|
Colabore |
| | Saldo atual: | 40% |
|
Calendário |
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End
25/05/2010
AXN:
6x17/18 - The End
|
| |
salas de cinema |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem |
Manu
|
|
Sexo: Idade: 24Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2005 Mensagens: 3.430 Tópicos: 154 Localização: Rio de Janeiro - RJ
Grupos:
|
Estudantes defendem direito
Líderes sublinham função da meia-entrada na "complementação à educação" e rejeitam idéia de cota
Entidade diz que os recursos obtidos com emissão das carteirinhas financiam bandeiras como a "luta pela educação de qualidade"
DA REPORTAGEM LOCAL
"A gente defende a meia-entrada como complementação à educação", diz o presidente da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Thiago Franco, 23, que cursa o pré-vestibular em São Paulo. Quer prestar exame para cinema.
O presidente da UNE (União Brasileira dos Estudantes), Gustavo Petta, 25, estudante de jornalismo na PUC-Campinas, diz que a meia-entrada é um benefício desfrutado "numa fase propícia para a assimilação de novos meios culturais".
Franco é contrário à idéia de estabelecer cota para a venda de ingressos com meia-entrada. "Existem filmes e eventos cujo público-alvo é o estudante. Isso não resolveria o problema das carteirinhas", diz.
Para Petta, a definição de uma cota traria ainda a dificuldade de fiscalização de seu cumprimento. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), autor de projeto de lei que prevê cota de 40% para a meia-entrada em eventos culturais, diz que "não se pode deixar de fazer regulamentação por temor de irregularidade".
Os recursos que UNE e Ubes obtêm com a emissão das carteirinhas são usados "na luta pela educação de qualidade", segundo Franco. "Aqui sempre houve controle grande e rígido [na emissão das carteirinhas]", diz. "O problema é que, no Brasil, falsifica-se até nota de R$ 50 e, depois de 2001 [quando uma medida provisória quebrou o monopólio de UNE e Ubes] houve uma proliferação de carteiras de empresas que só pensam no lucro."
A UNE, de acordo com Petta, decidiu apoiar "o manifesto contra a falsificação" lançado pela Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras de Cinema) no último dia 13, porque "todo mundo está sendo prejudicado pela situação como está".
O presidente da UNE diz que "alguns [setores] no Brasil são contra a meia-entrada". Ele cita tentativa da Confederação Nacional do Comércio de derrubar a lei da meia-entrada em São Paulo, com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade.
O Supremo Tribunal Federal julgou que a lei não é inconstitucional, em decisão de 2005. "Portanto não é possível fazer questionamentos à meia-entrada do ponto de vista jurídico", afirma Petta.
O que as entidades estudantis pedem agora é a instituição de um conselho multidisciplinar sobre o tema e a regulamentação da emissão e da fiscalização do uso das carteirinhas.
Petta afirma que, no rastro da medida provisória que quebrou o monopólio da UNE-Ubes, surgiram "muitas entidades cartoriais, mercantilistas, que falsificam carteiras".
Denúncias
O valor cobrado pela UNE pelas carteirinhas varia conforme o Estado. São Paulo tem o maior preço (R$ 25), seguido de Rio (R$ 20) e Minas (R$ 17).
A UNE informa que neste ano emitiu 253 mil carteirinhas, sendo 60 mil em convênio com a marca Jovem Pan. Petta diz que esse convênio, que expira no fim do ano, não será renovado, por causa de "um conjunto de denúncias" de que estaria havendo venda de carteirinhas para não-estudantes pela conveniada.
A gerente de produto pela Jovem Pan Rosecler Fonseca diz que "são no mínimo muito estranhas" as declarações.
"As denúncias de falsificação não foram comprovadas, e a UNE, responsável pela emissão das carteiras e, contratualmente, pela verificação dos documentos, nunca questionou os documentos enviados pela Estepe [nome da empresa que assina o convênio]. Pelo contrário, continuou fornecendo os lotes de carteirinhas, quando o contrato dizia que, em caso de irregularidades, o fornecimento seria suspenso."
Fonte: Folha S.Paulo
|
|
|
|
Maurycius
|
|
Sexo: Idade: 37Registrado em: Terça-Feira, 15 de Março de 2005 Mensagens: 8.352 Tópicos: 205 Localização: Goiânia/Goiás
Grupos:
|
1 - Se não fizerem meia-entrada, os cinemas quebram.
2 - A carteira da UNE não é a única que dá direito à meia-entrada.
3 - Já inventaram o Torrent, e com um incentivo desses!
|
|
willzinho
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Domingo, 10 de Julho de 2005 Mensagens: 4.130 Tópicos: 50 Localização: The Pearl
Grupos:
|
jujuh escreveu: |
Agressão é ter que pagar 18 reais pra ver um filme, que é sim cultura.
Podem dizer que a inteira é cara assim por conta da meia, mas não é nada. Na boa, se for pra pagar 18/20 reias pra ver um filme prefiro juntar mais uns 12 reais ir pra um show e ver o filme na minha casa. ¬¬' |
Que absurdo!
No Cinemark de SJC são 12 reais a inteira e eu já acho um exagero.
|
|
|
|
pnascimento
|
|
Sexo: Idade: 38Registrado em: Quarta-Feira, 27 de Julho de 2005 Mensagens: 3.088 Tópicos: 97 Localização: Santos - Sp
Twitter: @peparra
Grupos:
|
Nesse final de semana eu quebrei o pau no Cinemark.
Ao apresentar a carteira de estudante, agora temos Também que apresentar o boleto do mês pago.
Eu vou procurar a regulamentação dessa lei e vou postar aqui.
