O novo comercial de varejo da Peugeot, “Relaxa e compra” (aqui), sai do ar neste sábado, 13, depois de ser exibido poucas vezes, na quinta e sexta-feiras (12 e 13).
O filme deveria ser apresentado ainda por toda a semana que vem.
O motivo: um pedido à montadora do presidente Luis Inácio Lula da Silva.
Em São Paulo, Jáder Rossetto, vp da agência Euro RSCG Brasil, que criou a peça e acaba de voltar de Porto Alegre, diz que o melhor a fazer é tocar o barco adiante, já que um pedido do presidente não poderia ser negado.
A montadora passou há pouco por situação parecida, com o filme da sogra que quase era jogada para fora de um concorrente do Peugeot (veja aqui) que não andava bem em subidas.
Que fase, hein? Segundo Rossetto, "nada que uma boa benzedeira não possa resolver".
O comercial retirado do ar neste sábado faz referência à frase da Ministra do Turismo Marta Suplicy, “Relaxa e goza”, deferida em relação aos passageiros que enfrentam, no nosso país, o apagão aéreo e os intermináveis atrasos.
Engraçado que censura às frases da ministra não há, mas ao bem-humorado filme, no ato. Vai ver que foi questão de vaidade. Afinal, o ator que aparece na telinha travestido de Ministra não é assim nenhum modelo de beleza. E mulheres são seres muito vaidosos.
Como a pessoa é jornalista (comentarista, analista, sei lá o que...) e comete um erro de português como esse?
Na verdade, o erro foi meu!!! Hahahahaha.
Originalmente estava escrito "vaidosos", aí eu "corrigi" para "vaidosas" por achar que estava relacionada à "mulheres", mas na verdade está relacionada à "seres".
Censura realmente não foi. Agora... solidariedade, fico em dúvida.
Você é dono de uma montadora de grande porte que utiliza grandes subsídios cedidos pelo Estado. Negaria um pedido do Chefe do Estado, principalmente num país cada vez dependente do Estado?
Como o próprio VP da agência admite, "um pedido do presidente não poderia ser negado".
ah RVangelis, q isso cara.
Eles não pensaram tão racionalmente como você argumentou.
Conheço esse povo de agência de publiciade, tá sempre querendo bom relacionamento. Com o presidente não iria ser diferente, claro.
Entre mortos e feridos, foi bom dar risada enquanto a propaganda esteve no ar. _________________ Tem sempre um babaca falando merda. - Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09
Ok. Agora... que o Lula está sendo deselegante ao se prestar a isso, está. Putz, um presidente pedindo para uma propaganda sair do ar?
O "alvo" da peça nem era ele, era uma ministra; e nem fazia uma crítica, fazia um gracejo em cima de uma frase dela.
Ao fazer o pedido, nosso presidente passou a inquietante impressão de que não aceita brincadeiras com figuras de seu partido (e se não aceita brincadeiras, o que dirá de críticas?).
E depois de tentar expulsar um jornalista estrangeiro por uma "ofensa", tentar criar o Conselho Federal de Jornalismo, tentar impor regras à Ancinav e recriar a censura prévia no Brasil, essa impressão só piora a sua imagem.
Editado pela última vez por RVangelis em Segunda Julho 16, 2007 18:10, num total de 1 vez
Trabalhei com política um certo tempo, tenho uma visão própria do PT em geral, mas prefiro guardar pra mim, pq afinal n é a minha visaum política q está sendo discutida aqui. O q acontece é q, mesmo sendo só um pedido por parte do poder executivo, n c pode separar a figura do Lula do poder executivo do Estado. Acho uma pena, como já disseram aqui, que uma ministra possa fazer piada de mal gosto com o povo brasileiro sem sofrer nenhuma sansão por parte do executivo, e uma propaganda com um tom bem humorado ter q deixar de ser veiculada. _________________