Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » Globo | Teorias e Especulações » Lost e a Psicanálise

Novo Tópico  Responder Mensagem printer-friendly view
 Lost e a Psicanálise « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
odysseux
MensagemEnviada: Quarta Março 22, 2006 19:24  |  Assunto: Lost e a Psicanálise Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino

Registrado em: Terça-Feira, 21 de Março de 2006
Mensagens: 5
Tópicos: 3




Grupos: Nenhum
Não sou psicanalista, nem faço analise, terapia, etc. O meu conhecimento sobre psicanalise é de uma leitura superficial e de conversas de botequim.
Não acredito e nem desacredito na Psicanalise, bem como qualquer religião. Também não sou um cético radical. Simplesmente respeito qualquer sistema de crença não-cientifizável (como por exemplo a macumba, taro, vodu e coisas do genero).
Uma coisa achei intrigante no seriado, no meu parco conhecimento, o uso de analogias e metáforas da Psicanalise.
Rolling Eyes estão perdidos numa ilha... o simbolismo remetem a essência da psicanálise... não deixamos de ser ilhas a serem exploradas... e até habitadas com os muitos de nós (acho que isto seriam os arquétipos)
Evil or Very Mad cada episódio parece ser uma sessão de terapia psicanalítica, cerca de 50 min, cheio de regressões, de atos falhos, as frases recorrentes, sublimação de alguns personagens, etc
Rolling Eyes será que o que abordei tem algum aspecto a ser discutido? Aqueles que conhecem Freud, Jung, Lacan, etc... por obséquio, ampliem o debate.
Question os losties estão submetidos a experimentos psicanáliticos (existe isto?)
Laughing talvez viveremos na série um eterno e infindável retorno aos traumas, anseios e cotidianos de cada personagem e por isto já seria uma excelente produção
Idea Quem poderia opinar mais?
_________________


Voltar ao Topo
odysseux está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Marcelo_torres
MensagemEnviada: Quarta Março 22, 2006 20:58  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 45

Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 102
Tópicos: 13
Localização: São Luis - MA



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
Gostei do tópico Applause Applause Applause , desde que comecei a assisti LOST sempre me interessei pelos personagens e suas personalidades.

Nesse primeiro ano da série percebi que os produtores deram foco aos personagens e suas personalidades, seus traumas, problemas e conflitos; como o Jack e seu pai, Charlie e as Drogas, Claire e sua gravidez, Michael e seu filho Walt (e vice-versa), Sawyer e a morte dos pais, Locke e a paralisia, Sun, Jin e seu casamento, Hurley e seu "azar", Shannon e sua futilidade, Boone e sua incapacidade de terminar alguma coisa, Sayid e seus mistérios.

No segundo ano da série o foco muda um pouco (não vou comentar porque aqui trata dos episódios exibidos pela globo e só passou a primeira temporada).

Respondendo a sua pergunta sobe experimentos psicanaliticos, acho que só o fato deles estarem isolados em uma ilha sendo obrigados a conviver entre si já é uma espécie de experimento, o convívio é obrigatório e assim cada um tem que no minimo aceitar a existência do outro.

Acho que você enxerga LOST assim como eu enxergo, prefiro olhar o lado dos persongens e analisar os fatos, cada personagem tem seu valor e sempre procuro entender e ver a evolução de cada um na ilha.
As vezes viajo e tento imaginar um desfecho, mas acabo descobrindo que LOST não tem ligação nenhuma com o que pensei (alguém sempre diz que minha teoria já foi desmentida pelos produtores).

Você citou as analogias e metáforas são assuntos que também acho bacana, como as citações do Coelho branco, da mariposa, entre outras. A respeito simbologia da Ilha como sendo o "EU" (interior) de cada personagem também percebi isso.

odysseux não pude ajudar muito nas suas duvidas, mas me interessei bastante pela visão que você tem de LOST. Creio que se assemelha a minha.

Depois se tiver tempo dá uma olhada nesse tópico que eu criei.

[]'s


_________________
Emancipate yourselves from mental slavery;
None but ourselves can free our mind.

Bob Marley


[Spiritualism and Love]

Voltar ao Topo
Marcelo_torres está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
J.
MensagemEnviada: Sábado Março 25, 2006 01:24  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 35

Registrado em: Sábado, 18 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 52
Tópicos: Nenhum
Localização: Juiz de Fora



Grupos: Nenhum
muitos válidos esses comentários... como ninguém sabe aonde toda essa história vai levar... se eu bem me lembro de todas as teorias q eu já li... essa sua, odysseux, faz bastante sentido!!

Voltar ao Topo
J. está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Patricia Tanajura
MensagemEnviada: Terça Março 28, 2006 10:46  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 58

Registrado em: Terça-Feira, 21 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 31
Tópicos: 2
Localização: Bahia



Grupos: Nenhum
Muitíssimo interessante seu tópico!! Eu tbem já havia percebido alguma coisa nesse sentido, mas não com tanta profundidade (pela Globo, eu ficava com a sensação constante de ter perdido alguma coisa...) Rolling Eyes No entanto ficou muito patente a coisa das analogias, e tudo mais. Mas acho que LOST é mais que isso-sem querer menosprezar a psicanálise ou qualquer outra coisa. Mas ainda acho que há outros elementos de outras origens a serem abordados, seria muito limitante abordar tudo, todo o seriado, sob uma única ótica, uma perpectiva... seria péssimo!! Confused
Em relação a xperiência, Tambémém acho que existe algo do tipo, não sei qual o objetivo..
No mais, é assistir prá descobrir, e issso que é o BOM de Lost: nós acabamos parecendo mais um sobrevivente do vôo 815, descobrindo os mistério junto com os protagonistas. Para mim, essa é a idéia genial que fisga o teespactador e mostra toda a inteligência de JJ e dos roteiristas Wink certamente uma idéia respaldada em psicologia, prá dizer o mínimo. Abraços Razz


_________________
Aren't we all LOST?

Voltar ao Topo
Patricia Tanajura está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Manu
MensagemEnviada: Terça Março 28, 2006 10:53  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores



Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 23

Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2005
Mensagens: 3.430
Tópicos: 154
Localização: Rio de Janeiro - RJ



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
Marcelo_torres escreveu:
Respondendo a sua pergunta sobe experimentos psicanaliticos, acho que só o fato deles estarem isolados em uma ilha sendo obrigados a conviver entre si já é uma espécie de experimento, o convívio é obrigatório e assim cada um tem que no minimo aceitar a existência do outro.

Este relacionamento forçado, em que todos buscam o mesmo objetivo, que é saír da ilha, é uma ótima forma de analisar o ser humano em situações adversas, não deixa de ser um experimento psicanalítico...


Voltar ao Topo
Manu está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
AN0NyM0u5_D4rk
MensagemEnviada: Domingo Abril 02, 2006 20:15  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 40

Registrado em: Quinta-Feira, 9 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 147
Tópicos: 7




Grupos: Nenhum
Com certeza tera um final isso já foi adaptado no roteiro, não sabemos quantas temporadas tera muitos falam que ira até a sexta mais não tem nada certo.

Voltar ao Topo
AN0NyM0u5_D4rk está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
enkrptado
MensagemEnviada: Quinta Abril 13, 2006 22:40  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 38

Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Abril de 2006
Mensagens: 98
Tópicos: Nenhum
Localização: Ilha de Lost



Grupos: Nenhum
Pode até fazer sentido teu textoconfesso que não li)mas com certeza haverá um final pra Lost(isso é um seriado não esqueça).

_________________
"Eu sou o Agente Federal Jack Bauer....e hoje é o dia mais longo da minha vida....."

Voltar ao Topo
enkrptado está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ogro
MensagemEnviada: Quinta Abril 13, 2006 22:41  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores


Chaos will rise again.

Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 37

Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2005
Mensagens: 14.773
Tópicos: 331
Localização: Olympus

Twitter: @ogrotouro

Grupos: 
[ABC]
Não passará de 6 temporadas, não importa no que é baseado.

_________________

Voltar ao Topo
ogro está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Orkut Profile: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4302013222988543713
Dudugouveia
MensagemEnviada: Quarta Abril 19, 2006 17:51  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 33

Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Maio de 2005
Mensagens: 2.188
Tópicos: 10
Localização: Belém - PA



Grupos: 
[ABC]
Citação:

talvez viveremos na série um eterno e infindável retorno aos traumas, anseios e cotidianos de cada personagem e por isto já seria uma excelente produção


Não pire dude , um dia acaba.


Voltar ao Topo
Dudugouveia está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Klen
MensagemEnviada: Quarta Abril 19, 2006 21:14  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 44

Registrado em: Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2005
Mensagens: 3.433
Tópicos: 58
Localização: Brasília



Grupos: Nenhum
enkrptado escreveu:
Pode até fazer sentido teu texto(confesso que não li)mas com certeza haverá um final pra Lost(isso é um seriado não esqueça).


Oh, Lord. Deveria ter lido, pois.


Voltar ao Topo
Klen está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2003834830194148693
Buzzulini12
MensagemEnviada: Sábado Fevereiro 03, 2007 15:51  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 33

Registrado em: Sábado, 3 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 5
Tópicos: Nenhum
Localização: Colina



Grupos: Nenhum
quer saber ?
ñ entendi bolhufas denada Sad


_________________
Lost - 4...8...15...16...23...42...execute?

^¿^

Voltar ao Topo
Buzzulini12 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
giselleribeiro
MensagemEnviada: Sexta Fevereiro 16, 2007 00:57  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 40

Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 1
Tópicos: Nenhum
Localização: Vitoria



Grupos: Nenhum
Eu Também percebi as semelhaças que cada um tem conrelação a seus traumas vividos........e todos tem de certa forma algum tipo de vinculo uns com os outros....

Voltar ao Topo
giselleribeiro está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=15450835148705213979
VJ Gambit
MensagemEnviada: Sexta Fevereiro 16, 2007 11:44  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 41

Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Julho de 2006
Mensagens: 639
Tópicos: 12
Localização: Caxias do Sul, RS



Grupos: 
[ABC]
[Globo]
Manu escreveu:
Marcelo_torres escreveu:
Respondendo a sua pergunta sobe experimentos psicanaliticos, acho que só o fato deles estarem isolados em uma ilha sendo obrigados a conviver entre si já é uma espécie de experimento, o convívio é obrigatório e assim cada um tem que no minimo aceitar a existência do outro.

Este relacionamento forçado, em que todos buscam o mesmo objetivo, que é saír da ilha, é uma ótima forma de analisar o ser humano em situações adversas, não deixa de ser um experimento psicanalítico...



falou e disse... como sempre (e até na globo) a manu tem razão... ahuah


_________________
Arquivo Redondo Blog - De tudo um muito

»» Colabore com o LostBrasil
Ajude o maior portal sobre Lost da América Latina

Voltar ao Topo
VJ Gambit está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Miqueli
MensagemEnviada: Quarta Fevereiro 28, 2007 13:41  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 41

Registrado em: Segunda-Feira, 26 de Fevereiro de 2007
Mensagens: 14
Tópicos: Nenhum
Localização: Brasília



Grupos: Nenhum
Eu não creio que o objetivo deles na ilha seja um experimento psicanalítico. Mas com certeza, eles estão vivendo uma situação extremamente terapeutica! E como todos nós somos frutos de nossos eventos passados (mas não só, é claro! Afinal, o todo é maior que a soma das partes, certo!?), não conseguiríamos enfrentar nenhuma situação (principalmente questões tão prmitivas de medo, raiva e sobrevivência), sem ter junto a nossa história de vida....
O legal é perceber a quantidade de "informações" incoscientes em cada ação, de cada personagem. Mesmo muitas vezes ele próprio nem se dando conta!
Sei que o seriado é um prato cheio para os amantes do ser humano, da mente humana... Ah! também no seriado aparecem muitas informações sobre a teoria comportamental (tbem em psicologia)! Uma delas é a jaula onde Sawyer fica aprisionado!


Voltar ao Topo
Miqueli está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Página 1 de 1

LostBrasil - Índice do Fórum » Globo | Teorias e Especulações » Lost e a Psicanálise
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida