Autor |
Mensagem |
haendeldias
|
|
Sexo: Idade: 84Registrado em: Domingo, 8 de Maio de 2005 Mensagens: 5.354 Tópicos: 545 Localização: Anywhere in Albion
Grupos:
|
Os editores de "O Código Da Vinci", o romance best-seller do norte-americano Dan Brown, ganharam na sexta-feira o caso de plágio que corria no tribunal britânico.
Um juiz da Corte Suprema de Londres rejeitou as alegações feitas por dois historiadores de que Brown tinha roubado idéias do livro de ambos, "The Holy Blood and the Holy Grail".
Os historiadores, Michael Baigent e Richard Leigh, abriram um processo contra a editora britânica de Brown, a Random House.
O juiz Peter Smith deu seu veredicto no fim de um julgamento que durou quase um mês e que foi seguido de perto por jornalistas, advogados de direitos autorais e fãs do romance, que já vendeu mais de 40 milhões de cópias no mundo todo.
"O caso dos querelantes acabou", disse. "Dan Brown não infringiu nenhuma lei de direito autoral. Nada disso significa que ele teria copiado 'The Holy Blood and the Holy Grail"'.
Brown divulgou depois um comunicado elogiando o resultado do julgamento. "O veredicto de hoje mostra que essa alegação era completamente sem mérito", disse.
"Ainda estou espantado de que esses dois autores tenham escolhido entrar com o processo. Estou contente com o resultado de hoje, não apenas de um ponto de vista pessoal, mas também como romancista."
"Os livros são uma parte importante de nossa cultura -- esse é um bom dia tanto para os que escrevem quanto para os que gostam de ler", acrescentou.
Brown testemunhou nas audiências, que foram temperadas com debates confusos sobre a monarquia merovíngia, os templários e os supostos descendentes de Jesus Cristo, todos temas que permeiam "O Código Da Vinci".
O veredicto deve ser bem recebido pela Bertelsmann AG [BERT.UL], o conglomerado de mídia alemão que é proprietário da Random House, e pela Sony Pictures, que deve lançar em breve o filme baseado no livro.
Baigent e Leigh, que publicaram "The Holy Blood" em 1982, também pela Random House, agora têm uma conta legal de mais de um milhão de libras (1,75 milhão de dólares) a saldar. No entanto, as vendas de seu livro aumentaram como resultado da publicidade em torno do caso.
Eles basearam seu argumento nas similaridades entre os dois livros. Ambas as publicações levantam a possibilidade de que Jesus teve um filho com Maria Madalena, que ela teria fugido para a França após a crucificação e que os descendentes de Cristo sobrevivem até os dias de hoje.
fonte: MSN Brasil.
|
|
|
|
Maurycius
|
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005 Mensagens: 8.352 Tópicos: 205 Localização: Goiânia/Goiás
Grupos:
|
Pra mim houve sim,plágio...mas existe a tal grana por fora,além de um filme já pronto pra ir aos cinemas...enfim,eu quero é ver o filme logo!!!
|
|
Amandita
|
|
Sexo: Idade: 36Registrado em: Quarta-Feira, 8 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 3 Tópicos: Nenhum
Grupos:
|
Juiz encerra caso contra O Código Da Vinci
Por Ederli Fortunato
7/4/2006
O juiz Peter Smith decidiu que Dan Brown não plagiou O Santo Graal e a Linhagem Sagrada ao escrever O Código Da Vinci. A decisão encerra o processo aberto por dois dos autores de O Santo Graal, Michael Baigent e Richard Leigh contra a editora Random House.
Publicado em 1982, O Santo Graal e a Linhagem Sagrada defende a tese de que Jesus casou-se com Maria Madalena e o casal deu origem a uma linhagem que existiria até hoje na França. Segundo o juiz, mesmo que Dan Brown tenha copiado alguns temas, eles são muito generalizados para serem objeto de proteção pela lei de direito autoral. O autor de O Código Da Vinci nunca negou ter consultado o livro dos historiadores, mas, alegou que o trabalho deles foi apenas um de uma lista de obras utilizadas como base na criação de sua história.
Embora não fosse o alvo da ação judicial, Dan Brown foi obrigado a depor no julgamento e explicar o processo de criação de O Código Da Vinci. O julgamento foi observado de perto pela indústria editorial e a decisão deve trazer alívio para outros autores que utilizam trabalhos de historiadores como base para suas histórias. A decisão também agrada a Sony Pictures, já que a vitória dos historiadores poderia bloquear a estréia de O Código Da Vinci nos cinemas.
