Como todos vimos, o início da 5ª temporada possui uma pergunta ampla, de difícil resposta, mas que vai habitar os episódios de Lost daqui pra frente, e fazer muitos fã torcerem o nariz: a Viagem no Tempo.
De acordo com o que nos foi mostrado até agora, apenas Faraday sabe da história, e tem noções teóricas de como isso pode ter acontecido.
Mas será que isso tem explicação 'real'? Se tiver, quais são as limitações? Lost está quebrando alguma regra, pelo menos teórica, do conceito de movimentação no contínuo espaço-tempo?
1 - A Viagem no Tempo
De acordo com o Wikipédia: "Viagem no tempo se refere ao conceito de mover-se para trás e para frente através de pontos diferentes no tempo, em um modo análogo à mobilidade pelo espaço. Algumas interpretações de viagem no tempo sugerem a possibilidade de viajar através de realidades paralelas. A possibilidade real de uma viagem no tempo é, hoje em dia, praticamente nula do ponto de vista prático, devido ao fato de que as partes responsáveis pela descoberta de meios para se efetuar uma viagem temporal não terem conseguido ainda produzir a tecnologia capaz de possibilitar a viagem."
Citação:
Até aqui, tudo bem, afinal de contas, a Iniciativa Dharma estuda esse fenômeno em um ambiente tido como único, de forma que as condições que tornem tal feito tecnologicamente viável são válidas.
2 - Quais são as possibilidades de a Viagem acontecer?
2.1 - A Teoria dos Buracos de Minhoca
Também de acordo com o Wikipédia, há duas possibilidades teóricas e hipotéticas de a viagem se tornar viável. A primeira é a teoria dos buracos de minhoca.
Os buracos-de-minhoca foram propostos como vias para viajar no tempo. Um buraco de minhoca funcionaria hipoteticamente da forma que se explica a seguir: O buraco de minhoca é criado de alguma forma. Uma das extremidades do buraco de minhoca é acelerado até velocidades próximas da luz, talvez com a ajuda de uma nave espacial sofisticada, e em seguida desacelerado até à velocidade original. Devido à dilatação do tempo, na parte acelerada do buraco de minhoca o tempo passou muito mais devagar. Um objeto que entra no buraco de minhoca a partir da parte não acelerada viajará até ao outro lado até o passado. Este método tem uma limitação: não é possível viajar a épocas anteriores à criação da máquina; na prática, forma-se uma espécie de túnel para uma região que ficou relativamente parada no tempo, mas não se cria uma máquina capaz de viajar a qualquer época que se deseja. Isto explicaria por que a observação de Stephen Hawking exposta acima não é correta: não vemos os turistas do tempo porque, teoricamente, eles só poderiam viajar até à época em que o primeiro buraco de minhoca foi criado, e isso ainda não aconteceu.
Porém criar um buraco de minhoca não é uma tarefa fácil. A energia necessária para criar um buraco de minhoca suficientemente grande e estável para lá caber uma nave espacial e para mover uma das suas extremidades a grandes velocidades é várias ordens de grandeza maior que a energia que o Sol produz ao longo da sua vida.
E a matéria necessária para criar um buraco de minhoca pode nem existir. Um buraco de minhoca teria que ser construído com uma substância conhecida por matéria exótica[1], ou matéria negativa, cuja existência ainda não foi comprovada, apesar de ninguém ainda ter provado que não existe numa forma útil para criar buracos de minhoca (mas ver efeito Casimir). Sendo assim, é improvável que um buraco de minhoca venha alguma vez a ser construído, mesmo por uma civilização tecnicamente muito mais avançada que a nossa.
2.2 - A Teoria dos Cilindros
Outro método que poderá permitir as viagens no tempo é a rotação de um cilindro. O cilindro tem que ser longo, denso e deve rodar à volta do seu eixo a velocidades elevadas. Se uma nave seguir um percurso em forma de espiral em torno do cilindro conseguirá viajar para trás no tempo. No entanto, a densidade e as velocidades necessárias são tão elevadas que não existe nenhum material suficientemente forte para construir o cilindro. Um mecanismo semelhante poderá ser construído a partir de uma corda cósmica, mas não são conhecidas cordas cósmicas e nem parece ser possível construí-las.
O físico Robert Forward notou que uma aplicação ingênua de relatividade geral para mecânica quântica sugere uma outra maneira para construir uma máquina do tempo. Um próton num forte campo magnético iria se deformar num cilindro, cuja densidade e "spin" seriam suficientes para construir uma máquina do tempo. Raios gama projectados no cilindro possivelmente iriam permitir que informação (não matéria) fosse emitida para trás do tempo.
A teoria especial da relatividade de Einstein permite viagens no tempo para o futuro devido à dilatação do tempo. Para isso basta que o viajante acelere até atingir velocidades próximas à da luz. Apesar de não se saber com certeza se é possível voltar à época inicial, o dr. Ronald Mallett alega estar à beira da construção de uma máquina que permita viagens ao passado e futuro. O dr. Mallet expôs suas teorias no documentário The World's First Time Machine, do Discovery Science.
Citação:
De acordo com o que vimos em Lost, existe sim uma grande fonte de energia na ilha, de propriedades únicas e que seria capaz de possibilitar o deslocamento da mesma no espaço-tempo.
Talvez o limite da massa no universo seja incapaz de fazer com que todo o planeta se mova, e sim apenas a ilha. E está mais provável que o método dos buracos de minhoca, que pode ter sido implicitamente citado com os 5 furos que vimos na parede no começo do episódio 5x01, tenha sido o método usado pela Dharma.
3 - Paradoxos da Viagem no Tempo
Assim como Lost, a teoria de Viagem no Tempo possui algumas perguntas sem resposta, em parte porque não podem ser provadas empiricamente, e em outra, porque não sabemos quais regras da física clássica e quântica se aplicariam a tal caso.
Mas entre as perguntas mais frequentes, o famoso paradoxo do avô é o que mais intriga.
Ele diz que você é um viajante que acaba de embarcar numa máquina do tempo rumo ao passado, a uma época não muito distante dos dias atuais. Viaja várias décadas no tempo e se encontra com seu avô ainda criança.
Por acidente ou não, você tira a vida de seu avô, bem antes de ele conhecer a esposa, no caso sua avó.
Se você matou seu avô bem antes de ele conhecer sua futura avó, como pode ter viajado no tempo se nem existia nessa nova realidade, uma vez que seu avô morreu criança e não teve filhos? Se ele não tem filhos você não tem pais. Se você não tem pais, como você existe?
E se não existe, não poderia ter viajado no tempo e matado o seu avô, pelo que o seu avô sobreviveu, casou, teve filhos e nasceu você. Mas se você nasceu, quer dizer que vai voltar atrás no tempo e matá-lo...
Citação:
É um paradoxo meio maluco, mas que faz sentido se supusermos tal viagem real. Entretanto, há quem diga que ao voltar no tempo estamos na verdade criando uma história paralela, e que a história da humanidade em que vivemos até o período em que voltamos no tempo não pode ser alterada, uma vez que já foi escrita. Meio confuso, não?
4 - As perguntas de Lost
Com tanta teoria embarcada, Lost precisa tomar muito cuidado com as viagens no tempo, de tal forma que não fique confuso para quem assiste, e para quem escreve, como o que muitos pudemos ver na série Heroes, que embaralhou totalmente o conceito de tempo dentro da série.
Talvez a inserção da "Constante" tenha sido uma sacada genial dos autores, afim de evitar futuros problemas, e de dar algum embasamento e alguma punição para aqueles que estão na ilha ao ela mover-se no tempo.
Só nos resta saber: Se a ilha volta no tempo, as pessoas que estão lá são movidas de onde estavam antigamente, ou sofrem o mesmo processo de Desmond? Sendo assim, seria possível Sawyer e companhia, na história original, estarem fora da ilha, apenas com a memória sofrendo colapsos?
E como o fato de a ilha se mover é capaz de levar Ben Linus para fora dela?
Algumas dessas perguntas podem até ficar sem resposta, mas o assunto Viagem no Tempo ainda vai dar muito o que falar na série... _________________ Why Did You Do This To Me?
Registrado em: Terça-Feira, 23 de Maio de 2006 Mensagens: 391 Tópicos: 2 Localização: Brasília
Grupos: Nenhum
Falando em paradoxos, pode ser que tenha ocorrido um no capítulo 5x02(The lie). É possível que uma pessoa vinda do futuro matar outra que estava no passado? Locke matou um daqueles caras que queriam cortar o braço da Juliet. E aí? Isso não é contra as regras de viagem do tempo em Lost, que diz que não é possível alterar o passado?
Ou será que eles não estavam no passado? Espero que os produtores saibam mesmo o que estão fazendo. _________________ Show me your best...
Nuncha, ao meu ver eles estavam no futuro.
Coisas que ainda não aconteceram e podem ser alteradas.
Mas dependendo do ponto de vista. O futuro pra nós pode ser passado pra outras pessoas que estão além de nós mesmos.
É complicado. _________________ 'O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.
O tempo pobre, o poeta pobre
fundem-se no mesmo impasse.' Drummond.
Nuncha, ao meu ver eles estavam no futuro.
Coisas que ainda não aconteceram e podem ser alteradas.
Eles estavam mesmo no passado, visto pelas suas armas de decada de 30-50...
Nuncha escreveu:
Falando em paradoxos, pode ser que tenha ocorrido um no capítulo 5x02(The lie). É possível que uma pessoa vinda do futuro matar outra que estava no passado? Locke matou um daqueles caras que queriam cortar o braço da Juliet. E aí? Isso não é contra as regras de viagem do tempo em Lost, que diz que não é possível alterar o passado?
Mas pode ser que aquele cara já estava prestes a ser morto pelos caras das flechas, vai saber.
lred, as estações da Ilha usavam equipamentos de várias décadas atrás, mesmo em 2005.
Pode ser que sejam mesmo do passado. Mas não é uma coisa que se descubra apenas pelas armas que eles usam. _________________ 'O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.
O tempo pobre, o poeta pobre
fundem-se no mesmo impasse.' Drummond.
Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
Grupos: Nenhum
lred escreveu:
SuperMT escreveu:
eles estavam no futuro.
Eles estavam mesmo no passado
Nuncha escreveu:
Falando em paradoxos, pode ser que tenha ocorrido um no capítulo 5x02(The lie). É possível que uma pessoa vinda do futuro matar outra que estava no passado? Locke matou um daqueles caras que queriam cortar o braço da Juliet. E aí? Isso não é contra as regras de viagem do tempo em Lost, que diz que não é possível alterar o passado?
pode ser que aquele cara já estava prestes a ser morto pelos caras das flechas
Se a questão é o problema do paradoxo, acho que não há motivos para preocupação.
Interagir com o passado não é problema algum. O problema é tentar refazer a história, porque acaba sendo impossível.
É impossível que viajar ao passado não resulte em interações.
Talvez a melhor forma de visualizar essa questão seja pensar no PASSADO/FUTURO como uma linha que já existe onde tudo está ocorrendo simultaneamente. O PRESENTE é um ponto em algum lugar dessa linha e é algo totalmente relativo, já que o somatório de todos os PRESENTES resulta nessa LINHA DE TEMPO.
Talvez o melhor modo de compreender o PRESENTE seja pensar na seguinte lei: PRESENTE é o ponto demarcatório em que é possível ter memória do PASSADO, mas não é possível ter memórias do FUTURO, embora eles coexistam.
Se o TEMPO for imaginado como um trem em que todas as poltronas estão viradas para trás, essa noção torna-se mais fácil de ser compreendida. Cada vagão é uma cópia do anterior, com as mesmas pessoas. Os vagões posteriores têm aquelas mesmas pessoas um pouco mais velhas. Existe uma relação de causa e consequência, e esse liame é que une cada um dos vagões, mas eles coexistem. Dependendo de qual vagão você escolha, aquele será considerado o presente. Logo será possível visualizar os vagões anteriores, mas não os vagões posteriores, porque não é possível lembrar o FUTURO, mas ele já existe, sempre existiu.
Viajar no tempo é sair de um desses vagões e ir para outro. Simples. Então se existe um vagão com o indivíduo A com 30 anos de idade e com esse mesmo indivíduo A com 33 anos de idade, isso quer dizer que haverá um vagão em que estará sem esse sujeito de 33 anos.
O que aconteceu antes? Tudo acontece ao mesmo tempo. Estamos de fora vendo esse trem.
E a pörra do livre arbítrio? Besteira falar nisso. Em cada um dos vagões as pessoas exerceram suas próprias escolhas, e o trem que vemos, a linha de tempo, nada mais é que a concretização dessas escolhas.
Mas quando alguém interage com o PASSADO, isso não causa consequencias? Obviamente que sim, mas não modifica os vagões futuros porque esses vagões futuros já consideram esses fatos dos vagões anteriores. Os vagões coexistem, eles são a concretização coerente das escolhas e dos fatos. _________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
***
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
***
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
Registrado em: Quarta-Feira, 8 de Agosto de 2007 Mensagens: 126 Tópicos: Nenhum Localização: RS
Grupos: Nenhum
Gourmet Erótico,
ou seja.... você interagir com o passado não irá alterar o futuro.... mas será o motivo pelo qual o futuro (que já existe) seja assim !?!
o único problema é quand o se tenta mudar alguma coisa mesmo.... como no caso de "matar o avô". teoricamente algo deve evitar que isso realmente aconteça.... (como "a ilha" impedindo Michael de se matar)
Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Agosto de 2007 Mensagens: 295 Tópicos: 6 Localização: Campinas - SP
Grupos: Nenhum
Eu fico com a explicação do gourmet. Vejam - há uma diference entre AGIR no passado e ALTERAR o passado. Se fosse impossível agir no passado então viagem ao passado seria impossível. Se as pessoas voltaram ao passado, elas necessariamente terão que agir lá. E "agir" engloba tudo - respirar, comer, fazer sexo, matar. O que as regras não permitem é agir de modo alterar o que já aconteceu
Matar uma pessoa no passado não significa necessariamente alterar o passado, ao menos que se saiba de antemão que essa pessoa não morreu naquela época. De novo, o exemplo do Hitler. Se voce volta para tentar matar o bebê Hitler (como em um episódio de Twighlight Zone), você ira falhar. Pois todos sabem que Hitler sobreviveu até a vida adulta e morreu só muitos anos depois.
Agora quanto àqueles caras que o Locke mata, não há alteração nenhuma. Eles morreram ali mesmo naquela época, assassinados pelo Locke - isso foi o que aconteceu lá no passado. O exemplo do vagão é ótimo - se você olha a linha temporal de fora, não há antes ou depois, tudo acontece ao mesmo tempo. Lá no passado, digamos que tenha ocorrido em 1970, aqueles sujeitos morreram, mortos pelo Locke, mesmo que isso tenha ocorrido "antes" do Locke voltar ao passado em 2004. _________________ Truth begins in lies
Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2005 Mensagens: 6 Tópicos: 1 Localização: POA
Grupos: Nenhum
Abelhoide escreveu:
Poiseh, o Locke ter matado aqueles caras não vai alterar coisa alguma, pq ninguem sabia se eles viveriam mais tempo depois daquilo...
Citando o texto que escrevi no tópico sobre o Desmond quebrar as regras:
Acredito que em Lost só é possível viajar no tempo "dentro da ilha". Penso que fica evidente que existem duas linhas temporais na série: o tempo como nós conhecemos, fora da ilha, que segue uma estrutura linear, e o tempo dentro da ilha (que segue o tal formato de disco). A viagem no tempo fica limitada dentro da ilha, pois apenas nela existe a tal matéria exótica. Quando você entra ou sai da ilha, de alguma forma o tempo é corrigido para evitar que surjam paradoxos no mundo externo.
Imagine a seguinte situação: os sobreviventes voltaram para o tempo passado ou futuro da ilha, concorda? O que aconteceria caso algum deles conseguisse sair da ilha neste momento? Na minha opinião, ocorreria alguma correção de curso para que nada no mundo externo pudesse ser alterado, quer dizer, você seria enviado para um ponto do mundo exterior onde não pudesse provocar mudanças na estrutura liner do tempo fora da ilha.
Resumindo: mesmo que a ilha vá para o passado ou futuro, se você sair da ilha não irá voltar para um tempo no mundo real que permita o surgimento de um paradoxo.
Mas fica a pergunta: e dentro da ilha, é possível provocar paradoxos? Por exemplo, o Locke que está viajando no tempo poderia encontrar o mesmo Locke (no primeiro dia da queda do avião) e matar a si mesmo? Temos duas possíveis explicações para isso: (1) sim, dentro da ilha Locke pode matar a si mesmo, as conseqüências disso devem ser catastróficas ehehehe; (2) não, a luz branca irá aparecer e tudo será corrigido. Aposto mais na segunda opção, pelo que já vimos do encontro do Locke e do Ethan nesta quinta temporada...
