Publicidade
Apriori Cucina

LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos

Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.

Colabore

Saldo atual:40%

Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Usuário:

Senha:

Lembrar senha

Esqueci-me da senha

Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!

LostBrasil - Índice do Fórum  » ABC | Teorias e Especulações » [ 3x23 ] Principais perguntas

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo printer-friendly view
 [ 3x23 ] Principais perguntas « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
LayneLost
MensagemEnviada: Quinta Maio 24, 2007 15:48  |  Assunto: Re: [ 3x23 ] Principais perguntas Responder com Citação

Tópicos: 2

Grupos: 
[ABC]
minhas especulações:

Citação:

Arrow Quem morreu e saiu no jornal? Quem estava naquele enterro que ninguém apareceu?

para mim não pd ser o Locke pq ele não sairia da ilha, a não ser que o obrigaram, então para mim é o Ben.

Citação:

Arrow Jack fala pro outro médico ir ver se o pai dele está mais bêbado que ele.

Jack poderia estar mesmo delirando.
Citação:

Arrow Bakunin imortal? Passou pela cerca, levou um arpão no peito e ainda ta vivo

Acho que ele já morreu, e por isso não morre mais, não foi isso o q ele falou lá na floresta para o Charlie, Jin e Des?

Citação:

Arrow Como o Locke "sabia" que a melhor coisa a se fazer era não chamar o resgate?

Acho que Jacob, em forma de Walt, contou.

Citação:

Arrow Kate fala pro Jack que ela precisa voltar antes que ele perceba

Ele pode até ser tipo 'prisioneira' de alguém, tipo Widmore ou Paik, não necessariamente o 'ele' é namorado, marido, ou algo sentimental assim.

Citação:

Arrow Levando em consideração que eles tenham sido resgatados... alguém ficou na Ilha?

Se o pessoal do barco estavam mesmo afim de encontrar a ilha, então tem gente na ilha, mas para explorá-la. E Losties e Others foram obrigados a saírem da ilha.

LayneLost está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
VJ Gambit
MensagemEnviada: Quinta Maio 24, 2007 16:00  |  Assunto: Re: [ 3x23 ] Principais perguntas Responder com Citação

Tópicos: 12

Grupos: 
[ABC]
[Globo]
Citação:

Arrow Quem morreu e saiu no jornal? Quem estava naquele enterro que ninguém apareceu?

Pelo texto nos recortes, deve ser o Locke mesmo...

Citação:

Sintomas da doideira dele
.
Citação:

Arrow Bakunin imortal? Passou pela cerca, levou um arpão no peito e ainda ta vivo

Agora acho que ele virou comida de peixe duma vez por todas...

Citação:

Arrow Como o Locke "sabia" que a melhor coisa a se fazer era não chamar o resgate?

O caso Locke / Walt / Jacob fica pra temporada quem vem...

Citação:

Se bobear ela tá com Sawyer mesmo... to indo nos mais prováveis hoje...

Citação:

Arrow Levando em consideração que eles tenham sido resgatados... alguém ficou na Ilha?

Deve ter ficado alguém, mas o Jack deve querer voltar porque se adaptou ao lugar, e não pra encontrar ninguém... ele era quem ele queria ser... ele encontrou o amor dele... ele era o lider...

»» Colabore com o LostBrasil
Ajude o maior portal sobre Lost da América Latina

VJ Gambit está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
limav
MensagemEnviada: Quinta Maio 24, 2007 16:02  |  Assunto: Responder com Citação

Moderador
Moderador

Tópicos: 2.538

Twitter: @limav

Grupos: 
[ABC]
[Os Outros]
Como eu disse no tópico do episódio:

Citação:
Esse final do episódio mudou totalmente o foco do seriado ...

Antes estruturado na ilha, explorando e conhecendo aquele ambiente, agora ao que tudo indica, vamos ter uma 4 temporada focada mais no extra-ilha, e que provavelmente vai nos falar sobre o que se passou no tempo em que os Losties ficaram na ilha e expôr a volta deles ao mundo e suas respectivas consequências.

+ a ilha concerteza ainda vai ser muito "explorada", vários fatos precisam de respostas e dependem dela para que isto ocorra, e creio que ainda haverão sobreviventes que ficarão na ilha e terão suas histórias ali desenvolvidas, além disso a transição "island-world" deve ser bem explorada no inicio da nova temporada e a ilha ainda será bem mostrada.

A cena final da Kate e do Jack pode ser que não seja explicada tão cedo ... pode ser assunto pro final da sexta temporada ... esse aspecto é muito utilizado em Lost, é lembrarmos do cabo na praia e da torre de transmissão, que foram citados a muito tempo e só recentemente foram re-utilizados.

Esse gancho que os produtores usaram foi excelente ... deixaram entreaberto os possíveis fatos que serão abordados na 4 temporada e dessa forma abriu um leque de especulações e colocaram (ainda +) Lost em foco mundial.

Vai ser interessante se realmente essa nova temporada for focada no extra-ilha ...
Os Losties na ilha sempre tinham a vida entrelaçada, e a estruturação dos episódios ficava em parte limitada ao ambiente da ilha, se ocorrer essa nova mudança de foco cada sobrevivente terá em parte sua "própria" vida e o seriado vai crescer tanto em espaço físico quanto histórias pessoais, mas creio que não haverá um "desligamento"entre as histórias dos Losties ...

Claro. isso tudo vai depender de vários fatores , como por exemplo sabermos ao certo o que vai acontecer depois que eles conseguiram a comunicação com o barco da Naomi, porque até agora ficou tudo entreaberto ... sabemos que a Kate e o Jack sairam da ilha, + não sabemos ao certo como sairam (se foi realmente um resgate), nem quem saiu (se é que mais alguém saiu) e principalmente quando sairam (pode ser que não seja imediatamente após a comunicação).

Enfim, LOST desfaz grandes mistérios e ao mesmo tempo os cria de uma forma que o seriado nunca perde sua excelente estruturação e nem sua continuidade e conexão entre os fatos. E cada vez mais os produtores mostram que possuem tudo nas mãos e que sabem exatamente o que estão fazendo embora muitos pensem o contrário.

Pra nós, fãs, o que resta é especular, expor teorias, idéias e opiniões e esperar ansioso por cada novo episódio e temporada do seriado, ou melhor, do seriado não, de LOST !

Editado pela última vez por limav em Quinta Maio 24, 2007 16:10, num total de 1 vez
limav está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=5913921258867944017
Barbabela
MensagemEnviada: Quinta Maio 24, 2007 16:03  |  Assunto: Responder com Citação

Colaboradores

Dr.Gori Returns!

Tópicos: 8

Grupos: 
[ABC]
Uma coisa que passou meio desapercebido em meio a tanta coisas surpreendentes é o tal templo para o qual Richard ia guiar os Outros ? Que diabos de templo seria este ?

Sds

»» Colabore com o LostBrasil
Ajude o maior portal sobre Lost da América Latina

Barbabela está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
joaodeiro
MensagemEnviada: Quinta Maio 24, 2007 16:09  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 6

Grupos: 
[ABC]
cris.c2 escreveu:

Ou tenha lido sobre a própria morte dele, plantada por alguém... Jack também começa com "J"!

Não acredito nisto. O cara é um herói, chegando a ser reconhecido em uma farmácia. Como a morte dele não seria notícia? Fora que a notícia do jornal foi anterior ao salvamento, logo, teria sido cantada aos quatro ventos por ser mentirosa...

Enfim, muitas perguntas, muita expectativa e, principalmente, muito tempo até a S4.

Abs

joaodeiro está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
cris.c2
MensagemEnviada: Quinta Maio 24, 2007 16:21  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 4

Grupos: 
[ABC]
joaodeiro escreveu:
Não acredito nisto. O cara é um herói, chegando a ser reconhecido em uma farmácia. Como a morte dele não seria notícia? Fora que a notícia do jornal foi anterior ao salvamento, logo, teria sido cantada aos quatro ventos por ser mentirosa...
Abs

Faz muito sentido mesmo... Na empolgação, surgem teorias bem furadas... Embarassed

cris.c2 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Abd
MensagemEnviada: Quinta Maio 24, 2007 16:24  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 3

Grupos: 
[ABC]
vivi escreveu:
Como o Locke "sabia" que a melhor coisa a se fazer era não chamar o resgate?

A questão não é saber como Locke sabia que iam chamar o resgate, mas como ele sabe desde o início, que ele vêm sabotando deste a 1a temporada todas as tentativas de resgate e comunicação:

- Pancada no Sayd quando este tenta se comunicar pelo rádio
- Explosão da The Flame
- Explosão do submarino
- Morte da Naomi

De qualquer forma, pare que ele está certíssimo, dado o flashforward do Jack e o fato de Lostzilla-Walt Também não querer...

vivi escreveu:
que ele vêm sabotando deste a 1a temporada todas as tentativas de resgate e comunicação

Teria isso que você disse a ver com o encontro Locke e Lostzilla no 1x04? Shock

Ps.: Quantas paginas tera esse topico até 2008?

Abd está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
lostzillah
Avisos: 1
MensagemEnviada: Quinta Maio 24, 2007 17:04  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 1

Grupos: Nenhum
Mr. Phatherpharnelius escreveu:
Outras perguntas:

Arrow Jack teve um flashback, ou um "flashfuture"?

Arrow Jack teve um filho com Kate?

Arrow Todos os episodios até aqui foram um enorme flashback de Jack?

Arrow Era Ben no caixao? Walt?

Arrow Quanto depois, supostamente, se passam os flashbacks?

Arrow Mikhail Bakunin sobreviveu a explosao da granada?

Arrow Charlie esta morto ou escapou pela janelinha...?

Arrow Depois do resgate, o que fariam cada um dos sobreviventes..?

Arrow Houveram apenas 3 sobreviventes: Jack, kate, (possivelmente Sawyer) e o Anonimo no caixao?

Arrow De onde Penny falava? Como ela estabeleceu, tao prontamente, o contato com Charlie?

Arrow Desmond..porque ele não tentou quebrar o vidro da janelinha? (brincadeira, sei que é blindado, mas ele poderia colocar ela ali, e atirar no cilindro)

Arrow O que aconteceu com Michael, pai de Walt?

1 - Eu acredito que aquilo tenha sido um flashback, o produtor da série falou afinal que essa temporada nos daria uma vaga idéia de como seriam as outras. Pelo menos a idéia que eu tive é que o jack num sei quanto tempo depois de resgatados começou a lembrar desses fatos, isso pode ter acontecido em meses, semanas ou quem sabe anos...

Coisas que me fazem pensar que num foi um flashfoward: jack fala pra kate que toda sexta ele pega um vôo torcendo pra que o avião caia. Quem tava seco pra sair daquela ilha num ia querer pouco tempo depois voltar pra lá hum? logo pensa-se que muito tempo se passou desde o então.

2 - Num sei

3 - Meu medo é que sim... Crying or Very sad Talvez a partir da quarta temporada seja como esse season finale: invés de flashbacks da vida deles fora nós tenhamos flashbacks da ilha, não que mude muita coisa, bom sei lá :P

4 - Num sei também e num faço a mínima idéia de quem possa ser, que é alguém que esteve na ilha isso sabemos, mas se formos analizar isso pode muito bem ter sido alguém sem família e muita gente alí era sozinho.

5 - Num se sabe, podem ser semanas ou anos

6 - Boa pergunta, também fiquei intrigado com isso... o cara me leva uma pusta flechada no coração e ainda tem forças pra mergulhar e fazer o que fez?

7 - Eu também pensei que ele poderia ter escapado pela janelinha, se fosse o hurley ele estaria encrencado Laughing mas o charlie é magrelim e a cena dele enchendo os pulmões de água foi bem realista, fora que num teria muito como ele naquele estado pré morte arrumar fôlego num sei de onde pra subir na superfície.

8 - Acho que viveriam suas vidas

----
Gostei das perguntas acima, mas tenho umas também e quem quiser discutir.. tamos ai.

Arrow Que diabos levou o jack a ter tamanha depressão como vimos? Ele queria sair da ilha, conseguiu isso, foi ovacionado como um herói que nem o cara da farmácia e o diretor de cirurgia falaram. Mas... ele deixa bem claro pra todo mundo nos minutos finais que ele cometeu um erro.

Agora que erro foi esse? num ter acreditado no Ben e Locke?

Arrow Jacob = Lostzilla? muitos aqui pensam que pode ser ele ou ele controla tal coisa pelo fato dele se transformar numa ilusão de lembranças ou fatos marcantes das pessoas. Pelo menos em 3 temporadas foi o que nos deu a entender.

Arrow Pessoal da naomi por acaso seriam outros cientistas ou grupo de pessoas afim de explorar a ilha? o Ben deixa claro que o que aconteceu no passado com a Dharma e o grupo do richard estava prestes a acontecer denovo. Então agora temos os "outros" outros, que a mitelos foi dizimada?

lostzillah está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
lostzillah
Avisos: 1
MensagemEnviada: Quinta Maio 24, 2007 17:19  |  Assunto: Re: [ 3x23 ] Principais perguntas Responder com Citação

LayneLost escreveu:
minhas especulações:

Citação:

para mim não pd ser o Locke pq ele não sairia da ilha, a não ser que o obrigaram, então para mim é o Ben.

Citação:

Jack poderia estar mesmo delirando.
Citação:

Acho que ele já morreu, e por isso não morre mais, não foi isso o q ele falou lá na floresta para o Charlie, Jin e Des?

Citação:

Acho que Jacob, em forma de Walt, contou.

Citação:

Ele pode até ser tipo 'prisioneira' de alguém, tipo Widmore ou Paik, não necessariamente o 'ele' é namorado, marido, ou algo sentimental assim.

Citação:

Se o pessoal do barco estavam mesmo afim de encontrar a ilha, então tem gente na ilha, mas para explorá-la. E Losties e Others foram obrigados a saírem da ilha.

1 - Pode ser mesmo, o ben era baixinho e querendo ou não era um "inimigo" respeitavel do jack, tanto que o mesmo falou algo sobre ter o prazer de ver o Ben falhando em toda a sua missão.

2 - Pra mim ele tava sendo irônico com o outro cara, ele falou que saibia o suficiente da vida do jack, mostrou que sabia que o jack virou um lixo e vivia como um bêbado decadente (igual ao pai certo tempo depois). Logo eu entendi isso como uma ironia.

3 - Esse cara me da medo Laughing e o olho direito dele é feio, num estou lembrado disso, mas depois de ter um piripaque ao passar numa cerca sônica e tomar uma flechada no coração eu também num acredito que ele tenha sobrevivido a uma explosão de uma granada, ainda mais daquela distância. (se incrivelmente voltar vai ser sem braço e todo deformado de queimadura)

4 - Concordo, locke é o novo escolhido de jacob assim como já foi o richard e o ben e isso já tava bem claro desde o episódio do homem por trás das cortinas.

5 - É uma possibilidade, o fato dela ter sido perseguida por agentes federais no passado e ter sobrevivido a tais eventos na ilha num fazem com que lhe dê um perdão, no máximo ela teve prisão domiciliar, sabe-se lá?

6 - Alguns poucos devem ter ficado lá e se bobear até a claire com o aaron, talvez aqueles que tenham algum tipo de resposta como o Ben (no qual eu duvido muito), locke deve ter arrumado um jeito de ficar, rose e bernard, richard, isso só vamos saber mesmo ano que vem Confused

lostzillah está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Sixth
MensagemEnviada: Quinta Maio 24, 2007 17:39  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 5

Grupos: 
[ABC]
Sobre se alguém ficou na ilha, pela conversa do Jack com a Kate fica quase evidente que sim.

E pelo menos pra mim pareceu, pelo jeito do Jack falar, que ficou muita gente na ilha, e não porque queriam ficar, mas porque foram obrigadas!

Talvez só tivessem sido resgatadas poucas pessoas. E o Jack e a Kate (ou mais alguns) foram, mas disseram q iam voltar pra pegar todo mundo, etc. sei lá, alguma coisa pode ter dado errado, e não acharam mais a ilha.

E sobre a morte do pai do Jack, eu acho que ele tava morto sim, e o Jack só tava sendo irônico quando disse aquilo, que o pai dele bebia um monte. E aquela hora da receita pro remédio, eu achei que o Jack não quis que ligassem pro pai dele por isso mesmo, por ele estar morto. Sei lá.

Sixth está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
jujuh
MensagemEnviada: Quinta Maio 24, 2007 18:35  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 5

Twitter: @jugrangeiro

Grupos: 
[ABC]
Sixth escreveu:
Sobre se alguém ficou na ilha, pela conversa do Jack com a Kate fica quase evidente que sim.

E pelo menos pra mim pareceu, pelo jeito do Jack falar, que ficou muita gente na ilha, e não porque queriam ficar, mas porque foram obrigadas!

Talvez só tivessem sido resgatadas poucas pessoas. E o Jack e a Kate (ou mais alguns) foram, mas disseram q iam voltar pra pegar todo mundo, etc. sei lá, alguma coisa pode ter dado errado, e não acharam mais a ilha.

, verdade. Lembra que na visão do Desmond ele vê a Claire e o Aaron entrando em um helicoptéro? Então se realmente eles foram de helicoptero, os tais não carregam muitas pessoas, o pessoal que foi resgatá-los deve ter falado "não cabe todo mundo, esperem que voltaremos pra pegar mais de vocês". Mas se eles eram da Dharma provavelmente queriam usar a ilha de novo como lugar pra experiementos e tal, então deixaram o resto por ali, sem dar nenhuma saída pra eles.

hahaha, fui longe! Laughing Laughing

jujuh está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
TEWELUPA
MensagemEnviada: Quinta Maio 24, 2007 19:06  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 8

Antes de responder as perguntas quero fazer uma observação: Viagem Maluca [MODE ON]

Bom...Como falei acima é meio estranho ,mas quando vi o caixão a primeira pessoa que me veio na cabeça foi ninguem menos que: RICHARD...
Eu sei...é estranho mais pensem bem:

- que Richard podia ir e vir da ilha,Jack teria ainda alguma esperança de voltar através dele...com sua morte suas esperanças abaixaram MUITO...

- Quando Jack mostra o papel para Kate ela tipo faz uma cara de "e dai???"Vc´s não acham que se fosse alguém que tivesse no avião ela ficaria mais "abalada"???

Alem do mais se isso se concretizar podemos ver na 4 temporada como essa "relação" começou...

A DHARMA fez um teste com Bakunin: pegou o Sagat (Street Fighter) e juntou com um gato,resultado : um caolho com sete vidas!!! hehehe

TEWELUPA está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
msrpoa
MensagemEnviada: Quinta Maio 24, 2007 21:06  |  Assunto: Responder com Citação

Grupos: 
[ABC]
Arrow Porque 8 e 42 é a idade do menino e sua mãe respectivamente q Jack salvou?

msrpoa está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
beorn
MensagemEnviada: Quinta Maio 24, 2007 21:36  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: Nenhum

Arrow Jack está sendo conhecido pelo pessoal da rua (entenda-se o cara da farmácia) como o 'herói' por ter salvado mãe e filho num acidente de carro. Será que não o reconheceriam, também, por ter sobrevivido a um acidente aéreo? Seria relevante que o noticiario, que aparece no episódio, citasse o acidente dele... O novo chefe cirurgião Também não comenta nada sobre o acidente...
Arrow Como será que aconteceu o suposto resgate Question
Arrow Jack ganhou essas viagens todas como uma parte da indenização da Oceanic Question
Arrow Duas vezes o pai de Jack é mencionado. No hospital e na farmácia ( na parte que ele diz que a receita médica foi o pai que fez). Is he fuckin alive? WTH!!!
Enfim.. perguntas e mais e mais perguntas.. Rolling Eyes

beorn está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
msrpoa
MensagemEnviada: Quinta Maio 24, 2007 21:54  |  Assunto: Responder com Citação

Grupos: 
[ABC]
beorn escreveu:
Arrow Jack está sendo conhecido pelo pessoal da rua (entenda-se o cara da farmácia) como o 'herói' por ter salvado mãe e filho num acidente de carro. Será que não o reconheceriam, também, por ter sobrevivido a um acidente aéreo? Seria relevante que o noticiario, que aparece no episódio, citasse o acidente dele... O novo chefe cirurgião Também não comenta nada sobre o acidente...
Arrow Como será que aconteceu o suposto resgate Question
Arrow Jack ganhou essas viagens todas como uma parte da indenização da Oceanic Question
Arrow Duas vezes o pai de Jack é mencionado. No hospital e na farmácia ( na parte que ele diz que a receita médica foi o pai que fez). Is he fuckin alive? WTH!!!
Enfim.. perguntas e mais e mais perguntas.. Rolling Eyes

Arrow Penso que sim, Jack é reconhecido por ser heroi.... não ha como alguém ser mais do que heroi... se ele salvar uma ou 512 pessoas ele vai continuar sendo um heroi... ele é "reconhecido" como heroi por 2 vezes, como o "Dr. Negao" diz.

Arrow O resgate deve ter acontecido tipo asim: ou vai eu, fulano, e beltrano pra fora dessa ilha e o resto fica, ou eu me fod* aqui com todo mundo.... Conclusao disso... apara alguns ele é heroi, mas pra ele mesmo por ter feito tal opçao não é... deixou outros na mao.... por isso q entra em depressao, o cara deixa de gostar de si proprio (obs: não digo q foi isso q teria acontecido... mas tenho certeza q foi algo do tipo... algo q eles teriam q tomar uma decisao, e tomaram a decisao errada, e acho q não foi essa demonstrada no ultimo episodio).

Arrow Concerteza essas viagens são indenizaçao.... nunca tive duvidas disso.

Arrow não teria motivo algum colocar tal hipotese na serie se ele realmente não estivesse vivo, ou seja, yes, he is fuckin* alive

Cool

msrpoa está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  

Anuncie no
LostBrasil

Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo Página 3 de 4

LostBrasil - Índice do Fórum » ABC | Teorias e Especulações » [ 3x23 ] Principais perguntas
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida