Moderador
Stay Hungry, Stay Foolish
Sexo: Idade: 36Registrado em: Terça-Feira, 7 de Novembro de 2006 Mensagens: 9.922 Tópicos: 2.641 Localização: Behind You
Grupos:
|
Sindicato de atores fecha acordo com estúdios
A American Federation of Television and Radio Artists (AFTRA), o menor dos dois sindicatos que representam atores nos Estados Unidos, e os estúdios de cinema e TV do país chegaram a um acordo prévio que pode significar o fim do risco de uma nova greve.
O acordo entre os estúdios e a AFTRA, que tem 70 mil membros entre atores e outras profissões relacionadas, é visto como uma exigência prévia para que um novo contrato seja assinado entre os produtores e o Screen Actors Guild (SAG), que tem um número maior de sindicalizados e é a mais beligerante das duas entidades de representação.
A negociação entre a AMPTP, representante dos estúdios, e a AFTRA inclui detalhes que preservam a necessidade de autorização dos atores para o uso de cenas de seus trabalhos como entretenimento online, considerada a pedra fundamental das discussões trabalhistas este ano. O novo contrato foi fechado depois de nove dias consecutivos de negociação e, uma vez assinado, será válido por três anos.
Entre os elencos representados pela AFTRA estão os atores de Rules of Engagement, Flight of the Conchords, Dante's Cove, Til Death e Reaper, além das novas comédias Project Gary, Harper's Island e Roman's Empire. Além da autorização de uso de trechos de trabalhos, a AFTRA anunciou que o novo acordo eleva os pagamentos mínimos em 3,5% no primeiro ano, 3% no segundo e 3,5% no terceiro ano de vigência. Foram elevadas, também, as contribuições dos estúdios para o plano de pensão da entidade, que terá acréscimos entre 0,5 e 15%.
Espera-se que as mesmas condições aceitas pela AFTRA sejam acertadas com o SAG antes de 30 de junho, data do final do contrato atual. O acordo fechado, no entanto, é considerado similar aos contratos feitos com os roteiristas e diretores, e que têm sido criticados pelo SAG como incapazes de atender as reinvindicações dos atores. O acordo com a AFTRA também não inclui nenhum ganho referente à venda de DVDs, um ramo que se tornou altamente lucrativo para os estúdios com as vendas de caixas com temporadas de séries.
Na última sexta-feira o presidente do SAG, Alan Rosenberg, enviou uma mensagem aos associados reiterando que a autorização sobre o uso de cenas na Internet, o pagamento de residuais sobre as vendas de DVDs e jurisdição sobre produções destinadas à exibição online continuavam sendo os obstáculos ao fechamento de um novo contrato. O sindicato reiterou que não tem interessem em uma greve, que teria de ser aprovada por 75% dos associados.
A AFTRA vai apreentar os detalhes do acordo ao seu comitê de direção nos dias 6 e 7 de junho. Se aprovados, os termos serão, então, apresentados aos associados para ratificação.
Fonte: Omelete
|
|