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.Miss.Popular.
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Sexo: Idade: 42Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006 Mensagens: 421 Tópicos: 5 Localização: Rio de Janeiro
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hannibal lecter escreveu: |
E como nada em Lost é por acaso, acredito que muitos dos mistérios de Lost estão relacionados à física. |
não é pra vender meu peixe não, mas acredito muito que existem explicações biológicas pra muitas coisas também!
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pedsann
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Sexo: Idade: 45Registrado em: Sábado, 28 de Janeiro de 2006 Mensagens: 589 Tópicos: 6 Localização: Salvador - Bahia
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gente o tempo de voo de uma viagem brasil-europa e o mesmo da volta europa-brasil.
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hannibal lecter
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Sexo: Idade: 49Registrado em: Domingo, 5 de Março de 2006 Mensagens: 741 Tópicos: 3 Localização: Roça
Grupos: Nenhum |
.Miss.Popular. escreveu: |
hannibal lecter escreveu: |
E como nada em Lost é por acaso, acredito que muitos dos mistérios de Lost estão relacionados à física. |
não é pra vender meu peixe não, mas acredito muito que existem explicações biológicas pra muitas coisas também! |
Sim, tudo relacionado às atividades da Dharma. Disse física pois além da fala do Sawyer, a questão física está diretamente relacionada à localização da ilha.
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Descalço
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Sexo: Idade: 50Registrado em: Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 454 Tópicos: 2 Localização: Salvador - Bahia - Brasil
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Companheiro Hanibal,
Os seus argumentos além de não derrubarem o que eu falei corraboram contra o que você disse.
Uma pequena coisa que está esquecendo é que o ar tem que estar lá para o avião voar. O avião voa pelo ar e sem ele o avião cairia. A resistência do ar não pode de forma nenhuma ser despresada. Isto é física básica, não é preciso ser físico nem piloto de avião pra conhecer isso. vocês estão despresando o básico.
A existência de ventos em direções diferentes à rotação da terra não quer dizer que a atmosfera não se mova na mesma direção da terra. Pelo amor de deus. Furações tem ventos giratórios de estourando uns 250km/h. E são giratórios. Ventos que se movem a 50km por hora no sentido oposto ao da terra está se movendo no mesmo sentido da terra a (1600Km/h - 50km/h).
Isso é básico. A atmosfera gira junto com a terra. Quem disser o contrario disso que me desculpe está errado.
Não disse que não existem rotas Leste-Oeste, disse que existe uma diferença de consumo e resistência do ar quando voando de uma direção ou na outra e que isso pode ser determinante na escolha de rotas inter-continentais.
Não disse em momento algum que o avião enfrentaria ventos de 1600km/h, o avião está na atmosfera girando junto com a terra. Quando ele decola ele está girando junto com a terra. A soma vetorial a que você se refere é válida para um observador do espaço. A velocidade total do avião é a velocidade do avião em relação a terra (900km/h) + velocidade da terra.
Para quem está na terra importa a velocidade do avião em relação à terra.
Um observador parado no espaço mediria com o radar a velocidade que seu amigo físico teorizou.
Não é necessário ser físico nem piloto. Isto é dinâmica de segundo grau.
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.Miss.Popular.
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Sexo: Idade: 42Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006 Mensagens: 421 Tópicos: 5 Localização: Rio de Janeiro
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q aula q vocês estão me dando! meu segundo grau em física foi furado então...
mas, ainda afirmo, um piloto acabaria com as nossas dúvidas!
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hannibal lecter
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Sexo: Idade: 49Registrado em: Domingo, 5 de Março de 2006 Mensagens: 741 Tópicos: 3 Localização: Roça
Grupos: Nenhum |
Descalço escreveu: |
Companheiro Hanibal,
Os seus argumentos além de não derrubarem o que eu falei corraboram contra o que você disse.
Uma pequena coisa que está esquecendo é que o ar tem que estar lá para o avião voar. O avião voa pelo ar e sem ele o avião cairia. A resistência do ar não pode de forma nenhuma ser despresada. Isto é física básica, não é preciso ser físico nem piloto de avião pra conhecer isso. vocês estão despresando o básico.
A existência de ventos em direções diferentes à rotação da terra não quer dizer que a atmosfera não se mova na mesma direção da terra. Pelo amor de deus. Furações tem ventos giratórios de estourando uns 250km/h. E são giratórios. Ventos que se movem a 50km por hora no sentido oposto ao da terra está se movendo no mesmo sentido da terra a (1600Km/h - 50km/h).
Isso é básico. A atmosfera gira junto com a terra. Quem disser o contrario disso que me desculpe está errado.
Não disse que não existem rotas Leste-Oeste, disse que existe uma diferença de consumo e resistência do ar quando voando de uma direção ou na outra e que isso pode ser determinante na escolha de rotas inter-continentais.
Não disse em momento algum que o avião enfrentaria ventos de 1600km/h, o avião está na atmosfera girando junto com a terra. Quando ele decola ele está girando junto com a terra. A soma vetorial a que você se refere é válida para um observador do espaço. A velocidade total do avião é a velocidade do avião em relação a terra (900km/h) + velocidade da terra.
Para quem está na terra importa a velocidade do avião em relação à terra.
Um observador parado no espaço mediria com o radar a velocidade que seu amigo físico teorizou.
Não é necessário ser físico nem piloto. Isto é dinâmica de segundo grau. |
Pois é, pela dinâmica de segundo grau, você desprezou a soma vetorial e considerou que pelo que eu disse, o avião estaria gerando força para se movimentar a 2500 km/h e não a 900, o que por óbvio a estrutura dele não aguentaria. Volto ao exemplo dos carros um em direção ao outro.
Também você não considerou que um avião comercial voa a 10.000 metros justamente para não ter tanto atrito com o ar, eis que nesta altitude o ar é extremamente rarefeito. Também não falou nada sobre isso.
Quanto aos ventos, justamente o que você disse é que teríamos ventos a 1600 km/h já que estaria voando sentido oeste leste - também não esclareceu isso.
Por óbvio tudo que é relacionado a custos em uma viagem de avião é levado em conta, e a rota não é escolhida apenas em função do gasto de combustível, mas sim de forma a manter o avião o mais cheio possível o máximo de tempo possível. Vide o exemplo que dei Rio - Nagoia.
Mas o avião está na terra? Na verdade ele está a 10000 metros e o ar nesta altitude é rarefeito.
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hannibal lecter
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Sexo: Idade: 49Registrado em: Domingo, 5 de Março de 2006 Mensagens: 741 Tópicos: 3 Localização: Roça
Grupos: Nenhum |
.Miss.Popular. escreveu: |
q aula q vocês estão me dando! meu segundo grau em física foi furado então...
mas, ainda afirmo, um piloto acabaria com as nossas dúvidas! |
Concordo... Precisamos de um piloto (de aviação comercial ou militar - particular não).
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pedsann
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Sexo: Idade: 45Registrado em: Sábado, 28 de Janeiro de 2006 Mensagens: 589 Tópicos: 6 Localização: Salvador - Bahia
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O avião voa pela diferença de pressão, ele precisa de ar para voar, por mais que o ar seja rarefeito, o seu efeito não pode ser desprezado, caso contrário o avião cairia.
Voce pode usar o botão Edit para editar sua mensagem, não precisa postar duas vezes seguidas.
Edit1: Resposta ao post abaixo:
Evidente que não estamos aptos a pilotar aviões, e nem o colega físico do hanibal, mas isso não quer dizer que não estamos aptos a discutir o assunto, e quando você diz ninguem pode ter certeza, bem, não posso quanto a pilotagem de avioes, mas quanto as leis físicas atuais (o conhecimento não para) podemos ter certeza sim, e como engenheiro o que mais faço é aplicar física na prática.
Caso a teoria do hanibal procedesse o tempo da viagem numa mesma rota seria diferente para ida/volta, algo que não ocorre.
Editado pela última vez por pedsann em Segunda Março 13, 2006 16:37, num total de 1 vez |
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.Miss.Popular.
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Sexo: Idade: 42Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006 Mensagens: 421 Tópicos: 5 Localização: Rio de Janeiro
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digo isso porque ninguém aqui sabe ao certo as coisas, estamos especulando e percebo ânimos exaltados! :P
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Descalço
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Sexo: Idade: 50Registrado em: Sexta-Feira, 10 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 454 Tópicos: 2 Localização: Salvador - Bahia - Brasil
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hannibal lecter escreveu: |
Descalço escreveu: |
Companheiro Hanibal,
Os seus argumentos além de não derrubarem o que eu falei corraboram contra o que você disse.
Uma pequena coisa que está esquecendo é que o ar tem que estar lá para o avião voar. O avião voa pelo ar e sem ele o avião cairia. A resistência do ar não pode de forma nenhuma ser despresada. Isto é física básica, não é preciso ser físico nem piloto de avião pra conhecer isso. vocês estão despresando o básico.
A existência de ventos em direções diferentes à rotação da terra não quer dizer que a atmosfera não se mova na mesma direção da terra. Pelo amor de deus. Furações tem ventos giratórios de estourando uns 250km/h. E são giratórios. Ventos que se movem a 50km por hora no sentido oposto ao da terra está se movendo no mesmo sentido da terra a (1600Km/h - 50km/h).
Isso é básico. A atmosfera gira junto com a terra. Quem disser o contrario disso que me desculpe está errado.
Não disse que não existem rotas Leste-Oeste, disse que existe uma diferença de consumo e resistência do ar quando voando de uma direção ou na outra e que isso pode ser determinante na escolha de rotas inter-continentais.
Não disse em momento algum que o avião enfrentaria ventos de 1600km/h, o avião está na atmosfera girando junto com a terra. Quando ele decola ele está girando junto com a terra. A soma vetorial a que você se refere é válida para um observador do espaço. A velocidade total do avião é a velocidade do avião em relação a terra (900km/h) + velocidade da terra.
Para quem está na terra importa a velocidade do avião em relação à terra.
Um observador parado no espaço mediria com o radar a velocidade que seu amigo físico teorizou.
Não é necessário ser físico nem piloto. Isto é dinâmica de segundo grau. |
Pois é, pela dinâmica de segundo grau, você desprezou a soma vetorial e considerou que pelo que eu disse, o avião estaria gerando força para se movimentar a 2500 km/h e não a 900, o que por óbvio a estrutura dele não aguentaria. Volto ao exemplo dos carros um em direção ao outro.
Também você não considerou que um avião comercial voa a 10.000 metros justamente para não ter tanto atrito com o ar, eis que nesta altitude o ar é extremamente rarefeito. Também não falou nada sobre isso.
Quanto aos ventos, justamente o que você disse é que teríamos ventos a 1600 km/h já que estaria voando sentido oeste leste - também não esclareceu isso.
Por óbvio tudo que é relacionado a custos em uma viagem de avião é levado em conta, e a rota não é escolhida apenas em função do gasto de combustível, mas sim de forma a manter o avião o mais cheio possível o máximo de tempo possível. Vide o exemplo que dei Rio - Nagoia.
Mas o avião está na terra? Na verdade ele está a 10000 metros e o ar nesta altitude é rarefeito. |
Companheiro Hanibal,
Este é meu último post em relação a isso. Me desculpe, eu não sou muito paciente. Outro defeito meu, não sou muito claro ao me expressar. Por estes dois motivos que apesar de ter o grau de Mestre nunca desejei ensinar.
A terra no seu exemplo é um dos carros. O avião outro carro. A atmosfera outro carro. A terra está girando a 1600km no sentido leste. A atmosfera a 1600km no sentido leste. O avião está se deslocando a 900km/h em relação à terra. Logo os kilômetros percorrido são em relação á terra. Se o avião voar no sentido contrário à terra ele vai de encontro ao ar que está em média parado em relação à terra. Do mesmo modo se se movimentar no mesmo sentido.
A diferença é que existe uma diferença muito pequena da velocidade das camadas de ar. Se esta diferença fosse grande perderíamos ar para o espaço.
O avião em relação a um observador externo (no espaço) está voando aos seus 2500km na direção oeste e a 700km quando na direção leste. Mas sempre a 900km/h em relação à terra e em relação à atmosfera que gira junto com ela.
Rarefeito ou não o ar está lá. O ar oferece resistência, tanta que o ônibus espacial a 33.000m de altura pega fogo se não entrar no ângulo correto, assim como meteoritos e outros objetos que caem na terra todo santo dia. Se estivessem a 10.000m de altura como aviões eles seriam visíveis durante o dia.
Esqueça o argumento do ar rarefeito. O ar é o que mantem o avião voando, sem ar o avião cai.
Espero que tenha sido claro. Mas me abstenho a partir deste momento de discutir sobre isso.
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isdop
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Registrado em: Domingo, 5 de Março de 2006 Mensagens: 6 Tópicos: Nenhum
Grupos: Nenhum |
Concordo com o Hubble, "Pode aumentar círculo do avião...fui ver agora e o piloto fala que eles já estavam no ar a 6h e que iam voltar pra aterrissar em Fiji. quando pegaram a turbulência estavam mil milhas (1600km) fora da rota". Estão realmente no meio do oceano, entre o Japão e a Amazônia...
Acho que o seriado mostra as impressões de cada um que cai perdido numa ilha cheia de mistérios... o ponto de vista de acordo com a experiência pessoal de cada um. Uns ouvem coisas, outros vêem... no entanto, cada um vê e ouve aquilo que sua mente acredita. Nem todos têm a mesma percepção da ilha.
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hannibal lecter
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Sexo: Idade: 49Registrado em: Domingo, 5 de Março de 2006 Mensagens: 741 Tópicos: 3 Localização: Roça
Grupos: Nenhum |
isdop, só uma coisa, 1000 milhas neste caso são 1000 milhas náuticas. Aí seriam 1800 km.
Quanto ao exposto pelo Descalço, vou passar todas as argumentações para o autor da teoria e depois posto aqui.
Descalço escreveu: |
Rarefeito ou não o ar está lá. O ar oferece resistência, tanta que o ônibus espacial a 33.000m de altura pega fogo se não entrar no ângulo correto, assim como meteoritos e outros objetos que caem na terra todo santo dia. Se estivessem a 10.000m de altura como aviões eles seriam visíveis durante o dia.
Esqueça o argumento do ar rarefeito. O ar é o que mantem o avião voando, sem ar o avião cai.
Espero que tenha sido claro. Mas me abstenho a partir deste momento de discutir sobre isso. |
Eu não disse em momento algum que não há ar, mas sim que é rarefeito e por tal motivo é que os aviões comerciais voam a 10.000 metros. Evidentemente que por ser rarefeito, oferece menos resistência que se fosse a 1.000 metros de altitude, além de estar sujeito a ventos fortes em sentido contrário.
Uma coisa também que pensei agora, se ficar observando as nuvens no céu, elas não acompanham a Terra....
Editado pela última vez por hannibal lecter em Segunda Março 13, 2006 23:21, num total de 1 vez |
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isdop
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Registrado em: Domingo, 5 de Março de 2006 Mensagens: 6 Tópicos: Nenhum
Grupos: Nenhum |
Desculpe a ignorância... 1000 milhas náuticas num avião? Como é isso?
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hannibal lecter
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Sexo: Idade: 49Registrado em: Domingo, 5 de Março de 2006 Mensagens: 741 Tópicos: 3 Localização: Roça
Grupos: Nenhum |
isdop escreveu: |
Desculpe a ignorância... 1000 milhas náuticas num avião? Como é isso? |
É a unidade usada para distâncias em vôos. Quem me disse isso foi um piloto, há 16 anos.
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Sauronow
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Sexo: Idade: 49Registrado em: Segunda-Feira, 13 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 119 Tópicos: 3 Localização: Rio de Janeiro
Grupos:
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hannibal lecter,
Realmente a sua teoria tem um furo, eu tenho um amigo que é piloto e já tinha perguntado à ele sobre esse assunto, muito antes de assistir Lost.
A tese é simples: o que importa neste caso é a gravidade, e ela está puxando o avião pra baixo. É só imaginar uma mosca dentro de um carro em movimento. Ou então dar um pulo em um avião que se desloca a 900km/h. O fato do avião estar se movendo não nessa velocidade não vai te levar nem 1 cm a mais para tras.
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