Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 




Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras


» Acesso Restrito «
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!



LostBrasil - Índice do Fórum  » Notícias » [ABC] Está disposto a se perder?

Novo Tópico  Responder Mensagem printer-friendly view
 [ABC] Está disposto a se perder? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
ogro
MensagemEnviada: Quarta Março 22, 2006 12:15  |  Assunto: [ABC] Está disposto a se perder? Responder com Citação


Colaboradores


Chaos will rise again.

Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 31

Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2005
Mensagens: 14.773
Tópicos: 331
Localização: Olympus

Twitter: @ogrotouro

Grupos: 
[ABC]
Está disposto a se perder?

A famosa série de TV LOST mostra pessoas bonitas, reviravoltas sobrenaturais no roteiro, e surpreendentes influências budistas.


Uma palpebra fechada enche a tela. De repente, ela se abre, e a pupila, antes dilatada, imediatamente se contrai, como que reagindo a luz direta, na primeira cena do primeiro episódio de LOST, a série fenômeno de audiência da ABC, agora em sua segunda temporada. Diversas variações dessa imagem aparecem em outros episódios, uma possível dica de que a série é uma alegoria do processo de acordar, de se abrir para a luz da consciência.

Nas próximas cenas vemos o dono do olho, um homem na casa dos 30 anos de terno e gravata, deitado de costas em um bambuzal. Então ele se lembra ou se dá conta que esteve em uma queda de avião em um ilha tropical e começa a correr em direção aos gritos dos outros sobreviventes; a estória se inicia, e depois disso nunca mais parou. Seguindo a linhagem de "Robinson Crusoe", "Lord of the Flies", "Gilligan's Island" e "Survivor", LOST apresenta os problemas e as improvisações dos ilhados enquanto eles lidam com a perda não apenas dos confortos da civilização, mas também a base do comportamento civilizado.

Vemos amizades formadas ou rompidas por um pote de manteiga de amendoim, facções rivais, quebra de alianças, objetivos obscuros, sequestros, espancamentos, a velha tortura com pedaços de bambu sendo enfiados debaixa das unhas, reconciliações nos finais de episódios e redenções, e ah, tem mensagens em uma garrafa. Também vemos flashbacks frequentes sobre a vida antes da queda dos sobreviventes. Dentre eles, temos um médico, um engenheiro, uma estrela de rock em decadência, um ex-membro da Guarda Republicana do Iraque, um vencedor na loteria, um ou dois assassinos, que juntos representam um ponto de ligação mais rico, e mais realista da sociedade do que o milionário e sua esposa, a estrela de cinema, o professor, e etc. Tirando o gordinho engraçado, o avião parece ter se especializado em ter pessoas atraentes, e as semanas que passam na ilha tem um miraculoso efeito de melhora em seus penteados e maquiagem.


Mas LOST mantém nosso interesse com essas pequenas projeções de uma cósmica e possivelmente dharmica dimensão. Ocasionalmente aparecendo durante a luta dos passageiros para sobreviverem, são desenvolvimentos da perspectiva, como um urso polor na floresta, a cura de um paraplégico induzida pela queda, a frequente aparição de uma aparentemente mística sequencia de números, primeiro no bilhete do vencedor da loteria, e depois em vários e improváveis outro lugares, e a descoberta de um bunker que guarda algum tipo de projeto clandestino vindo diretamente de "Arquivo X," repleto de computadores antigos etiquetados com o logo do misterioso Projeto Dharma, um logo que também aparece na pela tatuada de um tubarão.

O que está acontecendo? Um canal de TV de primeira linha está realmente fazendo um considerável invasão no mundo budista? Ou está apenas passando pela loja de terminologias budistas atrás do chapéu estranho ou algum brinquedo para se usar com uma fantasia? Certamente pelo menos um dos roteiristas de LOST parece ter um conhecimento real sobre a prática budista. Os aparatos no bunker do Projeto Dharma incluiem uma máquina do dia do apocalipse que requer que seus guardiões, para evitarem a catastrofe, vigiem um contador e vigilantemente o resetem a cada 108 minutos.

O melhor ator da série, Terry O'Quinn (confira a brilhante a assutadora interpretação dele em "O Padrasto", de 1897), interpreta o personagem mais interessante, chamado de John Locke. Como o idealista inglês, Locke insiste que vivemos em um universo tabula rasa onde somos livres. Ao iniciar o garoto Walt nos mistério do gamão, que Locke apresenta como uma forma de sabedoria bem anterior a Cristo, ele o ensina que a luta entre escuro e claro é um mero jogo, um perspectiva que não está disponível aos outros ilhados, que são pegos em disputas de vida ou morte. Locke também encontra o amado labrador de Walt ao fazer e soprar um apito para cães, e quando os outros correm para se protegerem da chuva, ele senta calmamente na praia em sua famosa postura com as pernas encruzadas, um impecável bhikkhu de cabeça raspada dando boas vindas a chuva com seus braços abertos.

Com essa base formada, e graças ao carisma de O'Quinn, quando os flashbacks revelam Locke como um perdedor, patético, solteiro, humilhado pelo chefe, completo com gravata de poliester e camisa barata, aceitamos seu desespero nas ações seguintes, como o paramlitar sobrevivente e machão com seu próprios sonhos, o guerreiro-sábio que pode muito bem trazer salvação as outras pessoas.

Mas a maior ressonância dharmica de LOST é provavelmente a experiencia de se sentir perdido. Ironicamente, enquanto os personagens lutam para deixarem de estar perdidos, o público público assiste precisamente pra ficar perdido, não apenas para vagar por um ilha desabitada a milhares de quilometros foram da rota em algum lugar entre Sydney e Los Angeles, mas para se sentir bem e desorientado por o sempre repleto de reviravoltas e em expansão enrendo. Se aventurar dentro da "perdição" é se aventurar dentro do mistério, fugir dos limites da razão para o extenso reino a frente, onde uma mão pode bater palmas e florestas podem ter ursos polares. É um forte de vigília, longe do palácio repleto de conforto, dentro do assustador mundo real, onde nada é permanente ou preciso.

Estar perdido é ser privado do aconchego e mais; confiar que se está no rumo, em uma organizada e lógica trajetória do ponto A para a ponto B. Se estiver mesmo indo em direção a algo novo (a busca pelo esclarecimento), qualquer conceito que tiver sobre o destino final ou o caminho que usará a partir de seu ponto de saída (ignorância) é necessariamente um conceito ignorante. Então, com qualquer prática que vai te ajudar a chegar lá realmente (meditando, estudando sutras, se relacionando com um professor), em algum lugar durante o processo você precisa se desligar de seus conceitos, desorientado-se. De fato, para fazer qualquer coisa corretamente, para se fazer de forma que se torne um forma de se despertar, seja escrevendo um romance, ou tocando um saxofone, ou se apaixonando, você deve se tornar tanto desesperademente perdido que onde quer que vá seu destino é um lugar que não poderia ter imaginado antes de chegar lá. Apenas diga, "Huh?"

Nãm importa quando pratiquemos, devemos estar dispostos a ficar perdidos, para afastar os preconceitos que carregamos. Nesse sentido, LOST, com seu mistério-que-sempre-se-aprofunda, tem fornecido uma experiencia de quase meditação para um público gigantesco. Por quanto tempo seus criadores podem manter o mistério, sem dar a resposta com uma mera explicação racional ou exaurir a paciência do público, é outra questão. Por ora, fique perdido enquanto ainda pode.

Fonte: BeliefNet.com | traduzido do inglês por: ogro


_________________

Voltar ao Topo
ogro está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Orkut Profile: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4302013222988543713
Ramonrf
MensagemEnviada: Quinta Março 23, 2006 23:46  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 26

Registrado em: Sábado, 18 de Março de 2006
Mensagens: 51
Tópicos: 1
Localização: Rio de Janeiro



Grupos: Nenhum
eu é a melhor serie q eu já vi na minha via

Voltar ao Topo
Ramonrf está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
riali
MensagemEnviada: Sexta Março 24, 2006 11:28  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 32

Registrado em: Terça-Feira, 8 de Novembro de 2005
Mensagens: 151
Tópicos: 1
Localização: capao da canoa



Grupos: 
[ABC]
[Globo]
simplismente a melhor serie de todos os tempos, um divisor de aguas apartir de lost tudo vai mudar, inclusive nos, espectadores...lost

_________________
campeao mundial!!!!!!!
inter inter inter!!!!!

Voltar ao Topo
riali está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Wilson Jr.
MensagemEnviada: Sexta Março 24, 2006 12:40  |  Assunto: Re: [ABC] Está disposto a se perder? Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 49

Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Janeiro de 2006
Mensagens: 399
Tópicos: Nenhum
Localização: Ceres (GO)



Grupos: 
[ABC]
ogro escreveu:
O melhor ator da série, Terry O'Quinn ...


Na opinião de quem? Nem tanto... divergências...


Voltar ao Topo
Wilson Jr. está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Bellegjw
MensagemEnviada: Sexta Março 24, 2006 12:51  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores



Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 42

Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Março de 2006
Mensagens: 492
Tópicos: 1
Localização: Niterói - RJ



Grupos: Nenhum
Muito legal essa reportagem. Acho que a lady of moon mandou bem na pesquisa dela sobre a simbologia de darma.

Wilson Jr. o ogro não escreveu, ele apenas traduziu a matéria do beliefnet.com.


_________________
»» Colabore com o LostBrasil
Ajude o maior portal sobre Lost da América Latina



Editado pela última vez por Bellegjw em Sexta Março 24, 2006 12:54, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Bellegjw está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=10181788425188044452
ogro
MensagemEnviada: Sexta Março 24, 2006 12:53  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores


Chaos will rise again.

Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 31

Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2005
Mensagens: 14.773
Tópicos: 331
Localização: Olympus

Twitter: @ogrotouro

Grupos: 
[ABC]
O mais premiado da série, isso apenas contando os premios que recebeu por trabalhar em LOST.

Não há divergencias quanto a isso...


_________________

Voltar ao Topo
ogro está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Orkut Profile: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4302013222988543713
Wilson Jr.
MensagemEnviada: Sexta Março 24, 2006 16:47  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 49

Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Janeiro de 2006
Mensagens: 399
Tópicos: Nenhum
Localização: Ceres (GO)



Grupos: 
[ABC]
ogro escreveu:
O mais premiado da série, isso apenas contando os premios que recebeu por trabalhar em LOST.

Não há divergencias quanto a isso...


Ok, Ogro. Entendi desde o início que você apenas tinha traduzido. O que quis dizer é que me surpreendeu a afirmativa de que ele é o melhor da série. Ainda mais em uma série em todos os personagens, uma hora ou outra, ocupam os papéis principais. Também não sabia que ele tinha recebido mais prêmios por este trabalho em LOST. Aliás, quais são esses prêmios?


Voltar ao Topo
Wilson Jr. está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
ogro
MensagemEnviada: Sexta Março 24, 2006 16:50  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores


Chaos will rise again.

Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 31

Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2005
Mensagens: 14.773
Tópicos: 331
Localização: Olympus

Twitter: @ogrotouro

Grupos: 
[ABC]
Aqui tem quase todos listados.

_________________

Voltar ao Topo
ogro está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Orkut Profile: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4302013222988543713
Wilson Jr.
MensagemEnviada: Sexta Março 24, 2006 17:04  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 49

Registrado em: Sexta-Feira, 6 de Janeiro de 2006
Mensagens: 399
Tópicos: Nenhum
Localização: Ceres (GO)



Grupos: 
[ABC]
Sem querer ser chato (mas bem capaz de já estar sendo), o link que você me deu, Ogro, comprova o que eu falei:

Arrow Prêmios recebidos:

Golden Satellite Award
- Melhor Ator em Série Dramática (Matthew Fox)

Saturn Award
- Melhor Ator Coadjuvante (Terry O'Quinn)


Arrow Indicações:

Golden Globe Award
- Melhor Ator Coadjuvante (Naveen Andrews)
- Melhor Ator (Matthew Fox)

Saturn Award
- Melhor Ator (Matthew Fox)
- Melhor Ator Coadjuvante (Dominic Monaghan)

Prism Award
- Melhor Ator numa Trama (Dominic Monaghan)

Teen Choice Award
- Melhor Ator (Matthew Fox)
- Melhor Interpretação Masculina (Jorge Garcia)
- Melhor Interpretação Masculina (Josh Holloway)
- Melhor Interpretação Masculina (Ian Somerhalder)

Ou seja, ainda acho que não há como falar que ele é o melhor ator da série. um certo equilíbrio. Mas deixa prá. Acho que não é essa a intenção desse tópico, não é mesmo? Wink


Voltar ao Topo
Wilson Jr. está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Maurycius
MensagemEnviada: Sábado Março 25, 2006 23:19  |  Assunto: Re: [ABC] Está disposto a se perder? Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 30

Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005
Mensagens: 8.353
Tópicos: 205
Localização: Goiânia/Goiás



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
Wilson Jr. escreveu:
ogro escreveu:
O melhor ator da série, Terry O'Quinn ...


Na opinião de quem? Nem tanto... divergências...


Acho que o Locke é o melhor personagem,mas acho que o Naveen Andrews é ,de longe,o melhor ator.


_________________
Why Did You Do This To Me?

Voltar ao Topo
Maurycius está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Círdan
MensagemEnviada: Sábado Março 25, 2006 23:56  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 26

Registrado em: Quarta-Feira, 22 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 1.207
Tópicos: 2
Localização: Pelotas - RS



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
LOST é demais mesmo. Essa reportagem fez uma descrição ótima da série Applause
Ah, Matthew Fox também é bom ator. Mas acho que o Naveen é o melhor mesmo..


Voltar ao Topo
Círdan está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Manu
MensagemEnviada: Domingo Março 26, 2006 09:40  |  Assunto: Responder com Citação


Colaboradores



Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 17

Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2005
Mensagens: 3.430
Tópicos: 154
Localização: Rio de Janeiro - RJ



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
Lost, conseguiu se tornar um fenonemo mundial não apenas por ter excelentes atores, mas porque conseguiu reunir várias temas interessantes... Razz

Voltar ao Topo
Manu está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Página 1 de 1

LostBrasil - Índice do Fórum » Notícias » [ABC] Está disposto a se perder?
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida