|
Colabore |
| | Saldo atual: | 40% |
|
Calendário |
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End
25/05/2010
AXN:
6x17/18 - The End
|
| |
Afinal de contas: Jacob era o bonzinho mesmo? |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem |
Gourmet Erótico
|
|
Sexo: Idade: 54Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
Grupos: Nenhum |
Além do paradoxo da cabana que a Renata mencionou tudo fica mais absurdo se a gente lembra que ela tinha aquele círculo de cinzas que depois a gente descobre que isola o MIB (na estátua), donde se supõe que ele deveria estar aprisionado lá dentro.
Na verdade, toda essa mitologia relacionada o MIB e Jacob tem erros fundamentais.
Hehehe, o Jacob morava na estátua, fazia sua lista na caverna e usava o farol pra xeretar a vida dos candidatos... E o MIB não sabia onde encontrar o Jacob.
A coisa complica bem se a gente considerar que o MIB sempre dependeu das pessoas para poder sair da ilha e que desde o princípio foi ele que se amigou às pessoas para organizar a escavação dos poços para ter acesso à luz eletromagnética.
Esse mesmo MIB escolhia quem matar e quem não matar quando chegassem na ilha. Outros ele deixava pra matar depois. Se ele queria sair da ilha, não fazia a menor lógica matar a tripulação do Black Rock e o piloto do 815.
O Jacob, por outro lado, cresceu sem acreditar no mundo fora da ilha, mantinha o irmão preso na ilha, mas vivia zanzando fora da ilha.
_________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
|
|
|
|
Grisalho
|
|
Sexo: Idade: 44Registrado em: Segunda-Feira, 3 de Abril de 2006 Mensagens: 277 Tópicos: 1 Localização: Salvador
Querem a explicação mais provável para a cena da cabana e suas incoerências?
À época, Jacob era apenas uma criação avulsa e latente (uma carta-coringa) dos roteiristas ganhando mais espaço na trama, para servir de justificativa ás pontas soltas deixadas cada vez mais no roteiro.
E MIB não existia nem em pensamento dos roteiristas. Não tem como fazer sentido.
_________________ LOST = A Viagem + Alma Gêmea + Torre de Babel
|
|
|
|
Gilardino
|
|
Sexo: Idade: 46Registrado em: Sexta-Feira, 12 de Fevereiro de 2010 Mensagens: 85 Tópicos: Nenhum Localização: Brasil
Obrigado, bolivarandrade! Bem, é aquela história, eu posso estar errado. E as chances disso acontecer não são pequenas. Mas é a forma como eu vejo. Acho importante que cada um expresse seu ponto de vista. Eu fui construindo esse post um cadinho a cada dia, pra finalizar com ele minha participação aqui, então não sei se tá coeso, não deu tempo pra fazer uma revisão. A série acabou e eu prometi a mim mesmo evitar prolongar a despedida de Lost, apesar dos pesares da série...seguindo:
Bem, esse será definitivamente meu último post. Hahahahaha Então vou escrever bastante só de raiva.
De fato essa estória que envolve Jacob, lostzilla e cabana deixou muitas brechas. Por isso a interpretação fica subjetiva. Mas, deixando pra lá as escolhas de lado, a idéia final que passaram é a de que cada um deve seguir seus próprios instintos e sua razão, que apesar de sempre ter sido uma bandeira do próprio Jacob, ficou bem explícito na fala de Ben pra Hurley. Pessoalmente, eu acho que não lançaria meu próprio irmão naquela caverna, mas fica difícil especular o que eu faria ou não já que não estou e nunca fui motivado a isso. E se o fizesse, me culparia da mesma forma que Jacob se culpou. Ou seja, a forma como eu avalio é me colocando no lugar dele. Uma das coisas que eu sempre questionei sobre Jacob foi exatamente isso, por que ele não se manifestava? Por que escolher alguém pra esse trabalho? E hoje eu entendo. Afinal, ele era o protetor da ilha, da luz. Estar vivo era o que mantinha o coração da ilha seguro, pelo menos essa idéia foi passada. Então ele não podia se expor. Nas poucas vezes que ele ficou exposto, o que aconteceu? Richard tentou matá-lo e Ben conseguiu. Agora, essas metáforas de luz e coração da ilha podem não agradar, não me agrada muito também. Mas que conhecimento científico teria Jacob ou sua mãe pra melhor denominar o que havia dentro da caverna? O lostzilla pelo menos tinha uma idéia, ele tinha a capacidade de ler, ou escanear se preferir, as mentes dos mortos, inclusive dos Dharma folks. Tanto é que ele sabia que essa energia era potencialmente destrutiva. Mas sua escolha, mesmo ciente das conseqüências, foi a da destruição. Eu entendo e respeito aqueles que não aprovam o comportamento de Jacob, pois a série sempre o colocou numa posição elevada, de comando. A idéia passada até a quinta temporada foi essa. E de uma certa forma mantiveram esse mistério sobre a origem dos irmãos até o fim. Eu tinha uma visão de Jacob, até o fim da quinta temporada, quase que totalmente diferente da que tenho agora, naquela época era o contrário, eu criticava ele aqui no meu círculo e era apedrejado. Esse mistério que sempre girou em volta de Jacob agradava o público, até ele aparecer de fato. Comigo foi o contrário, eu achava uma tremenda babaquisse toda aquela devoção a um personagem que nem tinha dado as caras na série. Depois mostraram o cidadão e ainda criaram esse conflito dele com o lostzilla, que eu também já odiava igualmente. Por mim, podiam ter deixado o monstro tosco como uma máquina mesmo e não um ser humano desumanizado. E Jacob podia ter ficado como um blefe do Ben também, como Locke especulou, que eu acharia ótimo na ocasião. Mas já que deram esse novo quadro, com os dois aparentemente humanos, restou pra mim rever minha avaliação e interpretação. Então comecei a analisar o comportamento do lostzilla. Quando criança, eu já achei o MIB mais mimado do que o Jacob. Vem uma alma penada e diz a ele que é sua mãe verdadeira e ele fica revoltado. Depois ficou revoltadinho porque não podia sair da ilha, como uma criança se revolta com os pais por não o deixarem brincar no play. Só faltou dizer Yo soy rebelde. Jacob, por outro lado, mesmo sabendo da preferência de sua mãe pelo irmão, ficou a seu lado até o fim. E ajudava-a sempre em suas tarefas. Mãe verdadeira ou não, era a mãe que ele conhecia. Como o monstro, então, aí que não tenho nada de bom pra falar do MIB. Culpa do script ou não, uma coisa que ele herdou da mãe foi a famosa frase Eles chegam, mentem, corrompem, destroem, blá blá. Ou seja, tudo que ele mesmo fez. Era um chorão, só vivia reclamando, um hipócrita, mentiroso e assassino. E dentre seus diversos atos, fato é que o monstro tirou da série o melhor personagem, John Locke. Isso sem mencionar o que ele fez com a Claire, aquilo é puro sadismo e crueldade. Eu, que não suportava essa personagem xiliquenta, fiquei com pena dela. Eu sei que muitos acham que Jacob devia intervir, mas como? Ele não podia destruir o monstro, não podia detê-lo pessoalmente. Aí eu coloco o verdadeiro zero a esquerda da série:
6x12 Everybody Loves Hugo 27:24
Richard diz a Hurley: Jacob não nos diria o que fazer porque ele nunca nos diz o que fazer.
Sim, eram feitas listas e Ben acreditava que eram feitas por Jacob, mesmo assumindo ser Richard quem as trazia. Aí está a grande indefinição da série. Toda essa incerteza, como eu quero mostrar, gira em torno de Richard, não Jacob. Pois, em 1954, Richard afirma a Faraday que ele recebe ordens de alguém. E neste episódio 6x12 ele disse isso a Hurley. Essa contradição é trazida pelo próprio Richard, que pra mim foi o verdadeiro insignificante, omisso, impotente, medroso e burro. Até o Jack, novatão na ilha, chegou lá e botou mais banca que ele.
Continuando, por que eu acho que o objetivo era matar o monstro? Jacob tinha um timing exato dos acontecimentos, ou parecia ter. Então, por que não evitou a própria morte? A perplexidade de Ben diante disso é clara, conforme ele questiona o lostzilla logo após matar Jacob. Então podemos assumir que Jacob de certa forma, mesmo que ainda tivesse esperança de que Ben não o matasse, sabia que precisava morrer e seu substituto assumir, pois ele mesmo não podia destruir o lostzilla. Isso me leva a crer que todo esse processo teve essa destruição do monstro como objetivo principal, até porque foi após isso acontecer que a saga da ilha terminou. Sim, proteger a ilha era a tarefa principal, mas destruir o lostzilla era a missão pra que a ilha pudesse estar protegida. Quem queria matar o protetor da ilha e todos os seus candidatos? Quem queria destruir a ilha? Logo, pra protegê-la o primeiro passo era eliminar o monstro. E Jacob foi bem específico quanto a isso na reunião com os losties, quando diz Vocês têm que fazer o que eu não pude fazer, o que eu não fui capaz de fazer.
Enfim, deixando a moralidade dos personagens e as incoerências da série de lado, agradeço ao pessoal e aos administradores do fórum por esse espaço que nos permitiu ir além da simplicidade preguiçosa que o final de Lost trouxe. Apesar do pós-morte ter sido um banho de água fria na nossa esperança de um final mais esclarecedor e aceitável, não posso dizer que foi incoerente com a trama de maneira geral, pois mortos perambulavam na série desde a primeira temporada. Não achei ruim, sinceramente. Mas apesar de ter aceitado o final, não acho que tenha sido uma série espetacular. Na verdade, do jeito que as coisas caminharam nessa última temporada, não teria como. Acho que até fizeram bem, dentro da situação que foi criada na série. Cheguei só nessa temporada pra participar do forum, mas valeu a pena. O pessoal aqui foi além. Mas, mesmo que os produtores sejam os profissionais, donos da idéia, estamos em um número bem maior aqui, sem a hierarquia dos sets, e muitos têm talento e imaginação pra produzir.
Provavelmente continuarei vindo aqui às vezes, pra ler. Mas essa é minha deixa.
Abraços
_________________ This is the end
Of our elaborate plans, the end
Of everything that stands, the end
No safety or surprise, the end
I'll never look into your eyes...again
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar
|
|
|
|
|
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido. Anexar arquivos: proibido. Baixar arquivos: proibido.
|
|
| |