Data de Exibição: 08/08/2005
Sobre: Haverá um flashback de alguns personagens antes de embarcar no avião.
O resto dos flashbacks de outros personagens, será no 1x23 - Exodus - parte 2 e 3/3
Sinopse: 1ª parte do fim da temporada. A francesa, Rosseau, choca os sobreviventes ao aparecer com um aviso sobre "os outros". Enquanto isso, Michael e Jin preparam a balsa para a navegação.
Promo:
Este tópico será aberto dia 08/07/09 ás 18:00 hs
-tópico fechado- _________________ _________
Uma nabucada é uma cheligada ao quadrado. PERIOD - By Giraia
- Lost has to go back! Has to go baack!
- This Island is diferent, it's special. I belong here. We crash here, life were left behind, some survivers think was a freak accident, others think it's fate. They want believe that everything happens for a reason. I dont know what believe anymore.
- Eu olhei bem dentro dos olhos desta ilha e o que eu vi... foi lindo!
- Topico Aberto - _________________ _________
- This Island is diferent, it's special. I belong here. We crash here, life were left behind, some survivers think was a freak accident, others think it's fate. They want believe that everything happens for a reason. I dont know what believe anymore.
Eu não lembrava que esse episódio era bem emotivo.
A cena do Sawyer contando pro Jack sobre seu pai foi muito bacana e o ator Matthew Fox fez a cena com perfeição levando um choque e segurando o choro ao saber que seu pai tinha orgulho dele.
Excelente episódio, prende a atenção desde o início. A aparição de Ana Lucia dizendo que ficou com um assento na cauda do avião deu uma tremenda dica para nós de como seria a próxima temporada.
É a cena do Sawyer com jack é demais mesmo, excelente cena e atuaçoes.
Foi um otimo epsodio: Danielle+fumaça+dark territory+ black Rock
É a Danielle contanto que eles vieram e pegaram a filha dela, não é um furo ate o momento não, de fato os outros pegaram a filha dela (Ben), ela so omitiu o fato de que ela viu um dos outros ou como ela é doida e após passar 16 anos + Trauma + choque ele esqueceu desse fato.
O final com a balsa partindo é lindo.
Go go Season Finale _________________ _________
1. Para mim este é um episódio perfeito! Vou explicar... de acordo com o andamento do final desta temporada, o auge seria mesmo a partida da balsa. Seria de se esperar, então, que este evento fosse a cena final da temporada... e de fato as coisas apontavam pra isso... mas... a grande surpresa dos produtores foi fazer esta partida logo agora, nos primeiro terço da season finale!
Revelando a todos que Lost tem uma dinâmica diferente das outras séries (qualquer outra conhecida terminaria aqui, deixando os eventos seguintes para a próxima temporada), é uma série que não enrola e quer sempre surpreender o telespectador com algo que ele não contava. Foi assim com o season finale da quinta... enquanto conjecturávamos o tempo todo sobre Jacob, eles vieram e "plaft": toma Jacob bem na abertura!!
O "perfeito" que coloquei també se refere ao fato que, mesmo se não houvesse as outras duas partes de Exodus (ou seja, se aqui fosse de fato o season finale), eu já teria considerado um final fantástico e digno da série. Seria perfeitamente aceitável que se deixasse os eventos da balsa e o resultado da expedição ao Black Rock para a segunda temporada... teríamos muito o que postular da mesma forma... Mas não! Eles foram além...
2. Falando em expedição, meu segundo destaque é para as expedições (e aqui peço que me ajudem a refrescar a memória). A primeira temporada termina com duas expedições: a ida para o Black Rock (claro que não é a última cena, mas faz parte do final) e a jornada de todos para a caverna. A quinta temporada terminou com a jornada de um grupo para explodir a pre-Cisne e outra jornada rumo a Jacob. Tem também a jornada até a Torre de transmissão no final da xxx temporada (não lembro qual), e outras jornadas... mas esqueci quais são...
Para mim esse tema é muito interessante e pode ser aplicado a inúmeras situações, como:
- nossa jornada aos mistérios da ilha;
- nossa jornada de auto-conhecimento a partir dos perfis dos personagens;
- nossa jornada ao reconhecimento que talvez sejamos apenas peões numa história maior;
- nossa jornada ao reconhecimento de que não há bem e mal distintos e tão definidos como gostaríamos... _________________ Para 2010: "É preciso saber viver... toda pedra no caminho, você pode retirar..."
(Titãs)
Registrado em: Sexta-Feira, 23 de Junho de 2006 Mensagens: 1.551 Tópicos: 24 Localização: São Paulo (SP)
Twitter: @gogomole
Grupos: Nenhum
Eu considero "Exodus" como o season finale inteiro, mas vocês tem razão quando dizem que poderia também muito bem ter acabad por aqui.
1x23 - Exodus, I
Destino
Escrito por: Damon Lindelof Carlton Cuse
Dirigido por: Jack Bender
Realmente acontece tanta coisa importante neste episódio que nem sei por onde começar. É um ritmo extremamente acelerado - perceba que, só no começo, eles adiantam uma hora em uns 3 minutos. É adrenalina pura, desde a ansiedade de colocar a jangada para navegar, até o medo do alerta de Rousseau e a medonha jornada ao Território Negro.
Os flashbacks também são muito legais. Foi a primeira vez que os vimos num coletivo, juntando as cenas de embarque das personagens principais de forma que anda prende o espectador. Percebemos lá a evolução do interior das personagens e de suas relações entre si. Michael sem idéia de como conquistar Walt; o casamento à beira do colapso de uma Sun frustrada e um Jin orgulhoso; Charlie, patético, procurando outra dose antes de embarcar; Shannon dando uma de vadia com o atordoado Sayid, Boone a instigando; Kate sendo escoltada revoltada pelo policial; Hurley crente que vive uma onde de azar; Jack marcado por não ter conhecimento dos últimos pensamentos do pai; Locke na cadeira de rodas que achava em que ficaria pelo resto de sua vida amarga.
As cenas na ilha, em contraste com esse passado danificado, chegaram a emocionar. Quem diria que Sawyer se abriria a Jack, numa cena bem atuada e dirigida, de dar lágrimas nos olhos. Jack, pela primeira vez, se desapega do fantasma de Christian.
E falando em lágrimas, a reconciliação de Sun e Jin foi perfeita e confere com tudo que disse nos comentários do 1x17 - ele mereceu ser traído e sabia disso. O bom foi que os dois se perdoaram e finalmente concordaram em recomeçar, porque só funcionaria quando ambos entrassem num acordo, pena que foi em clima de despedida.
Um fato me chocou em cada um desses últimos episódios. O primeiro, na parte I, foi que começou a fazer sentido "a loucura" de Rousseau da fumaça preta, dos sussurros e dos Outros se aproximando. Ora, como vimos na 5ª temporada, ela foi traumatizada pelo Lostzilla, Monstro de Fumaça Preta, que arrancou braços, matou colegas, e parece até ter feito lavagem cerebral em outros. Tornando-os parte dos Outros, segundo sua arcaica linha de pensamento. E ainda, logo quando Ben sequestra Alex, ele manda "toda vez que ouvir sussurros, corra na direção oposta". Bem, quando Sayid e Charlie a encontram com Aaron, ela menciona tudo isso, "uma" fumaça preta, e sussurros, que ela ouviu. Ficou mais que claro que foi ela que armou a fogueira, porém talvez não no simples raciocínio de uma fogueira de sinalização, mas um fogo que se assemelha-se ao Monstro, o qual também, junto com os sussurros, presupos a vinda desse povo. E achei que fez sentido...
Algo que deixei para comentar neste episódio, pela simples cena de ver todos unidos trabahando na jangada e colocando rivalidades para trás. Às vezes penso que as personagens esquecem demais o que fizeram umas às outras: Sayid torturou Sawyer, Jin e Michael se surraram, Jack ameaçou Locke de morte, tudo há pouquíssimos dias, e me faz pensar o que está acontecendo, se é uma descaracterização ou falha de roteiro do gênero. Mas eu acho que a resposta é simples: não é uma Ilha normal, então atitudes normais não são de se esperar. Algumas cicatrizes ficarão para sempre e voltarão a ser mencionadas, quem sabé até vingadas, mas a questão é que, em tempos difíceis, os quais todos admitiram estar enfrentando, eles precisam se unir. Sayid ajuda Sawyer com o triangulador, Jin e Michael consertam seu veículo de escape, Jack e Locke levam dinamites. É uma questão de sobrevivência. Se insistem que as diferenças sejam retomadas, haverá um momento e local certos, no futuro. Jack puxando o gatilho em Locke na 4ª temporada, Sawyer metendo o pau no Jack na 5ª... Conflitos novos ainda vão surgir! Mas ainda bem que (a maioria de) as diferenças banais e a brutalidade alheia foram deixadas para trás nesta 1ª temporada, agora que uns conhecem melhor aos outros, e etc. Acho que foi um desabafo, um auto-consolo mesmo. Vejam se concordam ou não.
Para finalizar, uma das cenas mais emocionantes de LOST até hoje: a partida da jangada, com todos se despedindo esperançosos na praia, quando de repente, Vincent pula na água e corre atrás do barco o qual habita seu dono. Nunca me esqueço quão impactante esta cena é.
Mistério Teorias: Black Rock, muito possivelmente o navio negreiro mais misterioso da história! Qual sua ligação com Magnus Hanso? Como foi parar no meio da ilha? As melhorias teorias elaboradas por fãs:
Sobre a localização final...
- Um tsunami ou onda gigante qualquer poderia ter levado o navio para o meio da selva, conforme uma explicação sugerida por Artz. Isto também poderia explicar como o resto da estátua sumiu, afinal, Jacob e Esaú observavam, sob o pé de Tawaret, o tumbeiro navegando em sua direção.
- Prestes a embarcar, o Monstro pode ter decidido levar o navio em direção ao Templo no meio da selva, com a intenção de julgar as intenções de seus passageiros.
- A ilha locomoveu-se no tempo-espaço no século XIX, resurgindo novamente bem no meio do oceano, aonde boiava o navio negreiro o qual, por sua vez, se encontrou no meio da selva.
Sobre seus passageiros...
- É muito provável que Richard estava no navio, seja como capitão, prisioneiro, ou marinheiro. Pode ser que esta seja a origem dos Outros, antigos escravos, apesar de ser pouco provável, já que nem todos foram libertados do tumbeiro. Porém tudo indica que o capitão, Magnus Hanso, tenha conseguido sair da ilha (prova disso é seu diário no leilão em Londres) e mostrado sua localização à sua família, da qual Alvar Hanso cria a Hanso Foundation, que financia a Iniciativa DHARMA, para fazer seus experimentos na ilha.
- Há a possibilidade de ser um espelho dos voos 815 da Oceanic e 316 da Ajira: pode ter havido paralelos entre os passageiros do navio e dos voos, como prisioneiro(s), uma mulher grávida, um médico, um deficiente físico, etc.
Observações:
- Alguém mais reparou no Hurley Bird, aquele pássaro que parece ressoar o nome de Hurley no Território Negro, e que volta também no season finale da 2ª temporada?
- Nem lembrava mais da ótima cena do flerte entre Jack e Ana-Lucia no aeroporto. Realmente, dá um gostinho da próxima temporada. Sempre achei ela uma grande atriz e fiquei feliz com seu resultado na 2ª temporada, até o Michael fdp estragar meu barato... Não gosto nem de comentar os indícios dos Números Malditos, porque são muitas, e eu me sentiria na obrigação de colocar em todos os tópicos, mas só uma "rapidinha irresistível": assentos 23B e 42F.
Citações:
- "The others are coming... You have only three choices... Run, hide, or die." - Danielle Rousseau.
- "[...] There's a pay phone in this bar. And this guy, Christian, tells me he wishes he had the stones to pick up the phone, call his kid, tell him he's sorry, that he's a better doctor than he'll ever be. He's proud, and he loves him. I had to take off, but something tells me he never got around to making that call. Small world, huh?" - James "Sawyer" Ford.
Sobre a Rousseau pra mim o arco da historia dela fechou direitinho na Quinta Temporada. Ficou OTIMO e se encaixou com oq foi mostrado dela na primeira temporada.
E sobre o black rock ou foi um tsunami que explica o navio estar no meio da selva mais a estatua quebrada.... ou a ilha se moveu no espaço tempo. As duas fazem sentido. _________________ _________
não acho que a explicaçao do black rock ta ali seja um tsunami pq até onde a gente sabe (a menos q eu perdi alguma coisa) ele não ta perto da praia. E não acho que dava pra ele chegar ali onde chegou inteiro _________________
É a ideia do tsunami é que o tsunami levou ele ate no meio da ilha... mais é possivel que ele chegue até la naquelas condiçoes em que ele se encontra, pelo tsunami sim.
O Tsunami ainda explicaria a estatua não estar completa.
É só uma especulaçao é uma ideia valida sim... isso já foi muito discutido la no teorias e especulaçoes.
E isso deve ter ocorrido por volta do ano de 1800 e la vai cacetada deu tempo da ilha se restabelecer do tsunami e o navio continuar no meio da ilha. _________________ _________