Autor |
Mensagem |
grilo
|
|
Sexo: Idade: 45Registrado em: Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2005 Mensagens: 2.686 Tópicos: 127 Localização: Porto Alegre
Twitter: @tconz
Grupos:
|
Este artigo foi feito especialmente para que você possa estar recortando (recortar), estar imprimindo (imprimir) e estar fazendo (fazer) diversas cópias, para estar deixando (deixar) discretamente sobre a mesa de alguém que não consiga estar falando (falar) sem estar espalhando (espalhar) essa praga terrível que parece estar se disseminando (disseminar-se) na comunicação moderna, o gerundismo.
Você pode também estar passando (passar) por fax, estar mandando (mandar) pelo correio ou estar enviando (enviar) pela Internet. O importante é estar garantindo (garantir) que a pessoa em questão vá estar recebendo (receba) esta mensagem, de modo que ela possa estar (esteja) lendo e, quem sabe, consiga até mesmo estar se dando conta (se dar conta) da maneira como tudo o que ela costuma estar falando (falar) deve estar soando (soar) nos ouvidos de quem precisa estar ouvindo (ouvir). Sinta-se livre para estar fazendo (fazer) tantas cópias quantas você vá estar achando (ache) necessárias, de modo a estar atingindo (atingir) o maior número de pessoas infectadas por esta epidemia de transmissão oral.
Mais do que estar repreendendo (repreender) ou estar caçoando (caçoar), o objetivo deste movimento é estar fazendo (fazer) com que esteja caindo (caia) a ficha nas pessoas que costumam estar falando (falar) desse jeito sem estar percebendo (perceber). Nós temos que estar nos unindo (nos unir) para estar mostrando (mostrar) a nossos interlocutores que, sim, pode estar existindo (existir) uma maneira de estar aprendendo (aprender) a estar parando (parar) de estar falando (falar) desse jeito.
Até porque, caso contrário, todos nós vamos estar sendo (seremos) obrigados a estar emigrando (emigrar) para algum lugar onde não vão estar nos obrigando (nos obriguem) a estar ouvindo (ouvir) frases assim o dia inteirinho.
Sinceramente: nossa paciência tem estado (está) a ponto de estar estourando (estourar).
Um "Eu vou estar transferindo a sua ligação" (eu vou transferir sua ligação) que eu vá estar ouvindo (ouça) pode chegar a estar provocando (provocar) alguma reação violenta da minha parte. Eu não vou estar me responsabilizando (me responsabilizarei ) pelos meus atos. As pessoas precisam estar entendendo (entender) a maneira como esse vício maldito conseguiu estar entrando (entrar) na linguagem do dia-a-dia.
|
|
|
|
Sawyer RLZ
|
|
Sexo: Idade: 38Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006 Mensagens: 169 Tópicos: 1 Localização: SP
Grupos:
|
Pode estar deixando que eu vou estar me policiando para não ficar particando o gerundismo
Agora estou saindo pois em minutos vou estar comendo meu jantar.
|
|
|
|
copenhagen
|
|
Sexo: Idade: 49Registrado em: Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2006 Mensagens: 185 Tópicos: 2 Localização: Miami, USA.
Grupos: Nenhum |
Hahahaha, assim você vai estar prejudicando a carreira das telefonistas, que irão estar arrumando problemas por estar usando essa "forma" de falar...
|
|
|
|
Cika
|
|
Sexo: Idade: 39Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Novembro de 2005 Mensagens: 3.753 Tópicos: 100 Localização: Salvador - BA
Twitter: @aquelacika
Grupos:
|
Afff! Num entendi nada!
|
|
|
|
willzinho
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Domingo, 10 de Julho de 2005 Mensagens: 4.130 Tópicos: 50 Localização: The Pearl
Grupos:
|
AHEHUAEHAH.
Telefonistas e o glorioso Marco Bianchi.
|
|
|
|
CaiusCesares
|
|
Sexo: Idade: 52Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Março de 2006 Mensagens: 135 Tópicos: 11 Localização: Salto/SP
Grupos: Nenhum |
Apoiado!!! Coisa ridícula essa do gerundismo que ninguém sabe como começou e agora não se consegue fazer parar. Reclame, eu já faço isso... pena que por enquanto não adiantou.
|
|
|
|
TheLostLady
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 278 Tópicos: 4 Localização: Curitiba
Grupos:
|
ah!!!
por favor, parem com isso!
gente, eu tô com medo, passo o dia me policiando, mas tem hora que eu solto um "vou estar fazendo"!!
o que que eu faço?
_________________ 3x01:Season Premiere
|
|
|
|
de_carva
|
|
Sexo: Idade: 39Registrado em: Sexta-Feira, 3 de Março de 2006 Mensagens: 186 Tópicos: 2
Grupos:
|
ah,quase nunca falo no gerundio mesmo....
|
|
|
|
pnascimento
|
|
Sexo: Idade: 38Registrado em: Quarta-Feira, 27 de Julho de 2005 Mensagens: 3.088 Tópicos: 97 Localização: Santos - Sp
Twitter: @peparra
Grupos:
|
as vezes eu falo um ou outro...meus professores querem me matar...HAHahHAha
mas é a força do hábito (péssimo hábito)...rs
|
|
asobr
|
|
Sexo: Idade: 54Registrado em: Quinta-Feira, 2 de Março de 2006 Mensagens: 1.668 Tópicos: 81 Localização: Salvador - BA
Grupos:
|
Bom, pelo que entendi, esse problema de gerundismo surgiu numa tradução mal feita de apostilas de telemarketing do idioma Inglês para o Português ("Present Continuos" do inglês, exemplo: "we're going to"). A partir desse momento se tornou praxe "'estar falando" dessa maneira. Ainda que o uso de tal prática só cabe em casos específicos, tais como "Estarei fazendo ainda quando chegares." Ou, seja, só cabe quando houver outra ação referencial também no futuro, que condicionará a ação ou indicará um tempo preciso durante a ocorrência da primeira, geralmente configurando previsões sobre o futuro.
Apesar da grande maioria de atendentes de telemarketing que usam essa "forma" de expressão serem paulistas, hoje em dia se encontra até na Bahia, onde o sotaque e vícios de linguagem são totalmente diferentes, pessoas praticando o detestável "Gerundismo". E pior, não se limitou somente aos atendimentos por telefone, mas já invadiu e-mails e correspondências internas das empresas.
A minha forma de combater esse grave assassinato à Língua Portuguesa é deixar o atendente despejar todo gerundismo e pedir licença para dar um "Feedback". Pedindo a compreensão dele e mostrando que essa forma é totalmente errada de se falar, principalmente quando se quer oferecer um serviço ou vender um produto. A maioria dos atendentes agradecem a "dica" e se comprometem em rever sua forma de expressão.
Acho mesmo que se deveria fazer uma campanha nacional para que o gerundismo não se torne uma "forma de expressão aceitável" e avacalhar de vez com nosso idioma.
O que acham da idéia?
Editado pela última vez por asobr em Quinta Maio 11, 2006 10:28, num total de 1 vez |
|
|
|
vivizoka
|
|
Sexo: Idade: 39Registrado em: Sábado, 5 de Março de 2005 Mensagens: 2.120 Tópicos: 285 Localização: Baltimore, MD, USA.
Grupos:
|
Eu sou telefonista e não costumo falar dessa maneira, não.
Posso até escrever, em situações mais informais :S
_________________ »» Colabore com o LostBrasil
Ajude
o maior portal sobre Lost da América Latina
»» 4 8 15 16 23 42 - execute?
|
|
|
|
marcelo_hungria
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Domingo, 26 de Março de 2006 Mensagens: 164 Tópicos: 4 Localização: São Paulo/SP
Grupos:
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil: