Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » Notícias » [FREE] Série Lost vira objeto de pesquisa

Novo Tópico  Responder Mensagem printer-friendly view
 [FREE] Série Lost vira objeto de pesquisa « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
xmen
MensagemEnviada: Terça Dezembro 23, 2008 18:13  |  Assunto: [FREE] Série Lost vira objeto de pesquisa Responder com Citação


Colaboradores



Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 52

Registrado em: Terça-Feira, 7 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 1.066
Tópicos: 13
Localização: Rio de Janeiro



Grupos: Nenhum
Série Lost vira objeto de pesquisa

Antes de se inscrever na disciplina "Ficção seriada", do curso Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF), o estudante Icaro Vidal Junior nunca tinha assistido a um único episódio da série televisiva "Lost". Um ano depois de concluir a disciplina, ministrada pelo professor Afonso de Albuquerque, o aluno foi aprovado em primeiro lugar no mestrado em Comunicação da universidade com um projeto de pesquisa ancorado fenômeno "Lost". Com este projeto, Vidal propõe traçar uma genealogia dos modos de atenção dos espectadores. Segundo ele, o fenômeno "Lost" parece operar de modo paradigmático e pioneiro as rupturas com os modelos narrativos seriados.

- Em primeiro lugar, quero compreender como funciona a atenção do espectador desse tipo de ficção seriada -explica. - Também me interessa entender o fenômeno "Lost" a partir das novas relações que ele implementa entre emissores e receptores no interior das dinâmicas comunicacionais, pois isso possibilita uma compreensão do papel da mídia na sociedade que ultrapassa a mera crítica do pólo emissor. Por fim, me interesso pela valoração moral, ou seja, pela atribuição dos valores de "bom" e "mau", a certas leituras da série no interior das redes que a tematizam.

O projeto de Icaro Vidal enfoca diferentes dimensões do fenômeno "Lost". Nele, o estudante explora a estrutura narrativa da série e as relações entre seus fãs e a tecnologia envolvida nas redes tangenciadas por "Lost", tanto as interfaces ligadas à sociabilidade dos fãs (Orkut, Facebook, blogs etc) quanto aquelas que propiciam novas formas de distribuição e exibição dessas produções (DVDs, P2P), até então restritas às grades de programação das emissoras. Segundo Vidal explica, "Lost" apresenta, recorrentemente, elementos cuja utilização sistemática se deu com o cinema moderno, cuja maior peculiaridade, de acordo com o diretor e intelectual francês André S. Labarthe, era o trabalho de produzir sentidos e estabelecer ligações entre os fatos que, a partir de então, cabia ao espectador. Neste trabalho do espectador, comparece um determinado regime de atenção.

- As relações sociais que se constroem nas bordas do seriado, em comunidades virtuais e outros fóruns de discussão e trocas entre os fãs da série, vêm corroborar esse trabalho de atenção no encadeamento dos fatos da narrativa já que, em última instância, o que parece estar em jogo é a disputa pela melhor forma de assistir a série, pelo melhor trabalho da atenção - diz ele, acrescentando que os novos suportes materiais da narrativa também repercutem no trabalho do espectador atento: - Os extras presentes nos DVDs, a possibilidade de pausar a imagem dos DVDs e dos arquivos digitais e os arquivos de making off disponíveis na internet armam o espectador para a disputa pela "verdade" da ilha de "Lost".

Uma metáfora da sociedade globalizada

A disciplina "Ficção seriada", que tomava "Lost" como ponto de partida para a discussão de uma série de temas relativos à mídia contemporânea, foi ministrada por Afonso de Albuquerque no segundo semestre de 2007. Segundo explica o professor, as aulas se estruturavam em torno de um texto e de um episódio da série, que era exibido em sala de aula e depois discutido à luz do texto. O curso tinha entre seus objetivos demonstrar a diversidade de linhas de interpretação possíveis de serem empregadas no exame de um mesmo objeto empírico. Desse modo, ao longo do semestre, os alunos trabalharam diferentes teorias e autores, como John Locke, Marc Augé, Edward Said e Umberto Eco.

- A primeira parte do curso, por exemplo, lidou com o modo como "Lost" tratava do problema da construção da sociedade: um punhado de sobreviventes, de nacionalidades diferentes, sendo obrigados a produzir algum tipo de ordem política numa ilha deserta para sobreviver - conta Albuquerque. - Como eles constroem um sentido de identidade entre si e em oposição aos "outros"? Como lidam com os preconceitos que trouxeram de fora?

O curso dividiu-se em três partes distintas. Nesta primeira parte citada, "Lost" foi vista como um microcosmo, uma metáfora da sociedade globalizada contemporânea. Na segunda, foi discutida a questão da narrativa da série. E a última parte explorou "Lost" como uma ficção transmídia, que relaciona a televisão com outros suportes midiáticos. A disciplina tinha, assim, entre as suas propostas examinar este novo modelo audiovisual, que não é televisivo, mas se relaciona e se integra a outros meios, como a internet e os jogos eletrônicos.

- Em linhas gerais, usamos "Lost" como um exemplo de importantes mudanças no panorama da ficção contemporânea, não somente porque a série se estrutura a partir de um suporte transmidiático (que integra diferentes meios e linguagens) como também na medida em que ela cultiva um novo tipo de relação com o espectador. Ele se torna mais ativo e é envolvido mais diretamente na busca de solução dos problemas - resume Albuquerque, que apresentou este ano, no XII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), o trabalho "Lost e a ficção transmídia".

Fonte: O Globo Online


_________________

Voltar ao Topo
xmen está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
CarlosLostManiaco
MensagemEnviada: Quarta Dezembro 24, 2008 18:40  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores


We have to go back!

Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Terça-Feira, 25 de Julho de 2006
Mensagens: 159
Tópicos: 5
Localização: Minas Gerais



Grupos: Nenhum
Depois dessa, acho que vou mudar o tema de minha monografia Cool

Voltar ao Topo
CarlosLostManiaco está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
jackelinediniz
MensagemEnviada: Sexta Dezembro 26, 2008 15:42  |  Assunto: Responder com Citação

Administrador
Administrador


Lost connecting people!!

Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 38

Registrado em: Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2006
Mensagens: 16.963
Tópicos: 3.701
Localização: Belo Horizonte / Governador Valadares - MG

Twitter: @jackelinediniz

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
[Os Outros]
E ADORARIA fazer uma monogarfia sobre lost, qualquer coisa relacionado ao tema.
Esse tema é um tema impossivel p eu fazer, não tem nada a ver com minha area. Doubt


_________________
_________

Uma nabucada é uma cheligada ao quadrado. PERIOD - By Giraia


- Lost has to go back! Has to go baack!
- This Island is diferent, it's special. I belong here. We crash here, life were left behind, some survivers think was a freak accident, others think it's fate. They want believe that everything happens for a reason. I dont know what believe anymore.
- Eu olhei bem dentro dos olhos desta ilha e o que eu vi... foi lindo!


Voltar ao Topo
jackelinediniz está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14049346040539834523
nathysc
MensagemEnviada: Sábado Dezembro 27, 2008 23:33  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 37

Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 27
Tópicos: Nenhum
Localização: RJ



Grupos: 
[Globo]
Que show...também adoraria trabalhar com alguma coisa relacionada a série. Vou pensar seriamente nisso - meu curso permite!!

Voltar ao Topo
nathysc está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Gourmet Erótico
MensagemEnviada: Domingo Dezembro 28, 2008 02:48  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 54

Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005
Mensagens: 2.537
Tópicos: 146
Localização: Secreta



Grupos: Nenhum
Certas coisas são levadas mais a sério do que deveriam.

_________________
***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.

***
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
***
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin

Voltar ao Topo
Gourmet Erótico está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Cika
MensagemEnviada: Domingo Dezembro 28, 2008 10:54  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 39

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2005
Mensagens: 3.753
Tópicos: 100
Localização: Salvador - BA

Twitter: @aquelacika

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
Acho q Lost tem muito a ser explorado e, sendo de um ângulo acadêmico, fica mais interessante ainda.

Como já vimos em Vejas, Superinteressantes, livros e aqui no LostBrasil, a série tem uma gama de aspectos a serem discutidos e analisados.

Desde aquele artigo q fala sobre como Lost mudou a forma de ver TV, integrando a internet ao telespectador, até a curiosidade de saber quem foi Locke, Rousseau, o que são os "buracos de minhoca" ou, por que não?, como descobrir uma senha numérica usando uma música.

É, acho q Lost tem q ser levada a sério.


Voltar ao Topo
Cika está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Leandro barbosa
MensagemEnviada: Domingo Janeiro 11, 2009 23:06  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 46

Registrado em: Domingo, 11 de Janeiro de 2009
Mensagens: 1
Tópicos: Nenhum
Localização: BELO HORIZONTE



Grupos: Nenhum
EU ADORO O LOST.SO E RUIM O HORARI PARA QUE TEM QUE TRABALHAR NA SEGUNDA! Applause Applause Dancing

Voltar ao Topo
Leandro barbosa está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Fabriciolost
MensagemEnviada: Segunda Janeiro 12, 2009 09:43  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 38

Registrado em: Quinta-Feira, 10 de Maio de 2007
Mensagens: 1.362
Tópicos: 1
Localização: Sorocaba - SP



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
otimo assunto, certas coisas parecem mas não são, isso é fato, e lost é a base disso.

Voltar ao Topo
Fabriciolost está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=3802965802914762598
jacked
MensagemEnviada: Segunda Janeiro 26, 2009 18:15  |  Assunto: Mais atenção do que merece??? Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino

Registrado em: Sexta-Feira, 9 de Junho de 2006
Mensagens: 3
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
Qualquer um que tem a mínima noção e consegue enxergar a dimensão evolutiva no mundo do cinema e dos seriados em geral, sabe a ruptura paradigmática que a série propôs (se afastando completamente da 1a pessoa, por exemplo. É dificílimo "acompanhar" como todos os personagens se sentem ao mesmo tempo, pois é esse drama que torna as cenas reais: a vontade de sair da ilha, o medo do desconhecido, o sentimento de vingança de um personagem em relação a outro. Esses elementos se diluem em função da quantidade de personagens e os constantes deslocamentos temporais que a série impõe ao espectador).

Enfim, TV pode não ser a coisa mais importante do mundo (você pode achar que existem questões sociais mais dignas de nossa atenção...), mas (bons) estudos sobre a série certamente são interessantíssimos e facilmente podem atingir status científico.

"Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!"


Voltar ao Topo
jacked está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
loosthh
MensagemEnviada: Terça Fevereiro 10, 2009 10:43  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 43

Registrado em: Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2009
Mensagens: 1
Tópicos: Nenhum
Localização: bh



Grupos: Nenhum
E como nós conseguiríamos ler esse trabalho? Eu gostaria de conhecer. Alguém sabe indicar?

Voltar ao Topo
loosthh está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Marri
MensagemEnviada: Quarta Fevereiro 25, 2009 12:25  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 45

Registrado em: Quarta-Feira, 25 de Fevereiro de 2009
Mensagens: 1
Tópicos: Nenhum
Localização: Pará



Grupos: Nenhum
Olá galerinha!!! Meu nome é Marri e sou nova aqui no forum Very Happy
Quero dizer que minha relação com a série Lost se deu a partir da Terceira Temporada, desde então venho caçando tudo sobre a série. Muito dez!!!
Interessante esse tópico "Série Lost vira objeto de pesquisa" pois em junho de 2008 a Série fez parte do terceiro capitulo do meu TCC.
O meu TCC falava sobre quadrinho, pra ser mais exata, da publicidade veiculada dentro das histórias em quadrinhos e a emissora que veicula Lost comprou um espaço dentro das revistas da Marvel.
O interessande de escrever o TCC foi que eu não conhecia nada da série, mas qd descobri que os idealizadores compraram um espaço dentro das revistas achei aquilo massa.
O título do meu TCC foi "Santo merchandising, Batman!" - Estudo de caso das mensagens publicitárias inseridas no imaginário das Histárias em Quadrinhos"
Bom é isso!!!
Abraços!!!
Wink


Voltar ao Topo
Marri está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
lred
MensagemEnviada: Quarta Fevereiro 25, 2009 13:35  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 30

Registrado em: Quinta-Feira, 20 de Julho de 2006
Mensagens: 1.306
Tópicos: 63
Localização: Jundiaí - SP

Twitter: @lucasbenica

Grupos: 
[ABC]
[Globo]
Marri escreveu:
O título do meu TCC foi "Santo merchandising, Batman!"


Laughing

Lost é muito bom. Com Lost eu comecei a me interessar por varios assuntos e já li varios livros que a serie referenciou. Comecei ate baixar uns e-books falando de fisica quantica pra tentar achar uma coisa legal (claro que não adiantou nada, mas pelo menos tive o interesse), comecei a ler uma enciclopedia velha da Folha que eu tenho aqui em casa (ou tinha, esta desaparecida Embarassed) e achei um Minkowski, um Rutherford e fiquei lendo tudo sobre Hume, Rousseau e Locke (ate achei uma conexao entre eles, apesar de não lembrar mais). Mas o bom é que Lost me deu o interesse pra ir atras dessas coisas, e eu gosto muito disso (to lendo A Danca da Morte ate... 1000 pags. Razz ).
Por causa de Lost eu agoro sonho ser roteirista e escrever o ultimo episódio (ta, eu sonho alto) *-*


Voltar ao Topo
lred está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Orkut Profile: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=13790956522076384057&rl=t
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Página 1 de 1

LostBrasil - Índice do Fórum » Notícias » [FREE] Série Lost vira objeto de pesquisa
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida