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Carros brasileiros são reprovados em teste de segurança
Latin NCAP divulga crash tests de 207, Corolla, Gol, Meriva e Palio
A Latin NCAP realizou hoje um evento de lançamento em São Paulo, iniciando seus trabalhos de avaliação de segurança de modelos vendidos na América Latina. Os resultados dos oito testes realizados com veículos à venda no Brasil foram divulgados, com surpreendente má performance geral. Dos modelos testados, a nota maior na proteção de adultos ficou com o Toyota Corolla, que ganhou quatro estrelas. Já a proteção para crianças, em todos os modelos avaliados, não passou de duas estrelas.
A avaliação seguiu o padrão europeu, com testes de impacto frontais a 64 km/h. Dentro dos veículos, dois bonecos adultos foram posicionados nos bancos da frente, enquanto no banco traseiro foram colocados dois bonecos equivalentes a crianças de 3 anos e de 18 meses.
Peugeot 207 pontuou com uma estrela para ocupantes adultos e duas para crianças
Palio ElX 1.4 demonstrou ter estrutura muito dura e o Gol Trend 1.6 atingiu 1 estrela sem airbag
Seis veículos foram testados, dois deles nas verões com e sem air bag: Toyota Corolla Xei, Chevrolet Meriva GL Plus, Fiat Palio 1.4 ELX, VW Gol Trend 1.6, Peugeot 207 e Geely CK1. De acordo com a avaliação geral da entidade, todos ficaram devendo em segurança, principalmente infantil.
Nos modelos em que havia proteção por airbag, o dispositivo não funcionou apropriadamente, chegando a permitir o choque do peito do motorista contra o volante, como no caso do Meriva.
O Fiat Palio demonstrou ter estrutura muito dura, segundo a avaliação, podendo machucar gravemente a pélvis e o fêmur dos ocupantes durante a colisão. O Peugeot 207 também apresentou problemas estruturais, com uso de materiais inadequados e diferentes dos recomendados na Europa. No caso da versão sem airbag, o choque do motorista contra o painel tornaria o acidente fatal.
Corolla XEi com airbag chegou a 4 estrelas. Meriva ficou com 3 estrelas
Apesar de ainda não ser vendido no Brasil, o chinês Geely CK1 também foi testado e recebeu a pior avaliação. Não ganhou nenhuma estrela para ocupantes adultos e apenas duas para crianças. Segundo o Latin NCAP, a carroceria entra em colapso com o impacto, levando pedais, coluna de direção e volante a “entrarem” no motorista. A associação não recomenda a importação do modelo.
Segundo avaliação do Latin NCAP, é necessário maior investimento em segurança nos carros vendidos no país, principalmente na proteção para crianças. Segundo Michel Van Ratingen, representante do Euro NCAP, duas estrelas não é um bom resultado e apenas um dos cinco modelos testados trazia a opção de desativar o airbag para levar cadeirinha infantil no banco da frente, evitando esmagamento em caso de colisão.
Chinês da Geely não atingiu uma estrela sequer
Segundo o representante do Latin NCAP, Jean Marie Mortier,"o custo anual com acidentes de automóvel no Brasil é de R$ 22 bilhões". A entidade informou que alguns testes foram pagos pelas próprias montadoras, enquanto outros foram realizados com carros comprados pelo instituto.
O Latin NCAP foi criado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com supervisão da matriz europeia. No Brasil, a entidade é representada pela Pro Teste. (com Alberto Cataldi)
Resultado dos testes, onde a nota máxima possível é de cinco estrelas:
Chevrolet Meriva GL Plus com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 1 estrela
Fiat Palio 1.4 ELX com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 2 estrelas
Geely CK1 sem aibag – adultos: não atingiu nenhuma estrela / crianças: 2 estrelas
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Chevrolet Meriva GL Plus
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Ocupante Adulto
No impacto frontal, tanto a cabeça do condutor como a do passageiro foram bem protegidas pelo sistema de retenção. Havia estruturas na área do painel que poderiam expor a risco os ocupantes, se houver o impacto dos joelhos. A proteção para as pernas apresentou um risco médio. Durante o impacto, a tampa da mala abriu, apresentando risco de ejeção de ocupantes. De acordo com informações do fabricante, a maioria dos Merivas vendidos na América do Sul não estão equipados com airbags. Latin NCAP selecionou este veículo sem se basear em uma referência de mercado, apenas para compará-lo com o Meriva europeu já testado pela EuroNCAP.
Ocupante Criança
A cadeirinha para a criança de 3 anos foi incapaz de impedir o avanço excessivo durante o impacto. Mesmo com um grande deslocamento da cabeça do manequim, não houve o contato com o encosto do motorista – o que é muito importante. As instruções de instalação para as duas cadeirinhas testadas mostraram-se insuficientes, e não permanentemente fixados ao banco.
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Fiat Palio ELX 1.4 – sem airbag
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Ocupante Adulto
A classificação para o Fiat Palio foi limitada a uma estrela devido ao risco inaceitavelmente alto de ferimentos fatais na cabeça do motorista apresentado pelo volante. A proteção oferecida ao peito do motorista apresentou risco elevado, e estruturas perigosas na área do painel de instrumentos que podem ser afetar os joelhos dos ocupantes.
Ocupante Criança
O desempenho dinâmico da cadeirinha apresentou-se adequado. No entanto, as instruções de instalação para ambas as cadeiras eram insuficientes e não estavam permanentemente fixadas ao banco. A cadeira para criança recomendada foi considerada incompatível com o sistema de cinto do veículo.
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Volkswagen Gol Trend 1.6 sem airbag
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Ocupante Adulto
A classificação para o veículo foi limitada a uma estrela devido ao risco inaceitavelmente alto de ferimentos fatais na cabeça do motorista apresentado pelo volante. O cinto de segurança foi incapaz de impedir que o peito do motorista colidisse com o volante. Estruturas perigosas na área do painel de instrumentos em relação ao condutor, e que podem afetar os joelhos.
Ocupante Criança
O desempenho dinâmico para a cadeirinha da criança de 18 meses apresentou-se adequado. Para a criança de três anos de idade alcançou-se o máximo de pontos possíveis. No entanto, as instruções de instalação para ambas as cadeirinhas mostraram-se insuficientes e não estivavam permanentemente fixadas ao banco. Os assentos recomendados foram considerados incompatíveis com o sistema de cinto do veículo. Este carro não estava equipado com um airbag do passageiro. O carro estava equipado com cintos de três pontas estático na parte de trás, tornando a instalação segura das cadeirinhas difícil. Segundo o fabricante, mais de 95% dos VW Gol fabricados para a América do Sul possuem cintos de três pontas com retrator automático, ao invés do cinto de 3 pontas estático.
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Toyota Corolla XEi
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Ocupante Adulto
O compartimento do passageiro se manteve estável durante a colisão frontal e os pés foram mantidos intactos. As leituras do manequim indicaram uma boa proteção para a cabeça e peito. Há estruturas perigosas no painel frontal de instrumentos que representam um risco para ambos os joelhos do condutor e passageiro.
Ocupante Criança
O sistema de retenção infantil (cadeirinha) inicialmente recomendado pela Toyota não conseguiu proteger o manequim correspondente a uma criança de 3 anos durante a colisão frontal. A cabeça do manequim tocou a parte de trás do assento do condutor. Nesse meio tempo, a Toyota realizou vários testes com outro sistema de retenção infantil, em cooperação com o fabricante do dispositivo, o que resultou na recomendação de utilizar o assento de criança "Römer Duo". A Toyota informou ao Latin NCAP sobre os bons resultados. Latin NCAP não testou essa nova combinação carro e cadeirinha.
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Peugeot 207 Compact 5p 1.4
sem AirBag
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Ocupante Adulto
A classificação para o veículo foi limitada a uma estrela, devido ao risco inaceitavelmente alto de ferimentos fatais na cabeça do motorista apresentado pelo volante. A proteção oferecida para a parte inferior das pernas do condutor apresenta risco elevado devido ao deslocamento para trás dos pedais da embreagem e freio. Estruturas perigosas na área do painel de instrumentos que podem afetar os joelhos dos ocupantes. A carroceria não foi capaz de suportar a carga adicional. As rupturas do assoalho ameaçam os pés do motorista. O carro tem um controle de airbag luminoso no painel de instrumentos que é acionado após ligar a chave de ignição e realizar o contato. Infelizmente não havia airbags no veículo. Isto pode induzir a erro os consumidores.
Ocupante Criança
A proteção oferecida à criança de 18 meses na cadeirinha virada para a frente apresenta risco muito elevado, devido às cargas extremamente elevadas no pescoço. A cabeça da criança de três anos de idade apresentou anomalias sofridas durante o impacto. As instruções de instalação das cadeirinhas continham informações suficientes para instruir corretamente o usuário a instalar com segurança o assento. As instruções estavam permanentemente fixadas, e espera-se que durem a vida útil do banco.
Nossa o Palio é um carro duro demais... jamais compraria um Palio... se eu ganhar tudo bem, mais comprar não. Com o tempo aquele carro vai endurecendo, coisa estranha. O Palio pra mim é so beleza.
Lembro do meu tio dirigindo um Palio, eu juro ele tava a 40 ~~~50 km, so tinha o nosso carro na estrada, estavamos aindo do Clube, e o carro DO NADA capotou.... AFF tudo mundo q socorreu agente tava falando q isso era coisa de Palio
Meu tio tem um Palio, aquele carro ta cada dia mais duro e menos confortavel.
mas esse negocio de carro, depende de cada ano e modelo.
Eu tenho um Fiesta mais antigo e essa semana entrei no Fista 2010, zerinho de um amigo meu e notei q o dele é mais duro e menos confortavel que o meu, porem o dele é mais bonito!! Vai entender o porque de piorar o conforto de um carro dessa forma é absurdo. O meu os bancos são macios, tudo acolchoado, a lateral da porta Também e o Fiesta do meu amigo é tudo mais duro, parece q forraram uma madeira despistadamente e fizeram os acentos.
Agora esses carros ai no quesito segurança é muita vergonha e Também não muita novidade!!
So apaixonada com o Corollao, foi oq teve nota melhor no quesito segurança e pra mim esse carro é um conforto só. Otimo.
Imagina a segurança do Fiat Uno me deu vontade de rir _________________ _________
Uma nabucada é uma cheligada ao quadrado. PERIOD - By Giraia
- Lost has to go back! Has to go baack!
- This Island is diferent, it's special. I belong here. We crash here, life were left behind, some survivers think was a freak accident, others think it's fate. They want believe that everything happens for a reason. I dont know what believe anymore.
- Eu olhei bem dentro dos olhos desta ilha e o que eu vi... foi lindo!
Engraçado é ver os "Classe média" pagando mais caro e comprando essa porcaria de carro apenas para se ter um "ar" de sofisticação e se distanciar do povão que vai de Gol, Palio e cia..
Tem hora que brasileiro é uma piada mesmo.
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Lembrei do cara que tava “se achando” porque tinha comprado um Vectra, e o pessoal começou a encher os ouvidos dele de como é que compra um carro mentiroso, com motor atrasado, sem Air-Bag e ABS invés de comprar um Novo Focus, I30... outros que tem tudo isso e estão na mesma faixa de preço.
Aí o cara disse: Eu sei, mais Vectra ainda tem nome, e Vectra é nome de STATUS.
Só se tem respeito quando se dá o respeito, e isso muitos brasileiros não se dão.
Porque eu dono de empresa vou dar suplementos vitamínicos, se meus clientes estão contente com capim?
Aqui é o 5º maior mercado automotivo do mundo, caminhando a passos largos para ser o 4º MAIOR MERCADO DO MUNDO.
E o que a gente recebe em troca ?
CAPIM! _________________
Editado pela última vez por rafaelrss em Terça Outubro 19, 2010 12:36, num total de 1 vez
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Após estreia polêmica, Latin NCAP quer novo teste em 2011
Alinhada ao órgão europeu, entidade busca ampliar atividades na região, com maior freqüência de simulações
A indústria automotiva brasileira deu um passo importantíssimo em relação à segurança dos veículos que dirigimos. Finalmente, cria-se o Latin NCAP, variante do Euro NCAP (New Car Assessment Program), existente há quinze anos e em avançado estado de exigências. Depois do polêmico teste que evidenciou o nível inferior de segurança dos carros novos nacionais, o Latin NCAP quer o próximo crash-teste em 2011 – e daí em diante buscar a mesma freqüência das simulações da entidade européia, que divulga seus resultados quatro vezes ao ano.
O parceiro do Latin NCAP no Brasil é a Proteste, uma associação de defesa do consumidor que avalia e testa produtos vendidos no País. Segundo Jean-Marie Mortier, diretor da entidade, não há data determinada para o próximo teste, já que o Latin NCAP ainda medirá a reação do mercado à sua chegada o que, em caso positivo, se refletirá em investimentos e independência financeira – atualmente, o órgão usa um laboratório na Alemanha para realizar seus testes.
Por essa razão, apenas uma simulação fora registrada: 40% offset, onde o carro colide numa parece a 64 km/h. Já o Euro NCAP é muito mais específico, com um número muito maior de testes. Ainda de acordo com Mortier, a exigência do Latin NCAP é a mesma do Euro NCAP, mas os resultados podem ser diferentes para o mesmo carro, já que os testes lá e cá são compostos de maneira distinta.
Para Mortier, o Brasil está distante dos padrões europeus por ter carros de versões mais antigas, sem muitos equipamentos de segurança e por comercializar mais, justamente, os menos seguros. “No Brasil, a comodidade vem em primeiro lugar. Mas o Latin NCAP quer conscientizar sobre a importância dos itens de segurança. E quando os brasileiros exigirem por ABS e airbag nos carros, as fabricantes serão obrigadas a oferecê-los por um preço mais acessível. Trata-se de uma cadeia: quanto maior a demanda, mais baratos eles ficarão”, explica Mortier.
Esse e os futuros testes ficarão publicados no site da Proteste e do Latin NCAP, com o objetivo de servirem de consulta antes que o comprador realmente decida sobre o carro que pretende estacionar na garagem.