A adaptação, estrelada por Tom Hanks, deve ser um dos grandes sucessos da temporada, com a legião de leitores de Brown comparecendo em massa para conferir a transposição de sua história para a tela. O sucesso pode trazer Hanks de volta ao papel de Langdon caso Anjos e Demônios também seja adaptado para o cinema.
Além de derrotados na alegação de plágio, Baigent e Leigh Haks, enfrentam agora os custos do processo, que chegam a quase dois milhões de dólares. A cobertura da imprensa em torno do caso, no entanto, gerou um aumento na procura por seu livro. Desde o início do processo, em fevereiro, as vendas de O Santo Graal e a Linhagem Sagrada aumentaram seis vezes só nos Estados Unidos. Baigent também acaba de lançar um novo livro baseado em suas teses sobre a vida de Cristo. The Jesus Papers defende a idéia de que Cristo não só foi casado como sobreviveu à crucificação, motivo pelo qual seu túmulo estaria vazio no dia seguinte.
Este é o segundo caso de acusação de plágio contra Dan Brown. Em agosto passado o autor venceu um processo em que outro escritor o acusava de copiar dois de seus livros. As vendas de O Código Da Vinci já atingiram a marca de 40 milhões de exemplares vendidos. A versão em brochura, lançada há poucos dias nos Estados Unidos, já supera 500 mil cópias.
O Código Da Vinci estréia nos cinemas em 19 de maio.
Tirado do site:omelete
|
|
|
|
Marceleza_rs
|
|
Sexo: Idade: 43Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Fevereiro de 2005 Mensagens: 1.008 Tópicos: 33 Localização: São Leopoldo/Rio Grande do Sul
Grupos:
|
hehehe sabia que ia terminar em pizza, e Dan Brown deve ta rindo a toa, ganhando mais publicidade de gratis.
|
|
|
|
Maurycius
|
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005 Mensagens: 8.352 Tópicos: 205 Localização: Goiânia/Goiás
Grupos:
|
Agora é que o filme vai se sair bem mesmo....e eu tô lá pra engrossar a fila de espectadores!!!
|
|
haendeldias
|
|
Sexo: Idade: 84Registrado em: Domingo, 8 de Maio de 2005 Mensagens: 5.354 Tópicos: 545 Localização: Anywhere in Albion
Grupos:
|
uni o os dois topicos....mesmo assunto
|
|
|
|
Manu
|
|
Sexo: Idade: 24Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2005 Mensagens: 3.430 Tópicos: 154 Localização: Rio de Janeiro - RJ
Grupos:
|
Com tanta publicidade em cima deste julgamento, este filme que já promete ser muito bom, vai ter recorde de bilheteria...
|
|
|
|
.Miss.Popular.
|
|
Sexo: Idade: 42Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006 Mensagens: 421 Tópicos: 5 Localização: Rio de Janeiro
Grupos:
|
Manuela Costa escreveu: |
Com tanta publicidade em cima deste julgamento, este filme que já promete ser muito bom, vai ter recorde de bilheteria... |
sem sombra de dúvidas, manu.
e eu seria uma das q vai ver o filme. to contando os dias.
|
|
|
|
Apolo
|
|
Sexo: Idade: 34Registrado em: Domingo, 2 de Abril de 2006 Mensagens: 1.158 Tópicos: 63 Localização: São Carlos
Grupos:
|
haendeldias escreveu: |
Baigent e Leigh, que publicaram "The Holy Blood" em 1982, também pela Random House, agora têm uma conta legal de mais de um milhão de libras (1,75 milhão de dólares) a saldar. No entanto, as vendas de seu livro aumentaram como resultado da publicidade em torno do caso.
fonte: MSN Brasil. |
Eu sabia que não ia dar em nada, pelo contrário só aumentou as expectativas para ver o filme, também to louco pra assistir. Isso só serviu pra dar mais publicidade, ele podia dividir esse dinheiro comigo.
|
|
|
|
breno victor Banido atualmente |
|
Sexo: Idade: 33Registrado em: Domingo, 16 de Abril de 2006 Mensagens: 175 Tópicos: 1
Grupos: Nenhum |
tomara que esses escritores acabem presos para aprender a respeitar DEUS,JESUS,MARIA,SANTOS E ANJOS.
|
|
|
|
haendeldias
|
|
Grupos:
|
breno victor escreveu: |
tomara que esses escritores acabem presos para aprender a respeitar DEUS,JESUS,MARIA,SANTOS E ANJOS. |
mas tu não desiste mesmo, hein!? uahauhauha
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil: