Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
Grupos: Nenhum
Não falem mal das pornochanchadas!
Antigamente, quando eu era criança, eu curtia pra cacete o Grande Otelo. Só que muitas vezes, nesses filmes nacionais, nos cartazes e anúncios, era sempre assim... "Fulano de Tal, Beltrano e Grande Elenco".
Eu achava que o Grande Elenco era algum parente do Grande Otelo, mas nunca consegui descobrir quem era.
Superado esse desabafo offtopic, vamos lá.
O distanciamento é bom pra apurar o senso crítico. Independente do fato das opiniões deste tópico virem a sofrer algumas reconsiderações por parte de alguns usuários, eu acredito que no futuro teremos um perfil mais crítico e sóbrio.
Sempre aparece alguém dizendo que "X é o melhor filme que vi em Y", onde X é um filme recente e Y é uma porção de tempo que pode variar desde 1 ano, 10 anos ou a vida toda. É sempre assim... com LOST não é diferente. Portanto, vamos aguardar um mea culpa dos defensores ferrenhos.
O chavão "Bem, não gostou? Então não veja!" está longe de ser um argumento sério e válido. Equivale a um "föda-se" e mostra o despreparo em aceitar críticas.
É perfeitamente natural que um filme ou uma série seja alvo de críticas. Numa série, especialmente, as críticas que surgem na 6ª temporada são críticas muito mais depuradas, porque quem desistiu de ver a série não critica mais.
O grande problema da série não é o fato de ela ter elementos de ficção e fantasia. Bem justo que LOST tome esse caminho, porque desde o início a série vem sendo temperada com elementos que vetorizam nesse sentido. O problema é a forma medíocre como as respostas vem sendo dadas e sem a menor verossimilhança ao universo construído e às suas regras intrínsecas.
Quando eu citei a tal da TEORIA DA KATCHANGA, é porque LOST se transformou num vale tudo em que as regras estabelecidas anteriormente são pervertidas. Esses improvisos e incoerências
Em diversos pontos da série os produtores se viram encurralados pelas próprias teorias do fãs ou pela queda da audiência. Para assegurar uma sobrevida aos mistérios e para aumentar a audiência, tivemos algumas reviravoltas e mudanças de rumo na história.
Obviamente que somado a isso tudo nós tivemos decisões erradas, que normalmente acontecem em qualquer série, e também a falta de planejamento.
O saldo é esse aí. Os produtores estão preparando terreno para justificar que muitas questões não serão respondidas. 1/3 desta season finale foi desperdiçada com poucas respostas e episódios bem mornos.
É o que disseram. O melhor a se fazer é ver LOST sem grandes expectativas e aproveitar a diversão. LOST inegavelmente caiu de nível e o que teremos são desfechos deus ex machina. Algo bem ao estilo do final de MONTY PHYTON E O CÁLICE SAGRADO.
A série conseguiu se esconder por trás de personagens que não se comunicam entre si, que não fazem perguntas, não procuram respostas e mentem. O único personagem que aparentemente era diferente disso era o Locke, que certamente foi o ponto de atração de muitos fãs, mas que no fim das contas se revelou um otário manipulável. Um trouxa.
E diversos pontos que ficaram desamarrados, oportunamente sem resposta (para permitir aos produtores manobras de roteiro no futuro), foram e estão sendo respondidos de forma patética.
No fim, a audiência e todos os fãs foram feitos de Locke.
_________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
***
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
***
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
'parar de assistir' não é válido. Agora estamos presos, não dá pra desistir assim.
Eu comecei a ver "Cama de Gato" esses dias, por que passa no intervalo do meu trabalho, e todos meus colegas assistem. É péssimo, muito ruim mesmo, o personagem principal é interpretado por um ator que não tem noção básica de dicção, chegam ao cúmulo de mostrar prisões limpinhas e vazias em pleno Brasil, é muito ruim mesmo. Mas agora, droga, eu tenho que ver até o final, né?
Cara...Comparar LOST com novela das 7 da Globo é o mesmo que comparar as p0rnochanchadas brasileiras dos anos 70 com Avatar. Não tem condição, meu véio.
Quanto à LOST ter se perdido, quanto mais avança a sexta temporada, mais eu vejo que isso é verdade. Antes tínhamos uma série organizada, planejada. Um dos exemplos disso é o lance do pai do Locke ser o verdadeiro Sawyer...Foi uma grande sacada...Só que já nesta época, apareciam coisas como o Ben falando da MAGIC BOX que fazia tudo o que se queria...Explicação? "Era só uma metáfora...". A partir daí, coisas como essa se repetiram e eu perdi a CONFIANÇA na série.
Não vou parar de ver nem dizer que a série é ruim. Só acho uma pena que o potencial GIGANTESCO de Lost tenha sido pouco aproveitado. Já comentei isso e insisto. MUITAS teorias daqui do Forum dão de laço no que foi criado ultimamente na série. Aqui no Fórum havia explicação científica até pro LostZilla (nanorobôs). Enfim, é uma pena, mas a série vai realmente terminar de maneira MUITO MENOS inteligente do que começou.
Ao acho a comparação totalmente valida, os dois são programas de TV q tem uma trama continua e são escritos conforme são exibidos. A qualidade e nivel cultural dos programas é irrelevante ao q ele se propos a comparar.
Muitas das respostas q estamos vendo agora já havian sido boladas desde o começo da série. O monstro de fumaça nunca foi para ser uma nuvem de nano robos. Ou seja, não existia essa possibilidade, então não existia o potencial de nada nessa questão.
E até isso é questão de gosto, eu prefiro muito mais uma explicação mistica do q a tal nuvem de nano robos, q na minha opinião seria ridículo no contexto da série.
Quando alguém levanta um mistério:
"Porque a galinha atravessou a rua?"
Existem infinitas possibilidades de resposta para esta pergunta. Eu como criados da pergunta, posso ou não ter a respotas no momento q fiz a pergunta. Não sabemos quais mistérios de Lost já estavam respondidos desde o começo, e quis eles mantiveram em aberto.
Eu arrisco q as questões centrais como "Oq é a ilha", "O monstro", "A escotilha"... essas questões tinham uma resposta desde o começo da série.
Logo, até q ponto existe esse potencial de ser algo fantastico, ou se sempre foi fadado a ser um sucesso ou uma porcaria?
E mais ainda, oq define o ser fantastico e ser uma porcaria?
Tudo isso é uma questão de gosto.
Concordo q existe como avaliar a complexidade e a qualidade de uma resposta, no entanto dizer q é boa ou ruim é uma questão de gosto.
O grande risco q os produtores correram com a série é q quanto mais tempo um misterio ficou em aberto, mas tempo as pessoas tiveram para discutilo, e maior a chance de deixar as pessoas insatisfeitas, por terem criado altas espectativas.
Concordo com oq alguém aqui do forum falou uma vez. Quem acompanha a série desde o inicio tem uma grande chance de ficar insatisfeito com o final da série. Mas quem pegar para assistir Lost depois de terminado, tudo de uma vez, tem bem mais chance de adorar a série, simplesmente porque não criou altas espectativas ao longo de 6 anos.
Se eu deixar a pergunta da galinha em aberto por anos. Viram histórias fantasticas sobre como a galinha veio parar de um lado da rua, e sua saga para conseguir chegar ao outro lado. Histórias de alta qualidade, complexidade e tudo mais.
No entanto, a resposta inicial sempre foi "para chegar ao outro lado".
Depois de discutir tanto sobre o assunto, e o surgimento de teorias tão boas, as pessoas perdem a capacidade de apreciar a resposta original q foi criada em poucos segundos.
No entanto, contando essa mesma história para alguém sem deixar ela indagando, a pessoa tem uma chance muito maior de gostar da resposta.
Agora quem aproveitou mais tudo q a história tinha a oferecer? Aquele q gostou da pergunta, discutiu, criou possibilidades, teorias, se divertiu ao longo deste tempo todo, mas no final ficou insatisfeito, ou aquele q simplesmente ouviu tudo de uma vez e gostou?
Ao longo desse anos q assisti Lost, nunca gostei de criar teorias prevendo o futuro da série. Ao meu ver isto não é benefico, so tende a frustração. Dificilmente aquele q escreve uma resposta para um misterio, ou aquele q le um e acredita firmemente q vai ser aquela e resposta, vai conseguir aceitar qualquer outra resposta q não seja aquela.
No entanto, sempre gostei de levantar todas a possibilidades, descartar oq observando os episódios podiamos descartar. De ler teorias e apontar furos. Varias teorias q li aqui super defendidas já estavam fadadas ao desastre antes mesmo de vir a resposta final.
Ao meu ver, mesmo q o final de Lost seja uma porcaria, a série nunca vai ser uma porcaria. Uma série q consegui me divertir assistido durante 5 anos. Discutindo, analizando, pesquisando, e muita gente até fez amigos por conta da série, não tem como ser uma porcaria.
A grande maioria das pessoas q acompanha a fundo vai ficar chateada se o final for algo tirado do nada como a ilha ser uma nave especial extra terreste com poderes misteriosos e tudo de estranho q se acontecer se deve a isso.
Acho queria saber porque tanta gente vai ficar chateada se descobrirmos q a ilha não passa de um tabuleiro imaginario na qual duas forças, uma branca e outra preta, brigam pelo dominio da ilha desde o começo dos tempos. Estes elementos estão presentes desde o começo da série. Se for revelado q a ilha é um local da terra compropriedades extraordinárias, onde milagres acontecem.
Talvez nem expliquem mais do q isso sobre a ilha.
Afinal, quantas grandes histórias explicam a origem de seus mundos?
Alguns mundos simplesmente existem, o q importa é a historia q esta sendo contada. Até porque geralmente boas respostas sempre levam a mais perguntas.
Quando as pessoas assistem StarWars, quantas saem peguntando, "ta, mas quem criou os Jedis?" "como funciona o sabre de luz?"
Veja as malditas midclorians q tanta gente odeia, q foram usadas para explicar a Força. As vezes a resposta mística, ou a ausencia de respostas é a melhor explicação.
Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 254 Tópicos: 26 Localização: PR
Grupos: Nenhum
Gourmet Erótico escreveu:
O chavão "Bem, não gostou? Então não veja!" está longe de ser um argumento sério e válido. Equivale a um "föda-se" e mostra o despreparo em aceitar críticas.
Na boa, o dito "chavão" Também serve para quem não acha legal TANTOS furos em Lost e manda quem faz uma observação contra "cair fora" do tópico, equivale a um: "f0da-se, não quero ler críticas sobre os comentários a favor do MEU tópico".
Gosto do tópico, não vou cair fora e deixar de ler, tem muita coisa boa aqui: vejo muita coisa furada e ideias boas abandonadas na série em detrimento de outras não tão boas ou ruins e isto é um fórum, um local para trocar ideias.
Tou dizendo isso pq percebi que a "delicadeza exacerbada" começou após meu post.
Não que eu seja fã de Freud - longe disso - mas ele dizia que se não há NADA de bom em uma situação, as pessoas instintivamente não aguentam e caem fora. Se continuam é pq alguma coisa, por menor que seja, as mantém em tal situação.
Então só dei uma de advogada do diabo para aqueles que estão dizendo que Lost é um lixo completo, sem nada que preste mas que ainda assim continuam assistindo, ok?
E de qualquer forma, colegas de LostBrasil - e sinto muito ainda precisar "explicar" isto: sou uma pessoa extremamente bem-humorada, ainda que meu senso de humor não seja tão óbvio quanto o das piadas de papagaio.
Não estou "policiando" nada, só cutucando. É bom parar e pensar o porquê de alguns de vocês ainda estarem assistindo a série, não digo todos, pois alguns tecem críticas bem relevantes e inteligentes em relação às falhas, furos e foras da série (incluíndo você, Gourmet). Tou falando daqueles que dizem que tá tudo uma droga e só o fazem por obrigação. Que obrigação é esta?
*devil's advocate mode on*
É a máxima da falácia. Como o sujeito que sem pensar compra ingresso para um show da Beyoncé, se arrepende mais tarde mas ainda assim vai ao show "para não perder o ingresso". Bom, o ingresso já está perdido de qualquer forma, vá você ao show ou não. O dinheiro que você jogou fora, já era. Ir a um show que você não quer não irá lhe devolver o dinheiro do ingresso, não irá mudar o fato de você ter gasto em algo que não queria.
*devil's advocate mode off*
Só observei para elevar o nível da discussão e não o contrário - e Também porque, devo admitir, adoro cutucar as pessoas!
Então não se ofendam, não cheguei ONTEM ao LostBrasil e nem a este tópico, acompanho o tópico desde seu surgimento. Se não opinei antes é porque simplesmente as opiniões eram boas o suficientes para que eu não sentisse necessidade de opinar.
Tampouco tenho a necessidade de agredir ninguém aqui pessoalmente porque não os conheço, só sei de vocês pelos seus posts e opiniões sobre uma série: todo mundo aqui é extremamente mais complexo do que suas opiniões sobre um determinado entretenimento, inclusive eu.
Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 127 Tópicos: 2
Grupos: Nenhum
Nuncha,
1 – Realmente nunca assisti nenhum episódio mais que uma vez. Sempre acompanhei Lost, mas tenho total consciência que a maioria aqui (incluindo você) conhece muito mais os detalhes e todas as nuances da série. Mas como já disse, a série é basicamente um entretenimento em que 99% das pessoas que assistem nunca sequer entraram em algum portal sobre Lost ou assistiram algum episódio mais de uma vez. Como a grande maioria da audiência tem menos conhecimento ainda da série que eu, acho que é totalmente válida a “opinião externa” de leigos como eu. É como um livro que para ser entendido e agradar ao leitor tivesse que ser lido muitas vezes, além do leitor ter que fazer pesquisas paralelas e participar de foruns na internet.
2 – Você provou por A + B que a série desde o início tinha inúmeros elementos mágicos. Seus argumentos estão certíssimos. Como você mesmo disse fui cego ou tolo de acreditar que haveria uma grande resposta para todos esses elementos estarem presentes na série.
3 – “Eles tinham que manter a aura de mistério para que a história se extendesse o máximo possível.” Aí que parecemos concordar ter sido o grande erro de Lost. Claramente tiveram que colocar mais mistérios, sempre com explicações fantasiosas, para a série render mais. E aí, na minha humilde opinião, virou o samba do crioulo doido.
4 – Por causa da extensão citada acima, a série gerou o que acho que no fundo incomoda a maioria aqui: o que parecia importantíssimo lá no início foi sendo substituído a cada temporada por outro elemento e foi se tornando imensamente irrelevante. Primeiro eram os Outros, depois a turma do Eko, ai veio a Dharma, depois o conflito Ben x Widemore e agora no final se encaminha para a grande chave do seriado ser uma disputa entre 2 seres com poder de deuses.
Do que vale hoje a Dharma para a resolução da série apesar das muitas coisas mal explicadas que ainda a envolvem? E o tempo que todos gastaram tentando achar explicações para isso que era na verdade um coisa extremamente secundária no enredo geral de Lost? E os Outros? Não sabem de nada assim como seus líderes... São simples “peões”.
5 – “Tem hora que dá vontade de esculachar”- Acho que Lost, apesar das muitas críticas que tenho, possui um mérito que há de ser reconhecido para sempre: conseguiu criar uma legião de fãs que levam o seriado tão a sério que uma crítica ao seriado parece ter sido uma ofensa pessoal. Só estou pegando sua frase para ilustrar. Entendo que talvez você tenha falado isso p.... com as besteiras você achava serem minhas idéias.
6 – Sobre os elementos mágicos – a ilha ter a capacidade de cura é uma coisa muito clara desde os primeiros episódios e nem necessitaria de uma explicação muito lógica. Mas daí a surgir a tal fonte é outra coisa. Tem coisas que é melhor não serem mostradas para não perder mais ainda o sentido como alguém já citou nesse forum. Acho que o problema é que nessa última temporada estão nos jogando na cara coisas que não precisava. A mesma coisa acontece com o MIB: na loucura de Lost já tínhamos nos acostumado com a fumaça preta, mas a partir do momento que essa criatura se materializa em algo com a aparência do corpo de um defunto fica bizarro de mais para o meu gosto.
7 – No mais o meu tópico tinha ido para o lado de provar que excederam no paranormal e você muito objetivamente destruiu essa tese provando que as pistas estavam em todas as temporadas. Ok, voce está mais que correto. Mas experimente colher a opinião de um expectador convencional que acompanha a série pela Globo quando o seriado terminar ou mesmo agora: muito provavelmente ele vai dizer que a série depois de viagens no tempo e realidade paralela perdeu o “chão”. Tudo é possível e admitido para alguns fãs xiitas (não digo que é o seu caso) porque eles estão tão imersos em toda mitologia e discussão que rondam a série que nada vai ser ruim ou sem sentido, afinal como você disse, desde a primeira temporada deixaram pistas para tudo que é absurdo.
8 – Para ilustrar isso que falei acima - Minha irmã teve um problema de saúde esses meses e assistiu as 5 temporadas e os primeiros dessa última em pouco mais de 1 mês. Perguntei para ela qual era sua opinião. Ela me disse: “Gostei. Mas como o estória dá tantas voltas em coisas sem haver com o verdadeiro trama da ilha, parece que daria para fazer tudo em duas temporadas. E prefiro CSI ou West Wing que não sinto que precisaria de uma enciclopédia sobre o seriado para entender e lembrar de tudo. Só espero que consigam responder metade do tanto de mistérios desnecessários que criaram durante toda a série.” Como já disse, nunca se esqueçam que a imensa maioria da audiência são os leigos e para muitos desses a coisa ainda é mais sem sentido que para os que participam deste forum.
Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
Grupos: Nenhum
Citação:
Na boa, o dito "chavão" Também serve para quem não acha legal TANTOS furos em Lost e manda quem faz uma observação contra "cair fora" do tópico, equivale a um: "f0da-se, não quero ler críticas sobre os comentários a favor do MEU tópico".
Claro que não, meu bem. A idéia é debatermos e sermos contraditados. Esse não é meu tópico, é nosso. O problema é que a própria enquete já denota uma distorsão: 3 classificações positivas (Excelente, Ótimo, Bom), uma neutra (Regular) e uma negativa (Ruim). Falar mal de LOST aqui é como gritar "Vasco" dentro da torcida do Flamengo.
E já que você falou em Freud. Dizem que teve uma vez em que perguntaram a ele sobre essa simbologia fálica presente em tudo, então indagaram a ele o que o charuto que ele fumava simbolizava.
Aí ele disse que "às vezes, um charuto é só um charuto".
Pois é, eu não quis dizer nada contra os críticos positivos e os negativos, só defendi a liberdade de criticarmos. Mas não quis censurar você e nem suas coelhagens. _________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
***
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
***
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
Registrado em: Sexta-Feira, 12 de Fevereiro de 2010 Mensagens: 85 Tópicos: Nenhum Localização: Brasil
Grupos: Nenhum
Mr. Phatherpharnelius escreveu:
O Outro vendado
Nunca se falou quem era, o que contou, o que sabia e o que aconteceu depois....Ele deve ter sido importante...duvido que voltem ao assunto..Foi so para levantar um misterio mesmo..
É aquele que aparece no video que o Ben assiste com Locke (na fita Red Sox)? Se for, tenho um palpite, e acho que não voltarão a esse assunto mesmo. Primeiro, vamos lembrar do episódio em que Michael é contatado por Tom. Tom mostra a ele documentos que provam que Charles foi o responsável por colocar o avião no fundo do oceano. Em seguida, vamos lembrar de outro episódio, em que Naomi leva Miles pra fazer um teste e ele se comunica com um homem, que está morto. No teste, Miles diz que esse homem provavelmente estava a caminho de se encontrar com alguém, e ele tinha documentos do Charles Widmore, pra quem trabalhava (provavelmente os mesmos docs que estavam com Tom).
Então meu palpite fica assim: Esse empregado de Widmore foi abordado e morto pelo other. O other passou os documentos pro Tom e foi capturado depois pelos homens de Widmore. Provavelmente foi espancado pra dizer onde estavam os documentos, mas não entregou, e foi morto.
Memória tá um pouco fraca. Se eu cometi algum engano quanto a esses episódios, corrijam. _________________ This is the end
Of our elaborate plans, the end
Of everything that stands, the end
No safety or surprise, the end
I'll never look into your eyes...again
Registrado em: Quarta-Feira, 9 de Maio de 2007 Mensagens: 395 Tópicos: 28 Localização: Parana
Grupos: Nenhum
Citação:
A série conseguiu se esconder por trás de personagens que não se comunicam entre si, que não fazem perguntas, não procuram respostas e mentem. O único personagem que aparentemente era diferente disso era o Locke, que certamente foi o ponto de atração de muitos fãs, mas que no fim das contas se revelou um otário manipulável. Um trouxa.
Perfeito, mais um ponto criticavel...
Comunicaçao
Kate não diz a Claire que Aron esta com a avo;
Jin não pergunta a Claire 'o que aconteceu com voce?';
Justin não responde as perguntas de Jim;
Sawyer não pergunta sobre a suposta intençao de JohnZilla querer matar candidatos ou sobre do que se trata a ilha; Jack tambem. não pergunta 'o que esta acontecendo' e porque devem ficar no templo;
Flocke não diz quem é o menino;
Desmond sabia sobre a Dharma...raramente falou sobre ela ou se interessou em saber mais sobre o que estava por tras da escotilha que tomou '3 anos da vida dele'...não falou sobre a chave da implosao; E parece ter esquecido que quando não apertou o botao houve um terremoto na escotilha...quando deveria ter dissuadido Locke da ideia de parar o botao..
Desmond não conversou com Ben; Ben parece indiferente a Desmond, ou a escotilha;
Desmond pergunta 'ei, mas como voce sabe disso tudo?!' para Mr. Hawking? ou..'quem é voce'?
Ben não explica, nem para Alex, porque tenta impedir a saida dos Losties da Ilha;
Faraday não explica porque mentiu sobre a mensagem recebida do cargueiro;
alguém no Ajira se perguntou porque voltaram no tempo? ou porque Sun, Ben e Lapidus não? alguém perguntou a Richard exatamente como os Losties morreram? Richard falou algo sobre isso a Ben quando o 815 caiu?
Paulo não contou sobre a estaçao e o aviao que ele e Nikki encontraram;
Cyndi ignora as perguntas de Jack, quando visita ele na cela;
Charlie age como se nada tivesse acontecido depois de sobreviver a implosao da escotilha; Acha estranho Locke não ter voltado...
Sawyer e Syid não falam sobre os susurros;
Sawyer não pergunta a Flocke porque é candidato;
Daniele não contou o que exatamente ela achava que era o Cerberus; não reconheceu Jim, ou reconhceu e não falou nada;
Daniela não reconhece Ben quando captura ele; E não fala nada sobre o rapto de Alex....
Dogen não explica quem ou porque a Fumaça estava presa; Os mortos que contatam Hugo, ou qualquer outro, não falam nada mais do que evasivas;
Jacob esconde o jogo sempre; Ben tambem, mentindo;
so o que eu lembro por enquanto..
. . .
Concordo com voce Gilardino...faz sentido para mim agora, o cara vendado é o cadaver!
Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 127 Tópicos: 2
Grupos: Nenhum
Mr. Phatherpharnelius escreveu:
Citação:
A série conseguiu se esconder por trás de personagens que não se comunicam entre si, que não fazem perguntas, não procuram respostas e mentem. O único personagem que aparentemente era diferente disso era o Locke, que certamente foi o ponto de atração de muitos fãs, mas que no fim das contas se revelou um otário manipulável. Um trouxa.
Perfeito, mais um ponto criticavel...
Comunicaçao ...
Ótimo tópico. E se for parar para tentar lembrar dá pra fazer uma lista gigante. Só para lembras de duas envolvendo o personagem principal da série que achei das piores:
- Jack em sua temporada com a Dharma, quando foi sequestrado para operar o Ben e tinha tudo nas mão para saber tudo do Ben ou dos outros.
- Jack no templo onde é incapaz de perguntar ao Dogen do que se tratava toda aquela maluquice com hieróglifos, uma fonte mágica e um teste de infecção.
Sem contar ninguém discutir ou querer saber realmente sobre a fumaça preta, quem são os outros, o por quê da cerca sônica, a estátua, onde foi parar a dharma etc etc etc. Antes que alguém critique que o x personagem perguntou sim sobre o assunto y mesmo assim é absurda e notória essa incoerência no seriado. Tanto que o Ben convenceu os Oceanic's Six a voltarem para a ilha e ninguém foi capaz de perguntar porquê tinha que voltar e que coisa era realmente a ilha e de tudo que a rodeava.
Óbvio que essa falta de comunicação e curiosidade dos personagens foi feita para perdurarem os mistérios da ilha. Mas em lost ficou tão radical que a ausência total de comunicação altera os rumos da estória.
Por exemplo, no caso do Jack: ele teria agido em tudo da mesma forma se nas situações citadas acima tivesse procurado saber alguma coisa?
O Jack mostrou não ter nenhuma curiosidade ao quebrar o farol mágico que mostrava sua vida ao dar uma coordenada (achei isso outro absurdo), mas se ele soubesse um mínimo de coisas que estavam na cara dele ou ao seu alcance, será que ele teria a mesma atitude?
Registrado em: Segunda-Feira, 23 de Março de 2009 Mensagens: 259 Tópicos: 2 Localização: Brasil
Grupos: Nenhum
Um erro da disgrama, foi mostrar o helicoptero da Naomi caindo no mar, mas quando mostraram o navio antes de chegar na ilha, só tinha um helicoptero
Eu não lembro de terem falado que tinha doisa helicopteros, mas se só tinha um mesmo, como é que ele caiu e não caiu ao mesmo tempo ?
Porque o Frank tinha que voltar ao navio pra buscar o resto da equipe
Mas eu acho que esse tipo de erro é mais uma katchangada do roteiro, porque é igual ao que acontece nas realidade paralelas, uma coisa acontece e ao mesmo tempo não acontece.
É uma coisa com possibilidades interessantes, mas meio que parece apelação quando a gente olha em retrospecto _________________ Senhores, vocês não podem brigar aqui!
Registrado em: Sábado, 18 de Março de 2006 Mensagens: 50 Tópicos: 1
Grupos: Nenhum
doutor fantastico escreveu:
Um erro da disgrama, foi mostrar o helicoptero da Naomi caindo no mar, mas quando mostraram o navio antes de chegar na ilha, só tinha um helicoptero
Eu não lembro de terem falado que tinha doisa helicopteros, mas se só tinha um mesmo, como é que ele caiu e não caiu ao mesmo tempo ?
Porque o Frank tinha que voltar ao navio pra buscar o resto da equipe
Mas eu acho que esse tipo de erro é mais uma katchangada do roteiro, porque é igual ao que acontece nas realidade paralelas, uma coisa acontece e ao mesmo tempo não acontece.
É uma coisa com possibilidades interessantes, mas meio que parece apelação quando a gente olha em retrospecto
Isso é erro de continuidade! Acontece em 100% das séries e filmes. Todos eles tem uma falha como essa. Sempre tem um sujeito com uma pasta amarela na mão e quando vira pra esquerda, está sem nada ou até mesmo com uma pasta azul, isso acontece direto! É um erro? Sim e bem grotesco, mas acabou se tornando normal!
A questão discutida aqui é sobre o "enredo", que começou sendo contada com vogais e caminhou para consoantes, ou seja, virou sopa de letrinhas!
Mas, sinceramente, apesar de concordar com todas as críticas, acredito que este tópico ainda é prematuro.
O mesmo teria mais fundamento se fosse criado ao término da temporada!
Registrado em: Segunda-Feira, 23 de Março de 2009 Mensagens: 259 Tópicos: 2 Localização: Brasil
Grupos: Nenhum
Não, não é só erro de continuidade ( como se isso fosse pouca coisa, ainda mais se tratando de um helicóptero).
É um erro da trama, é um erro de logistica, é um erro de credibilidade, é um erro de roteiro e etc, etc, etc.
Mas é principalmente uma KATCHANGADA, porque ( pelo menos que eu me lembre) não foi dito que tinha dois helicopteros ali, e só por uma alteração de realidade é que ficaria explicado como ele caiu e não caiu.
Mas não é prematuro as analises desse topico, até porque o conceito da katchanga já tem incorporado a coisa de realidades paralelas, sobrenaturais e tudo que é coisa que já fazia parte da historia desde o começo
Eu já disse que é valido discutir isso, independente do desfecho final, pra avaliarmos até que ponto esse tipo de soluções prejudicou a série até aqui, ou se essas coisas doidas farão sentido no final.
Mas pra que façam sentido no final, vão ter que ser analisadas agora, tanto pela expectativa que criam, os condicionamentos e as noções de previsibildade, quanto pela chance de que isso seja subvertido.
Eu sempre falo que os roteiristas se colocam a disposições para as criticas, nas entrevistas e nas proprias analises dos fãs em cada episódio, porque se não fossem os fãs analisarem algumas coisas, vendo contradições e possiveis erros, eles poderiam deixar a trama engessada, sem dinamica.
Claro, isso só funciona pra quem gosta de analisar e discutir, para aquela parcela que ( com todo o direito, gosto é gosto) gosta de só sentar e assistir, sem analisar nada, isso não faz mesmo muito sentido. _________________ Senhores, vocês não podem brigar aqui!
Registrado em: Terça-Feira, 23 de Maio de 2006 Mensagens: 391 Tópicos: 2 Localização: Brasília
Grupos: Nenhum
PedroJungbluth escreveu:
Terem nos enrolado, colocando milhares de elementos que não iriam usar, como Dharma, viagens no tempo (sim, até isso era falso, viagens no tempo não tem a ver com os acontecimentos finais da série)
Errado, as viagens no tempo tem tudo a ver com os acontecimentos atuais da série. Foram as viagens no tempo que deram ao MIB a condição do encontrar seu Loophole, pois o Locke só se tornou líder do Outros pelo fato dele ter falado com o Richard em 1954 e o MIB usou a forma do corpo do Locke por causa de sua posição de líder para ter acesso ao Jacob. E mais, o Sayid foi baleado em 1977 pelo fato dele ter tentado matar o Ben naquela época, e agora está infectado. Além disso, eu tenho quase certeza que as viagens no tempo tem alguma relação com a realidade paralela.
Gourmet Erótico escreveu:
Quando eu citei a tal da TEORIA DA KATCHANGA, é porque LOST se transformou num vale tudo em que as regras estabelecidas anteriormente são pervertidas.
O que são estas tais regras estabelecidas anteriormente que você diz? É o que foi dito pelos produtores em entrevistas ou o que foi mostrado na série?
Porque se for olhar só para a série mesmo, não dá para se notar nenhuma regra claramente, e sempre foi meio que um vale tudo mesmo.
bolivarandrade escreveu:
Nuncha,
3 – “Eles tinham que manter a aura de mistério para que a história se extendesse o máximo possível.” Aí que parecemos concordar ter sido o grande erro de Lost. Claramente tiveram que colocar mais mistérios, sempre com explicações fantasiosas, para a série render mais. E aí, na minha humilde opinião, virou o samba do crioulo doido.
Os erros não estão nas respostas fantasiosas, muito pelo contrário, pois se tem uma coisa que é coerente nesta série é esse lado da fantasia até porque como eu disse no meu post anterior esta foi a proposta original. Os erros estão na encheção de linguiça que foi feita principalmente na 2° e 3° temporadas onde soltaram tantos mistérios e coisas desnecessárias que muitas destas coisas vão acabar ficando sem explicação.
bolivarandrade escreveu:
4 – Por causa da extensão citada acima, a série gerou o que acho que no fundo incomoda a maioria aqui: o que parecia importantíssimo lá no início foi sendo substituído a cada temporada por outro elemento e foi se tornando imensamente irrelevante. Primeiro eram os Outros, depois a turma do Eko, ai veio a Dharma, depois o conflito Ben x Widemore e agora no final se encaminha para a grande chave do seriado ser uma disputa entre 2 seres com poder de deuses.
Do que vale hoje a Dharma para a resolução da série apesar das muitas coisas mal explicadas que ainda a envolvem? E o tempo que todos gastaram tentando achar explicações para isso que era na verdade um coisa extremamente secundária no enredo geral de Lost? E os Outros? Não sabem de nada assim como seus líderes... São simples “peões”.
O que parecia ser importante no início está sendo totalmente relevante agora no final, pois o início foi a primeira temporada. E percebe-se claramente que a sexta temporada está casadinha com a primeira. A primeira temporada não teve nada de muito científico e era mais voltada à parte mística, ao papo do Locke sobre destino, aos fenômenos sobrenaturais, aos conflitos internos dos personagens e isto está sendo muito bem amarrado agora na sexta tanto que a maioria dos mistérios da primeira temporada já foram resolvidos ou estão perto de ser.
O que os produtores fizeram foi despistarem os telespectadores fazendo eles pensarem que estas coisas que foram sendo inseridas da segunda temporada para frente tinham uma importância maior para se entender o que estava acontecendo, quando na verdade o que era importante mesmo foi o que ficou para trás na primeira temporada, pois ao se analisar a primeira temporada já dá para se notar que existia um conflito entre duas forças opostas. O problema é que neste despiste que eles fizeram, teve coisas que foram muito mal planejadas e ou aproveitadas e acabou gerando erros e coisas mal explicadas como foi mostrado neste tópico.
bolivarandrade escreveu:
6 – Sobre os elementos mágicos – a ilha ter a capacidade de cura é uma coisa muito clara desde os primeiros episódios e nem necessitaria de uma explicação muito lógica. Mas daí a surgir a tal fonte é outra coisa. Tem coisas que é melhor não serem mostradas para não perder mais ainda o sentido como alguém já citou nesse forum. Acho que o problema é que nessa última temporada estão nos jogando na cara coisas que não precisava. A mesma coisa acontece com o MIB: na loucura de Lost já tínhamos nos acostumado com a fumaça preta, mas a partir do momento que essa criatura se materializa em algo com a aparência do corpo de um defunto fica bizarro de mais para o meu gosto.
Eles tinham que se aprofundar nesse lado fantasioso e sobrenatural porque este sempre foi o tema principal da série ao contrário do que muita gente pensa. É claro que este tipo de coisa tem um charme maior quando não é mostrada explicitamente, mas já vai ter tanta coisa na série que não vai ser aprofundada ou não vai ter explicações, que eles não podiam fazer isso com o tema principal que é o conflito entre duas entidades sobrenaturais. Digamos que é um mal necessário.
Quanto ao MIB ter se materializado na forma de um defunto, ele já fazia isto desde a 1° temporada com o Christhian, portanto mesmo sendo bizarro, você viu isso durante toda a série, só não sabia do que se tratava e é por isso que é bom eles estarem mostrando isso mais claramente agora.
Agora as pessoas que não estão gostando disto ou estão achando absurdo, é porque se identificaram mais com o que foi mostrado da 2° temporada em diante e se esqueceram ou não absorveram como eram as coisas na primeira onde tudo era mais místico mesmo. Pura questão de gosto. Eu até achei legal o lance do farol, ou que eu não gostei foi o fato deles nunca terem visto aquele troço antes. _________________ Show me your best...
Editado pela última vez por Nuncha em Terça Março 09, 2010 15:19, num total de 1 vez
Registrado em: Sexta-Feira, 12 de Fevereiro de 2010 Mensagens: 85 Tópicos: Nenhum Localização: Brasil
Grupos: Nenhum
Também acho que o caso do helicóptero no navio não é um simples erro de continuidade. Bem lembrado, por sinal. Eu já havia esquecido desse detalhe. Lembro agora que comentei isso na comunidade LB do orkut, e na época ninguém deu muita ênfase a isso.
Erro de continuidade é, por exemplo, o que aconteceu no fim da primeira temporada. Sawyer aparece embarcando no Oceanic 815 com cabelos mais longos, diferentes do início da temporada, que ele usava mais curto. Assim como vários outros similares. Se a gente prestar atenção nos mínimos detalhes, pode sair uma lista de até centenas de erros desse tipo ao longo de todas as temporadas. Bem, pode ser exagero, mas aos 100 deve chegar. Talvez até tenha uma lista já feita por aí na internet. _________________ This is the end
Of our elaborate plans, the end
Of everything that stands, the end
No safety or surprise, the end
I'll never look into your eyes...again
Registrado em: Terça-Feira, 21 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 47 Tópicos: 3
Grupos: Nenhum
doutor fantastico escreveu:
O que esse tópico mais serve na minha opinião, é pra abrir nossas cabeças sobre essas manipulaçoes da midia, porque se a gente pegar o topico "TEorias desmentidas pelos produtores" já tem muita coisa errada pra analisar
Cara....fiquei me perguntando exatamente sobre isto, porque tá na cara que os produtores não tinham a série completa quando lançaram ela, então....como diabos eles desmetiram as teorias??
Na verdade, acho que agora me caui a ficha real de Lost, o que ocorreu é que eles, na ansia de fazer um final "secreto", que ninguém havia teorizado ainda, acabaram com a série....
Na boa, parece que eles foram lendo todas as teorias que os fãs haviam feito e depois tentaram criar um final que não fosse nenhuma delas, só pra ficar aquela coisa de que..."nossa, nenhum dos milhões de fãs da séria acertaram o que era o rolo todo....", porque do jeito que está terminando, nem a mãe Dináh, nem o Pai Ambrósio e nenhum clarividênte, por mais poderoso que fosse, conseguiria acertar este final que não tem nada-de-nada e coisa-com-coisa...
Infelizmente, perderam a chance de entrar para a história como a melhor série jamais feita, mas infelizmente eles se "perderam" completamente e por conta disto o final da série está sofrível...
E uma pena isto, porque também sou fã dela e fico muito triste que 90% dos mistérios criados sejam somente um engôdo para manter os fãs ligados a série.....
Registrado em: Sábado, 18 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 48 Tópicos: 7
Grupos: Nenhum
Vamos à teoria da Galinha que o colega postou mais acima:
Por que a galinha atravessou a rua?
Resposta: para chegar ao outro lado.
Até aqui tudo certo. Poderia ser essa a intenção dos produtores. Mas vamos seguir neste exemplo para entender por que estamos reclamando da série aqui:
Ao longo das temporadas descobrimos que:
Na verdade a galinha é a última de uma linhagem de misteriosas galinhas cuja matriarca poderia explicar, afinal, quem nasceu primeiro, se elas, ou o ovo. Quem matou todas as outras da linhagem, e por quê?
A rua não leva a lugar algum: sai de um ponto no meio do nada e chega a outro. Por quê? Quem a fez? Existiu em algum tempo alguma coisa que justificasse a existência dessa rua?
Há alguém que observa essa galinha desde que ela saiu do ovo. Aliás, o seu ovo foi objeto de disputa entre gansos e marrecos. Aliás, gansos e marrecos lutam também pela posse do território onde se encontram essa rua. Aliás, essa rua e esse território ficam no mítico lugar onde Judas perdeu as botas.
Será que, no fim, são as botas de Judas o segredo de tudo? Será que a rua levava a um templo dedicado a Judas, destruído depois pelos cristãos? Será que esse templo guardava as suas botas e as galinhas da linhagem que citamos o protegiam? Será que gansos e marrecos querem tal bota para eles? Por quê?
Com essas dúvidas em mente chegamos à última temporada. E então, percebemos que há um sério risco de obtermos a seguinte resposta:
A galinha atravessou a rua para chegar ao outro lado. O resto é irrelevante.