Autor |
Mensagem |
DarkJack
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Quinta-Feira, 2 de Março de 2006 Mensagens: 267 Tópicos: 8 Localização: Floripa/SC
Grupos:
|
Relógio mais preciso do mundo não deve ter segundo
Em um sótão a seis metros de profundidade debaixo dos jardins do Observatório de Paris, alguns cientistas preparam aquele que será o relógio mais preciso do mundo, com o principal objetivo de questionar uma convenção que data de 40 anos: a definição de segundo. Os melhores relógios atômicos do Observatório atingem uma precisão espantosa: 0,0000000000000006 segundo por segundo. Em outras palavras, levarão 52 milhões de anos para atrasarem em um segundo.
Agora, o objetivo das atuais pesquisas é retardar esse atraso em 32 bilhões de anos. Isto poderá parecer um simples discurso intelectual. Entretanto, a indústria espacial é uma ávida consumidora de relógios de precisão. Os sistemas de navegação por satélite, que obtiveram um avanço espetacular nos últimos anos, se baseiam em instrumentos como estes.
A pesquisa relacionada aos planetas descobertos recentemente fora do sistema solar se apoiará em observatórios espaciais compostos por vários satélites voando em formação com órbitas ajustadas ao milímetro. Neste caso também serão necessários relógios de grande precisão.
"A principal aplicação de nossas pesquisas continuará sendo a navegação, como há centenas de anos, quando foi criado o Observatório e os cronômetros faziam falta. A diferença é que esta navegação será espacial e não marítima", ressalta Philip Tuckey, diretor do departamento "sistemas de referência Tempo-Espaço" do Observatório.
A metrologia do tempo é uma das principais tarefas do Observatório, que mantém uma importante atividade de pesquisa ainda pouco conhecida. Um dos principais pontos de sua pesquisa consiste no uso de átomos esfriados a laser para que se obtenham freqüências muito estáveis.
Trata-se de uma linha de trabalho muito desenvolvida pelos cientistas franceses, que se apóia nos trabalhos de Claude Cohen-Tannoudji que por estes estudos recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1997.
Os relógios mais precisos de hoje em dia utilizam o césio, enquanto o Observatório, por sua vez, trabalha atualmente com o estrôncio e o mercúrio.
Bizarro não? Como seria o tempo de hoje em diante?
|
|
|
|
kennewick
|
|
Sexo: Idade: 41Registrado em: Quinta-Feira, 10 de Março de 2005 Mensagens: 8.344 Tópicos: 212 Localização: Rio de Janeiro
Grupos:
|
eu uso um relogio de camelô q nunca atrasa nem adianta.
|
|
|
|
willzinho
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Domingo, 10 de Julho de 2005 Mensagens: 4.130 Tópicos: 50 Localização: The Pearl
Grupos:
|
Uso o relógio do celular mesmo. Que pesquisa mais tosca.
Falta do que fazer owns.
|
|
|
|
tovigohu
|
|
Sexo: Idade: 43Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Outubro de 2005 Mensagens: 345 Tópicos: 15 Localização: Salvador-BA
Grupos: Nenhum |
willzinho escreveu: |
Falta do que fazer owns. |
pode não ser importante pra você, mas como foi citado na noticia é base p/ certos estudos
agora, so não sei qual a relevancia da profundidade do sotao
|
|
|
|
Bruninha
|
|
Sexo: Idade: 47Registrado em: Terça-Feira, 29 de Março de 2005 Mensagens: 1.279 Tópicos: 5 Localização: Rio de Janeiro
Grupos:
|
Antigamente eu era viciada em relogio...hoje..nem uso mais
|
|
|
|
Luczinho
|
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 29 Tópicos: 2 Localização: Fortaleza-CE
meu relógio 'swatch' foi 10 reais num camelô japonês que queria '15 leais' e eu só tinha '10 leais', aí ele acabou vendendo
It's just no good, you teasing like you do
~Blondie - Heart of Glass
|
|
|
|
G4g0
|
|
Sexo: Idade: 39Registrado em: Domingo, 24 de Abril de 2005 Mensagens: 630 Tópicos: 7 Localização: Brazil
eu so uso o relogio de celular, que por sinal atrasa uns 2 minutos por mês.
|
|
|
|
caroll_black
|
|
Sexo: Idade: 33Registrado em: Terça-Feira, 14 de Março de 2006 Mensagens: 75 Tópicos: Nenhum Localização: Rio!
Aff, q tosqueira, pra q isso?
|
|
|
|
dexter.ti
|
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Quarta-Feira, 9 de Março de 2005 Mensagens: 596 Tópicos: 20 Localização: São Paulo
é realmente a pesquisa não é NADA muito extraordinario e Também acho q existem outras urgencia alem de ter certeza da hora
G4g0 escreveu: |
eu so uso o relogio de celular, que por sinal atrasa uns 2 minutos por mês. |
HAhAhHAhHAhA praticamente um relogio atomico...... o do meu celular tá fd Também.... atrasa uns 10 min em 1 semana (na verdade nunca parei para ter certeza + deve ser isso)
|
|
|
|
G4g0
|
|
Sexo: Idade: 39Registrado em: Domingo, 24 de Abril de 2005 Mensagens: 630 Tópicos: 7 Localização: Brazil
caroll_black escreveu: |
Aff, q tosqueira, pra q isso? |
olha, eu acho que isso é pra aprimorar as tecnologias de Satelite, navegação espacial, parece besteira, mas um avanço desse pros caras deve ser de muito valor. ainda mais no espaço, onde o tempo deve passar de maneira diferente.
|
|
|
|
ShaDoWz
|
|
Idade: 38Registrado em: Quinta-Feira, 20 de Outubro de 2005 Mensagens: 6 Tópicos: Nenhum
tovigohu escreveu: |
pode não ser importante pra você, mas como foi citado na noticia é base p/ certos estudos
agora, so não sei qual a relevancia da profundidade do sotao |
Quando move-se no sentido da ação da força gravitacional, o tempo transcorre mais lentamente. Isso se aplica a relógios físicos, químicos e biológicos. Pessoas que trabalham no andar térreo de um prédio envelhecerão mais lentamente do que pessoas que trabalham no topo. Claro, tudo na sua ordem - o envelhecimento é de alguns milionésimos de 1 segundo a cada década, pois a distância é pequena e a gravitação muito fraca.
|
|
|
|
dexter.ti
|
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Quarta-Feira, 9 de Março de 2005 Mensagens: 596 Tópicos: 20 Localização: São Paulo
ShaDoWz escreveu: |
tovigohu escreveu: |
agora, so não sei qual a relevancia da profundidade do sotao |
Quando move-se no sentido da ação da força gravitacional, o tempo transcorre mais lentamente. Isso se aplica a relógios físicos, químicos e biológicos. Pessoas que trabalham no andar térreo de um prédio envelhecerão mais lentamente do que pessoas que trabalham no topo. Claro, tudo na sua ordem - o envelhecimento é de alguns milionésimos de 1 segundo a cada década, pois a distância é pequena e a gravitação muito fraca. |
Kraca começo as brisas..... entender fisica sempre foi FD para mim.... juro q me esforço + precisa fazer muitas abstrações
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar