Registrado em: Domingo, 13 de Novembro de 2005 Mensagens: 245 Tópicos: 13 Localização: são paulo
Grupos: Nenhum
bolivarandrade,
Valeu amigo.
NA verdade não quero aqui comparar uma obra com outra, mas sim comparar as nossas reações diante do mundo a nossa volta e mostrar as curiosidades da nossa razão.
Curiosamente não estou defendendo a série em seus erros e acertos , apenas querendo lembrar que é apenas uma série, um entretenimento e , portanto, não deve ser levado tão a sério como se fosse fato real.
Como sou leitor de quadrinhos sempre gostei muito mais da época em que o wolverine não sabia de sua origem do que depois q a inventaram retroativamente.
Sempre considerei Lost como uma obra muito interessante de mistério e suspense...e só!!!
Uma vez escutei uma frase que serve bem para aqueles que estão tão , digamos, decepcionados com a série:
"A gente só se desilude com quem ( ou o que) a gente se ilude."
PS: quanto ao LIVRO ser base de crença de milhões de pessoas, outra frase:
"O fato de que várias pessoas acreditam em algo não é comprovação de que esse algo seja verdade."
Registrado em: Sexta-Feira, 12 de Março de 2010 Mensagens: 18 Tópicos: Nenhum Localização: Goiânia
Tenho visto ultimamente aqui no fórum várias pessoas se debatendo com os críticos da série, seja pela não necessidade de respostas para o desenrolar da estória (apesar das falsas promessas dos produtores, diga-se de passagem), seja pelo debate de respostas não elucidativas que foram apresentadas, seja pelo lado místico que a série assumiu definitivamente nesta resta final.
Ocorre que os problemas apontados pelos críticos não se resumem a falta/insuficiência de respostas, e sim, falta de COERÊNCIA, COERÊNCIA!!!
Não tem problema a estória seguir pelo lado místico. Nós temos Senhor dos Anéis, Star Wars, Alice no país das Maravilhas, Supernatural, Smallville, etc, etc, que, independente do tema abordado, no caso o místico, respeitam as premissas inicialmente estabelecidas, sendo coerente em seu próprio Universo criado, coisa que Lost não vem fazendo.
Também o que irrita não é a falta de respostas, mas sim, a tentativa de responder algumas perguntas com outras perguntas, conforme visto em Across the Sea, e a insistência de plantar centenas de mistérios todos estes anos para prender a atenção do público, sendo que todos estes questionamentos hoje se mostram totalmente irrelevantes com o desenrolar da trama.
A título de exemplo:
Sabemos que Richard conviveu com os losties na década de 70, mas em 2004 ele não reconhece nenhuma daquelas pessoas...
Sabemos que os Outros são o povo escolhido por Jacob, e que Richard é o porta-voz e conselheiro escolhido por Jacob.
No entanto, durante 5 temporadas, os Outros fazem de tudo para aniquilarem os próprios candidatos escolhidos por Jacob!!! Vide Pickett; Godwin; Ethan, que quase matou o Charlie Pace, que era um candidato (segundo a lista da caverna); Mr. Friendly atirando em Sawyer, que é um candidato!!!
Ou seja, durante CINCO temporadas, JACOB NÃO ESTÁ NEM AÍ COM SEUS CANDIDATOS.
Lá pelas tantas, JACOB PROCURA ILANA, nesta sexta temporada, pedindo pelo amor de Deus PARA AJUDÁ-LO A PROTEGER OS POUCOS CANDIDATOS QUE RESTARAM (graças as ações dos Outros)....
Meio incongruente, não???
Notem que mesmo nesta sexta temporada, os “outros” Outros do Templo, à exceção de Dogen, também estavam cagand@ e andando pros candidatos, mesmo Hurley tento trazido a cruz egípcia em que Jacob manda protegê-los....
E não adianta o argumento de que Ben estava sendo enganado pelo MIB (se fazendo passar por Jacob), por isso os Outros agiam daquela forma.
Ora, Richard sabia onde estava Jacob, e mantinha contato com ele... Será que em nenhum momento o onisciente e onipresente Jacob não poderia ter mandado um recado para os Outros pararem de a todo custo tentarem matar os candidatos???
E o Widmore??? Primeiro ele manda uma embarcação pra ilha para capturar o Ben, inclusive tocando o terror nos losties, candidatos de Jacob, que quase morrem, depois ele próprio aparece na ilha para proteger o mundo do MIB, tarefa esta que cabe a algum candidato a substituto de Jacob...
Só por curiosidade : Será que no fim da quinta temporada alguém da ilha bateu um fio pro Widmore, falando que Jacob tinha morrido e a merd@ estava comendo solta???
E o MIB??? Sabemos que ele é uma entidade “humana”... Então porque ele matou o piloto do avião no início da série??? Diversão??? Falta do que fazer???
Por que ele matou o francês da expedição da Rosseau??? Novamente, para se entreter um pouco???
De plano, já refuto a hipótese de que o MIB estava tentando se proteger da ameaça que algum suposto candidato representaria, posto que pelas “regras” (criadas nesta sexta temporada), o MIB não pode matar candidatos...
Então, por estas e outras que nós nos sentimos descontentes, conforme apontado por inúmeros colegas neste belíssimo tópico do LostBrasil, já que os produtores criaram praticamente um novo seriado, uma nova estória, contada a partir do último episódio da quinta temporada, totalmente destoante do que foi apresentado em meia década de Lost.
Quem está divertindo com Lost é quem começou a assistir Lost a partir de The Incident, já que não está sofrendo o martírio de presenciar tanta incongruência com o que foi apresentado anteriormente.
Lost está parecendo um filme de suspense, onde ocorreu um homicídio no início do filme, e no transcorrer do mesmo, a estória foi plantando elementos sobre o possível culpado, e nós quebrando a cabeça para identificá-lo, se era o mordomo, se era a amante do cara, etc, etc.
Lá pelas tantas, no último minuto, descobrimos que o culpado era um Extra-terrestre vindo de Alpha-Centauri, sobre o qual não havia nenhum indício de sua participação no evento, nem mesmo de sua existência, que, por sinal, nem mesmo ele próprio sabia que era um Extra-terrestre...
Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 127 Tópicos: 2
aridi escreveu:
bolivarandrade,
Valeu amigo.
NA verdade não quero aqui comparar uma obra com outra, mas sim comparar as nossas reações diante do mundo a nossa volta e mostrar as curiosidades da nossa razão.
Curiosamente não estou defendendo a série em seus erros e acertos , apenas querendo lembrar que é apenas uma série, um entretenimento e , portanto, não deve ser levado tão a sério como se fosse fato real.
Como sou leitor de quadrinhos sempre gostei muito mais da época em que o wolverine não sabia de sua origem do que depois q a inventaram retroativamente.
Sempre considerei Lost como uma obra muito interessante de mistério e suspense...e só!!!
Uma vez escutei uma frase que serve bem para aqueles que estão tão , digamos, decepcionados com a série:
"A gente só se desilude com quem ( ou o que) a gente se ilude."
PS: quanto ao LIVRO ser base de crença de milhões de pessoas, outra frase:
"O fato de que várias pessoas acreditam em algo não é comprovação de que esse algo seja verdade."
Um abração
Ok. Talvez você esteja menos insatisfeito por ter criado menos expectativas que os outros que criticam... Nisso está mais que certo. Mas quem procura extrair de lost filosofia, simbolismos, arte, profundidade geralmente são os crédulos xiitas, o que já deu para perceber que você não é... Ainda bem...
Sobre o LIVRO não questiono as resistências que você tem a ele, mesmo porque eu tenho muitas. Mas não dá para comparar porque ele é feito para acreditar ou não. Não tem que ter coerência, bom roteiro etc etc. Ou se acredita ou não. Totalmente diferente de um simples entretenimento como é Lost.
qweasdzxc172839,
Parabéns pelo seu tópico. Não há o que acrescentar... Pena que a maioria dos xiitas nunca irão ler. Se o fizessem talvez pudessem entender um pouco do por quê tem tantos insatisfeitos com Lost.
Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Março de 2010 Mensagens: 77 Tópicos: 2 Localização: Brasil
Certa vez Jacob disse que trazia pessoas para ilha para mostrar ao MIB que ele estava enganado.
Depois passou a trazer para encontrar um substituto.
Essa segunda aí encaixa na estória. Mas, afinal, de que lhe serviria "mostrar que o MIB estava errado"? Onde isso se encaixa na estória, no perfil do Jacob, objetivos da trama...?
Depois do 6.16:
Jacob recruta, veste-os com panos e repassa seus dons (Yoda e seus padawans)
Jack entende que ele é o cara (Luke Skywalker começa a acreditar na força)
MIB e seu poder (Darth Sidious)
Benjamin Linus seguindo o MIB (Darth Vader aprendiz de Darth Sidious) (*)
Luta de Jack e MIB (Luke Skywalker contra Darth Sidious)
Sawyer (Han Solo)
Hugo (C3PO/R2D2)
Richard (um Obi-Wan-Kenobi da vida)
Se procurar, acha mais...
(*) E não esqueçamos que, no último instante, Vader se vira contra Sidious para salvar o Luke!
LCROSS, acredito que o objetivo do Jacob não era provar nada. Sempre foi achar o substituto. MIB duvidava que ele fosse conseguir, "não é possível, são todos falhos", e Jacob responde "sim, é possível, vou te mostrar, estou fazendo progresso"
Sacou? Pelo menos foi assim que entendi. Jacob sempre soube que sua derrota para o irmão era inevitável. E que o único que pode derrotar seu irmão é seu substituto.
Aí o desafio dos dois, quem chega antes no pote de outro.
Registrado em: Terça-Feira, 4 de Maio de 2010 Mensagens: 41 Tópicos: Nenhum Localização: São Paulo
Realmente acho que a aposta passa por ai mesmo.... o MIB acredita no que a mãe falsa dele sempre falava... que as pessoas vem corrompem, bla bla bla... então no raciocinio dele a pessoa tem de nascer na ilha pra não ter a mente e o coroção corrompido... ou algo do tipo... pode ser por isso que em outras oportunidades do seriado as pessoas falavam sobre nascer ou não na ilha.... e pode ser esta maldição que mata as mulheres que engravidam na ilha... e pode ser por isso que eles estão sempre capturando as crianças....
Registrado em: Domingo, 15 de Fevereiro de 2009 Mensagens: 33 Tópicos: Nenhum Localização: loop
Enrico escreveu:
Pergunta: "O que você almoçou ontem?"
Resposta: "Comida"
Pergunta: "Tá, mas que comida?"
Resposta: "Sempre uma pergunta leva a outra. Não vou responder mais nada".
Assim fica fácil demais para os produtores, héim?
Isso me faz pensar no seguinte:
Ganhamos um conjunto de cheques ao longo da série. Cheques de valores mais altos e de valores menos altos. Seguramos esses cheques pois em algum momento do futuro, poderíamos descontar esses cheques (trocá-los por RETORNO INTELECTUAL).
O tempo foi passando e, em vez de podermos começar a descontar os cheques, mais e mais cheques foram sendo assinados e entregues a nós. Eis que chegamos aqui, nesta hora derradeira e... a grande maioria dos cheques NÃO TINHA FUNDO... Serviram apenas para manter a nossa atenção presa... Nunca houve fundo... Apenas as folhas dos cheques eram coloridinhas e bonitinhas o suficiente para nos manter na expectativa.
Se o problema se resume a isso: "toda pergunta leva a outra pergunta", então porque a série fez a primeira pergunta?
O seu post espelha bem o meu sentimento e de muita gente que conheço. Esse exemplo dos cheques foi muito bem sacado.
E não se trata de querer respostas cientificas. Ha dois anos atras formulavam-se aqui complexas teorias baseadas em viagens no tempo.
Lembram-se quando os fãs reviam os episodios 3 ou 4 vezes procurando detalhes? alguém faz isso hoje? Para que?...Muitos detalhes que algumas cabeças invejáveis deste forum encontravam, nunca foram detalhes. Se foram, pior ainda, pois é sinal que foram ignorados.
Ainda assim gostei deste episodio 16.
Muita gente diz que esperavamos demais de Lost, daí a desilusão. Pois esperavamos. Para mim esta era "A" série. Caminhava para ser explendida. E tinha bons motivos para acreditar nisso.
Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
Ver o 6x15 e 6x16 me levou a mais uma conclusão:
Todos os personagens aparentam saber o que fazem. E sempre fazem alguma coisa sem explicar e guardando segredos. Na verdade não são os produtores que estão segurando algum segredo. Eles simplesmente não inventaram ainda o segredo. Esses dois episódios provam isso porque são totalmente desregulados do que já vimos na série.
ACROSS THE SEA é um episódio difícil de se classificar. Mas acho que já surgiram comentários que sintetizam tudo que penso no tópico próprio, por isso acho mais apropriado mencionar aqui os impasses que me levam a considerar esse bom episódio uma grande falha.
Definitivamente ACROSS THE SEA contém uma história interessante, muito boa para se sincero, mas totalmente deslocada da série. Esse episódio rompe totalmente com a mitologia da série, com tudo que sabíamos (ou pensávamos saber). É praticamente uma história autônoma.
A meu ver esse é o grande problema do 6x15. Já estamos cansados de apontar que o orçamento mixuruca de LOST neste ano tornou a coisa vergonhosa. Nesse aspecto, o 6x15 não inova em nada. Tudo muito pobre e tosco, Xuxa style total. O melhor a se fazer é superar esse constrangimento e observar que o roteiro em si é bom, muito bom.
Ignorem que é um capítulo de LOST e vejam a história como se fosse algo inédito. É bem bacana e tem um absurdo potencial simbólico e alegórico. É um episódio cheio de significados, metalinguagens, camadas de leituras.
O problema realmente começa quando tentamos encaixar essa história dentro da série. É frustrante ver como o episódio não demonstra nenhum esforço dos produtores para aprofundar elementos das 5 temporadas anteriores.
"Adão e Eva" eram um mistério de terceiro escalão. Tinha potencial para ser algo maior, mas esse episódio demonstrou que era realmente um mistério bobo que teria mais importância se permanecesse não respondido. "A Roda e a Luz", elementos desnecessariamente explicados, quando outros como a "Cabana" e o "Help me" continuam abandonados.
Claro que o episódio traz coisas que contribuem de forma positiva. Meio óbvio mostrar que a Ilha é mágica. Os roteiristas erraram na mão. Não precisavam levar a coisa a este ponto. Há uma coisa que sempre me vem à cabeça que é a mala em PULP FICTION. A gente não sabe o que tem lá dentro e cada um constrói sua própria versão. A mesma coisa acontece em dezenas de outros filmes. Comentaram sobre "A Força" dos Jedi. Enquanto a força permanecia na condição de fantasia tinha um certo impacto narrativo, quando passou a ser explicada pelos midiclorians seu impacto narrativo decaiu, comprometendo a magia. Por isso é tão difícil compatibilizar ficção científica e fantasia. LOST fazia isso muito bem no início, depois não se sustentou.
Outro ponto muito interessante é que os produtores aproveitam para dizer o quanto é ridículo continuar elaborando perguntas. Fazem isso simbolicamente. E dizem isso quase que diretamente para a audiência da série. O problema é que isso nos remete ao parágrafo anterior. Se os produtores se levassem um pouco mais a sério, não responderiam o que já responderam, porque essas respostas são desnecessárias e banalizam questões que eram mitos.
Bem, há um tema muito interessante, que na verdade é uma faca de dois gumes. As tais "regras". Definitivamente é uma história promissora, mas perde total consistência quando se chega a conclusão de que as regras que são estabelecidas por Jacob, pela Mãe ou pelo Homem sem Nome são meras convenções, sem qualquer força vinculativa. Não existe nenhum poder sobrenatural que alimente essas regras. Então elas podem ser descumpridas a qualquer momento. Ben quando vai no quarto de Charles ameaçar sua filha é algo completamente vazio, conforme se vê no 6x16, quando ele poderia ter matado Charles, mas charles diz que ele não pode matá-lo.
O 6x16 só vem pra mostrar o quanto a série está desregulada. Charles monta cargueiros, financia pesquisas, expedições só pra chegar na Ilha sem saber exatamente o que fazer e morrer naquelas circunstâncias? No fim das contas são os produtores que não sabem como justificar o conhecimento dos personagens.
Ficou realmente claro que KATCHANGA é o nome do jogo que Jacob joga com o Irmão sem nome. _________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
Gourmet Erótico, concordo com o que disse acima (principalmente sobre Widmore - um dos personagens mais mal definidos na série). Só questiono essa parte:
"Adão e Eva" eram um mistério de terceiro escalão. Tinha potencial para ser algo maior, mas esse episódio demonstrou que era realmente um mistério bobo que teria mais importância se permanecesse não respondido. "A Roda e a Luz", elementos desnecessariamente explicados, quando outros como a "Cabana" e o "Help me" continuam abandonados.
Adão e Eva foi um dos mistérios que os roteiristas sempre utilizaram como bandeira d'A Estória Está Toda Planejada. No fim, acho que escrever a temporada final sem responder uma questão dessas seria uma quebra de promessa desnecessária.
De fato, porém, é um mistério que ficou soterrado por tudo que se seguiu após a primeira temporada. Havia coisas mais importantes. Mas não considero a "Cabana" e o "Help me" como parte disso. Acho que são duas coisas mais do que explicadas.
O que ficou incompleto/abandonado para você sobre elas?
A LUZ.
Entendo essa idéia que você teve do 'desnecessário que foi a apresentação da Luz'. Mas está claro que os roteiristas só tomaram esse caminho porque precisariam dela para o Series Finale. Desmond e cia deverá se reunir lá e ela terá de aparecer em vários takes.
E, no fim das contas, não vejo que tanto assim tenha sido perdido por essa decisão. O "conteúdo dessa mala" já estava escancarado com a explicação de que o eletromagnetismo era o responsável por tudo na série. Em Across The Sea isso só se tornou algo mágico graças à escassez de compreensão da Mãe. _________________
Registrado em: Terça-Feira, 7 de Março de 2006 Mensagens: 280 Tópicos: 1
Enrico escreveu:
Pergunta: "O que você almoçou ontem?"
Resposta: "Comida"
Pergunta: "Tá, mas que comida?"
Resposta: "Sempre uma pergunta leva a outra. Não vou responder mais nada".
Assim fica fácil demais para os produtores, héim?
Isso me faz pensar no seguinte:
Ganhamos um conjunto de cheques ao longo da série. Cheques de valores mais altos e de valores menos altos. Seguramos esses cheques pois em algum momento do futuro, poderíamos descontar esses cheques (trocá-los por RETORNO INTELECTUAL).
O tempo foi passando e, em vez de podermos começar a descontar os cheques, mais e mais cheques foram sendo assinados e entregues a nós. Eis que chegamos aqui, nesta hora derradeira e... a grande maioria dos cheques NÃO TINHA FUNDO... Serviram apenas para manter a nossa atenção presa... Nunca houve fundo... Apenas as folhas dos cheques eram coloridinhas e bonitinhas o suficiente para nos manter na expectativa.
Se o problema se resume a isso: "toda pergunta leva a outra pergunta", então porque a série fez a primeira pergunta?
Rapaz é isso o que penso Elevaram as alturas uma série comum e banal, fizemos teorias fantasticas e provou-se pelo menos que a criatividade de quem assiste Lost é infinitamente maior do quem produz e roteriza a série. Quem sabe não esta aí uma oportunidade Lost: A Versão dos Fãs
Registrado em: Terça-Feira, 4 de Maio de 2010 Mensagens: 41 Tópicos: Nenhum Localização: São Paulo
Acho que eles podem fazer um filme baseado na série com a ajuda dos temas levantados dos fãs.. alem de um episodio especial falando sobre como as coisas ficaram após os acontecimentos finais....
Registrado em: Quarta-Feira, 9 de Maio de 2007 Mensagens: 395 Tópicos: 28 Localização: Parana
O penultimo episodio ficou parecendo 'Expose'......ou é impressao minha?
faltou o convite especial para o paulo e a nikki.....para deixar completa essa continuaçao de 'expose'...credo;
-
esse carton cuse..e outro..damon lindelof..dificilmente conseguirao emplacar outro sucesso...perderam completamente a credibilidade com o publico; duvido que audiencia de lost va dar atençao para outra baboseira a la xuxa movie...(nesse aqui é que fomos pegos desprevinidos mesmo..e enganados na cara de pau);