Autor |
Mensagem |
Tuc4no
|
|
Sexo: Idade: 48Registrado em: Terça-Feira, 4 de Abril de 2006 Mensagens: 31 Tópicos: 2 Localização: Ribeirão Preto
Grupos:
|
Depois de assistir o episodio 11 encontrei fácil um texto falando sobre o grande pensador B.F. Skinner, acho que justifica o fato do Desmond dentro da "escotilha" apertando um botão a cada 108 minutos, segue a biografia de Skinner:
Partindo do principio proposto na teoria que postei neste tópico:
http://www.lostbrasil.com/viewtopic.php?t=8602
B.F. SKINNERComportamento condicionado em laboratório
Precursores da psicologia, como o filósofo norte-americano William James (1842-1910), já haviam previsto a utilidade de um ramo da ciência que estudasse os comportamentos puramente externos, mas a psicologia comportamental (behaviorismo) como a conhecemos começou mesmo com o médico russo Ivan Pavlov (1849-1936). Motivado por experiências com cães, Pavlov criou a teoria dos reflexos condicionados. Foi o primeiro cientista a trabalhar na área psicológica que não se utilizou de referências a estados subjetivos como instrumento teórico.
O fundador do behaviorismo como escola, porém, foi o psicólogo norte-americano John B. Watson (1878-1958), que formulou as estritas exigências metodológicas que deveriam nortear seus seguidores. O compromisso de verificação concreta de hipóteses (por isso a necessidade de experiências reais, como as que estão acontecendo na ilha) e a recusa da instrospecção aproximam o ideário de Watson do positivismo nas ciências humanas. Watson foi o principal inspirador de Skinner, por sua vez o maior divulgador do behaviorismo, prevendo a utilização de seus princípios na psicoterapia, na educação e até na formulação de políticas públicas. O behaviorismo clássico abraçou a idéia de que todo comportamento humano é infalivelmente controlável por meio do padrão de estímulo-resposta.
Mais recentemente, o princípio da infalibilidade estatística foi substituído pelo da probabilidade. No imaginário ficcional do século 20, a ênfase nos conceitos de controle e planejamento aproximou o behaviorismo e as táticas dos regimes totalitários (a politica de liderança do barba) — a terapia behaviorista, por exemplo, usou comumente choques elétricos e substâncias químicas para condicionar comportamentos (por isso Desmond foi instruído a injetar aquelas injenções). Algumas das principais metáforas do terror de estado do período fizeram referências a métodos behavioristas, como os romances 1984 (de George Orwell) e A Laranja Mecânica (de Anthony Burgess, adaptado para o cinema por Stanley Kubrick).
Logo, minhas conclusões são:
- A "escotilha" é mais uma experiência do inst. Dharma e não um centro de pesquisa.
- O terror de Desmond em fugir da "escotilha" é de fato o resultado das substâncias químicas e de seu condicionamento diante da experiência que ele participou. (Desmond nada mais era que o ratinho branco de laboratorio do instituto). Como ele parou lá, isso aí é outra história.
- Uma segunda hipótese é que, presumindo que a "escotilha" é um labirinto de "rato", nada aconteceria se o botão não fosse apertado.
Minha fonte:
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0176/aberto/pensadores_qdo2.shtml
E mais sobre BF Skinner e suas teorias:
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0176/aberto/pensadores.shtml
_________________ Hoje não tô afim de escrever assinatura.
|
|
|
|
Maurycius
|
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005 Mensagens: 8.352 Tópicos: 205 Localização: Goiânia/Goiás
Grupos:
|
|
|
|
Tuc4no
|
|
Sexo: Idade: 48Registrado em: Terça-Feira, 4 de Abril de 2006 Mensagens: 31 Tópicos: 2 Localização: Ribeirão Preto
Grupos:
|
você viu a imagem do pombo sendo pesquisado? me parece o mesmo principio experamental da "escotilha", uma imagem vale mais do que mil palavras, hahaha.
|
|
|
|
stealthyguy Avisos: 1 |
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Sexta-Feira, 3 de Março de 2006 Mensagens: 524 Tópicos: 3 Localização: Nova Iguaçu - RJ
Grupos:
|
Q pombo?
_________________ Roger that, Dog Patch 0-6.
Dirt Diver is on his way.
Snake Doctor out.
|
|
|
|
Felipe Sem Nick
|
|
Sexo: Idade: 39Registrado em: Terça-Feira, 21 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 287 Tópicos: 1 Localização: Palmas - TO
Grupos:
|
eu na verdade, acho q todo mundo na ilha são ratinhos brancos e q a ilha toda é isso q você falou =))
mas é uma boa teoria mesmo
|
|
|
|
Vitor_locke
|
|
Registrado em: Sábado, 1 de Abril de 2006 Mensagens: 43 Tópicos: Nenhum Localização: São Paulo
Grupos: Nenhum |
Sua teoria é interessante e faz certo sentido. Mas se for só isso , também acho que fico decepcionado.
|
|
|
|
Cika
|
|
Sexo: Idade: 39Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2005 Mensagens: 3.753 Tópicos: 100 Localização: Salvador - BA
Twitter: @aquelacika
Grupos:
|
Tuc4no, você leu meus pensamentos.
Tava pesquisando aqui pra postar esta teoria.
Também a achei ótima e parece que tem tudo a ver com o que acontece lá na escotilha (apesar de tambem achar decepcionante se for isso mesmo).
Outra coisa... tem uma menina no orkut que estuda o comportamento humano e (coincidentemente ou não) ela tava estudando a caixa de Skinner. A caixa das cobaias tinha oito lados, assim como o mapa da escotilha e o simbolo da Dharma. rsrs
Isso pode querer dizer que cada estação da Dharma é apenas uma experiencia de comportamento?
Sei que é uma teoria muito tosca, mas aí vai a imagem pra vocês verem:
|
|
|
|
Tuc4no
|
|
Grupos:
|
stealthyguy escreveu: |
Q pombo? |
No segundo link que passei sobre mais informações sobre BF Skinner.
Quanto aos que estão decepcionados, é bom estar preparado... já participei de um fórum sobre a trilogia Matrix na época das estréias e etc. Metade do fórum ficou decepcionada com o filme. É natural a gente achar que as coisas vão se complicar um pouco mais ou se aprofundar mas às vezes, isso não acontece.
|
|
|
|
Ekùn
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Abril de 2006 Mensagens: 3 Tópicos: Nenhum
Grupos: Nenhum |
1- Eu sempre achei que a escotilha do cisne era um simples experimento comportamental. Até porque digitar um número em espaço de tempo regular, podia programar o computador para fazer sozinho.
2- Um esquema clássico da caixa é privar o sujeito, geralmente um rato ou pombo, de água oualimento. Quando o sujeito aciona a alavanca, ele recebe água ou alimento.
3- Acho que não apertar o botão com os números é a alavanca para obter o reforço positivo(alimentos).
4- Os experimentos comportamentais começam assim: uma situação simples (apertar botões), que podem evoluir para situações mais complexas. Acho que o alimento e o mapa são os sinais do próximo passo do experimento...
Quer dizer em poucas palavras, talves a escotilha tenha sido bolada para estimular o indivíduo a investigar o resto da Ilha...
Viajei?
|
|
|
|
Felipe Sem Nick
|
|
Sexo: Idade: 39Registrado em: Terça-Feira, 21 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 287 Tópicos: 1 Localização: Palmas - TO
Grupos:
|
Tuc4no escreveu: |
Q pombo? |
No segundo link que passei sobre mais informações sobre BF Skinner.
Quanto aos que estão decepcionados, é bom estar preparado... já participei de um fórum sobre a trilogia Matrix na época das estréias e etc. Metade do fórum ficou decepcionada com o filme. É natural a gente achar que as coisas vão se complicar um pouco mais ou se aprofundar mas às vezes, isso não acontece. |
sim, isso acontece pq ficamos muito apreensivos e panz
todo mundo já ouviu a famosa frase "quanto maior a expectativa, maior a decepção"
----
mas qnt o pessoal achar q o fato de não apertar o botao faz com q seja entregue a comida naio condiz com a teoria do experimento comportamental... já q seria ilogico, pra que apertar o botao, se quando eu não apertar eu vou ter comida, saka???
|
|
|
|
Tuc4no
|
|
Grupos:
|
cika,
não podemos descartar nada, a mais simples (ou tosca) teoria pode ter sido usada pelos roteiristas como inspiração, vai saber, né? ótima imagem, ela deve ter inspirado o formato daquele desenho sensível a luz negra que estava nos portões da "escotilha".
|
|
|
|
stealthyguy Avisos: 1 |
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Sexta-Feira, 3 de Março de 2006 Mensagens: 524 Tópicos: 3 Localização: Nova Iguaçu - RJ
Grupos:
|
Citação: |
Quanto aos que estão decepcionados, é bom estar preparado... já participei de um fórum sobre a trilogia Matrix na época das estréias e etc. Metade do fórum ficou decepcionada com o filme. É natural a gente achar que as coisas vão se complicar um pouco mais ou se aprofundar mas às vezes, isso não acontece.
|
Citação: |
sim, isso acontece pq ficamos muito apreensivos e panz
todo mundo já ouviu a famosa frase "quanto maior a expectativa, maior a decepção"
|
Confio no JJ. Não acho que ele vá cometer o mesmo erro. A cada capítulo tenho mais certeza de que ele já sabe o final disso tudo desde o 1x01.
_________________ Roger that, Dog Patch 0-6.
Dirt Diver is on his way.
Snake Doctor out.
|
|
|
|
Maurycius
|
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005 Mensagens: 8.352 Tópicos: 205 Localização: Goiânia/Goiás
Grupos:
|
stealthyguy, que o final ele sabe não é segredo pra ninguém.O difícil é fazer a história ser boa até chegar lá....
|
|
Felipe Sem Nick
|
|
Grupos:
|
Confio no JJ. Não acho que ele vá cometer o mesmo erro. A cada capítulo tenho mais certeza de que ele já sabe o final disso tudo desde o 1x01. |
sim, isso é certo, mas o final q ele tem em mente pode não ser o fianl mais surpreendente q passou pelas nossas cabeças entende:???
|
|
|
|
Tuc4no
|
|
Grupos:
|
exatamente o que eu acho Felipe... fora que hoje em dia está na moda terminar um filme ou série sem responder a todas as perguntas que foram levantadas.
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar