Registrado em: Domingo, 29 de Maio de 2005 Mensagens: 732 Tópicos: 5 Localização: Casa
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O que vocês estão achando disso?
Apesar de acompanhar vários seriados, não conheço muito os bastidores disso.
Li que a greve diz respeito a exigência de porcentagens mais altas sobre a venda dos DVDs e também sobre a veiculação pela Internet.
Bom, há estúdios que tem prejuízos com certas séries e filmes. Nesse caso, não caberia aos roteiristas arcarem com parte das dívidas também? A questão é complicada.
Bom, há estúdios que tem prejuízos com certas séries e filmes. Nesse caso, não caberia aos roteiristas arcarem com parte das dívidas também? A questão é complicada.
As séries e filmes saem porque oe estúdios pegam os roteiros, gostam e aprovam a verba pra que eles se tornem realidade. Se o público não gostou, o problema é deles, que não souberam investir ou não fizeram a produção adequada, nunca dos roteiristas, que apenas fizeram um trabalho que acharam interessante e sairam pra vender seu produto.
Agora, sobre a greve....
A questão não tem nada de complicada, é bem simples, até:
Os roteiristas recebem o valor ínfimo de 4 centavos por cada DVD, que custa 20 dólares, há um bom tempo. Isso dá 0.3% de participação daqueles que CRIARAM a obra dos lucros com home entertainment.
E uma da exigências inicias deles pra saírem da greve foi a de dobra essa participação, ou seja, ganhar 4 centavos a mais num mercado que tem cada vez mais vendas, por mais que a pirataria aumente.
Mas eles tiraram isso da lista há alguns dias, e a grande questão, que promete fazer a greve durar por meses, é a seguinte:
Todos, sem exceção, recebem por cada um dos episódios que escrevem para a TV. O problema é que nenhum recebe sequer um centavo quando os mesmo episódios são vendidos no iTunes ou colocado gratuitamente (mas imbuidos de comerciais, assim como na TV) no site de alguns canais.
E como daqui pra frente a internet será a substituta da TV (como Damon Lindelof ilustrou muitissimo bem AQUI), os roteiristas seriam gravemente prejudicados, pois não receberiam nada pela maior fonte de lucro de seus chefes.
Então a questão é essa: eles querem receber pelo trabalho deles, numa fronte que dá MUITA grana pros estúdios, e NADA para eles.
Vou postar alguns vídeos que já foram postados em outros tópicos por aqui antes, mas estarão organizados aqui:
O quanto os estúdios ganham com a internet, enquanto os roteiristas não vêem nada.
Criadores de LOST e Desperate Housewives falam do motivo da greve
Responsáveis por The Office falam do assunto.
Um dos líderes da greve explicando o assunto um pouco mais a fundo.
Vídeo que mostra de forma bem clara e objetiva o que os roteiristas querem para saírem da greve.
Como seria a vida dos fãs de TV sem roteiristas.
Pra concluir, quero deixar bem claro que qualquer pessoa que vier postar aqui ou em qualquer outro tópico desse fórum, dizendo que é contra a greve simplesmente porque "me impede de ver minhas séries quando eu quero", sem apresentar um ARGUMENTO VÁLIDO, vai ser reprimido por mim automaticamente.
Se não for discutir a fundo, fica calado no seu mundinho ideal, onde você é o centro de tudo e todos devem te servir.
Tem imbecil que prefere roteiro corrido, mal feito, furado, feito por pessoas insatisfeitas e mal pagas do que deixar de ver sua série.
Cresça.
Se vier com atitude infantil sobre esse assunto, vai se arrepender. _________________
Registrado em: Domingo, 12 de Novembro de 2006 Mensagens: 2.379 Tópicos: 10 Localização: Santos
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eu apoio totalmente os roteiristas, mas 'entendo' o lado das emissoras Também, é o lucro pelo lucro e no mundo capitalista cada vez mais é isso ai então elas não tão nem ai pros roteiristas mesmo...
então os caras tiveram que agir e enfiar o dedo na ferida, ou seja, fazer greve e dar prejuizos monetários pra emissora...então fica a questão
é preferivel dar o que foi pedido pelos roteiristas ou ficar meses sem séries e tomar um prejuizo ainda maior???
Registrado em: Domingo, 29 de Maio de 2005 Mensagens: 732 Tópicos: 5 Localização: Casa
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O prejuízo causado pela greve de 1988 foi de 500 milhões de dólares para as TVs, e dessa vez pode passar de 1 bilhão. Se os estúdios/distribuidoras não cederem um pouco, infelizmente todos saem perdendo. Os roteiristas prezam pelos fãs mas não têm outra saída.
Valeu pela coletânea de vídeos ogro, vou assistir pra me inteirar melhor.
Se você é tão fã de séries e filmes como eu, deve estar p#! da vida por conta dessa greve dos roteiristas americanos que pode provocar o provável encerramento de temporadas de séries pela metade, e até mesmo o adiamento da estréia de novas temporadas, como é o caso de 24 Horas que não será mais exibida a partir de 14 de janeiro como se esperava. Os motivos são mais que óbvios. Não há material, isto é, roteiros prontos para que as produções tenham continuidade, e aí não tem jeito fica tudo parado e no caso da tv só restam os (chatíssimos) reality shows.
Para entender um pouco mais sobre o que o Sindicato dos Roteiristas reinvidica nesta greve, o produtor e roteirista de Prison Break, Nick Santora fez em nome da associação um vídeo que explica de forma bem didática os motivos que levaram a categoria a paralizar suas canetas.
Dentre os pontos levantados, Santora lembra que músicos por exemplo, recebem a cada reprodução de suas músicas e destaca que na estrutura de hoje, os roteiritas recebem quando seu trabalho é exibido na tv e posteriormente quando chega ao mercado de home vídeo (dvd's na maior parte das vezes). Ele menciona também a série clássica "My name is Lucy" que é exibida a mais de 50 anos na tv americana gerando rios de dinheiro mas que não rende 1 centavo sequer àqueles que a escreveram. Hoje em dia, e em função dos acordos assinados depois da última greve da categoria nos anos 80, cada exibição na tv dá aos roteiristas 2,5% da renda gerada, o que significa dizer que para cada dólar ganho pelas emissoras e estúdos, sobra 2 centavos e meio para os roteristas. Outro ponto curioso, é que no acordo firmado anteriormente, os roteiristas abriram mão de 80% do que deveriam receber pela venda ao mercado doméstico (na época em que só existiam fitas VHS), em prol de uma espécie de subsídio para que o setor ganhasse fôlego. O tempo passou, o mercado doméstico cresceu exponencialmente com a chegada do dvd e novos acordos não foram feitos, rendendo para quem escreve apenas 4 centavos de dólar para cada dvd que custa em méda 19,99 dólares nas lojas, isso mesmo, absurdos 0,2% da renda. Santora comenta também sobre o impacto da internet na distribuição de todo o conteúdo, destacando que a rede ajudou a reduzir custos logísticos, e lembra que várias emissoras/estúdios disponibilizam séries e filmes em seus sites e o fazem vendendo um espaço publicitário que segundo estimativas deve render 4,6 bilhões de dólares nos próximos 3 anos sem que os roteiristas ganhem nada por isso, sob a alegação de que essas exibições são de caráter promocional. E para fechar, o autor do vídeo deixa no ar a pergunta: E se no futuro próximo a tv e a internet se fundirem, perderemos nossos direitos? Não sou roteirista, mas como fã do trabalho desse pessoal, não dá para deixar de dar razão ao que eles reinvidicam, né? Aliás, vejam o que eles querem:
Mais 4 centavos em cima de cada venda de dvd.
Que a exibição na internet lhes renda o mesmo que a exibição convencional da tv.
São ou não, pedidos justos? Pois é, para nós fãs, o único efeito colateral é o de ficarmos sem as nossas séries favoritas e vermos projetos de filmes legais ficando na geladeira, mas o que me irrita nessa história toda é a ganância de executivos que além de não dividir o bolo de forma justa, ainda tem a cara de pau (ou seria melhor dizer canalhice?) de negar que as novas mídias ainda não rendem dinheiro, como afirmou ontem o ex-presidente da Disney (que por sua vez é dona da rede ABC) Michael Eisner, que ainda classificou a greve como insana e estúpida demais… _________________ Dissemos publicamente que eles não estavam no Purgatório. Eles não são fantasmas.
Eles estão vivos e respirando em algum lugar no contínuo espaço-tempo. __________________________________Damon Lindelof em Lost: The Answers
Com certeza os roteiristas tem razão. Principalmente quando lembram que um dia a TV se funde com a Internet e eles ficaram chupando dedo.
Mas sou contra greve. Eu disse "GREVE" e não "A GREVE". Não contra a greve dos roteiristas mas contra qualquer tipo de greve. Não acho uma postura legal fazer greve. Acho que em uma greve o prejuizo acaba sendo para os dois lados. O trabalhador tem sim que reclamar quando se sente de alguma forma lesado ou quando as condições de trabalho (incluo neste caso a parte financeira também) não é condizente.
Sei lá.... deveria haver um jeito melhor, apesar de não saber qual.
Registrado em: Quarta-Feira, 22 de Março de 2006 Mensagens: 1.429 Tópicos: 19 Localização: Patrocínio/MG
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SEIS SEMANAS...
... é o período crítico para que a greve dos roteiristas se resolva. Depois de seis semanas os estúdios podem alegar force majeure - literalmente, motivos de força maior - para justificar absolutamente tudo: cancelamento de contratos e projetos, demissões, re-negociação de salários (até mesmo para diretores e atores).
Muitos observadores acreditam mesmo que os cartolas não tem a menor pressa em retomar as negociações exatamente porque preferem esperar seis semanas e deixar que o desespero bata...
Dizer que os roteiristas deveriam arcar com "dívida" é a mesma coisa de dizer que os funcionários de uma confecção de roupas que não agradam deveriam arcar com o prejuízo do negócio. _________________ Tem sempre um babaca falando merda. - Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09
Os roteiristas estão mais do que certos, é como se estivessem em 1988, de la pra ca muita coisa mudou na industria do entretenimento, e se os estudios estão exibindo seus produtos por novos meios é justo que seus criadores ganhem sua porcentagem.
Registrado em: Domingo, 29 de Maio de 2005 Mensagens: 732 Tópicos: 5 Localização: Casa
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doug.manoel escreveu:
Dizer que os roteiristas deveriam arcar com "dívida" é a mesma coisa de dizer que os funcionários de uma confecção de roupas que não agradam deveriam arcar com o prejuízo do negócio.
Partindo do pressuposto que eles já recebem salários, em caso de porcentagens, eu vejo dessa forma. Quando você passa a ter porcentagem de um negócio, isso não significa que você vá apenas lucrar, pode perder também se o negócio for mal. Em séries é difícil haver perdas, mas tem muito filme que é lançado e a bilheteria não cobre seus próprios gastos.
A gente não sabe mas esses poucos centavos podem fazer muita diferença. Não temos conhecimento de todos os gastos que os distribuidores têm, tanto por DVD quanto pela Internet. Acredito que pela Internet nem estejam havendo lucros ainda, pois o público ainda é muito pequeno. E o investimento em servidores de streaming com conexões de gigabit é grande.
Aliás, alguém já pensou que, se houver concessões para os roteiristas, poderia haver um "efeito cascata" sobre a repartição dos lucros? Seria a mesma coisa que o governo dar aumento para deputados e daí os senadores exigirem isso também.
Aliás, alguém já pensou que, se houver concessões para os roteiristas, poderia haver um "efeito cascata" sobre a repartição dos lucros? Seria a mesma coisa que o governo dar aumento para deputados e daí os senadores exigirem isso também.
Mas acho que isso já está esperado. Não sei exatamente quando, mas pra daqui a alguns meses já está planejado a greve de atores e atrizes.
ogro escreveu:
Todos, sem exceção, recebem por cada um dos episódios que escrevem para a TV. O problema é que nenhum recebe sequer um centavo quando os mesmo episódios são vendidos no iTunes ou colocado gratuitamente (mas imbuidos de comerciais, assim como na TV) no site de alguns canais.
E como daqui pra frente a internet será a substituta da TV (como Damon Lindelof ilustrou muitissimo bem AQUI), os roteiristas seriam gravemente prejudicados, pois não receberiam nada pela maior fonte de lucro de seus chefes.
Então a questão é essa: eles querem receber pelo trabalho deles, numa fronte que dá MUITA grana pros estúdios, e NADA para eles.
Enfim, o que eles querem é atualizar as regras do jogo.
Editado pela última vez por RVangelis em Terça Novembro 13, 2007 16:46, num total de 1 vez
Acredito que pela Internet nem estejam havendo lucros ainda, pois o público ainda é muito pequeno. E o investimento em servidores de streaming com conexões de gigabit é grande.
Todo episodio carrega um comercial junto. A emissora já está GANHANDO independente de quem assista. _________________ Tem sempre um babaca falando merda. - Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09
Acredito que pela Internet nem estejam havendo lucros ainda, pois o público ainda é muito pequeno. E o investimento em servidores de streaming com conexões de gigabit é grande.
Todo episodio carrega um comercial junto. A emissora já está GANHANDO independente de quem assista.
A emissora está ganhando e lucrando legal pois não está gastando com produção e distribuição de DVDs.
Registrado em: Domingo, 29 de Maio de 2005 Mensagens: 732 Tópicos: 5 Localização: Casa
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doug.manoel escreveu:
Todo episodio carrega um comercial junto. A emissora já está GANHANDO independente de quem assista.
Sim, há o merchandising, mas provavelmente isso ainda não cobre os custos para dispobilizar os vídeos pela Internet, o negócio ainda está engatinhando.