Michael Schumacher vence essa. Essa é minha aposta.
Po, o que foram esses testes dele? Rosberg lá no final enquanto ele dançava com a Mercedes.
Deu até pena do rapaz, veio bem durante toda a temporada, mas agora teve o carro quase inteiramente alterado em prol do milionésimo campeão.
Se, mesmo assim, o Nico conseguir encontrar uma forma de contornar a situação e tirar o máximo do carro, aí sim ele vai subir ainda mais no meu conceito (que já subiu bastante nessa primeira parte da temporada).
Creio que o Rosberg ainda vai conseguir pegar um acerto melhor nesse carro. Foi uma baita sacanagem o que fizeram com ele. A Mercedes devia ter modificado só o carro do Dick, e deixasse quieto o do Rosbife. Acho que era possível. Mas deu pra notar que a Mercedes quer apagar o Nico pro Schumi subir de produção e "aliviar" seu retorno.
1 e 2 treinos geralmente são meio fodas ara qualquer analise, o 3 treino é que manda na minha opinião.
Mas quanto ao Shummi, bem, tenho dó do rosberg, pois, a forma como o alemão dirigi e muito diferente, e se modificaram o carro para favorece-lo, o companheiro ta ferrado. Espero que não seja por aí, mas, sinceramente seria bom ver o alemão no topo de novo.
Dizem que a McLaren está escondendo jogo, pode estar melhor e mais próxima da Red Bull do que parece.
Boa corrida no domingo, mas vai ser aquilo, três corridas separadas: os Red Bull brigando entre si, o restante brigando no meio, enquanto os carrinhos da GP2 decidem quem não será o último do grid.
Fazia tempo que eu não via diferenças tão grandes entre uma posição e outra. Ainda tentando entender totalmente 2010.
Assutador a diferença entre as RBR's e as demais. Se a diferença se mantiver na corrida, eles só perdem se quebrar ou por erro de estratégia. Na pista ele não perdem. Agora, se a McLaren realmente está próxima da RBR e está escondendo o jogo, como o Mouris ouviu dizer, será a equipe que teve um maior salto de evolução e poderá surpreender.
A Ferrari continua um carro comum. Bom, mas comum. Creio que a 4ª posição de Alonso foi mais no braço do que na capacidade do carro mesmo. Massa continua ainda sem deslanchar em 2010. Pelo que li, ele reclamou do (des)acerto do carro. Só sei que se ele não mostrar serviço logo, a Ferrari com certeza previlegiará o espanhol.
Schumacher melhorou, mas a custo do bom rendimento do Rosberg. Num carro que, pelo que tenho, lido, está completamente alterado para o estilo de pilotagem do alemão, creio o Rosberg foi muito bem com sua 8ª posição.
Kubica continua mostrando que merece um carro melhor.
A RBR dominou com o Webber, mas deu pra perceber que a Mclaren não está muito longe, se não fosse aquele pneu furado do Hamilton no finalizinho, o segundo lugar era dele. Alonso fez uma corrida normal, mas amanha os jornais espanhois vão idolatra-lo. Mesmo assim ele herdou 2 posições. Shumacher, agora com um carro novo, mudou o cenário dentro da Mercedes. O Rosberg foi apenas o 15º. Que sacanagem! Felipe Massa não tinha o que fazer. Preferiu não arriscar nas ultrapassagens, apenas na largada. Desse jeito ele vai dançar fácil, está na hora de ter mais fibra nas classificações. Button não tinha muito o que fazer também, ficou atrás do Dick e é dificil de combate-lo e essa pista é dureza de passar.
Mônaco vai ser outra corrida chata, nem estou animado de acordar pra assistir.
Essa corrida pareceu chata, mas foi a melhor de barcelona dos últimos tempos, com várias disputas, coisa que não acontecia antes.
O sistema sem reabastecimento, ao meu ver, se mostra muito bom, agora que os times estão no limite de uso dos pneus.
Em comparação a outras corridas desta temporada, Barcelona foi mesmo menos emocionante.
As RBR's sobraram. Webber foi perfeito, não deu chances a ninguém. Vettel "comeu" os pneus e por isso perdeu o segundo lugar.
Na Ferrari, Alonso contou um pouco com a sorte. Viu Vettel parar uma vez a mais e viu o pneu de Hamilton estourar. Herdou um segundo lugar em casa. Temo pelo Felipe. Ele TEM que começar a mostrar serviço. E acho que tem uma boa oportunidade em Mônaco. Massa é bom em voltas lançadas e deve se esforçar para conquistar a pole. Todos sabemos que a pole em Mônaco quase é garantia de vitória. Isso só não acontece se houver alguma quebra, ou erro de estratégia ou má largada.
Hamilton também "comeu" os pneus e deu o azar (ou não) de a duas voltas do fim ver o dianteiro esquerdo estourar. Button não conseguiu ultrapassar Schumacher. O alemão melhorou, mas a custo do bom rendimento do Rosberg (também acho sacanagem).
Ainda sobre Mônaco, estive pensando em duas situações. Primeiro: Schumacher. Acho que ele virá babando pra pole, ainda levando em consideração meu raciocínio acima. Segundo: as equipes do fim do grid. Com seis segundos atrás das equipes da ponta, acho que elas criarão um "engarrafamento" quando forem alcaçadas pelos primeiros colocados.
Massa - Pior coisa que aconteceu na vida como piloto foi o nascimento do filho. Espero de coração que ele abandone a Ferrari, e va curtir a familia. Ou então que ele pare de medinho e volte a correr!
Shummi - Maestral, espero que tenha atualizações suficiente no carro para garantir a subida novamente ao podiun.
Button - Va lá a pista é dificil, mas, ano passado tomou um coro do Kamui, a algumas corridas atras do alguer, e agora ficou atrás do Shummi, bem, chegar na frente quando se esta na frente é facil, dificil é ter 2 hamilton na mesma equipe....
Hamilton - excelente atuação, brigou até fim, abusou dos pneus e ainda almejou o impossível, alcançar as RBRs, pena que não conseguiu, desejo de coração sorte a ele, e que ele possa lutar nas próximas pela liderança do campeonato.
Alonso - A primeira impressão num fedeu nem cheirou, contudo, excelente largada, bela corrida, guiou o carro com maestria, e teve a sorte de campeão.
Webber - Como disse com anteriormente, chegar na frente quando se esta a frente é simples. E o carro cooperou muito.
Vettel - Fiquei com dó do pirralho, no entanto, ele precisa sim aprender a chegar em 2, 3, 4 e 5 para ser o campeão que um dia vai ser.
Di grassi - apesar do péssimo carro, torço para ele ano que vem conseguir algo melhor, uma force indian tava de bom tamanho para mostrar se ele tem realmente esse talento todo que eu espero que ele tenha, talvez com a saida do Sutil.
Sutil - esse ano que vem tem vaga garantida em uma equipe de ponta, ta correndo muito. E com a vinda de monaco, acredito que ele possa fazer algo. Em 2008 se estou bem lembrado, ele quase fez, só que o Raikonnen, fez o favor de enfiar o carro no traseira dele e tira-lo da corrida, quem sabe este ano ele não se da bem.
Kubbica - Apesar de não ter conseguido nada expressivo pela sua pessima largada a Renault tem novamente o retorno ao topo, desde o bi campeonato do Alonso. Do jeito que ele esta correndo, não só merece o lugar na Ferrari, como seria um desperdício, se não tivesse uma chance em uma equipe melhor.
Alguersuari - A um tempo atras, li uma reportagem do espanhol agradecendo o Shummi, pela lição de pilotagem na Australia. Bem visto o que o garoto esta fazendo digo que ele aprendeu direto e se continuar assim logo, logo, vamos poder esperar muuito mais deste novato.
Os demais, bem, não tenho o que comentar.
Quanto a FIA, bem, se ela busca formas de gerar ultrapassagens, e atrair o publico, ela esta tendo as respostas esse ano, basta:
Pista molhada;
sem reabasticimento,
com o pior jogo de pneus,
e Adrian Newey projetando todos os carros.
Monaco as regras mudam, vamos ver como será.
Quem corre muito bem lá: Alonso, Sutil, Hamilton, Button. Talvez esse ano Vettel mostre algo. Schumacher pode ir bem Também...
Nossa, esse ano está realmente incrível.
Sobre o campeonato, as formações de duplas estão muito boas, talvez menos Alonso e Massa, mas é normal Massa ter péssimos começos de temporada, vide 2008.
Eu vejo na dupla Hamilton X Button uma reedição da explosiva Prost X Senna, pela forma como os diferentes talentos dos pilotos vai gerando resultados diversos para cada um e estimulando uma competitividade muito forte.
Vettel e Webber me lembra um pouco os recordistas de dobradinhas na F1, Schumacher e Barrichello. Webber é o piloto que Rubens seria se fosse calmo e centrado, eles tem em comum essa incapacidade de desânimo e insistência em cutucar quem teoricamente é mais rápido. Barrichello estimulava o alemão como Webber vem estimulando o outro alemão.
Mas, feliz ou infelizmente, Massa agora já está extremamente vinculado a Fiat com os campeonatos que está promovendo, o que torna essa especulação pouco verídica.
Mas que seria um passo enorme para um ou mais títulos, isso seria.
1°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min15s927 ( 32 voltas )
2°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s073 ( 27 )
3°. Robert Kubica (POL/Renault), a 0s089 ( 28 )
4°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s455 ( 25 )
5°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s590 ( 30 )
6°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 0s662 ( 21 )
7°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s720 ( 32 )
8°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s765 ( 30 )
9°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 0s878 ( 23 )
10°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 0s930 ( 31 )
11°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s222 ( 15 )
12°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1s404 ( 28 )
13°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 1s777 ( 27 )
14°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1s791 ( 39 )
15°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 2s064 ( 37 )
16°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 2s470 ( 39 )
17°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 2s507 ( 38 )
18°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 2s620 ( 32 )
19°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 3s600 ( 24 )
20°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 3s679 ( 32 )
21°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 3s975 ( 31 )
22°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 4s639 ( 18 )
23°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 5s761 ( 28 )
24°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 5s926 ( 6 )
Conversando com o Kollber, notamos que o assunto do duto de ar imposto pelas equipes foi pouco explorado aqui no tópico.
Fazendo algumas pesquisas achei 2 videos bem interessantes que retratam a passagem do ar nas situações com, e sem o duto de passagem.
Vejam aí:
Sem o duto:
Com o duto de ar:
O interessante a ser discutido é como o modelo aerodinâmico, propicia a redução de peso.
A força de resistência a ser vencida do ar, é deslocada e simplesmente anulada, assim, o carro deixa de ter limitação e passa a ter fluxo.
Gosto sempre de simplificar meu pensamento, e a algum tempo atras, lendo sobre a barreira do som, identifiquei situações aerodinâmicos bem próximas das que os engenheiros estão sofrendo hoje com o f1. Eu sei que agora tem muito nego me xingando por fazer tal comparação, mas, avaliem:
Entendam, não estou dizendo que um f1 esta próximo de atingir a barreira do som mas:
Até a 1º quebra da barreira do som, o que tinham em mãos era um modelo, que ao atingir uma determinada velocidade, tendia a cair a velocidade novamente, seja por ressonância, por compressibilidade, ou qualquer outro fator que se encaixe ao processo.
Os f1 estão, próximos disto, eles tem de ser modelos com uma downforce, alta, para manter os carros no chão, e ao mesmo tempo, tem de alcançar o menor peso aerodinâmico para ganharem velocidade de reta.
E com as restrições de termos peças flexíveis ou que movimentem, esse avanço esta quase impossível de se conseguir se não houver uma reformulação brusca no modelo padrão.
Vejam, digo isto, se a Formula 1 continuar a progredir em modelos, e diminuir em investimentos com motores, buscando tecnologias alternativas, e sustentabilidade.
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Falando em aerodinâmica, ao fim da corrida de semana passada, fiquei me perguntando como Felipe conseguiu imprimir um ritmo tão perto do que estava antes de quebrar a asa.
Minha analise foi que a aleta quebrada estava dissipando o ar para a parte externa do pneu gerando uma diminuição no empuxo. Na verdade a minha vontade foi de ver o mesmo acontecendo com a aleta do outro lado.
Pois, caso realmente eu esteja correto no julgamento, talvez o ganho de rendimento compensaria o desgaste dos pneus. Contudo essa é apenas uma conjectura, muito da viajada.