Publicidade
Apriori Cucina

LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos

Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.

Colabore

Saldo atual:40%

Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Usuário:

Senha:

Lembrar senha

Esqueci-me da senha

Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!

LostBrasil - Índice do Fórum  » AXN | Teorias e Especulações » Lost e religião

Novo Tópico  Responder Mensagem printer-friendly view
 Lost e religião « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
Fryderyk
MensagemEnviada: Domingo Maio 06, 2007 01:30  |  Assunto: Lost e religião Responder com Citação

Tópicos: 2

Grupos: Nenhum
Ao longo de Lost já tivemos várias referências religiosas, principalmente em relação ao Velho Testamento (Tanakh, Bíblia Hebraica). Porém nos últimos episódios essas referências e ligações tornaram-se ainda mais intrigantes e comecei a imaginar que elas não estão lá por acaso. Por isso achei que seria interessante termos um lugar para juntarmos informações sobre o assunto e discutirmos opiniões e teorias envolvendo as ligações de Lost com personagens e conceitos religiosos.

Para mim o mais intrigante é o apararecimento de Jacob (pelo menos em nome). Vou escrever aqui um rápido resumo de minhas pesquisas sobre essa e outras figuras bíblicas relacionadas que já postei anteriormente.

Arrow Jacob: terceiro patriarca bíblico, vindo depois de seu pai Isaac, e seu avô Abraham. Ele teve um irmão gêmeo chamado Esau. Este era "um caçador habilidoso, homem do campo, e Jacob era uma homem sossegado, que habitava tendas" [Gen.25:27]. Teve 12 filhos com 4 esposas.

Arrow Rachel: segunda esposa de Jacob, e irmã de sua primeira esposa, Leah. Juntos Rachel e Jacob tiveram dois filhos: Joseph e Benjamin. Porém ela era infértil e demorou muitos anos para conseguir conceber.

Arrow Benjamin: o último filho de Jacob. Sengundo seu pai, "Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã devorará a presa, e à tarde repartirá o despojo." [Gen.49:27]. Junto com seus 11 irmãos (Reuben, Simeon, Levi, Judah, Dan, Naphtali, Gad, Asher, Issachar, Zebulun e Joseph) formaram as 12 tribos de Israel (israelitas).

Está claro que há uma relação direta de Lost com alguns trechos do Genesis, principalemte o fato de Rachel ser infértil e depois de muito tempo conseguir ter um filho. O estranho é que na Bíblia Rachel tem um filho chamado Benjamin, porém em Lost fica difícil fazer um paralelo entre a irmã da Juliet e o "líder" dos Outros. Por ele ser mais velho é impossível que seja filho da Rachel. Uma outra coisa que eu pensei é que, assim como o Benjamin bíblico é fruto de um "milagre" (sua mãe, Rachel, era infértil), o Ben Linus teria sido fruto de um "milagre científico", como o que ocorreu com a outra Rachel.

Isso me levou a fazer um paralelo com Locke. Pois ele também pode ter sido fruto de tal "milagre" que, segundo sua própria mãe, ele teria sido concebido "imaculadamente". Sendo assim, Rachel, Ben e Locke teriam alguma ligação mas que ainda não consigo imaginar qual poderia ser.

Parece haver também uma relação entre Locke e os irmãos bíblicos Esau e Jacob. Um era "caçador habilidoso" e o outro um "homem sossegado". Essa é exatamente a mesma dualidade que vimos em Locke no episódio 3x03 porém com as expressões "caçador e fazendeiro".

Uma outra relação que pensei entre esses personagens bíblicos é referente aos Outros. No Genesis há o segundo relato: "Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abram, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates" [Gen15:18]. "Esta terra" refere-se à Terra de Israel, também conhecida como Terra Promtida. Ela foi herdada pelos israelitas (12 tribos de Israel, incluindo a tribo de Benjamin).

Não parece haver uma relação com os Outros e a ilha? De certa forma isso se encaixa com o que a syllost e outras pessoas vêm dizendo, que o Outros seriam uma espécie de seita. Penso que essa seita (ou "tribo") acreditaria que a ilha é uma espécie de Terra Prometida onde eles podem ter uma "vida melhor" (mais um paralelo, agora com a velha teoria de sociedade utópica).

Essas são algumas das idéias e relações que fui observando durante minhas pesquisas. Volto a repetir que essas relações não estão aí por acaso, apenas como curiosidades, mas são parte crucial para o entendimento do verdadeiro significado de muitas das questões importantes de Lost.

Opinem e postem todas as relações que observarem! Vamos tentar concentrar aqui tudo que for referente a esses assuntos. Com a união do pensadores AXNianos tenho certeza que muita coisa interessante sairá daqui!

Fryderyk está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
fell
MensagemEnviada: Segunda Maio 07, 2007 10:19  |  Assunto: Re: Lost e religião Responder com Citação

Tópicos: 20

Grupos: 
[AXN]
Excelente iniciativa, Fryderyk....

Sempre que vejo os Others, penso na tal Sociedade Utópica comentada por muitos...

E concordo que tudo ali lembra uma seita também....

Não me surpreenderia se Jacob fosse somente um símbolo, um totem, etc... assim como não seria surpresa p/ mim se Jacob fosse a criatura denominada Lostzilla (que, ao meu ver, possui consciência/inteligência, autonomia, etc...)...

Talvez a principal pesquisa da Dharma, e conseqüentemente dos others, seja a evolução da espécie humana, a transformação de simples mortais p/ essa criatura fantástica, talvez até imortal.......

Como não adorar tal "milagre"??? (caso proceda esse meu devaneio)

Busca por uma vida melhor, por imortalidade, por uma sociedade justa (na ótica deles, claro)..... adorando o seu Deus, que realiza milagres..... esse é o meu pensamento sobre tudo oq está acontecendo...

Wink

fell está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
syllost
MensagemEnviada: Sábado Maio 19, 2007 21:46  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: Nenhum

Caros Fryderyk e Fell,

muito legal esse tópico que vocês iniciaram aqui. vi hoje !

Concordo que esses paralelos com história e personagens Bíblicos não estão na série à toa ! Acho que a composição, caracterização e mesmo a "desconstrução" que assisto dos personagens têm a ver com essas referências (embora não somente com essas).

Mas a interpretação que vejo da liderança do Ben sobre o grupo dos Others e a forma como o grupo se comporta em relação a ele, tem a ver com uma seita com menos características de denominação religiosa e mais com aquelas geralmente dirigidas por líderes de personalidade carísmatica, que muitas vezes levam seus seguidores a situações de extremo risco e violência (me lembro do Jim Jones e o suicídio coletivo de seus seguidores e daquele outro doido da seita "Heaven's gate" que levou um monte de gente a se suicidar prá poder embarcar numa nave que ia passar pela Terra na cauda do Cometa Hale-Bopp).

Prá mim fica claro que ele mantém as pessoas agregadas em torno dele porque promete alguma coisa valiosa a elas - saúde, longevidade ou outra vantagem qualquer, nesse nível. E também fica claro que ele é do tipo que não tolera discordâncias. Acho que aniquila aqueles que o questionam ou que tentam sair do grupo ...

Mas não é o Ben que acho que tem essas características.

Se podemos comentar o Lost Experience por aqui (acho que não seria Spoiler), creio que a própria Iniciativa Dharma e a jornada do Alvar Hanso por "um mundo melhor", com todas as áreas que a Hanso Foundation pesquisava e atuava também assumiam um caráter muito mais parecido com uma seita (missão) do que com interesses filosófico-sociais. Basta analisar as poucas informações disponíveis a respeito de Alvar Hanso - um comerciante internacional de armas, que de repente vai a uma reunião da ONU falar sobre a necessidade de paz mundial para evitar a destruição da humanidade e se transforma no fundador de uma empresa que toma prá si a tarefa de modificar as variáveis que levarão ao fim do mundo - isso prá mim tem cara de que o Alvar Hanso desenvolveu alguma fixação doentia com essa história de fim-do-mundo !

Claro que em qualquer desses casos fico com a certeza, também, de que essas e outras possíveis lideranças têm interesses e motivos muito mais mundanos e materiais por baixo de seu discurso filosófico, motivos materiais que embasam realmente suas decisões. Mas são os motivos "religiosos, humanitários, desinteressados" que aparecem para os seguidores desses líderes, como explicações para seus atos e para as ordens que dão a seus grupos...

Neutral Doubt Neutral Doubt Neutral Doubt

syllost está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
advan
MensagemEnviada: Quarta Julho 18, 2007 21:43  |  Assunto: Responder com Citação

Acho muito interessante esse ponto de vista de Lost e a religião.
No mapa existem referencias, como Deus, inferno, etc...

Arrow Um ponto de vista interessante: quando Ben vai até a casa de Jacob, ele diz que ELE não gosta de ser encomodado. Que ELE convoca as pessoas.

Arrow Na bíblia, existia o sumo-sacerdote do tabernáculo. Este era responsável por falar com Deus no Santissimo Lugar. (Ben?)

Arrow Se não me engano cada vez que iria entrar no Santissimo Lugar, um sacrificio era feito (Morte do Locke?) e também existia fora do Santissimo Lugar o altar onde eram feitos os sacrifícios (Lugar onde estavam os exterminados?).

Arrow Antes de entrar em contato com Deus...O Sumo Sacerdote acendia o incenso. (Ben acendeu um lampião antes de entrar)

Arrow O tabernáculo era sustentado por 60 firmes colunas, apoiadas em base de cobre (Ex. 27:9 e 12). (Aquelas colunas de proteção...and a relação com metal/magnetismo)

Arrow O tabernáculo tinha relação total com as 12 tribos

Bom, não fui muito afundo na pesquisa e posso ter viajado... Mas acho que tem alguma coisa a ver, se formos olhar pelo ponto de vista da religião.

advan está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
sandro.an
MensagemEnviada: Quinta Julho 19, 2007 07:49  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 47

Grupos: 
[AXN]
Advan,

legal o que você disse e gostaria apenas de acrescentar dois pontos:

Arrow a questão do sacrifício, considerando o que você disse, deveria ser feito antes de entrar o "tabernáculo/cabana"... o Ben fez depois.

Arrow o sacerdote não poderia ir quando bem entendesse, ele só podia entrar no Santíssimo uma vez ao ano, na época certa. Se fizesse isso fora daquele momento também morreria, assim como morreria se entrasse e não estivesse purificado (feito os sacrifícios pelos seus pecados e do povo).

Mas o paralelo é realmente interessante e continua válido, pois o Ben tentou deixar bem claro que eles não deveriam estar indo lá quando desse vontade, mas que haviam momentos específicos.

sandro.an está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Patricia Navarro
MensagemEnviada: Quinta Julho 19, 2007 23:25  |  Assunto: Responder com Citação

Essa teoria, que Lost teria muito a ver com religiosidade, foi bem discutida por aqui, não? Especialmente na época do Mr. Eko...
Olha, nem acredito (como tantos fãs acreditam piamente) que tudo em Lost terá uma esplicação científica... não seria muito interessante, do ponto de vista comercial, pois a esmagadora maioria dos fãs ficariam boiando...
Porém, Também acho muito forçada essas teorias que tentam aproximar a série dos textos bíblicos..
Vejam bem, essa similitude encontrada na Bíblia poderia ser com muitas outras coisas... o que está dito sobre o Jacob, a cabana, etc, poderia ser visto pelo ponto de vista da mitologia graga Também (e eu ia achar muito mais interessante)...

Patricia Navarro está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
sandro.an
MensagemEnviada: Sexta Julho 20, 2007 11:00  |  Assunto: Responder com Citação

Tópicos: 47

Grupos: 
[AXN]
Patrícia, se não estou enganado, teve algum tópico ou apenas posts comentando algo sobre esta relação com a mitologia grega.

Fica a sugestão para que você abra um tópico sobre isso e dê o ponta-pé inicial... seria de fato bastante interessante.

sandro.an está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  

Anuncie no
LostBrasil

Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Página 1 de 1

LostBrasil - Índice do Fórum » AXN | Teorias e Especulações » Lost e religião
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida