Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2005 Mensagens: 93 Tópicos: Nenhum
Grupos: Nenhum
pedsann escreveu:
gente o tempo de voo de uma viagem brasil-europa e o mesmo da volta europa-brasil.
Não...moro em Portugal há 6 anos e vou ao Brasil pelo menos uma vez por ano e nesse tempo todo nunca entendi o pq do voo Portugal/Brasil demorar 9h15 e o Brasil/Portugal demorar quase 10h se o percurso é o mesmo.
Não...moro em Portugal há 6 anos e vou ao Brasil pelo menos uma vez por ano e nesse tempo todo nunca entendi o pq do voo Portugal/Brasil demorar 9h15 e o Brasil/Portugal demorar quase 10h se o percurso é o mesmo.
gente o tempo de voo de uma viagem brasil-europa e o mesmo da volta europa-brasil.
Prezado Hubble,
Não discutindo, mas acrescentando. Existe uma diferença sim. Em diversos vôos há esta diferença. Rio-SSA por exemplo eu viajo 2x por mês. De salvador pra o rio leva 2hs em média e no retorno 1h45m em média.
No meu exemplo o vôo é quase norte-sul, no seu tem um componente leste-oeste mais forte. Mas a diferença de tempo observada em ambos os casos é de aproximadamente 10%. Não é significativa com relação ao que estávamos conversando.
É claro que elas são significativas, e eu não saberia explicar porque.
Não discutindo, mas acrescentando. Existe uma diferença sim. Em diversos vôos há esta diferença. Rio-SSA por exemplo eu viajo 2x por mês. De salvador pra o rio leva 2hs em média e no retorno 1h45m em média.
No meu exemplo o vôo é quase norte-sul, no seu tem um componente leste-oeste mais forte. Mas a diferença de tempo observada em ambos os casos é de aproximadamente 10%. Não é significativa com relação ao que estávamos conversando.
É claro que elas são significativas, e eu não saberia explicar porque.
caramba, p mim não fazia diferença nenhuma o percurso de ida e de volta, achava que era sempre o mesmo tempo.... vivendo e aprendendo! ^^
Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Outubro de 2005 Mensagens: 93 Tópicos: Nenhum
Descalço escreveu:
Não sei até que ponto não são significativas...tanto o seu exemplo como o meu são mais viagens de norte-sul do que leste-oeste. No caso de um voo Sydney-Lagos já seria mais leste-oeste, e ai sim a rotação da Terra pode ter alguma influência. Aliás, de certeza que terá pelo menos uma influência: o efeito de Coriolis.
Pelo efeito da rotação da Terra, que se move em direção à leste numa velocidade de 470 metros por segundo, os aviões, movendo-se dentro da atmosfera, acompanham essa mesma rotação. O fenômeno precisa ser analisado levando-se em conta que um dos aviões se desloca, em relação ao relógio que ficou estacionado em Washington, com a soma de sua velocidade à da rotação da Terra, enquanto que o outro, que vai em direção oposta, subtrai sua velocidade à velocidade de rotação da Terra. Conseqüentemente, o que caminhou para leste se atrasou, porque o que mais pesou foi a velocidade da rotação da Terra, a qual é muito maior que a velocidade dos jatos.
Registrado em: Domingo, 5 de Março de 2006 Mensagens: 741 Tópicos: 3 Localização: Roça
.Miss.Popular. escreveu:
Citação:
nossa, tem essa diferença mesmo?
off-topic: mistérios da aviação!
Será que a velocidade quando vem para o Brasil é menor do que a velocidade de quando vai para Portugal?
Bom, agora já estão aparecendo opiniões diversas e concretas, o que é muito bom para progredirmos na discussão. Se for confirmada a possibilidade de contar com a rotação da terra, será um passo muito grande. Se for derrubada, ótimo, estamos no Pacífico e terão que arrumar uma explicação para o teco teco.
Seria interessante chegarmos à um consenso geral e postar depois no Fuselage. Hehe, aí a coisa pegará fogo.
No caso que estamos tratando, do Lost, o avião teria se aproximado de Lagos e depois voltado em linha reta para baixo, como está no mapa que postei na página 11.
Interessante essa resposta no link postado (http://www.searadaciencia.ufc.br/queremosaber/fisica/oldfisica/respostas/qr0141.htm)
fisica escreveu:
Pergunta: Um avião leva o mesmo tempo para contornar a Terra independente do sentido(leste-oeste ou oeste-leste)?
Pergunta de: Michel Lopes Grangeiro
Resposta 1:
NÃO. Contornando a terra no sentido de rotação ele vai demorar mais tempo para dar uma volta completa. Em sentido contrário ao de rotação vai levar menos tempo. Isso se deve a velocidade relativa entre os dois. No mesmo sentido de rotação a velocidade relativa seria a diferença das velocidades e no sentido contrário a soma.
Bom, já respondi sua pergunta, mas queria acrescentar algo. Falei que o tempo para dar uma volta na Terra variava dependendo de se voce esta indo a favor da rotação da Terra ou não. Outro jeito de dar uma volta na Terra que eu não levei em consideração é uma volta na Terra no sentido Norte-Sul. Nesse caso, o movimento de rotação não influi e portanto o tempo gasto seria o mesmo, contonando a Terra de norte para sul ou vice-versa. Comparando agora distancias percorridas e não mais tempo, se você der a volta na Terra no sentido Norte-sul você dará uma volta menor do que no sentido Leste-Oeste, pois a Terra é achatada nos polos. Obrigado.
Resposta de: Alisson Soares Garcia
Resposta 2:
Não, pois como a Terra também gira, se o avião girar no mesmo sentido da Terra ele levará um tempo maior, pois a sua velocidade relativa à Terra é a diferença v(rel) = v(avião) - v(rot. Terra), ou seja, menor do que a própria do avião. Se girar no sentido contrário, a velocidade relativa será v(rel) = v(avião) + v(rot.Terra), ou seja, maior do que a própria velocidade do avião; então, se o avião giar em sentido oposto ao da Terra seu tempo para contorná-la será menor
Resposta de: André Girão - Física - UFC
No nosso caso o avião não teria voado em linha reta, mas em diagonal e depois descido, formando um triângulo retângulo (mais do que isso, que venha um matemático, por favor).
Complexo. Muito complexo mesmo. Eu me abstenho de comentar, tendo em vista o meu pouco conhecimento de física, vou tentar falar com o "dono" da teoria agora mais à noite e passar tudo para ele e posto o que ele responder.
Bom, agora já estão aparecendo opiniões diversas e concretas, o que é muito bom para progredirmos na discussão. Se for confirmada a possibilidade de contar com a rotação da terra, será um passo muito grande. Se for derrubada, ótimo, estamos no Pacífico e terão que arrumar uma explicação para o teco teco.
ai q eu vou querer ver a desculpa para o reco teco parar no meio do pacifico...
li suas considerações, ainda não as deixo de considerar, bem como li as do descalço... e eu to cheia de dúvidas.
Sou um zero a esquerda em física, pra mim vocês estão falando em outro dialeto desconhecido. hehehehe
Registrado em: Domingo, 5 de Março de 2006 Mensagens: 741 Tópicos: 3 Localização: Roça
pedsann escreveu:
onde eu falei igual, leia-se praticamente igual.
No caso sugerido seria a diferenca de 5.400km para 15.500km, ou seja o tempo da viagem seria reduzido a 1/3. O que não acontece.
Dormi pensando nisso. Certamente há diferença no tempo de vôo. Existem outros fatores a considerar. Acredito que o vôo é mais rápido, mas não tanto assim.
Realmente não chegeria ao Atlântico em 6 horas de vôo. Mas no Índico chegaria. A bola está com a .Miss.Popular..
Registrado em: Sexta-Feira, 17 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 1 Tópicos: Nenhum
Sei que esta atrasado este comentario, mas não é assim que um avião viaja, explicando melhor como todos sabem, a terra é redonda, então a Australia e proxima dos Estado Unidos mais ao sul, não se sai pela esquerda, cruzando o continente africano, visualize, sai pela direita, e em poucas horas indo para o norte chega se ao EUA, explicando melhor a Australia é bem proxima do havai, entendeu, um avião só passaria pelo continente africano ou europeu se tivesse escala para a europa ou africa, viagens pouco comum por causa do custo(em alguns casos as pessoas tem que comprar inteira, mesmo que queira ir para europa ou africa(mais raro ainda). Entendeu, o avião não saiu fazendo a curvatura no sentido esquerdo e sim direito, continua sendo o pacifico, pois é este oceano que banha a costa leste dos EUA, e o atlantico a oeste.
Dormi pensando nisso. Certamente há diferença no tempo de vôo. Existem outros fatores a considerar. Acredito que o vôo é mais rápido, mas não tanto assim.
Realmente não chegeria ao Atlântico em 6 horas de vôo. Mas no Índico chegaria. A bola está com a .Miss.Popular..