Olá! Fiz uma análise pro meu blog e para o meu fórum sobre Fringe e gostaria de compartilhá-la aqui... Espero que gostem!
Contém spoilers para quem ainda não viu o episódio...
Análise: 3.09 Marionette
O QUE TEVE DE BOM _____________________________________
Impacto. Eu gostei muito das alusões que o espisódio conteve. Cenas de grande impacto, fazendo com que Fringe continue num nível muito alto que outras séries não conseguem alcançar.
Verdade. Também gostei do Peter ter dito logo toda a verdade para a Olivia. Mas claro, que a partir de agora a relação entre eles estará mais do que nunca em "águas mornas". Mas todo esse drama acaba contando pontos para as atuações de Peter e obviamente, mais um acréscimo para Olivia, papel no qual, Anna Torv vem desempenhando de
maneira incrível nessa temporada.
Nível superior. Fringe realmente superou minhas expectativas nessa temporada. Nada melhor do que o acréscimo de uma "segunda camada" através da exploração de duas versões da mesma pessoa de uma maneira que nunca havíamos visto antes. Vimos gêmeos, sonhos e pesadelos, projeções do subconsciente, relação entre pai e filho - conceitos que têm dado ênfase à natureza do indivíduo. Agora podemos adicionar Amanda à essa lista. A reanimação dela provou que Fringe é realmente ilimitado em surpresas. A mensagem final do episódio foi não menos intrigante.
Fator medo/horror. Os episódios de Fringe são voltados para a ficção científica, obviamente. Mas quem diria que o fator medo/horror teve uma participação efetiva em Marionette. Ao ver o nome do episódio, não pude imaginar que era algo deste tipo até ver a promo. Realmente foi um episódio um tanto assustador. E claro, eu gosto muito disso em Fringe e gostaria de ver outras cenas desse tipo nos demais episódios. Essa consistência faz bem à série. Mais uma vez o tema e as imagens nos forneceram 40min de entretenimento gerando declarações úteis sobre a vida, morte e até mesmo pós-morte, como nesse caso, foi a reanimação.
Os sentimentos. O episódio tratou isso por partes. Enquanto existia aquela expectativa da verdade, tivemos outros fatores desse tipo, mas o mais importante ocorreu quando Peter resolve falar que não percebeu que não era a mesma
Olivia pela qual ele se apaixonou. Essa cena me tocou, assim como acredito que tenha tocado a muitos outros telespectadores. E eu estava esperando esse "toque", pois o episódioísódio teve uma honestidade que me permitiu olhar para trás nos episódios e lembrar como era a relação entre os dois anteriormente. Voltando o foco aos personagens, é bom que deem um pouco mais de importância ao casal da série fazendo com que esse desentedimento não fique por muitos episódios, pois é quase certo que
ainda durará muito.
O final. September sempre magnífico. Michael Cerveris está sendo o ator perfeito para tal papel. Vários fatores na cena ajudaram para dar o clima exato. O movimento, o local (cafeteria), o fundo, o tom de voz, enfim, não poderia ter sido mais real. Mas mais importante do que isso, ele nos deixou uma questão que ficaremos remoendo durante a pausa.
O QUE TEVE DE RUIM _____________________________________
E a 'guerra'? Foi um tanto desconcertante ver a equipe de investigar qualquer coisa diferente de um caso que envolve o universo alternativo. Não há nada que poderia fazer com a máquina, por exemplo? Uma simples menção já resolveria o problema. Eles trataram do caso sem falar nada do universo alternativo, no qual eles entraram em uma guerra bem objetiva. Eles não têm uma equipe inteira tratando disso neste momento? O foco do episódio era outro eu sei, mas não ter falado de um assunto tão importante na série foi um pouco inconfortante.
Pouca ação. Primeiro episódio de um caso 'aleatório' na temporada nos deixa com aquela sensação de 'querer mais' não é verdade? Além disso, a ação foi baixa... Fora algumas cenas de impacto, mas ação mesmo não teve... Não aquela que estamos acostumados a ver em Fringe. Apenas posso dizer que não teve aquela excitação que tivemos ao ver os outros episódios da temporada.
Sem Universo Alternativo. Voltando a este ponto, foi ruim não ver Walternativo, a alt Olivia, e até outros personagens do UA que gostamos de ver. O universo alternativo nos deu uma empolgação ao assistirmos os episódios, empolgação que foi um tanto perdida em Marionette.
MISTÉRIOS _____________________________________
Será que esse desentedimento significou o fim de Peter e Olivia?
Quem September estava se referindo ao dizer 'Ele ainda está vivo': Walter ou Peter?
Com quem September falava ao telefone?
Por quê September parecia surpreso com o futuro de Peter ou Walter se ele possui a capacidade de ver através do tempo?
De onde September veio?
RESPOSTAS _____________________________________
O título do episódio "Marionette" refere-se a um boneco articulado controlado de cima por cordas amarradas aos seus ,embros. Este, por sua vez, é uma referência a Amanda Walsh, nas quais as partes do corpo foram juntadas em fios por Roland em uma tentativa de reanimá-la.
Yatsko Project: Bellie e Walter criaram um soro em meados dos anos setenta para questionar alguém após a morte.
Reanimação é possível no mundo de Fringe, só que não espere que encontre a mesma pessoa.
A morte está pairando sobre Peter ou Walter. Provavelmente Peter.
CONSIDERAÇÕES FINAIS _____________________________________
Marionette. Não foi o episódio excelente que estávamos acostumados a ver mas teve sua taxa de importância. Principalmente pelo diálogo entre Peter e Olivia. Há menções importantes sobre que não somos definidos apenas por nosso corpo. Além disso, as memórias continuam a desempenhar um papel importante nos episódios... Cada vez mais impactante... Mas a palavra-chave do episódio foi a ESPERANÇA. Esperança do Roland, em tentar trazer Amanda de volta, e esperança de que a paixão entre Peter e Olivia não acabe.
Melhor atuação: Anna Torv (Olivia Dunham.)
Melhor citação: "She's taken everything." - Olivia.
Melhor momento: Olivia e Peter no 'Jardim dos Corações Partidos'.
J.J. Abrams comenta sobre a mudança de ''Fringe'' para as noites de sexta-feira
A mudança de data de exibição fez com que surgisse uma enorme dúvida na cabeça dos fãs sobre o futuro da série. Isso porque a passagem das noites de sexta-feira geralmente significa um indicativo de que a série possa vir a ser cancelada em breve, fato esse que parece não preocupar J.J. Abrams. Em entrevista ao site Assingmentx, o criador de “Fringe” revelou o que achou da mudança de exibição para as noites de sexta-feira e não se mostrou muito perturbado pelo futuro da série no decorrer dessa 3ª temporada.
“Minha primeira reação foi ‘m****’ seguido quase que imediatamente por um ‘obrigado FOX’. A verdade é que estamos falando da 3ª temporada de “Fringe”, um show que as outras emissoras talvez não dessem o devido suporte. O que eu estou bastante esperançoso é que os telespectadores de “Fringe”, a quem sou incrivelmente grato, vão continuar ligados, apesar dessa mudança de noite geralmente ser conhecida como ‘espaço morto’.”
Se o próprio J.J. Abrams não está tão preocupado com essa mudança, isso já é um indicativo bom para “Fringe”.
Fonte: cineseries _________________ _________
Uma nabucada é uma cheligada ao quadrado. PERIOD - By Giraia
- Lost has to go back! Has to go baack!
- This Island is diferent, it's special. I belong here. We crash here, life were left behind, some survivers think was a freak accident, others think it's fate. They want believe that everything happens for a reason. I dont know what believe anymore.
- Eu olhei bem dentro dos olhos desta ilha e o que eu vi... foi lindo!
_________________ _________
- This Island is diferent, it's special. I belong here. We crash here, life were left behind, some survivers think was a freak accident, others think it's fate. They want believe that everything happens for a reason. I dont know what believe anymore.
Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Janeiro de 2006 Mensagens: 745 Tópicos: 3 Localização: sete lagoas
Twitter: @fabianoctorres
Grupos: Nenhum
3X10
Primeiramente: Alguém aí viu o Observador?
Antes de ver esse episódio de retorno, já tinha lido que a audiência tinha aumentado, e li também que o produtor da série conversou com executivos da FOX sobre o planejamento de mais 3 temporadas, o que me deixou muito contente, apesar de ainda ficar bastante receioso com Fringe nas noites de sexta.
Nem vou entrar em detalhes. Retorno sensacional, um verdadeiro mergulho na mitologia da série. 3ª temporada impecável.
Fringe é a melhor série em exibição. Sem mais. _________________ Bazinga!
Série mantém audiência em retorno e Leonard Nimoy pode voltar
Só boas notícias para os fãs de Fringe.
A primeira é que a série voltou a ser exibida nos Estados Unidos. Porém, o episódio "Firefly" marcou a mudança do programa na grade da Fox estadunidense, trocando a quinta pela sexta, o que gerou muita especulação de que isso poderia significar também um final antecipado do programa. Pois o retorno após a parada das festas, que contou com participação especial de Christopher Lloyd, não apenas manteve a média que Fringe tinha até o fim de 2010 como conseguiu um pico 12% maior do que tinha antes, algo que o presidente de entretenimento do canal, Kevin Reilly, havia dito ser tudo o que eles querem para manter a série no ar. Vale agora torcer para que o público continue cativo.
Outras novidades dizem respeito ao elenco da série, mais especificamente, as participações especiais. Em seu twitter, Leonard Nimoy avisou que já começaram as negociações para que seu personagem, William Bell, retorne para mais um episódio.
E o TV Line disse que também estão adiantados os contatos para que Andre Royo (The Wire) volte a interpretar Henry Arliss Higgins em um dos episódios finais da atual temporada. A última vez que o personagem apareceu foi quando ele ajudou Olivia a voltar para casa.
Fonte: Omelete _________________ _________
Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Fevereiro de 2010 Mensagens: 176 Tópicos: Nenhum Localização: São Paulo
3x10 Firefly
Absurdamente Insano!
Fringe
Como que uma série é capaz de fazer um episódio como esse. Um episódio que se aprofunda na mitologia da história e ao mesmo tempo evolui muito os personagens, é uma combinação perfeita.
Todas as peças se encaixam, sem o uso das katchangas. (tudo bem que eles viajam em muitas coisas e deixam de lado todos os paradoxos e complicações das viagens no tempo) mas pelo menos a história como um todo é completamente coerente, as reviravoltas são plausíveis, as atuações (principalmente do John Noble) são ótimas e a carga emocional não é apelativa, é natural, junto com o curso de eventos da história.
Porém eu torço (e muito) para Fringe não ter mais outras 3 temporadas. Apesar da série ter atingido um nível tão espetacular nessa 3ª temporada, nos trazendo esse sentimento de não querer que a série acabe nunca, ela precisa acabar, e de forma satisfatória.
LOST nos deu esse sentimento, até muito antes de Fringe, mas vejam o que resultou do acréscimo de mais 3 temporadas à LOST: um SERIES FINALE que desagradou no mínimo mais da metade dos fãs. Embora eu tenha até gostado, é fato que o nível da série na última temporada foi LAMENTÁVEL.
E é por isso que eu temo muito que aconteça o mesmo com FRINGE.
Acho que uma 4º temporada, com mais 22 episódios seria o ápice do excelente, acho que daria tranquilo pra se encerrar todos os assuntos, amarrar todas as pontas, e mantendo a qualidade da série, talvez não consiga se igualar a esta 3ª temporada, mas pelo menos próximo disso.
Mais do que nunca concordo com o Gelo.
FRINGE é a melhor série em exibição da atualidade! _________________ LOST - The End
See ya in another life brother.
Metade amou, metade odiou.
mas oq importa é q LOST foi e sempre será a série mais envolvente de toda a história.
De maneira nenhuma ela é perfeita, e com certeza a última temporada poderia ter sido 10x melhor. Mas ainda assim, O Fim; foi o final mais belo q eu já vi em toda a minha vida.
episódio excelente mesmo, não vou entrar em detalhes do episódio, foi demais.
Realmente a mitologia da série é muito boa. _________________ _________
Nunca mais tinha comentado aqui, mas me senti obrigado à voltar pra comentar esse EXCELENTE episódio.
Sou muito fã de qualquer coisa que envolva teoria do caos, e acho que nesse episódio em particular, a série soube mesclar esse tema, com toda a história (que no fundo, sempre teve um pouco a ver com a teoria) de forma maestral. O resultado foi magnífico.
Agora só posso dizer que estou bastante ansioso pro próximo episódio de logo mais, e que torço pra que continue na mesma linha.
Só quero ver como vão explicar a origem e o modo de operação do Observador. Ou seja, como é possível existir um ser que controla o tempo-espaço de forma tão significativa.
A série está muito boa, aliás. _________________ 'O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.
O tempo pobre, o poeta pobre
fundem-se no mesmo impasse.' Drummond.
Registrado em: Terça-Feira, 22 de Março de 2005 Mensagens: 1.966 Tópicos: 25 Localização: The Land of the Lost
SuperMT escreveu:
Só quero ver como vão explicar a origem e o modo de operação do Observador. Ou seja, como é possível existir um ser que controla o tempo-espaço de forma tão significativa.
Eles são de um 3° Universo, com tecnologia superior.
Assim fica fácil de explicar qualquer coisa. "tecnologia superior".
Geralmente o Bishop é convincente nas explicações dele. Mesmo nas ideias mais viajadas. Afinal, é isso que deixa Fringe boa. _________________ 'O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.
O tempo pobre, o poeta pobre
fundem-se no mesmo impasse.' Drummond.