Isso é simplesmente um ABSURDO. Se eu fiz a carteira de estudante justamente para não ter que ficar carregando papel dentro da carteira, agora eles vem com essa palhaçada!!?? Faça-me o favor!!!
Achei:
Comunicado Importante
Estudantes,
A FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas) informou recentemente que a partir de abril, os cinemas de todo o país somente concederiam meia-entrada para estudantes com carteiras que contivessem o selo FENEEC, e posteriormente, passaram a exigir a apresentação do comprovante de matrícula ou boleto de mensalidade, juntamente com a carteirinha.
Informamos que nenhuma carteira estudantil, como é o caso da Carteira do Estudante UNE Jovem Pan e a Carteira do Estudante UBES Jovem Pan, pode ser recusada em eventos culturais, inclusive no cinema.
Esta posição já foi confirmada por recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, válida para todo o país, a qual entendeu que as exigência de um selo ou de qualquer outro requisito é manifestamente ilegal, não cabendo à FENEEC qualquer restrição aos portadores das carteirinhas, para fins da concessão da meia-entrada.
A Medida Provisória de nº 2.208/2001, editada especificamente para regular a comprovação da qualidade de estudante, para fins da meia-entrada a todos os estudantes, estabelece que a carteirinha de estudante é o único documento necessário para tanto. O texto legal é claro e não prevê restrições e/ou privilégios, como segue:
Art. 1o A qualificação da situação jurídica de estudante, para efeito de obtenção de eventuais descontos concedidos sobre o valor efetivamente cobrado para o ingresso em estabelecimentos de diversão e eventos culturais, esportivos e de lazer, será feita pela exibição de documento de identificação estudantil expedido pelos correspondentes estabelecimentos de ensino ou pela associação ou agremiação estudantil a que pertença, inclusive pelos que já sejam utilizados, vedada a exclusividade de qualquer deles.”
“Art. 2o A qualificação da situação de menoridade não superior a dezoito anos, para efeito da obtenção de eventuais descontos sobre o valor efetivamente cobrado para o ingresso em estabelecimentos de diversão e eventos culturais, esportivos e de lazer, será feita pela exibição de documento de identidade.”
Caso algum estudante com a Carteira UNE/ UBES JovemPan se sinta lesado e impedido de obter tal desconto, o mesmo deverá reclamar da FENEEC e do cinema junto ao Procon ou na Justiça, já que as exigências criadas não podem se sobrepor à lei muito menos à decisão judicial.
Decisão do TJ de São Paulo: http://www.estudantejp.com.br/tribunal.php
|
|
DanX
|
|
Sexo: Idade: 36Registrado em: Sábado, 12 de Fevereiro de 2005 Mensagens: 576 Tópicos: 29 Localização: RJ
Grupos: Nenhum |
rafaelrss escreveu: |
Áté certo ponto acho que eles estão certos, a máfia da meia entrad é muito grande e tem muita gente que não estuda e se beneficia, resultado..alguém vai sair prejudicado principalmente aquele que não tem Grana nem carteira pq realmente pagar R$ 18.00 fica dificil |
Concordo totalmente com isso. De certa forma nós criamos essa situação . Mas implamentar essa burocracia toda apenas para ir ao cinema é um absurdo.
É uma situação difícil pq a maioria das pessoas não tem tempo para ir ao cinema em dia de semana que é mais barato , como no meu caso. E com essa lei vai ficar mais difícil ainda ir ao cinema , quando só resta o fim de semana para ir .
E cinema é cultura sim!
|
|
|
|
doug.manoel
|
|
Burn, motha' fucka'
Sexo: Idade: 38Registrado em: Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007 Mensagens: 4.839 Tópicos: 234 Localização: Guarulhos/SP
Twitter: @dougmanoel
Grupos:
|
_Rosana_ escreveu: |
"O Estado não exige que as lanchonetes vendam sanduíches por metade do preço a estudantes. Por que exigir isso das salas de cinema?", pergunta De Luca, lembrando sua posição de exibidor: "Somos comerciantes como quaisquer outros." |
Affe, to vendo hj essa noticia. Desgraçados! Incrivel como esses caras gostam de se fazer de inocentes de vez em quando ao falar como meros BURROS que não vem cultura e sim só o rico dinheirinho deles! Egoístas!
_________________ Tem sempre um babaca falando merda.
- Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09
|
|
|
|
jujuh
|
|
Sexo: Idade: 33Registrado em: Sábado, 2 de Abril de 2005 Mensagens: 2.400 Tópicos: 5 Localização: no idea
Twitter: @jugrangeiro
Grupos:
|
willzinho escreveu: |
Que absurdo!
No Cinemark de SJC são 12 reais a inteira e eu já acho um exagero. |
Pois é, aqui em Goiânia tinha máfia dos Cinemas Severiano Ribeiro que eram praticamente os mais decentes da cidade e ficam nos shoppings mais visitados, então inteira era dezoito reais. Agora o Cinemark chegou à cidade e o CSR abaixou pra quatorze reias, continua caro mas comparado o preço do anterior tá melhorzinho.
|
|
|
|
_Rosana_
|
|
Sexo: Idade: 43Registrado em: Sábado, 11 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 1.622 Tópicos: 83 Localização: Niterói/RJ
Grupos: Nenhum |
No Cinemark daqui de Niterói eu sempre tive que mostrar a carteirinha, o boleto e a identidade. Isso porque a carteira da faculdade não tem foto. Já estou acostumada com isso mesmo. E depende também que tem te atente, uns pedem a identidade, outros não.
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
|
|
|
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido. Anexar arquivos: proibido. Baixar arquivos: proibido.
|
|
| |