Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » ABC | Teorias e Especulações » Jacob pode ser o vilão

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo printer-friendly view
 Jacob pode ser o vilão « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
kakkau
MensagemEnviada: Segunda Junho 08, 2009 19:01  |  Assunto: Jacob pode ser o vilão Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 47

Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009
Mensagens: 260
Tópicos: 2
Localização: brasil



Grupos: Nenhum
Nas várias discussões sobre as teorias um ponto é pacífico: existe uma dualidade na série, cada vez mais evidenciada pelas brilhantes observações feitas e postadas, por nós, os fãs de Lost. Tenho observado que até agora existe uma tendência em acreditar que Jacob seria o lado bom, o mocinho, o “bem”, por assim dizer. E seu antagonista, o AntiJacob, por falta de melhor denominação, personificaria o “mal”.

E se fosse exatamente o contrário? Jacob o “mal” e AntiJacob o “bem”?

Analisemos alguns pontos (me desculpem se eu apresentar as idéias for a de uma ordem cronológica):

Jacob foi visitar Kate e Sawyer quando ambos ainda eram crianças. Quando ele pagou a lancheira, fruto de furto, será que ele não criou em Kate um sentimento de impunidade, dado que anos mais tarde ela matou o próprio pai? Kate nunca teve interesse em pagar pelo crime que cometeu, fugindo sempre, talvez por achar que o que fizera não fora errado. Ela simplesmente seguiu seus instintos e fez o que teve vontade, impulsivamente, assim como quando desejou a lancheira e a furtou. De certa forma, Jacob avalisou seu comportamento, influenciando-a agir futuramente da mesma forma. Se ela tivesse sido penalizada na época, talvez reconhecesse que suas vontades trariam consequencias, pelas quais teria que responder mais tarde. Quanto ao Sawyer, no momento em que ele deu-lhe a caneta, Jacob incentivou-o a manter acesa a chama da vingança, de modo que ele viveu quase que uma vida, em prol desse propósito. Se Sawyer tivesse superado sua perda, se não tivesse escrito aquela carta, não teria buscado a vida inteira por vingança e em contrapartida não teria ido até Sidney atrás do destruidor de sua família.

Que tipo de pessoa, entidade ou sei lá que termo usar, seria a representação do “bem”, se condenasse duas crianças a uma sub vida de crime e sofrimento? Que propósito é esse, que vale este tipo de sacrifício?

E Said? Segundo outras discussões, chegou-se a conclusão de que Lostzilla ou mesmo AntiJacob só assumiria a forma de pessoas que estivesse sob o domínio dos mortos. Qualquer outra aparição de pessoa viva, seria o próprio Jacob.

Pois bem, Jacob ao visitar Said, contribuiu para que Nadia fosse atropelada e morresse. Numa temporada anterior, foi a vez de Shannon morrer, quando foi atraída para a floresta através de uma aparição de Walt ( que ainda estava vivo).

Nesse raciocínio, Jacob fez com que Said perdesse por duas vezes, a mulher que ele amava. Tudo isso para quê? Para fazer com que Said adquirisse um ódio mortal por Ben Linus e que quando retornasse para a ilha não exitasse um só momento em atirar em sua versão ainda criança. Isso também não é ser bom, no sentido estrito do termo.

Não sabemos ao certo se Jacob ao recrutar Ilana teve seu pedido atendido, pelo fato de ela querer ajudá-lo espontaneamente ou se ela estava com medo. O fato é que uma de suas missões era capturar e levar Said naquele vôo.

Na final season fica a impressão de que Jacob acredita na humanidade:

“Continua tentando provar que estou errado não é? (AntiJacob)
“Você está errado!(Jacob)
“Eles chegam, lutam, destroem e corrompem. Sempre termina assim” (AntiJacob)
“Uma hora precisa acabar! Tudo o que acontecer antes disso é apenas progresso” (Jacob)

Analisemos por outro ângulo:

No decorrer das temporadas verificamos que os Outros sempre seguiam cegamente as ordens de Jacob trazidas por Richard. Suas determinações e listas. Ben Linus chega a questionar este fato, pois sempre o obedeceu sem questionamentos. Ben Linus, inclusive, promoveu um extermínio em massa, tudo em nome de Jacob. Ben Linus, assim como outros, manipulou, sequestrou, matou…tudo em seu nome. Sempre orientado por Jacob através de Richard.

Acreditar na humanidade não seria deixar que encontremos nosso próprio rumo, respeitando nosso momento de evolução, ao invés de tentar um progresso forçado?

Será que o AntiJacob não defendia a idéia de deixar a humanidade seguir seu curso, evoluindo a seu tempo? Porque ficou claro que Jacob atraía os visitantes da ilha…Mas tambem parece que em seguida passava a manipulá-los…como fez com os Outros e como fez em suas visitas aos Losties. Ou seria apenas mais um caso do tipo " os fins justificam os meios"?