Agora, o Desmond é diferente porque ele consegue transmitir informações (sua consciência) para ele mesmo, fora da ilha. Ele aparentemente tem o poder de alterar o passado e o futuro. Isso é diferente dele viajar fisicamente para o passado ou futuro. Apenas sua consciência segue uma linha temporal "estranha". Não vejo outra explicação para ele ter ido a Oxford encontrar o Faraday na primeira vez...
O fato de ele não reconhecer o Faraday lá na escotilha pode ser explicado porque de algum modo a mente do Desmond (e pelo jeito do Faraday) perdem estas informações ao entrar/sair da ilha. Lembra que quando o Desmond saiu da ilha ele não reconhecia o Sayid? Desmond lembrava apenas da sua constante, a Penny... E o Faraday só se lembrou do Desmond quando viu o nome dele em seu caderno de anotações...
Se o Desmond realmente tem essa capacidade, isso deve ser muito perigoso, pois ele pode alterar os eventos do mundo exterior manipulando sua consciência. Por isso a Mrs. Hawking veio com todo aquele papo pra cima dele no episódio Flash Before your Eyes...
Registrado em: Sexta-Feira, 25 de Abril de 2008 Mensagens: 130 Tópicos: 1 Localização: RS
Grupos: Nenhum
bodombr escreveu:
Citação:
Por exemplo, o Locke que está viajando no tempo poderia encontrar o mesmo Locke (no primeiro dia da queda do avião) e matar a si mesmo? Temos duas possíveis explicações para isso: (1) sim, dentro da ilha Locke pode matar a si mesmo, as conseqüências disso devem ser catastróficas ehehehe; (2) não, a luz branca irá aparecer e tudo será corrigido. Aposto mais na segunda opção, pelo que já vimos do encontro do Locke e do Ethan nesta quinta temporada...
Como Locke ira matar Locke?
O destino iria dar um geito de mudar as coisas vou dar 2 exemplos que se passaram na mesma cena no episodio 5x01:
Quandu Locke está subindo as árvores lá pra chegar no avião, pq você acha que o Ethan chegou bem na hora pra atirar nele?, pq se ele não tivesse chegado e Locke poderia subir lá, entrar no avião e isso poderia provocar a queda do avião, coisa que não poderia acontecer pq eles estavam no passado e o avião irá cair somente quando Bonne subir lá, isso lá no Season 1.
E quandu Ethan iria atirar no Locke, pq aconteceu o clarão?, pq o Locke não poderia morrer, não estava na hora ainda, imagine o contrário, se foce o Locke que estivesse com a arma na cabeça do Ethan e puxace o gatilho?, não iria funcionar pq o Ethan só irá morrer no Season 1 quandu é baleado pelo Charlie.
E o que você acha que o Ethan fez logo depois que ele viu Locke sumir?
Claro que ele foi falar para os outros, por isso que eu acho que eles sempre acharm Locke " especial "
Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2005 Mensagens: 6 Tópicos: 1 Localização: POA
Grupos: Nenhum
Abelhoide escreveu:
bodombr escreveu:
Citação:
Por exemplo, o Locke que está viajando no tempo poderia encontrar o mesmo Locke (no primeiro dia da queda do avião) e matar a si mesmo? Temos duas possíveis explicações para isso: (1) sim, dentro da ilha Locke pode matar a si mesmo, as conseqüências disso devem ser catastróficas ehehehe; (2) não, a luz branca irá aparecer e tudo será corrigido. Aposto mais na segunda opção, pelo que já vimos do encontro do Locke e do Ethan nesta quinta temporada...
Como Locke ira matar Locke?
O destino iria dar um geito de mudar as coisas vou dar 2 exemplos que se passaram na mesma cena no episodio 5x01:
Quandu Locke está subindo as árvores lá pra chegar no avião, pq você acha que o Ethan chegou bem na hora pra atirar nele?, pq se ele não tivesse chegado e Locke poderia subir lá, entrar no avião e isso poderia provocar a queda do avião, coisa que não poderia acontecer pq eles estavam no passado e o avião irá cair somente quando Bonne subir lá, isso lá no Season 1.
E quandu Ethan iria atirar no Locke, pq aconteceu o clarão?, pq o Locke não poderia morrer, não estava na hora ainda, imagine o contrário, se foce o Locke que estivesse com a arma na cabeça do Ethan e puxace o gatilho?, não iria funcionar pq o Ethan só irá morrer no Season 1 quandu é baleado pelo Charlie.
E o que você acha que o Ethan fez logo depois que ele viu Locke sumir?
Claro que ele foi falar para os outros, por isso que eu acho que eles sempre acharm Locke " especial "
Pois é, por isso que falei que a segunda hipótese deve ser a correta: o clarão é o mecanismo que a ilha encontra para evitar o surgimento de paradoxos no tempo da ilha... E esses clarões só irão para de acontecer quando o tempo da ilha for estabilizado, isto é, não existir a possibilidade de surgimento de novos paradoxos...
Achei também bastante interessante (e inteligente) a sacada dos produtores em permitir que objetos sejam levados consigo durante os deslocamentos temporais na ilha (vide a bússula que Alpert entregou para o Locke). Será que o Alpert (e a Mrs. Hawking) são os guardiões do tempo da ilha?
Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
Grupos: Nenhum
caramba! escreveu:
Gourmet Erótico,
ou seja.... você interagir com o passado não irá alterar o futuro.... mas será o motivo pelo qual o futuro (que já existe) seja assim !?!
o único problema é quand o se tenta mudar alguma coisa mesmo.... como no caso de "matar o avô". teoricamente algo deve evitar que isso realmente aconteça.... (como "a ilha" impedindo Michael de se matar)
Bem, viajar para o passado causa consequências, mas não modifica o futuro. O limite dessas consequências é justamente não impedir que você viaje para o passado. É possível modificar o passado até o ponto em que aquilo não modifique sua vida.
Vamos trabalhar com hipóteses simples. Você caminha por uma estrada até que chega numa encruzilhada. Há 3 caminhos que você pode seguir agora: A, B e C. Cada um desses caminhos vai conduzir a outra encruzilhada com mais 3 alternativas: A1, A2 e A3, B1, B2 e B3, C1, C2 e C3.
Obviamente a vida não é simples assim. A cada segundo surgem diversas possibilidades para cada pessoa e as ramificações tomam uma forma realmente complexa. Mas simplificando fica fácil visualizar.
Nas hipóteses Ax e Bx você toma decisões importantes relativas a sua vida.
Mas digamos que nas hipóteses C1, C2 e C3 você viaje para o passado. Em C1 você viaja e fica só olhando as coisas. Em C2 você viaja mas resolve matar seu avô. Em C3 você viaja, mas avisa pro seu avô que ele precisa arrumar uma mulher logo, antes de ficar broxa, porque ainda não teve filhos.
C3 é a típica interação com o passado que é necessária para que você continue existindo. É uma intervenção que consolida aquele futuro. E por isso PASSADO, PRESENTE e FUTURO devem ser considerados simultaneamente.
Se você vai para o passado e olha tudo sem mexer em nada você nunca nascerá. Se você não viaja para o passado, logo você jamais nasceria. E sua vida passa a ser algo meramente hipotético, algo que poderia acontecer mas nunca aconteceu. Você será uma espécie de possibilidade que nunca se concretizou.
Do mesmo modo, se você vai pro passado pra matar seu avô, recaímos na hipótese anterior. Você existir é uma hipótese que nunca ocorrerá e seu avô não morrerá pelas suas mãos. Por isso é necessário considerar PASSADO, PRESENTE e FUTURO como fatos simultâneos.
Quando aquele trem se move, é sempre o primeiro ou o último vagão que vai chegar à estação primeiro, mas todos os vagões se movem juntos.
Nem tudo que escrevi eu concordo hoje, mas ainda insisto que a Ilha está (ou estava) à frente do tempo do Mundo Exterior. _________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
***
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
***
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
o unico problema dessas viagens no tempo de lost é o que desencadeou tudo.
porque, pelo que da pra ver ateh agora, parece que jacob é locke que em meio dessas viagens todas no tempo parou uma hora e comecou a dar ordens pros nativos. (acho)
o problema é que, quando o aviao caiu, se jacob/locke deu a ordem pra derrubar o aviao, quer dizer que vai rolar um looping infinito, não mostrando o que acarretou a ida do jacob/locke pra ilha no inicio de tudo. _________________ http://heypressmusic.wordpress.com/ http://www.formspring.me/heypress