Sinopse: Jane, uma atriz malsucedida e preguiçosa, difinitivamente não está tendo um dia fácil. Sem querer ela come os brownies de maconha de seu psicótico colega de apartamento, mas Jane precisa ainda pagar a conta de gás, correr parar um teste e acompanhar um amigo ao dentista.
Dirigido por: Gregg Araki
Elenco: Anna Faris, Adam Brody, Danny Masterson, John Krasinski, Danny Trejo (...)
Nunca esperava ver um filme tão engraçado assim em um cinema. Principalmente sabendo que o filme é do Gregg Araki.
O tal do Araki custumava fazer filmes bem estranhos e ruinzinhos. Nunca cheguei a ver muitos, mas um que vocês podem se lembrar é o Splendor ( me lembro de já ter visto esse filme até na globo de madrugada! - e para os que não se lembram é de um romance de um trio amoroso, interpretado pela gatinha da Kathleen Robertson )
Até que em 2004 o cara resolveu fazer um filme melhor, e eu até arisco dizer que é um filme muito bom. Ele fez então Mysterious Skin. Um filme diferente do que ele estava acustumado, mesmo que ainda continuando com uns pontos comuns em seus filmes.E por mais que seu passado fosse negro, foi apartir dai que eu vi o brilho nele.
Esse ano então ele aparece com talvez outra reviravolta em sua carreira. Smiley Face é o tipo de filme que nenhuma produtora gostaria de gastar sua grana. É como se fosse um Cheec e Chong mais moderno e mais bem feito.
Pra começo de conversa: o elenco. Tente pensar na atriz com uma cara de idiota e que fique perfeita em um papel de maconheira retardada? Se você pensou na Anna Faris você acertou em cheio!
Sabe o que eu gosto da Anna? Ela tem uma cara de retartarda e sabe muito bem disso, mas ela consegue escolher os papeis certos pra ela encaixar. Dai você tem Danny Masterson ( do that's 70 show ), Adam Brody ( the o.c ), John Krasinski (the office ), e por ai vai... Só ator retardado fazendo papel de retardado. Ou seja, não poderia ser melhor pra um filme de comédia.
É claro, o filme não é para todos. Afinal o filme é interamente e somente sobre maconha. Então se você por acaso tem alguma relação com a erva você irá AMAR o filme. É como se fosse uma conversa de maconheiro pra maconheiro....tudo se entende.
Eu ri do primeiro minuto até o ultimo do filme sem nenhuma pausa, e isso pra mim é o melhor que um filme de comédia pode fazer.
Um verdadeiro tributo aos maconheiros é mais do que bem vindo nesses tempos de repressão pós Tropa de Elite, em que todo jovem que tem coragem de assumir que fuma um baseado, já é taxado de ser um total irresponsavel, e também de ser o responsável direto pela criminalidade (observem o paradoxo).
Mas independente do tema abordado, Smiley face é uma ótima comédia que deveria ser visto por todos, apesar que, se você não curte dar uns pegas, você não vai entender nada.
O que faz desse filme uma comédia tão divertida, é o fato de que as situações cômicas em que a Jane se mete são as mesmas que você e seus amigos já fizeram numa chapadeira muito doida. Juro que já fiz diversas das gags mostradas no filme (tentar ligar o carro com ele ligado, passar 19 minutos pensando numa lista das coisas a fazer e deixar queimar a frigideira com o recheio dos bolinhos são apenas as que eu me lembro assim por cima ), e mesmo as coisas absurdas que a protagonista faz, são perfeitamente possíveis no Planet Hemp.
A cena mais absurdamente engraçada do filme pra mim é quando a Jane faz um discurso Marxista (dentro da sua cabeça) repleto de emoção digno de qualquer filme comunista e depois o filme é "rebominado" a agente vê que o que ela disse realmente foi uma coisa bem diferente .
Só não gostei do final "politicamente correto". Se fosse um final cínico e debochado seria muito mais coerente com o resto do filme.
Nota 8
PS: Recomendo a todos que resolvam se aventurar a assistir esse filme, que acendam uma vela (bem grande) pra Santa Maria Joana, padroeira dos agricultores alternativos...