Jacob seria uma espécie de Ben Linus, manipulando os seres humanos a fim de promover um progresso forçado, para o qual ainda não estavam preparados.

Assim sendo, AntiJacob estaria questionando: Eles estão aqui por sua causa e não por seu livre arbitrio. Eles ainda não estão preparados para conhecer as maravilhas dessa ilha… Eles chegam, lutam, destroem e corrompem. Sempre termina assim! Eles ainda não tem a evolução necessária para que lhes mostremos a verdade!

Como os dois divergiam em seus pontos de vista, era necessário que um fosse anulado, para que o outro colocasse em prática suas teorias. Nesse caso, AntiJacob foi de alguma forma banido, exilado.

Na Biblia Jacó não é o “bom”, pois consegue “roubar” a primogenitura de Esaú através de artificio. Era um manipulador que barganhou até mesmo com Deus. Um usurpador. Pensando assim, talvez AntiJacob estaria apenas lutando por seu direito, como herdeiro legítimo da ilha. Lembram: "Você não sabe o que passei para estar aqui!"(AntiJacob).

Outro ponto que chama a atenção é a fidelidade de Richard através dos séculos. Especula-se que ele chegou com o Black Rock, um navio negreiro. Quem melhor do que um mercador de escravos para ser o braço direito de Jacob? Alguém que entende de oprimir e manipular, que comercializava a liberdade?

Se Jacob realmente queria o progresso da humanidade, porque exterminar os membros da Iniciativa Dharma que faziam pesquisas em prol da coletividade?

Aff…Acho que acabei me estendendo demais….

Mais aí está, apenas outra teoria, apenas passando o tempo, enquanto Lost não vem…Abraços




Editado pela última vez por kakkau em Segunda Julho 06, 2009 16:51, num total de 2 vezes
Voltar ao Topo
kakkau está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
jackelinediniz
MensagemEnviada: Segunda Junho 08, 2009 20:44  |  Assunto: Responder com Citação

Administrador
Administrador


Lost connecting people!!

Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 38

Registrado em: Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2006
Mensagens: 16.963
Tópicos: 3.701
Localização: Belo Horizonte / Governador Valadares - MG

Twitter: @jackelinediniz

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
[Os Outros]
Gostei do seu topico, faz bastante sentido.

Ate onde sei na Biblia sobre Jaco e Esau, Esau era o filho mais velho e por isto tinha a bençao da primogenitude, alguns direitos exclusivos, que ele não a valorizava e sua mae acho q Rebeca se não me engano eles são filhos de Isaque e Rebeca tinha uma preferencia maior por Jaco. não sei bem como dizer mas Esaú não era bem um poço de ''virtude'' não, não ligava muito para a bençao dele.
E como a mae tinha preferencia pelo Jaco ajudou ele a ser passar por Esau perante o pai que já era idoso e não enchergava bem. So sei q Jacob fez o prato preferido Esau e este aceitou ficar com a comida ao inves da bençao da primogenitude. E Jaco se passa por Esau diante de seu pai e consegue abençao que era de Esau.

Jacó era patriarca. E se não me engano eles dois se reconciliam.

Enfim realmente Jaco não era tao ''bom'' assim mesmo não, por isto concordo com seu post.

Esses produtores de Lost fazem ate agente pensar na biblia vendo a serie Laughing Laughing Laughing


_________________
_________

Uma nabucada é uma cheligada ao quadrado. PERIOD - By Giraia


- Lost has to go back! Has to go baack!
- This Island is diferent, it's special. I belong here. We crash here, life were left behind, some survivers think was a freak accident, others think it's fate. They want believe that everything happens for a reason. I dont know what believe anymore.
- Eu olhei bem dentro dos olhos desta ilha e o que eu vi... foi lindo!


Voltar ao Topo
jackelinediniz está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14049346040539834523
Gourmet Erótico
MensagemEnviada: Segunda Junho 08, 2009 21:27  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 53

Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005
Mensagens: 2.537
Tópicos: 146
Localização: Secreta



Grupos: Nenhum
Bom tópico e rende um belo debate.

Existe um ditado sobre o Diabo que diz o seguinte: "a maior façanha do Diabo é fazer crer que não existe". Tenho minhas reservas na leitura desse ditado porque sou ateu e até faria uma uma outra proposta: A maior façanha do Diabo é se passar por Deus.

Niezsche chegou a dissertar um pouco sobre isso, mas não lembro em qual livro e nem tenho à mão para consultar. Se alguém souber, por favor indicar.

Eu até acho que essa questão é bem mais antiga do que parece. A certa altura da Bíblia, Deus desce o pau numa galera que estava cultuando um bezerro de ouro. Então surge aquela fleuma do culto ao falso Deus.

A questão é realmente o referencial. Na Bíblia as outras religiões são todas consideradas falsos cultos. No Alcorão também é assim e cada livro sagrado mais que existir.

Particularmente acho que LOST sempre brincou bem com esse jogo de nos empurrar estereótipos e nos empurrar certos julgamentos, para depois inverter e inverter de novo. Fizeram isso com Sawyer, Ben, Hurley, Chalie. Praticamente todos tiveram momentos de serem considerados vilões e depois a situação foi invertida.

Acho que Jacob e o Oponente ainda vão render boas inversões.

Existe um mobisode, que considero o melhor. É aquele da partida de xadrez entre Ben e Jack. Eu até fiz um tópico sobre isso. Eles estão jogando xadrez com as peças invertidas de lugar no tabuleiro. As peças brancas deveriam ser pretas e vice-versa.

Acho que isso antecipa algo do que teremos pela frente. Ainda teremos oportunidade de revisar o julgamento sobre Jacob e o Oponente nessa 6ª temporada.

Acredito que ainda descobriremos coisas interessantes sobre o antissocial Oponente de Jacob. Vamos descobrir ainda quem realmente todos cultivavam na Ilha. Se era Jacob realmente ou o Oponente.


_________________
***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.

***
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
***
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin

Voltar ao Topo
Gourmet Erótico está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
rodrigo1603
MensagemEnviada: Terça Junho 09, 2009 14:31  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 45

Registrado em: Quinta-Feira, 29 de Março de 2007
Mensagens: 454
Tópicos: 5
Localização: RIO DE JANEIRO



Grupos: Nenhum
esse comportamento "anti-social", hostil do Esau, me leva a crer que ele seja o responsavel pela purgacao. Ele preocupado com o futuro da ilha, saberia as consequencias das experiencias da ID. Manipulando Richard e consequentemente o Ben, pos 1977 ate 1992, Esau estaria diretamente arquitetando a purgacao.
Editado:
Inclusive tenho uma opiniao a respeito da salvacao do Ben no templo:
Esau fazendo se passar por Jacob, orienta Ben a realizar a purgacao, criando assim uma especie de moeda de troca em relacao a salvacao do pequeno Ben no templo.

Como os nativos não tem interesse em explorar cientificamente a ilha e já tem seus proprios habitos "selvagens" com intrusos, não haveria motivo para Esau querer se livrar deles. Talvez a cerca sonica fosse para impedir que o Lostzilla destruisse desde o inicio, a Dharmaville e todos os operarios/cientistas da ID. Voltando a questao do Ben, ele estaria crescendo na ID, conhecendo a rotina de operarios/cientistas e so aguardando o momento para realizar a purgacao

E estando na pele da ilha, lembro da frase do Widmore pra Locke (5X07), sobre o lado mau ganhar a batalha, seria do Jacob vencer a batalha, e consequentemente (pelas ideias progressistas de Jacob) uma nova ID se re-instalar na ilha e continuar com experiencias que provocassem a degradacao do santuario.

Partindo dessa ideia, NO MEU PONTO DE VISTA, eu não chamaria o Jacob de vilao ou lado mau, apenas o ideal de Jacob estava prejudicando a ILHA


_________________
Aguardo explicações sobre a origem da Ilha, história da Dharma Initiative e civilização egipcia. Ainda acredito num Spin Off

Voltar ao Topo
rodrigo1603 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=4631703021706285541
kakkau
MensagemEnviada: Segunda Julho 06, 2009 17:18  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 47

Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009
Mensagens: 260
Tópicos: 2
Localização: brasil



Grupos: Nenhum
Importei uma postagem minha em outro tópico para enfatizar minha tese. Ficaria muito cansativo ler as duas juntas, por isso não editei a primeira.

Segue a postagem que tenta fazer um paralelo entre a Biblia e a mitologia egipcia.

Citação:
"Bem, eu particularmente acredito que os produtores não se inspiraram apenas no mito egipcio ou na Biblia para criar os personagens ora em discussão.
Portanto, em relação aos dois citados, acredito que ambos foram construidos utilizando elementos dessas duas fontes. Pode ser que existam outras fontes, contudo nós identificamos até o momento, com certa convicção, que sejam essas duas.

Se eu partir do pressuposto que Jacob é o Jacó biblico, então seu antagonista será Esaú. Se formos analisar a mitologia egipcia, temos vários deuses, então quem representaria Jacob e AntiJacob?
Para alguns parece lógico e gritante que Jacob só poderia ser um deus egipcio bonzinho, tipo Hórus, porque "aparentemente" ele representa o "bem".

Para mim essa relação não é nem óbvia e nem aceitável.

Vamos aos fatos:

* a maioria acredita que Antijacob é o vilão baseado numa única aparição e num único diálogo, em que ele "aparentemente" não gosta dos humanos.

* na Biblia o usurpador, trapaceiro e mentiroso é Jacó e não Esaú, herdeiro legitimo que foi enganado e ludibriado por mãe e irmão. O fato de Esaú não dar a mínima para sua primogenitude não dá o direito do irmão usurpar sua benção. Quem sabe o AntiJacob não quisesse apenas proteger a Ilha, um santuário natural, da depredação humana, que sabemos muito bem sermos capazes. Talvez ele quisesse que o homem achasse a Ilha quando estivesse preparado( evoluído) para entender suas maravilhas e Jacob estivesse apenas forçando a presença humana ali antes do tempo, atraindo e manipulando os visitantes.

* alguns dirão: está muito claro, Jacob estava de branco e AntiJacob de preto... não acho Lost tão simplista assim.

* Jacob viajou no tempo, visitou os Losties em momentos cruciais, para garantir que eles estivessem no lugar certo, no momento certo, de acordo com seus interesses... Em alguns casos, essas visitas causaram dor e sofrimento... Sayd perdeu o grande amor de sua vida pela ação ou omissão de Jacob. Sawyer levou uma vida miserável, se guiando apenas pelo sentimento de vingança. Jack começou o rompimento com seu pai. Kate acreditou que seus atos ilicitos não teriam consequencias, tornando-se uma assassina ( embora o pai/padastro fosse um calhorda). Sem contar que orientou as ações do Ben, através de Richard, tendo culminado num assassinato em massa ( "A purgação"). Não vejo como aceitar que Jacob seja a banda boa da maçã, para mim ele é um manipulador e interesseiro. Vimos bem, por intermédio de Ben Linus, que quem manipula não pode ser do "bem".

* vi muitas citações dizendo que nesses episódios ruins, na verdade quem estava dando as instruções era "Esaú", se passando por Jacob, ou seja, se são coisas boas, pode ser Jacob mesmo... mas se forem coisas duvidosas, é coisa de AntiJacob. Acho que seria uma falta de respeito dos produtores para conosco, fãs de Lost, resolver a questão assim, simples assim. Era como se nos dissessem: " Bem pessoal, tudo de ruim na Iha é obra de AntiJacob... Nós resolvemos mostrá-lo no último episódio da penúltima temporada para dar clima, mas fiquem sabendo que ele detonou com tudo desde o inicio, vocês é que não perceberam. " Ficaria frustrada, porque em relação a Jacob eles sempre soltaram elementos atestando sua existência. Pelo menos um nome nós tínhamos, salvo engano, desde a primeira temporada.

Fiz essas observações apenas para endossar minha teoria de que Jacob é o vilão ou talvez o menos bonzinho dos dois...

Nesse raciocínio, Jaco estaria associado a Seth. Seth era invejoso e queria tomar o lugar de Osiris. Jacó era invejoso e queria tomar o lugar o irmão.
AntiJacob relacionaria-se a Osiris, que foi assassinado por Seth. Isso explicaria seu domínio sobre Lostzilla, que seria uma similaridade de Anubis, e também seu suposto exilio da Ilha e seu sofrimento para voltar.

Hórus poderia ser representado por Jack ou mais provavelmente Aaron, pois no mito, Hórus teve que ser levado para longe a fim de se criar.

Infelizmente, eu esperava estudar e pesquisar um pouco mais para poder fazer as relações de forma mais fundamentada. Contudo me deparei com este tópico (embora as discussões tenham descambado para outro lado)propondo um debate sobre a relação de alguns personagens com a mitologia egipcia.

Numa de minhas pesquisas na net, encontrei o trecho, muito interessante, que segue abaixo transcrito:

"Mas, nada que foi morto uma vez, nem mesmo um Deus, poderia viver novamente na terra dos vivos. Osíris foi para Duat, o adobe dos mortos. Anúbis cedeu o trono a Osíris e ele se tornou o Senhor dos Mortos. Ali, ele aplicava o julgamento das almas dos mortos. Condenava os justos à Terra Abençoada do além-vida, mas os pecaminosos eram condenados a serem devorados pelo demônio Ammut."

Ou seja, o AntiJacob não está vivo, no sentido estrito da palavra, por isso ele não pode matar Jacob. Ele assumiu a forma de Locke, mas não seu corpo, que continua no caixão. na verdade AntiJacob quer abrir espaço para outro governar, porque ele sabe que não pode mais fazê-lo. Daí o assunto sobre possíveis candidatos.

Li em alguma das versões da lenda de Osiris que Anubis vira uma espécie de fumaça negra, mas não achei o trecho para postar. Contudo, firmou minha crença que Lostzilla é uma entidade a parte, subordinada a um dos dois ( particularmente acredito que Lostzilla responda a AntiJacob, assim como Anubis responde a Osiris).

Outro trecho:

"Quando Seth descobriu que Osíris estava vivo novamente, ficou enfurecido. Mas sua ira definhou, pois sabia que Osíris não poderia jamais retornar à terra dos vivos. Sem Osíris, Seth acreditava que iria sentar no Trono dos Deuses por toda a eternidade. Mas em sua ilha, Hórus atingiu a força da maturidade. Seth enviou muitas serpentes e demônios para matar Hórus, mas este derrotou a todos. Quando estava pronto, sua mãe Ísis deu a ele grande mágica para usar contra Seth, e Thoth deu a ele uma faca mágica."

Alguém lembra de uma faca sendo cravada no peito de Jacob?

Outro detalhe curioso é que Seth, assim como Osiris, podiam se transmorfar.

Bem, essa é apenas mais uma especulação... os produtores já afirmaram em entrevista que os fãs ainda não possuem todos os elementos para firmar uma teoria exata da proposta Lost... mas quem sabe não estejamos batendo na trave, prestes a marcar o gol.


Voltar ao Topo
kakkau está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
italosawyer
MensagemEnviada: Segunda Julho 06, 2009 18:28  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 29

Registrado em: Terça-Feira, 19 de Setembro de 2006
Mensagens: 369
Tópicos: 14
Localização: São Paulo



Grupos: Nenhum
Esse negócio do Jacob ter influenciado na "criminalidade" de Kate e Sawyer é um pouco estranho pq ele diz para a Illana e pro Hurley que eles podem escolher, tanto o Hurley em voltar para a ilha, quanto a Illana a ajudar ou não o Jacob.
Quer dizer, eles tinham a escolha, o livre arbitrio.
Ah, Jackeline o nome é Raquel, não Rebeca, pra te lembrar Wink .
E kakkau, o Jacob não diz exatamente que uma hora precisa acabar, e sim que só acaba uma vez.... e isso eu acredito que ele se referia ao ciclo do tempo e espaço, e também a sua morte, mesmo estando no passado, pq mesmo ele morrendo, ele sempre vai visitar os losties no passado, e assim, tudo q acontece na ilha vai se repetir nesse ciclo.
E ainda digo mais, baseado na hora que o Jhon("Esaú") manda o Richard dar a bússola ao Jhon do passado ele esta fazendo aquele ciclo: o Jhon indo até o acamp. do Richard, o Richard visitando o Locke quando criança, depois o Jhon indo pra ilha e assim por diante.
Então eu acho que o Jacob, a partir das viagens no tempo, sabia que iria morrer pelas mãos do próprio "Esaú", então numa dessas viagens ele poderia ter deixado o Jhon morrer depois que o Anthony joga ele do predio, e assim se safado de morrer, mas mesmo sabendo disso ele não impediu aquilo de acontecer.
Então eu acho que a morte do Jacob era muito mais, e ao mesmo tempo, muito menos. Porque, não sei se vocês repararam mas quando o Ben mata o Jacob ele poderia ter caido para o lado ou para trás, mas ele se joga em cima do Ben e se esforça para tocá-lo, então naquele momento ele deve ter mostrado ao Ben a verdade sobre tudo.
Me desculpem tanta enrolação, e se em algum momento eu me desviei do assunto, peço desculpas mesmo.
Valeu!!!Very Happy


Voltar ao Topo
italosawyer está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
jackelinediniz
MensagemEnviada: Segunda Julho 06, 2009 19:05  |  Assunto: Responder com Citação

Administrador
Administrador


Lost connecting people!!

Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 38

Registrado em: Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2006
Mensagens: 16.963
Tópicos: 3.701
Localização: Belo Horizonte / Governador Valadares - MG

Twitter: @jackelinediniz

Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
[Os Outros]
italosawyer, não. O nome da mae de Esau e Jaco é Rebeca.
são filhos de Isaque e Rebeca, não é mesmo?? Eu juro que não lembro ser Raquel.
Da uma olhada no google p você ver.


_________________
_________

Uma nabucada é uma cheligada ao quadrado. PERIOD - By Giraia


- Lost has to go back! Has to go baack!
- This Island is diferent, it's special. I belong here. We crash here, life were left behind, some survivers think was a freak accident, others think it's fate. They want believe that everything happens for a reason. I dont know what believe anymore.
- Eu olhei bem dentro dos olhos desta ilha e o que eu vi... foi lindo!


Voltar ao Topo
jackelinediniz está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14049346040539834523
Psy_Fernando
MensagemEnviada: Segunda Julho 06, 2009 19:30  |  Assunto: Re: Jacob pode ser o vilão Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 57

Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006
Mensagens: 280
Tópicos: 1




Grupos: Nenhum
kakkau escreveu:
Nas várias discussões sobre as teorias um ponto é pacífico: existe uma dualidade na série, cada vez mais evidenciada pelas brilhantes observações feitas e postadas, por nós, os fãs de Lost. Tenho observado que até agora existe uma tendência em acreditar que Jacob seria o lado bom, o mocinho, o “bem”, por assim dizer. E seu antagonista, o AntiJacob, por falta de melhor denominação, personificaria o “mal”.

E se fosse exatamente o contrário? Jacob o “mal” e AntiJacob o “bem”?

Analisemos alguns pontos (me desculpem se eu apresentar as idéias for a de uma ordem cronológica):

Jacob foi visitar Kate e Sawyer quando ambos ainda eram crianças. Quando ele pagou a lancheira, fruto de furto, será que ele não criou em Kate um sentimento de impunidade, dado que anos mais tarde ela matou o próprio pai? Kate nunca teve interesse em pagar pelo crime que cometeu, fugindo sempre, talvez por achar que o que fizera não fora errado. Ela simplesmente seguiu seus instintos e fez o que teve vontade, impulsivamente, assim como quando desejou a lancheira e a furtou. De certa forma, Jacob avalisou seu comportamento, influenciando-a agir futuramente da mesma forma. Se ela tivesse sido penalizada na época, talvez reconhecesse que suas vontades trariam consequencias, pelas quais teria que responder mais tarde. Quanto ao Sawyer, no momento em que ele deu-lhe a caneta, Jacob incentivou-o a manter acesa a chama da vingança, de modo que ele viveu quase que uma vida, em prol desse propósito. Se Sawyer tivesse superado sua perda, se não tivesse escrito aquela carta, não teria buscado a vida inteira por vingança e em contrapartida não teria ido até Sidney atrás do destruidor de sua família.

Que tipo de pessoa, entidade ou sei lá que termo usar, seria a representação do “bem”, se condenasse duas crianças a uma sub vida de crime e sofrimento? Que propósito é esse, que vale este tipo de sacrifício?

E Said? Segundo outras discussões, chegou-se a conclusão de que Lostzilla ou mesmo AntiJacob só assumiria a forma de pessoas que estivesse sob o domínio dos mortos. Qualquer outra aparição de pessoa viva, seria o próprio Jacob.

Pois bem, Jacob ao visitar Said, contribuiu para que Nadia fosse atropelada e morresse. Numa temporada anterior, foi a vez de Shannon morrer, quando foi atraída para a floresta através de uma aparição de Walt ( que ainda estava vivo).

Nesse raciocínio, Jacob fez com que Said perdesse por duas vezes, a mulher que ele amava. Tudo isso para quê? Para fazer com que Said adquirisse um ódio mortal por Ben Linus e que quando retornasse para a ilha não exitasse um só momento em atirar em sua versão ainda criança. Isso também não é ser bom, no sentido estrito do termo.

Não sabemos ao certo se Jacob ao recrutar Ilana teve seu pedido atendido, pelo fato de ela querer ajudá-lo espontaneamente ou se ela estava com medo. O fato é que uma de suas missões era capturar e levar Said naquele vôo.

Na final season fica a impressão de que Jacob acredita na humanidade:

“Continua tentando provar que estou errado não é? (AntiJacob)
“Você está errado!(Jacob)
“Eles chegam, lutam, destroem e corrompem. Sempre termina assim” (AntiJacob)
“Uma hora precisa acabar! Tudo o que acontecer antes disso é apenas progresso” (Jacob)

Analisemos por outro ângulo:

No decorrer das temporadas verificamos que os Outros sempre seguiam cegamente as ordens de Jacob trazidas por Richard. Suas determinações e listas. Ben Linus chega a questionar este fato, pois sempre o obedeceu sem questionamentos. Ben Linus, inclusive, promoveu um extermínio em massa, tudo em nome de Jacob. Ben Linus, assim como outros, manipulou, sequestrou, matou…tudo em seu nome. Sempre orientado por Jacob através de Richard.

Acreditar na humanidade não seria deixar que encontremos nosso próprio rumo, respeitando nosso momento de evolução, ao invés de tentar um progresso forçado?

Será que o AntiJacob não defendia a idéia de deixar a humanidade seguir seu curso, evoluindo a seu tempo? Porque ficou claro que Jacob atraía os visitantes da ilha…Mas tambem parece que em seguida passava a manipulá-los…como fez com os Outros e como fez em suas visitas aos Losties. Ou seria apenas mais um caso do tipo " os fins justificam os meios"?

Jacob seria uma espécie de Ben Linus, manipulando os seres humanos a fim de promover um progresso forçado, para o qual ainda não estavam preparados.

Assim sendo, AntiJacob estaria questionando: Eles estão aqui por sua causa e não por seu livre arbitrio. Eles ainda não estão preparados para conhecer as maravilhas dessa ilha… Eles chegam, lutam, destroem e corrompem. Sempre termina assim! Eles ainda não tem a evolução necessária para que lhes mostremos a verdade!

Como os dois divergiam em seus pontos de vista, era necessário que um fosse anulado, para que o outro colocasse em prática suas teorias. Nesse caso, AntiJacob foi de alguma forma banido, exilado.

Na Biblia Jacó não é o “bom”, pois consegue “roubar” a primogenitura de Esaú através de artificio. Era um manipulador que barganhou até mesmo com Deus. Um usurpador. Pensando assim, talvez AntiJacob estaria apenas lutando por seu direito, como herdeiro legítimo da ilha. Lembram: "Você não sabe o que passei para estar aqui!"(AntiJacob).

Outro ponto que chama a atenção é a fidelidade de Richard através dos séculos. Especula-se que ele chegou com o Black Rock, um navio negreiro. Quem melhor do que um mercador de escravos para ser o braço direito de Jacob? Alguém que entende de oprimir e manipular, que comercializava a liberdade?

Se Jacob realmente queria o progresso da humanidade, porque exterminar os membros da Iniciativa Dharma que faziam pesquisas em prol da coletividade?

Aff…Acho que acabei me estendendo demais….

Mais aí está, apenas outra teoria, apenas passando o tempo, enquanto Lost não vem…Abraços


Gostei de sua teoria mas pode existir outra explicação. Se o adversário do Jacob estivesse disfarçado do Jacob e aquilo proporcionaria a ele o loophole??

No restante sua analise esta bem embasada e muito boa.


Voltar ao Topo
Psy_Fernando está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
honorio
MensagemEnviada: Segunda Julho 06, 2009 19:36  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 47

Registrado em: Terça-Feira, 17 de Março de 2009
Mensagens: 4
Tópicos: Nenhum
Localização: RJ



Grupos: Nenhum
Essa discussão, em que concordo com a autora da teoria do Jacob ser mau, me lembrou o livro Bad Twin, onde há um rolo desses entre irmãos gêmeos, pois um que parecia ser certinho era ambicioso e egoísta, fazia coisas erradas e tudo, e o que parece ser rebelde era perseguido e mal compreendido, porém essencialmente bom. Muitos discutiram em outros fórums que essa história era ligada ao Alvar Hanso ou sua família. Pode até ser (também), mas no momento me parece mais ligada a história de Jacob e seu oponente.
Aqui vai trecho do resumo do livro retirado do Lostpedia:
"Quando eles voltam para os Estados Unidos, eles descobrem que Clifford foi recentemente assassinado durante um 'roubo'. Zander está junto com seu velho pai e eles vão ao funeral de Clifford. No funeral, um carro surge do nada e começa a atirar em todos. Paul e Pru revidam os tiros e matam o atirador, que se descobre ser o primeiro marido de Vivian, o chefe da máfia chamado de Monty Alban. Ela era o Sr. Quinta-Feira, o homem que Pru tinha a responsabilidade de descobrir. Ele e Vivian tinham planejado matar todo os Widmores, um por um, para pegar o dinheiro deles.
Vem à tona, depois de tudo, que Zander não é o "gêmeo mau", somente mal-interpretado. O seu pai planejou deixar todo o dinheiro para ele (como gêmeo mais velho, por uma questão de minutos), de acordo com a tradição Escocesa. Entretanto, Zander tinha planejado investir o dinheiro na fazenda pérola e doar os lucros para o serviço médico cubano. Isso fez dele um alvo para seus parentes sem compaixão e egoístas, que queriam o dinheiro para o proveito deles. No final, Vivian vai para a cadeia por sua trajetória criminosa e Paul e Pru acabam juntos."
Pois é: nomes, problemas com pais, irmãos, traições. E aí, será que viajei muito? Podem discordar também...

PS. pra apimentar a discussão, lembram que após o final do último episódio a chamada da série fica com o fundo branco com palavras pretas? Será que isso vai mostrar alguma mudança na polarização Jacob X AntiJacob? Question




Editado pela última vez por honorio em Segunda Julho 06, 2009 20:24, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
honorio está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
italosawyer
MensagemEnviada: Segunda Julho 06, 2009 20:14  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 29

Registrado em: Terça-Feira, 19 de Setembro de 2006
Mensagens: 369
Tópicos: 14
Localização: São Paulo



Grupos: Nenhum
Opa Jackeline.
Eu me confundi.
Raquel é mãe de Benjamin e esposa de Jacó, não mãe.
Valeu!!! Very Happy


_________________
http://italoayala.blogspot.com/

Voltar ao Topo
italosawyer está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
rodrigo1603
MensagemEnviada: Terça Julho 07, 2009 14:23  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 45

Registrado em: Quinta-Feira, 29 de Março de 2007
Mensagens: 454
Tópicos: 5
Localização: RIO DE JANEIRO



Grupos: Nenhum
italosawyer escreveu:
Opa Jackeline.
Eu me confundi.
Raquel é mãe de Benjamin e esposa de Jacó, não mãe.
Valeu!!! Very Happy


Cuidado com essas referencias externas que vocês usam... algum fã mais paranóico depois pode achar que a irmã da Juliet é mãe do Ben Linus e esposa do Jacob


_________________
Aguardo explicações sobre a origem da Ilha, história da Dharma Initiative e civilização egipcia. Ainda acredito num Spin Off



Editado pela última vez por rodrigo1603 em Terça Julho 07, 2009 20:39, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
rodrigo1603 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=4631703021706285541
kakkau
MensagemEnviada: Terça Julho 07, 2009 18:03  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 47

Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Maio de 2009
Mensagens: 260
Tópicos: 2
Localização: brasil



Grupos: Nenhum
Citação:

Gostei de sua teoria mas pode existir outra explicação. Se o adversário do Jacob estivesse disfarçado do Jacob e aquilo proporcionaria a ele o loophole??


Depois de tudo que presenciamos em Lost, não duvido de mais nada... até um Ben Linus mais humano foi mostrado na 5ª temporada!

Citação:

PS. pra apimentar a discussão, lembram que após o final do último episódio a chamada da série fica com o fundo branco com palavras pretas? Será que isso vai mostrar alguma mudança na polarização Jacob X AntiJacob?


Foi nesse momento que comecei a imaginar que Lost poderia dar um giro de 360° e que tudo que fora visto deveria ser repensado. Alguns colegas postaram que a 6ª temporada seria um reflexo da 1ª... ora, espelhos refletem as imagens ao contrário, não?
E se o "bem" for o "mal" e vice-versa?


Voltar ao Topo
kakkau está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
joaopedro1
MensagemEnviada: Terça Julho 07, 2009 18:23  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 33

Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Junho de 2006
Mensagens: 1.551
Tópicos: 24
Localização: São Paulo (SP)

Twitter: @gogomole

Grupos: Nenhum
Psy Fernando escreveu:
Se o adversário do Jacob estivesse disfarçado do Jacob e aquilo proporcionaria a ele o loophole??


Sei lá, acho isso já viagem demais, até mesmo para LOST. Smile


Voltar ao Topo
joaopedro1 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
rodrigo1603
MensagemEnviada: Terça Julho 07, 2009 20:45  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 45

Registrado em: Quinta-Feira, 29 de Março de 2007
Mensagens: 454
Tópicos: 5
Localização: RIO DE JANEIRO



Grupos: Nenhum
kakkau escreveu:

PS. pra apimentar a discussão, lembram que após o final do último episódio a chamada da série fica com o fundo branco com palavras pretas? Será que isso vai mostrar alguma mudança na polarização Jacob X AntiJacob?


Foi nesse momento que comecei a imaginar que Lost poderia dar um giro de 360° e que tudo que fora visto deveria ser repensado. Alguns colegas postaram que a 6ª temporada seria um reflexo da 1ª... ora, espelhos refletem as imagens ao contrário, não?
E se o "bem" for o "mal" e vice-versa?[/quote]

Com certeza Kakkau !!!
Veremos um Jacob vilão, Esau mocinho, Ben Manipulavel, "Locke" manipulador, Jack mais emocional e muito mais....


_________________
Aguardo explicações sobre a origem da Ilha, história da Dharma Initiative e civilização egipcia. Ainda acredito num Spin Off

Voltar ao Topo
rodrigo1603 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=4631703021706285541
Vicente_
MensagemEnviada: Quarta Julho 08, 2009 14:39  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 33

Registrado em: Domingo, 8 de Julho de 2007
Mensagens: 74
Tópicos: Nenhum
Localização: RS



Grupos: Nenhum
Como eu já disse no tópico do Seth e Hórus:

Os próprios produtores já disseram que Jacob é o mocinho, e mesmo se não tivessem dito, enquanto o Jacob deixou a Nadia morrer, o "Esaú" disse pro Locke se matar, convenceu o Ben a matar o Jacob, etc.

E em qual episódio foi dito que a Purgação foi ordenada por Jacob? Além do mais, como visto na season finale, o "Esaú" estava usando aquela cabana há tempos, então é bem capaz dele ter dado as ordens no lugar de Jacob (isso se é que a ordem não partiu direto do Ben ou do Widmore mesmo, pq eu não lembro algum capítulo que diga que a Purgação foi ordem do Jacob).

Por fim o Jacob diz ao Hurley que ele tem livre-arbítrio e tal, que ele não é obrigado a fazer o que ele não quer, isso não me parece atitude de alguém vilão...

E pelo diálogo com Jacob, o "Esaú" claramente seguia não a idéia de que a humanidade "evolui em seu próprio tempo", ele seguia a idéia de que a humanidade sempre seria corrupta e auto-destrutiva.


Voltar ao Topo
Vicente_ está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo Página 1 de 3

LostBrasil - Índice do Fórum » ABC | Teorias e Especulações » Jacob pode ser o vilão
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida