Anderson Luís de Abreu Oliveira, jovem jogador que começou como profissional do Grêmio aos 16 anos de idade, teve sua maior conquista no campeonato Brasileiro da Serie B de 2005, atualmente no Porto de Portugal, hoje é a grande promessa para ocupar o lugar de Ronaldinho Gaucho. Ironicamente ambos começaram nas categorias de base do Grêmio e possivelmente sejam companheiros no Barcelona e na Seleção Brasileira.
Barcelona e Ânderson têm acordo, diz jornal Sábado, 16 de setembro de 2006, 15h18
O meia Ânderson, ex-Grêmio, está prestes a trocar o Porto (Portugal) pelo Barcelona. Segundo o jornal El Mundo Deportivo, o clube catalão e o atleta já chegaram a um acordo, mas ainda falta convencer os dirigentes portugueses a aceitarem a transferência.
Ânderson, 18 anos, foi o principal destaque da equipe tricolor gaúcha na conquista do título da Série B do Campeonato Brasileiro em 2005. O feito rendeu uma negociação de 5 milhões de euros com um grupo de empresários e a chegada ao futebol europeu via Portugal.
O interesse do Chelsea, da Inglaterra, fez o Barcelona acelerar as negociações com o jogador, que já é visto como craque na Europa. O presidente do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, porém, não demonstra interesse em cedê-lo.
A idéia dos espanhóis e que o empresário de Ânderson, Jorge Mendes, seja o mediador das negociações, uma vez que ele também cuida da carreira de outro brasileiro do Barcelona, o meia Deco.
Ainda segundo o jornal, o Barcelona estaria disposta a deixar que o jogador permaneça por mais uma temporada no próprio clube português, para que adquira mais experiência, disputando tanto o Campeonato Português quanto a Copa dos Campeões.
Grêmio comemora interesse do Barcelona em Ânderson Sábado, 16 de setembro de 2006, 16h36
O interesse do Barcelona no garoto Ânderson deixou os dirigentes do Grêmio entusiasmados. Como clube formado, o Grêmio terá direito a 5% de uma possível negociação entre o clube espanhol e o Porto, atual time do jogador.
"Ficamos muito felizes com isso. Graças a nossa mobilização, conseguimos renovar o contrato do Ânderson no ano passado e não o perdemos de graça. O Grêmio foi muito bem renascido e agora continuará lucrando com o garoto. O Ânderson tem muito futuro e mostra que o Grêmio sempre foi capaz de revelar jogadores", afirmou o diretor de futebol, Paulo Pelaipe.
Jorginho elogia jovem Anderson, do Porto Sábado, 16 de setembro de 2006, 18h33
O auxiliar-técnico da Seleção Brasileira, Jorginho, fez elogios ao meia-armador Anderson, do Porto (Portugal) e que começou sua carreira no Grêmio. O auxiliar esteve observando o jogador no jogo entre Estrela Amadora e Porto, na última semana, e disse ter gostado do que viu.
"O Anderson é um jogador de muita qualidade, apesar de jovem. Saiu cedo do Brasil, mas já estamos ficando acostumados com isso. Ele é um jogador muito veloz e até de uma certa marcação, volta sempre para marcar", disse, em entrevista à Rádio Globo.
Registrado em: Domingo, 3 de Julho de 2005 Mensagens: 6.976 Tópicos: 159 Localização: Rio de Janeiro
Twitter: @Gabriel_GFV
Grupos: Nenhum
Calma,muita calma nessa hora.......o garoto tem potencial,mas se o oba-oba começar a ser grande demais,daqui a poco ele acaba sumindo por uns tempos. O Diego por exemplo,saiu daqui parecendo que ia se dar até melhor que o Robinho,e só agora que ele realmente está aparecendo na Europa,pelo Werder Bremen. E o Anderson praticamente acabou de chegar na Europa, e campeonato Espanhol é bem diferente de Portugues.
E,sinceramente, o gol dele na final da Serie B foi resultado de um surto da equipe do Nautico,que ficou em choque diante do que acontecia na partida. Por isso que tudo que o Anderson teve que fazer foi correr em direção ao gol. Não vejo nada de tão espetacular nesse gol.
