Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 5.436 Tópicos: 449 Localização: Salvador-BA
Grupos: Nenhum
Túnel do tempo
Em maio de 2002, uma semana após a marmelada de Zeltweg, escrevi um texto para a Folha que vale a pena ser resgatado agora...
Os jogos de equipe na F-1 são quase tão antigos como a categoria. A obediência de seus subordinados, no entanto, é um fenômeno bastante recente.
Até meados dos anos 90, era comum ver pilotos desobedecendo ordens em GPs. Carlos Reutemann, Didier Pironi e René Arnoux foram célebres transgressores nos anos 80.
No GP Brasil de 1981, o argentino Reutemann recebeu uma ordem de Frank Williams para abrir caminho para Alan Jones. A situação era ainda mais absurda do que a vista em Zeltweg: a prova carioca era apenas a segunda daquela
temporada.
Apesar dos apelos dos boxes, Reutemann não cedeu. Cruzou a linha de chegada em primeiro, 4s43 à frente de Jones. Pelo resto da temporada, a dupla da Williams continuou a se digladiar. O resultado foi péssimo para o time. Enquanto Reutemann e Jones dividiram a pontuação ao longo do ano _levaram 49 e 46 pontos, respectivamente_, Nelson Piquet, da Brabham, foi campeão com apenas 50 pontos.
No ano seguinte, a história se repetiu. Mas na Ferrari, que havia eleito Gilles Villeneuve como primeiro piloto, tendo Pironi como coadjuvante.
Na quarta etapa do campeonato, o GP de San Marino, Pironi e Villeneuve iniciaram uma disputa agressiva pela liderança. Preocupada, a Ferrari mandou o francês se manter na segunda posição. Pironi não só desobedeceu como foi desaforado: ultrapassou Villeneuve na última volta e venceu.
A rivalidade teve um resultado trágico. Nos treinos para a corrida seguinte, na Bélgica, o canadense morreu ao bater no March de Jochen Mass enquanto tentava superar Pironi.
Seis corridas depois, a dupla da Renault também passou por uma situação de insubordinação. Arnoux liderava sua corrida de casa, o GP da França, em Paul Ricard, quando recebeu ordem para ceder a ponta para seu companheiro, Alain Prost.
A exemplo do que aconteceu com Rubens Barrichello, no último final de semana, Arnoux havia feito a pole e vinha dominando toda aquela corrida.
Animado com a possibilidade de conseguir sua terceira vitória, o francês se fez de desentendido, acelerou ainda mais e venceu com 17s308 sobre Prost.
Fruto da maior profissionalização da categoria, com acordos comerciais cada vez mais astronômicos, as equipes passaram a tomar precauções para evitar casos de desobediência. Nos contratos, estipulam que os pilotos devem obedecer sempre as ordens dos boxes, quaisquer que sejam. Até Michael Schumacher precisou aceitar essa cláusula da Ferrari.
Como consequência, os jogos de equipe passaram a funcionar com mais frequência.
Em 1997, Eddie Irvine deu a vitória para Michael Schumacher em Suzuka. Na corrida seguinte, em Jerez, Jacques Villeneuve, da Williams, premiou a McLaren com uma dobradinha _David Coulthard e Mika Hakkinen o haviam ajudado na luta contra Schumacher. E, em 1998, Coulthard cedeu a ponta para Hakkinen na Austrália, respeitando um acordo selado antes da prova.
O primeiro jogo de equipe de que se tem notícia data de 1956, quando os pilotos de uma mesma escuderia podiam trocar de carros durante uma prova. No GP da Itália daquele ano, a Ferrari forçou Peter Collins a ceder seu carro para Juan Manuel Fangio. O argentino foi o segundo colocado na prova e conquistou o quarto dos seus cinco títulos mundiais.
Um brinde a Reutemann, Pironi e Arnoux. Três pilotos que nunca foram campeões mundiais. Mas que podem dizer, de cabeça erguida, que tentaram ao máximo, que foram esportistas ao pé da letra, que não aceitaram a subserviência.
Juro que esperei até o ultimo momento da transmissão para o Massaa ligar o radio e dizer:
Vocês entendem que o Vettel é mais rápido que eu?? Está clara está mensagem
E após isso meter o pé no freio....
Bom minha estima pelo Massa esse ano já estava em baixa, e não digo que estou com raiva ou qualquer coisa contra o cara..mas, ao ver as charges postadas não consigo ter reação, boa, ou, ruim.
E isso não é boa coisa vinda de mim....
EDIT:
Uma reportagem do As:
Citação:
Alonso vuelve con Massa de escudero
El espanãool, diez grandes premios después, vence en Alemania por delante de Massa y Vettel. Ferrari dio órdenes de equipo al comprobar que el asturiano era mucho más veloz que el brasilenãoo.
Manuel Franco | 25/07/2010
La primera vez no lo consiguió y la segunda ya no hizo falta que lo intentara. Pero lo hubiera hecho a la tercera. O la cuarta. Tarde o temprano, Fernando Alonso habría superado a Felipe Massa para conseguir el triunfo en el GP de Alemania. La segunda victoria del anãoo, las mismas que el líder Hamilton o el vigente campeón, Jenson Button. Un triunfo que demuestra que Ferrari siempre vuelve y que Alonso es su piloto, que el verdadero sucesor de Michael Schumacher es Fernando... Y Massa el de Barrichello.
Alonso no se quería quedar atrás, prentendía despejar dudas hasta de sus propios entusiastas, no podía dejar se estar presente. La temporada comenzó con una victoria del ovetense, y ahora, un Roland Garros, un Wimbledon, un anillo de la NBA, un Tour y un Mundial de fútbol después y con un título de MotoGP en el horizonte, Fernando se invita a la fiesta del deporte espanãool. Él, que derribó la barrera del deporte más complicado para los nuestros, el lugar donde habitaban otros, pero jamás los nuestros, él que con un talento sobrenatural para ir deprisa en un coche de carreras demostró que en Espanãoa ganamos a todo.
Alonso es el rival y, a pesar de estar quinto en el Mundial, confía en sí mismo tanto como le temen sus rivales. Vettel en la salida no vio a Massa que volaba por detrás para ponerse primero, se ocupaba de echar al asturiano contra el muro, lo demás no importaba. Tras esa salida en la que el brasilenãoo se puso primero comenzó la persecución. Y por detrás Sebatian con su Red Bull volador quitando tiempo. A la primera Massa cerró bien en los dos intentos, tanto que algunos vieron demasiada agresividad. Es su trabajo. Felipe sabía que su companãoero de equipo iba más deprisa, incluso es consciente de que es mejor piloto, pero si quería ganarle tenía que adelantarle en la pista. Esa era su máxima. Comprensible, lógica, normal. Lo que tiene que ser. Y además se cumplía un anãoo desde que volvió a nacer, en Hungría, destrozado por aquella tuerca de Barrichello. Quería la celebración, para su alma. Pero tuvo que obedecer órdenes de equipo. ¿Injustas? Quizá. La batalla entre los dos companãoeros hubiera sido digna de ver.
Alonso, enfadado tras no lograr pasar al paulista en la primera se descolgó. Para que su coche cogiera aire, para que en su equipo se dieran cuenta de lo que todos saben. Cuando estaba a casi cuatro segundos, volvió a acelerar, vuelta rápida tras vuelta rápida cogió a Felipe. Y entonces llegó la mancha que ensombrenció una victoria esperada, merecida. "Fernando Alonso es mucho más rápido que tú", escuchó Massa por la radio. Y en una actitud que no tuvo en Brasil 2007 cuando se salió de aquella curva y regaló el título a Raikkonen, dejó pasar a Alonso. Directo hacia la victoria. Pasillo de Massa, regalo envuelto en veneno de Ferrari. Hubiera sido mejor, y posible sin duda, que Fernando adelantara jugándose la vida en una curva imposible. Sólo hubo una oportunidad y no lo consiguió. A la segunda el pasillo ya era de oro.
A pesar de todo, el espanãool ganó demostrando que era y es el más veloz cuando tiene un coche con las condiciones necesarias, que a igualdad de condiciones no le gana nadie. Eso es una evidencia. Cimentada en vueltas rápidas, sólo Vettel en un persecución le batió en la última, cuando Fernando ya preparaba los dedos para enviar pajaritos a su canaria de la voz dulce.
Mientras, Sebastian entró en el rebufo de Massa, pero sin ver a Fernando, que sigue quinto en el campeonato, a 34 puntos de Hamilton, a 20 de Button y a 13 de Vettel y Webber. Cuidado. Por si acaso. Quedan ocho carreras, ocho oportunidades para el más valiente.
Los otros dos espanãooles terminaron decimocuarto y decimoquinto, De la Rosa y Alguersuari, respectivamente. Con dos grandes adelantamientos de cada uno de ellos. Y con un toque final de Kovalainen y su Lotus a Pedro que le volvió a manda a boxes y de luchar por el décimo a visitar los puestos trasero. La cuota de mala suerte de cada carrera. La que parece haber despedido a Alonso en busca de otros objetivos.
Fernando volvió, diez carreras después, cuando el crédito se agotaba. En las playas de Espanãoa los maridos dejaban a sus mujeres con los ninãoos antes de tiempo. Que empieza Alonso, decían dos en un grupo de tres matrimonios. Yo me quedo que ese ya no va ni p?a tras. Bueno, pues me subo ya dijo la mujer. Ellas, siempre tan inteligentes.
Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 5.436 Tópicos: 449 Localização: Salvador-BA
Se for analisar bem... a relação Alonso x Massa é pior que Shumi x Barrichello
Shimi pelo menos teve a vergonha de ver e reconhecer a merda, Alonso é arrogante de ainda acha normal isso.
E muita cara de pau.
Pelo menos nisso Barrichello era pau mandado que chorava como se fosse uma criança mais pelo menos apontava o dedo e dizia.. papai ele roubou meu pirulito, me bateu na pelada, mais mesmo assim volto amanhã para jogar bola com ele, afinal ele é o dono da bola.
Já Massa, é o pai que pergunta a ele o que foi que aconteceu... e ele diz:
- Nada.
- Como nada? Você toma cascudo, joga o pirulito no chão com raiva e diz que não foi nada?
-Ah é pq eu não queria mais aquele pirulito mesmo... aí eu dei de presente para ele.
Eu estou com raiva...muita raiva da F1, muita raiva por ser manipulado e ver uma falsa moral de que isso é normal, que ser desonesto compensa.
Pior que a covardia de Massa e Barrichello, foi ver Massa defender a equipe com o rabo entre as pernas.
Massa vai tomar...
Acho que meu bolso vai agradecer e a Coelba (distribuidora de energia) não vai gostar de ver pelo menos por enquanto mais uma Tv desligada nas manhã de domingo já o corpo torce por melhores noites de sono, pela futuras madrugadas não perdidas. _________________
Depois da noite de sono, penso bem parecido com o Rafaelrss, o Massa, encobriu algo que diminui o esporte que aprendi a gostar, subjugou a inteligencia de todos, mas do que o Alonso, quando entrou na transmissão dizendo que o Felipe havia quebrado uma marcha.
O cara ser pau mandando é algo que só quem esta vivendo a situação para dizer, porém, o cara gostar de ser o que é, daí é outro ponto.
Não vou xingar o cara, ou exalta-lo, mas, estou com vergonha por todos estes anos que xinguei a postura do Barrichello e enalteci o Massa. No fim é tudo a mesma coisa só muda o rosto.
Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
Mas que sujeitinho chupapau. _________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
Pois então, pobre Massa. Não quero discutir aqui se a Ferrari está certa ou não, ou se Alonso é mal ou não, são coisas óbivas para todo mundo.
O fato é que me passa na cabeça é que acabou-se a carreira do Massa. Que pena, foi quase. Um piloto de talento mediano pra bom, mas que com muito esforço quase foi campeão, e esse "quase" sendo o menor valor já visto no esporte.
Teria mudado tudo, ali. Massa campeão... perdeu uma chance única.
Na Ferrari, tomar seguido meio segundo de companheiro de equipe gera isso mesmo. Se entrar Kubica na Ferrari e Alonso começar a tomar meio segundo, acontece o mesmo com Alonsito.
Ferrari é um moedor de carnes.
Mas ninguém se espante o comportamento do Massa. Ele já deu passagem para Schumacher que em 2006 disputava o título, e em 2007 para Kimi ser campeão. Só não lembro de ninguém ter dado passagem para ele.
Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Setembro de 2008 Mensagens: 204 Tópicos: 1 Localização: Rio de Janeiro-RJ
Aí eu falo:Tenho ou não tenho razão em torcer contra a Ferrari?
os amigos que me conhecem aqui sabem.Ferrari, na minha opinião, é a máfia italiana ressuscitada na F-1, eu sempre pensei assim da Equipe.
É por isso que eu não torço pro Massa.Ele assinou essa cláusula e a qualquer hora essa mera ia acontecer.
Isso é pra vocês verem que mesmo de cara feia, ele tá vendido.VENDIDO!!!
Ah, e quem aplicou a multa sobre a Ferrari?Quem é o Chefão da FIA? AAAHH...Jean Todt...sei. Ele era chefe de qual equipe mesmo?
Vamo, Gente, responde aê...Ah, já sei!!!McLaren!!! Não, seria demais zoar a equipe prateada. Pelo que me lembro, Até Hamilton, estreante, desobedeceu Ron Dennis num treino que mandava Alonso passar ele.
É...algumas pessoas tornam o esporte gostoso de se ver
RBR...Tem os podres do VEttel, mas Webber não é vendido.Ele luta, ganha,perde, fazendo o seu melhor.
Pq Massa não foi pra RBR?
Ferrari paga melhor pra ele ficar com o rabo encolhido?
F-1 não é um cocô de esporte, gente, me perdoa.FErrari é quem suja o esporte
Pedrao, O Henrique em outro forum lembrou bem. Kimi deu passagem pro Massa em 2008 na China..
Hum, verdade, então ele que não reclame, se fosse ignorar ordem hj devia ter ignorado em 2008.
Em respeito à isso, o que me faz achar a postura do Schumacher as vezes é atitudes como da Áustria em 2002, quando ele deu uma freiadinha pra tentar fazer Rubens ganhar acidentalmente, mas Rubens teve reflexo e freiou mais ainda.
Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Junho de 2005 Mensagens: 2.537 Tópicos: 146 Localização: Secreta
É verdade, eu não costumo postar aqui, mas se tem uma coisa que eu tenho repugnância é a falta de dignidade própria.
Uma merda dessas compromete a credibilidade do esporte. Todo esporte tem uma certa dose de malícia, golpes sujos, mas isso se dá na briga pela vitória. Quando um cara mete o rabo entre as pernas, como aconteceu agora e já vimos acontecer antes, falta hombridade, é um episódio de auto-humilhação (porque ninguém obrigou ele a fazer isso) e isso põe o próprio esporte em xeque.
Ele se comportou como esses animais adestrados do circo. _________________ ***
The people in these towns, they're asleep.
All day at work, at home.
Sleepwalkers.
We wake them up.
Sometimes, life forces you to cross the line. You're going about your normal everyday routine, when suddenly something truly awful happens and all that pent-up rage you feel about your job, your marriage, your very existence, is released with unstoppable fury. Some call it 'reaching the breaking point' others call it 'breaking bad'.
Think of how stupid the average person is, and realize half of them are stupider than that. - George Carlin
Após polêmica, jornalistas batem-boca em coletiva com Alonso
Geralmente com declarações sem graça, a entrevista coletiva com os três primeiros colocados da prova do último domingo acabou virando um bate-boca entre Fernando Alonso e alguns jornalistas.
"Onde esta vitória se encaixa em sua carreira? Ao lado da de Cingapura-2008?", questionou um repórter, em referência ao episódio em que Nelsinho Piquet, hoje afastado da F-1, bateu seu carro de propósito para dar o triunfo a Alonso, então seu colega na Renault.
Totalmente desconcertado, o espanhol respondeu que havia sido um bom resultado de sua equipe e que a Ferrari havia sido superior em todo o fim de semana.
Outro repórter classificou as palavras de Alonso como um "conto de fadas". "Tentamos fazer a prova o melhor que podíamos. Damos nosso melhor na pista, na fábrica", rebateu o bicampeão.
Ao ser questionado sobre o que diria a quem o acusar de ganhar o campeonato de maneira suja, se vencer, Alonso mais uma vez desconversou. "O Mundial tem 19 corridas e às vezes ganhamos muitos pontos, outras vezes, não".
"A verdade é que você não conseguiu ganhar do Felipe na pista e teve que pedir ao time para fazer o trabalho por você, não?", indagou outro repórter. "Essa é sua opinião". "Estou perguntando a sua opinião. Ele teve que te dar esta vitória, não teve, Fernando?", continuou, para ouvir duas vezes do campeão da F-1 um "não".
Infelizmente, Massa agora está no mesmo saco que o Rubinho (o saco onde está o Nelsinho é outro, bem pior). Sua postura como profissional é indiscutível. Mas sua postura como desportista acabou.
Infelizmente gosto da Ferrari. Aquela coisa de criança que sempre escolhia uma Ferrari nos jogos de corrida, sabe? Pois é. Tenho que mudar de opnião e de gosto. Estas atitudes da equipe são um insulto a nós que acompanhamos o esporte.
Agora uma coisa gostaria de dizer: Alonso é muito pior que Schumacher. Eu penso assim.
Em 2002, vi na cara do alemão o quanto estava desconfortável com a situação no pódium. Me lembro que ele chamou o Rubinho para subir ao seu lado no primeiro posto e ainda lhe passou o troféu. Alonso, por outro lado, não aparentou estar desconfortável. MENTIU sobre o quebra no carro do Massa.
Essa postura fora da pista, pós incidente, é muito pior do que a do alemão.
A Ferrari perdeu um torcedor. Alonso ganhou um "torcedor contra".