Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 5.436 Tópicos: 449 Localização: Salvador-BA
Grupos: Nenhum
Gênero: Estratégia em tempo real
Distribuidora: Microsoft Game Studios
Desenvolvedora:Ensemble Studios
Classificação: 16+
Plataformas: X360
Data de lançamento:
Halo dá seus primeiros passos na categoria de estratégia em tempo real.
Em um ato de astúcia, finalmente a Bungie resolve aumentar a gama de produtos baseados no universo de Halo e opta por lançar um jogo que não seja de tiro em primeira pessoa. Halo Wars é um jogo de estratégia em tempo real com uma história que precede os acontecimentos de Halo: Combat Evolved (primeiro título da série). As informações pelas quais podemos nos embasar para deduzir como será o jogo por enquanto são poucas. O que se tem por hora é um trailer com uma animação pré-renderizada.
No começo desse vídeo, sete blindados Warthogs rodam velozmente por um cenário de neve durante a noite. Dois dos tripulantes desses tanques entram em contato com fuzileiros que estão fazendo uma missão de reconhecimento em território dos Covenant (raça antagônica à da Terra). A comunicação, contudo, é repentinamente cortada enquanto um Covenant Elite extermina esses incautos exploradores. A partir daí, uma guerra de dimensões consideráveis começa a se passar na tela com vários soldados, veículos e aeronaves de ambas as raças combatendo entre si.
Os demais detalhes da jogabilidade são apenas aqueles que podemos deduzir de qualquer jogo de estratégia em tempo real. Os jogadores irão percorrer por uma campanha varrendo os territórios dos Covenant. Quanto à possibilidade de se jogar com a raça alienígena, o FAQ presente no site oficial se limita a dizer "Stay Tuned" (fique ligado). Ainda baseado nesse mesmo FAQ, é possível dizer que os veículos mais famosos da série (Warthogs e Scorpions) estarão entre algumas das unidades de Halo Wars.
Controles adequados para um jogo de RTS para o Xbox 360
Quanto ao controle, apesar de sempre haver uma limitação ou outra em jogos de estratégia em tempo real em um console, a Bungie promete que, como o título foi concebido desde o início para o Xbox 360, o joystick irá funcionar de maneira perfeita para o game.
Halo Wars foi apresentado pela primeira vez em setembro de 2006 em um evento especial da Microsoft, o X06. Além da própria Bungie, o título está sendo desenvolvido pela Ensemble Studios — desenvolvedora da Microsoft responsável pela aclamada série Age of Empires. O título tem previsão de lançamento para 2008 e é exclusivo para o Xbox 360.
Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 5.436 Tópicos: 449 Localização: Salvador-BA
Grupos: Nenhum
Halo Wars - um marco para os jogos de estratégia
A série quebra mais paradigmas
O ano é 2001. A Bungie, empresa emergente na indústria, tem dois objetivos complicados: fazer um jogo que fosse “a cara” do Xbox original e que ao mesmo tempo conseguisse levar o gênero de tiro em primeira pessoa definitivamente para os consoles. A fórmula para o sucesso se chamou Halo.
Oito anos depois, e a história se repete. Os protagonistas mudaram; desta vez a empresa que precisa encarar os desafios é a Ensemble, já experiente produtora conhecida pela excelente série Age of Empires. O desafio? Fazer um jogo de estratégia em tempo real (RTS) ser finalmente funcional nos consoles. A fórmula para o sucesso? Halo, claro!!
Halo Wars já nasceu com a premissa de ser o grande marco para os jogos de estratégia nos consoles. Não é fácil desenvolver um jogo nessas condições. A pressão é enorme; ainda mais quando, após três anos de produção, a Microsoft, que comprou os estúdios da Ensemble em 2001, decidiu encerrar as atividades da produtora após o término de Halo Wars. Um desafio e tanto para os desenvolvedores.
Joguei a versão beta-quase-final de Halo Wars, enviada gentilmente pela Microsoft do Brasil à nossa redação. Dizem que a primeira impressão é a que fica, e a minha foi: “Caramba, eles conseguiram!”.
Halo Wars é um jogo de estratégia em tempo real que pega emprestado todos os elementos do universo da série Halo. Simples assim. O enredo se passa 20 anos antes dos acontecimentos do primeiro Halo, portanto, não espere encontrar Master Chief.
A grande preocupação de se transportar um RTS para o console é adaptar os comandos para o controle. Quem já se aventurou em um jogo de estratégia no PC sabe a quantidade de informações e comandos que são precisos dominar para jogar. Esqueça tudo isso. A Ensemble criou um sistema do zero, pensando apenas nos jogadores do Xbox 360 – já que os produtores afirmaram que não vai existir uma versão de PC.
O grande “truque” da produtora foi simplificar o sistema inteiro. As bases possuem pontos específicos para serem construídas e as unidades não precisam de duzentos menus para serem entendidas e/ou comandadas. Com um botão você seleciona e com outro ataca – ou usa o poder especial.
Simplicidade é a palavra que melhor define Halo Wars. Mas isso não significa que o jogo é superficial ou sem conteúdo; pelo contrário, poder comandar as tropas UNSC e Covenant (nos modos multiplayer) é uma experiência muito satisfatória – ainda mais para os fãs.
E agora chego em um ponto primordial: Halo Wars é um serviço fãboy. Se você não é muito vidrado no universo da série, pode ser que ver um Scarab destruindo uma base inteira em cinco segundos não tenha o mesmo efeito que em um jogador que derrotou dois desses adversários monstruosos em Halo 3.
Será que Halo Wars conseguiu ser o RTS definitivo para os consoles? Isso só vamos poder afirmar depois de ficar algumas boas horas jogando online com os amigos para ver se realmente o fator replay é digno de Halo. Porque a revolução dos comandos já se confirmou.
Para quem quiser, desde o último sábado uma demo do jogo se encontra disponível na Xbox Live.