Calma,muita calma nessa hora.......o garoto tem potencial,mas se o oba-oba começar a ser grande demais,daqui a poco ele acaba sumindo por uns tempos. O Diego por exemplo,saiu daqui parecendo que ia se dar até melhor que o Robinho,e só agora que ele realmente está aparecendo na Europa,pelo Werder Bremen. E o Anderson praticamente acabou de chegar na Europa, e campeonato Espanhol é bem diferente de Portugues.
E,sinceramente, o gol dele na final da Serie B foi resultado de um surto da equipe do Nautico,que ficou em choque diante do que acontecia na partida. Por isso que tudo que o Anderson teve que fazer foi correr em direção ao gol. Não vejo nada de tão espetacular nesse gol.
Bom, Earendil, vamos comentar seu post.
Ele é um jogador diferenciado, ainda não pode ser considerado craque porque não tem "títulos" e "experiência" para alcançar a nomeclatura de "craque". Digamos que ele é uma boa promessa!
A respeito do Diego ex-Santos, é uma outra coisa bem diferente. Na época ele queria ir para a Europa o mais rápido possível, inclusive foi antes do Robinho, acho que a questão "EUROS" subiu à cabeça.
Estava inclusive conversando com lda sobre ele e os demais jogadores brasileiros que desaparecem em Portugal. Tirando esses últimos tempos em que Felipão esteve mudando algumas regras por lá, o que mais se comenta é que em Portugal é o lugar mais "paneleiro" da Europa. Eram os técnicos das equipes que convocavam a seleção portuguesa, os jogadores são cheio de regalias e os técnicos se não forem com a cara do jogador, o deixam no banco (que foi o que aconteceu com o Diego). Casagrande foi um dos que reclamou ao vivo na Globo (acho que foi na Copa) sobre a grande panela que existe nos times de Portugal.
Então com o Diego aconteceu, no meu ponto de vista, duas coisas:
O desespero urgente do Diego (ou do Empresário que fez a cabeça dele) para ir pro primeiro time que se interessasse por ele.
A má sorte de não ter se acertado com o Técnico.
Hoje Diego está na Alemanha e está podendo desenvolver o futebol dele no "campo" e não nessas histórias de fora das 4 linhas, que inclusive fizeram a gente perder essa última Copa do Mundo antes mesmo de começar a jogar.
Se você perceber, não estamos falando de um jogador com 20, 21 ou 22 anos... Anderson começou no Grêmio com 16 anos, foi o destaque do Mundial sub-17 que participou pela seleção brasileira. Da campanha do Grêmio em 2005, ele cansou de fazer passes milimétricos e assistências para outros jogadores finalizarem. Houve jogo em que o Treinador Mano Menezes (que não gostava muito dele) colocava ele no segundo tempo só pra resolver o jogo. Eu fui no jogo Grêmio e Bahia na Fonte Nova, onde o Grêmio perdia por 1 x 0 (a única coisa que o Viola fez no Bahia foi aquele gol de bicicleta contra o Grêmio, mais nada) e o Anderson entrou no segundo tempo para, em poucos minutos, empatar e pressionar o time do Bahia até o final.
O Gol que ele fez no Náutico, não foi uma beleza de jogada, mas mostrou algumas coisas importantes para um grande jogador: força interior (se o Náutico estava abatido, o Grêmio também estava no seu limíte depois de dois pênaltis contra e 4 jogadores expulsos), força exterior (a corrida que ele deu naquela altura do jogo não foi em vão - cansei de ver jogador experiente estar próximo do gol e dar um toque pro lado, estilo enceradeira), ele chega antes do primeiro marcador e o deixa para atrás, o segundo marcador ele protege a bola e se o cara dá um toquezinho para tentar tirar a bola iria (mesmo que sem querer) derrubá-lo e seria pênalti (observe que o cara tem que diminuir a velocidade para evitar a trombanda), na frente do goleiro (que sai bem na bola) Anderson troca de pé (já que é ganhoto e a bola estava mais para o chute de direita) e coloca no lado oposto que o goleito salta para abafar o gol. Então pode-se dizer que foi um gol que precisava de um jogador com grande personalidade e domínio para fazê-lo (isso tudo com 17 anos).
Mas tudo bem, se você quer ver gols espetaculares e jogadas incríveis do Anderson veja esse
vídeo
SER igual ao potencial do Ronaldinho, só o tempo dirá. Vi alguns jogos e gols dele, quando estava no sub-17, e realmente jogou ótimamente bem. Com o Grémio não era diferente, pois foi o GRANDE responsável pela subida para a série A. O clube gaucho ao ver o garoto crescendo, aumentou o sálario do jogador quase 400% na epoca, para poder lucra bastante com uma possível transferencia.
Vejo que se ele realmente for pro Barça, terá a sua frente O Ronaldinho, que será muito importante para a evolução do atleta, em questão de abilidade, experiencia, e apoio.
Um exemplo disso é o Deco, Etoo e tantos outros.
Acho que os Clubes brasileiros deveriam te-lo segurando mais uns anos aqui, pois seria muito bom ver um jogador tão abilidoso, competir um campeonato, ou uma libertadores, ou sulamericana. Valorizaria o histórico dele bastante
Acho que os Clubes brasileiros deveriam te-lo segurando mais uns anos aqui, pois seria muito bom ver um jogador tão abilidoso, competir um campeonato, ou uma libertadores, ou sulamericana. Valorizaria o histórico dele bastante
PlayMobile,
Infelizmente a política da cartolagem nãonos permite sonhar tão longe. No caso específico do Anderson no Grêmio, eu e mais da metade do Rio Grande do Sul, queriamos vê-lo jogando esse Brasileirão e com certeza o Grêmio seria 1º colocado da primeira à última rodada. Infelizmente o Presidente que levou o Grêmio à segunda divisão só deixou o Grêmio com um ônibus super moderno, um divida monstruosa, e fez com que os sócios tivessem o direito de voto. Quando o Grêmio caiu em 2004, além de ter que se desfazer de jogadores com altos salários, teve um corte importante de direitos de imagem e receita diminuída por conta da disputa de um campeonato inferior a série A.
Nesse caso, nossa única alternativa era realmente vendê-lo, mesmo que não fosse o melhor negócio pra ninguém (pro futebol do Brasil, para uma futura negociação milhonária e para a experiência do garoto). Sabe aquela história do cara que vende um carro impecável a preço de banana porque está enforcado de dívidas? Pois é, esse era o caso do Grêmio naquele momento!
Não se iluda, ele ainda teve a sorte de conseguir mostrar alguma coisa. Imagine a quantidade de Ânderson's, Robinho's, Diego's, que nem chegam a passar para o profissional e vão direto para Exterior.
Cartolas, Técnicos, e Empresários de Jogadores tem faturado muito nesse "comércio sujo"!
Poucos times têm a infra-estrutura de um São Paulo, por exemplo, para bancar as categorias de base até a formação final de um grande jogador.
Registrado em: Domingo, 3 de Julho de 2005 Mensagens: 6.976 Tópicos: 159 Localização: Rio de Janeiro
Twitter: @Gabriel_GFV
Grupos: Nenhum
Bem,que ele faz/fez ótimas jogadas e gols disso eu não tenho dúvidas,apenas me referi ao gol da final da Serie B como um gol que eu não achei nada demais. E usei o Diego apenas como exemplo de um craque em potencial que sai do pais e acaba correndo o risco de ficar sumido.
Citação:
Não se iluda, ele ainda teve a sorte de conseguir mostrar alguma coisa. Imagine a quantidade de Ânderson's, Robinho's, Diego's, que nem chegam a passar para o profissional e vão direto para Exterior.
É verdade. Aqui mesmo no RJ, o Fluminense tem 2 irmãos gemeos ( se não me engano Rafael e Daniel,ou algo parecido com isso),que pelos comentários jogam muita bola,que estão com 16 anos e já foram vendidos para o Manchester. Ou seja,assim que completarem 18 anos,não vão nem passar pelo profissional do Fluminense,indo direto para a Europa.
Outra coisa curiosa é ver essas seleções de base do Brasil. Sub 17,18,23,etc.....quando a gente pega os jogadores dessas seleções,da pra ver que poucos conseguem se firmar jogando profissionalmente, a maioria some e nunca deixam de serem promessas.