Autor |
Mensagem |
jackelinediniz
|
|
Administrador
Lost connecting people!!
Sexo: Idade: 38Registrado em: Segunda-Feira, 16 de Outubro de 2006 Mensagens: 16.963 Tópicos: 3.701 Localização: Belo Horizonte / Governador Valadares - MG
Twitter: @jackelinediniz
Grupos:
|
Nova lei dos call centers vale a partir de hoje,
A partir desta segunda-feira (01), empresas que oferecem serviços públicos regulados por agências federais terão de se adequar às novas regras para os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Conheça as principais mudanças nas regras de SAC
Elas obrigam as empresas a atenderem os consumidores em até um minuto e facilitarem o cancelamento de serviços mais rapidamente. Além disso, a lei estabelece que as prestadoras de serviço não podem solicitar ao cliente que eles repitam a sua demanda aos atendentes, o que irá evitar aborrecimentos..
Você está satisfeito com o atendimento que recebeu hoje?
AS REGRAS SÃO PARA
Bancos
Cartões de crédito e outros serviços financeiros
Transporte aéreo
Empresas de telefonia móvel e fixa
Operadoras de TV por assinatura
Planos de saúde
Transportes terrestres
Companhias de água e energia
Fonte: DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor)
A decisão foi resultado do decreto nº 6.523, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 31 de julho. A comissão de orientação do decreto é composta pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), pelo Procon e por entidades civis de defesa do consumidor.
As empresas do setor de telefonia fixa e móvel, líder do ranking de reclamações do Procon, transporte aéreo e terrestre e TV por assinatura devem seguir a nova lei.
Não são obrigadas a atender às novas exigências as companhias que estão submetidas a leis estaduais, como os setores de água e gás; ou não estão sujeitas a nenhuma agência reguladora, como varejo, indústria de roupas e alimentos, além de cartões de crédito oferecidos por lojas de departamento.
"Provedores de Internet, por exemplo, não estão submetidos à lei, porque esse é um serviço de valor adicionado e, como tal, não é regulado pela Anatel [agência federal de telefonia]", explica Marcos Diegues, assessor jurídico do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Ele acredita que, com as novas regras, as reclamações vão diminuir muito..
Se as regras forem desrespeitadas, o consumidor deverá registrar reclamações na própria empresa, primeiramente, e, se isso não for suficiente, ele deve se dirigir a órgãos oficiais de defesa do consumidor, como Anatel e Procons.
REGRAS NÃO VALEM PARA
Gás (regulado pelo Estado)
Água (regulado pelo Estado)
Cartões que não estão ligados a entidades financeiras
Provedor de Internet
Fabricantes de roupas e alimentos
Concessionárias de veículos
Supermercados
Materiais de construção
Lojas de varejo
As empresas que descumprirem as normas estarão sujeitas a multas que podem ir de R$ 200 a R$ 3 milhões, conforme a gravidade do caso.
"Uma infração grave é, normalmente, relacionada a alguma figura penal; não fazer um recall, por exemplo, é grave porque é crime. Infrações leves estão relacionadas mais à falta de informações, desde que elas não causem danos ao patrimônio, à saúde ou à segurança do consumidor", explica Ricardo Morishita, diretor do DPDC.
Segundo ele, o governo deverá divulgar nesta segunda-feira, durante coletiva com o ministro da Justiça Tarso Genro, como as operadoras de serviço serão fiscalizadas.
Na última terça-feira (25), o Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) informou que as empresas do setor de telefonia móvel, TV por assinatura e cartão de crédito do Estado ainda não estavam plenamente adaptadas (índice de 70% de conformidade em relação às novas regras).
Em relação ao assunto, a ABT (Associação Brasileira de Telesserviços) diz apenas, por meio de comunicado, que "as empresas estão caminhando para a devida adequação".
Por meio de sua assessoria de imprensa, o órgão informou que ainda havia muitas dúvidas sobre as regras que não foram esclarecidas pelo governo.
Veja vídeo do Evandro Zuliani, diretor do Procon SP
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2008/12/01/ult4213u583.jhtm
Veja o decreto nº 6.523/2008
http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6523.htm
01/12/2008 - 07h08
Fonte: Da Redação | UOL Tecnologia
______________
não vale para internet
_________________ _________
Uma nabucada é uma cheligada ao quadrado. PERIOD - By Giraia
- Lost has to go back! Has to go baack!
- This Island is diferent, it's special. I belong here. We crash here, life were left behind, some survivers think was a freak accident, others think it's fate. They want believe that everything happens for a reason. I dont know what believe anymore.
- Eu olhei bem dentro dos olhos desta ilha e o que eu vi... foi lindo!
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
doug.manoel
|
|
Burn, motha' fucka'
Sexo: Idade: 38Registrado em: Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007 Mensagens: 4.839 Tópicos: 234 Localização: Guarulhos/SP
Twitter: @dougmanoel
Grupos:
|
Bullshit.
Hoje mesmo liguei pra cancelar um cartão de crédito e cadê minha conversa com o atendente "impressa" no meu email?
A atendente me disse que só vale para SAC, onde você só pode pedir informações.
_________________ Tem sempre um babaca falando merda.
- Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Maggot#9
|
|
Sexo: Idade: 47Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Março de 2006 Mensagens: 1.540 Tópicos: 74 Localização: Maggotland
Grupos:
|
Ótimo tópico pra quem não estava sabendo ainda das mudanças.
Como o que mais uso ainda é serviço de internet não mudou quase nada...
Mas é bom o pessoal de call center começar a se mexer
Quanto mais gente entender e conhecer os seus direitos fica melhor pra todos.
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
rafaelrss
|
|
Sexo: Idade: 44Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 5.436 Tópicos: 449 Localização: Salvador-BA
Grupos: Nenhum |
Resumindo
continua a mesma putaria com a internet
_________________
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
RVangelis
|
|
Onde estão com minha cabeça?
Sexo: Idade: 45Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Maio de 2005 Mensagens: 6.082 Tópicos: 149 Localização: Fortaleza-CE
Twitter: @RVangelis
Grupos:
|
Teste mostra que empresas falham em cumprir regras para call centers
Regras que reduzem espera do consumidor ao telefone já estão em vigor.
Idec encontrou irregularidades em companhias aéreas e de telefonia.
Do G1, com informações do Jornal Hoje
Começaram a valer nesta segunda-feira (1º) as novas regras para os chamados call centers. Mas um teste do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostrou, porém, que as regras ainda não estão sendo adotadas na prática por algumas empresas.
O teste do Idec apontou mais de sete minutos de espera ao telefone. E a demora não foi o único problema. O menu eletrônico da companhia aérea também não oferece a opção de falar com um atendente. O mesmo ocorre em outra empresa aérea que ainda não se adaptou às normas. Numa empresa de telefonia, o atendimento demorou o dobro do tempo estabelecido.
O decreto que entrou hoje em vigor determina novas regras de atendimento para os call centers. O consumidor deve ser atendido em até 1 minuto. Reclamações, cancelamento e falar com o atendente são opções obrigatórias.
As reclamações devem ser resolvidas em 5 dias, e o cancelamento de serviços tem de ser imediato. É proibido exigir a repetição do problema, e o cliente não pode ser transferido para outro atendente. Além disso, o serviço deve estar disponível 24 horas por dia. E as ligações são obrigatoriamente gratuitas.
Multas
A nova regulamentação vale para empresas de telefonia, energia elétrica, televisão por assinatura, planos de saúde, aviação civil, empresas de ônibus, bancos e cartões de credito. A partir de hoje as empresas que não cumprem as regras serão autuadas. As multas variam de R$ 200 a R$ 3 milhões.
O diretor executivo do Procon explica como será feita fiscalização. “Apurando denúncias dos consumidores, indo ‘in loco’ aos call centers e finalmente fazendo testes pelos próprios fiscais, que ligarão para os serviços de atendimento ao consumidor e verificarão se tudo está conforme os termos do decreto”, explica Roberto Pfeiffer.
FONTE: G1
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Maggot#9
|
|
Sexo: Idade: 47Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Março de 2006 Mensagens: 1.540 Tópicos: 74 Localização: Maggotland
Grupos:
|
rafaelrss escreveu: |
Resumindo
continua a mesma putaria com a internet |
Sim... tive a prova hoje mesmo...
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
pnascimento
|
|
Sexo: Idade: 38Registrado em: Quarta-Feira, 27 de Julho de 2005 Mensagens: 3.088 Tópicos: 97 Localização: Santos - Sp
Twitter: @peparra
Grupos:
|
se a nova lei não está sendo cumprida, cabe ao consumidor procurar o PROCON, que justamente coibe essa prática dos "SAC".
E se as pessoas reclamarem eles podem fazer alguma coisa (multar), se as pessoas continuarem a reclamar para "ninguém" então nada acontecerá mesmo...
_________________
I´m a little bit like Olive Hoover: I do my own dance, no matter what people think....
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
doug.manoel
|
|
Burn, motha' fucka'
Sexo: Idade: 38Registrado em: Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007 Mensagens: 4.839 Tópicos: 234 Localização: Guarulhos/SP
Twitter: @dougmanoel
Grupos:
|
Liguei no PROCON duas vezes hoje.
tu-tu-tu-tu
Nem isso funciona.
_________________ Tem sempre um babaca falando merda.
- Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
pnascimento
|
|
Sexo: Idade: 38Registrado em: Quarta-Feira, 27 de Julho de 2005 Mensagens: 3.088 Tópicos: 97 Localização: Santos - Sp
Twitter: @peparra
Grupos:
|
Citação: |
Liguei no PROCON duas vezes hoje.
tu-tu-tu-tu
Nem isso funciona.
|
Aqui em Santos funciona muito bem!
Estive no Procon semana passada para reclamar de outra prática abusiva, e eles me garantiram que iriam com a fiscalização na loja e se fosse o caso autuariam o estabelecimento.
O consumidor tem que fazer valer seus direitos. E ficar pensando que reclamar não vai dar em nada, também não adianta.
Vai ver que o telefone está ocupado justamente pq outras pessoas indignadas como você estão reclamando..
_________________
I´m a little bit like Olive Hoover: I do my own dance, no matter what people think....
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
mstrey
|
|
Sexo: Idade: 43Registrado em: Sábado, 28 de Janeiro de 2006 Mensagens: 67 Tópicos: 1 Localização: Novo Hamburgo - RS
Grupos: Nenhum |
doug.manoel escreveu: |
Liguei no PROCON duas vezes hoje.
tu-tu-tu-tu
Nem isso funciona. |
pois é,
A lei do call center não vale pro PROCOM.
então tu não pode reclamar.
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
IraiaG
|
|
Moderadora
Sexo: Idade: 43Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Abril de 2007 Mensagens: 4.004 Tópicos: 325 Localização: Porto Alegre - RS
Twitter: @IraiaG
Grupos:
|
Tá, mas o serviço que não constará na lei é só o provedor de acesso à internet né?
Me nego a acreditar que depois de todo esse alarde vou ter que continuar 40 minutos no telefone pra ser atendida toda vez que der um problema com a internet da Brasil Telepodre (o que acontece com uma freqüencia quase que inimaginável).
E mesmo assim é ridículo, porque a tendência é que as pessoas cada vez mais usem internet em detrimento de telefone ou até de TV por assinatura. E daí que não tem agência que regula? Cria uma aí pô! Não deve ser mais difícil do que tentar manter embaixo do tapete todas as maracutaias de gente que é paga pra trabalhar 2 dias por semana.
_________________
»
Colabore com o LostBrasil
Ajude o maior portal sobre Lost da América Latina
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
PedroJungbluth
|
|
Sexo: Idade: 42Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Abril de 2006 Mensagens: 4.627 Tópicos: 17 Localização: Curitiba Paraná
Twitter: @pedrojungbluth
Grupos:
|
Infelizmente, mais uma lei que não foi pensada para ser cumprida. Ficamos votando em celebridade para deputado e depois temos que aguentar essa merda de falta de noção ao fazer uma lei.
A lei não previu tempo de adaptação nem punições mais severas para quem não cumprisse imediatamente. Fica essa história de "fiscalize-se", sem considerar que uma nova fiscalização tem um custo, uma demora, etc.
Nessas horas que eu lembro, país de merda. Vai descumprir uma lei num país decente, o que acontece? O dono da empresa já estaria na cadeia!
Vivemos no reino da impunidade.
Peguem os donos/CEOS das empresas que hoje ainda não estavam adaptados à nova lei, e botem na cadeia alguns dias, pra ver se o povo não se mexe. Aqui no Brasil as instituições não são sérias.
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
rafaelrss
|
|
Sexo: Idade: 44Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 5.436 Tópicos: 449 Localização: Salvador-BA
Grupos: Nenhum |
Mais teve prazo de adaptação
foi dada 05 meses para eles se adptarem...mais eles sempre aposta no obvio que aqui é pais de leis de faz de conta
_________________
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Vectorius
|
|
Sexo: Idade: 38Registrado em: Sábado, 5 de Agosto de 2006 Mensagens: 185 Tópicos: 2 Localização: Foz do Iguaçu, PR
Grupos: Nenhum |
resumindo, para os usuários de internet continua tudo na mesma sacanagem... parabéns brasil, país de tolos
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
Voltar ao Topo |
|
|
|
|