lista das 50 maiores da SP: a Vale, 20ª, com US$ 147,3 bilhões, e a Petrobras, em 25º, com US$ 135,5 bilhões.