Eu até assumo que falei um monte de bobagem, eu sei. Mas depois de ouvir que ela era a voz do século, eu achei que era pra isso o tópico, huahua
Sobre singularidade e pecuiliaridade de uma voz, não acho que isso se define apenas por um timbre diferente. Não era isso que fazia a Janis Joplin tão fantástica, apesar de também fazer parte.
Acho que o que mata a Amy Winehouse é que ela não passa nada íntimo, profundo, na forma como canta. Ela sempre pareceu alheia, sempre pareceu que estava pensando em outra coisa quando cantava. Grandes intérpretes, pra mim, se definem quando cantam "com os rins". Não basta ter um timbre curioso se não é capaz de passar nada.
Lógico, que nisso a Stone, a Pink, a Lady Gaga também são uma bosta.
Se fosse escolher por peculiaridade, eu escolheria a Duffy, que é tanto como a AW mas pelo menos passa emoção ao cantar. Tem o péssimo defeito, é claro, de não se envolver em drogas, nem estar na mídia louca para aparecer. Só tenho profunda antipatia pelo claro plágio de Stand By Me na introdução de Mercy, não gosto dessas coisas.
Então, se num fórum se permite dizer que uma pessoa que acaba de morrer é voz de um século que mal começou, só por que ela morreu, quer dizer, criação de listas, endeusamento da morte, etc, então quem começou rebaixando o nível não fui eu.
Mas tudo bem, cada um com sua opinião, melhor do que não ter, né?
Editado pela última vez por PedroJungbluth em Quinta Julho 28, 2011 16:19, num total de 1 vez
Acho que o que mata a Amy Winehouse é que ela não passa nada íntimo
Descartaram cocaína então?
PedroJungbluth escreveu:
Acho que o que mata a Amy Winehouse é que ela não passa nada íntimo, profundo, na forma como canta.
É bem verdade.
Mas pode ser efeito das drogas/alcool ela estava sempre esquista, estranha, alheia a tudo quando cantava.
Eu vi poucas vezes a Amy na tv, eu nunca vi ela dando uma boa entrevista, ou parecendo estar bem em algum show. _________________ _________
Uma nabucada é uma cheligada ao quadrado. PERIOD - By Giraia
- Lost has to go back! Has to go baack!
- This Island is diferent, it's special. I belong here. We crash here, life were left behind, some survivers think was a freak accident, others think it's fate. They want believe that everything happens for a reason. I dont know what believe anymore.
- Eu olhei bem dentro dos olhos desta ilha e o que eu vi... foi lindo!
PedroJungbluth, o que te deixa acreditar que eu disse isso só porque ela morreu é só a sua falta de informações.
Como você mesmo disse, opiniões devem ser respeitadas.
Eu gosto de música. Cresci ouvindo o que existe de melhor. Sempre estudei música na minha vida e digo tranquilamente que não existe hoje voz como a da Amy em artistas novos.
Todos os exemplos que você deu até agora são excelentes, mas apenas "mais do mesmo"
Sobre ela não passar nada de íntimo, devo concordar. Mas isso acontecia quando ela estava muito chapada(o que era comum, enfim). Esse é um grande problema.
Já vi Elis chorar cantando Chico e confesso que isso é emocionante e incrível. Mesmo a Amy sendo fudida na vida, ela apresentava muito mais tecnica enquanto cantava do que propriamente emoção. A emoção deve estar na canção, portanto... Exemplo disso, pra quem quiser ver:
Bom, de qualquer forma, isso é SÓ uma opinião... _________________ 'O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.
O tempo pobre, o poeta pobre
fundem-se no mesmo impasse.' Drummond.
Reformulando: cresci ouvindo muito do que há de bom. _________________ 'O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.
mas eu vejo a música popular como uma forma de passar emoção. Sinceramente, sem isso, a música popular perde feio, de surra, para qualquer estilo erudito, onde cantores líricos passam anos treinando antes de uma grande apresentação, quase todas tem faculdade de música para dar respaldo ao que fazem, etc.
O que faz Elis Regina, que você citou, ou Janis Joplin, serem melhores disparadas que outras cantoras com mesma capacidade vocal delas é a emoção e verdade que passam. Por isso acho Rehab a única música significativa da Amy Winehouse. Você citou Valerie, que é uma música que dá sono de tão monótona, ôca, e um dos grandes motivos de eu ainda estar odiando rádio nas últimas semanas é que essa não para de tocar.
Vamos lembrar que música é arte, e arte é expressão, não técnica.
Mas todo esse assunto tá enchendo, por que eu não estou entendendo sua linha de raciocínio. Primeiro faz uma afirmação absurda, sobre voz de um século que ainda tem 89% pela frente. Eu apenas fiz uma piadinha com isso, por que sinceramente achei que você estava sendo irônico. Depois quando eu falo a palavra "técnica" você ridiculariza, dizendo algo (nem vou voltar pra ler, mas lá está) sobre eu não ter conhecimento, etc, assim como agora você cita que eu tenho absurda falta de informação. Ok, ok. Ambas colocações grosseiras, pra falar o mínimo. Isso só vem de pessoas que não tem um padrão educacional muito bom, não sabem argumentar (olha o troco, grosseria vira grosseria), e me espantei muito ao ler isso de você, pessoa que sempre respeitei a argumentação.
Bem, e agora eu tive que ler que você só escuta o que existe de melhor e estuda música faz tempo. Ou seja, sua base argumentativa no tópico todo foi de que você é maravilhoso e eu uma mërda. Cara, não estamos aqui discutindo eu ou você, mas sim a Amy Winehouse, não?
Você falou que se eu citasse uma única cantora melhor, você retirava. Eu citei a Joss Stone, e você não retirou. Usou o argumento que se perguntasse pra ela, ela apontaria a Amy como melhor. Ora, o inverso também é verdadeiro, então seu argumento foi nulo.
Bem, então eu te pergunto: Quantas oitavas abrange a voz da Joss Stone, e quantas da Amy Winehouse? Qual nota é o ápice de cada uma? Usa o teu estudo de música, e me responde isso. Eu não sei. Eu não estudo música, nem acho que tenha bom ouvido pra isso, ou bom conhecimento técnico. Mas já que você sabe, me diga então, por que afinal ela não chega nem aos pés?
Ou será que você está falando do estilo? Adora tanto a voz analasada da Amy Winehouse? Eu não curto, mas se curtise teria que apontar novamente aquela moça cujo nome batiza cerveja nos Simpsons, e que você citou de "mais do mesmo".
Mas me atenho a Joss Stone, que é sim superior em qualquer aspecto. Tem mais potência, tem técnica perfeita, atinge mais notas, creio eu, e tem um alcance maior. E infinitamente mais bom gosto musical, o que pra mim é muito importante. E ela é mais do mesmo? Cite uma cantora similar, portanto, antes de dizer isso, senão fica parecendo falácia.
Registrado em: Quinta-Feira, 25 de Agosto de 2011 Mensagens: 10 Tópicos: Nenhum Localização: São Paulo
Grupos: Nenhum
Bom agora todos sabemos que ela não morreu de overdose... Pelo menos é o que dizem os jornais.
Ela também assinava uma coleção para alguma marca de roupa, agora não me lembro o nome.
Vai fazer muita falta.
Eu acho que ela era uma boa cantora sim, se destacou no meio musical onde estava tudo meio monótono.
O que acontece é que tem uma galera aqui que quase nunca é contestada e que quase sempre "está" certa. O que eu fiz foi expor uma opinião e você a ironizou.
Já disse que aprecio todo tipo de música e, inclusive, a Joss Stone.
Hoje temos Adele, que também canta demais. E várias outras cantoras, que, como você disse, nem ao menos sei "quantas oitavas" atingem, o que, para a nossa discussão, também não faz a menor diferença.
Vou dizer outra vez, o que faz da Amy a melhor dessa nova geração. pra mim, é a singularidade do seu timbre. Ao meu ver, é uma inovação musical. E outra, desde criança.
Boas festas de ano novo, aliás. _________________ 'O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.
Vou dizer outra vez, o que faz da Amy a melhor dessa nova geração. pra mim, é a singularidade do seu timbre. Ao meu ver, é uma inovação musical.
Sério, utilizar como argumento a originalidade de timbre ou entonação de voz para classificar um artista como inovação musical é a mesma coisa que falar que o jogador Zézinho é uma revolução no que faz porque apareceu no campo com uma chuteira nunca antes vista na história do futebol sem saber ao menos o que ele pode fazer. O timbre, falando puramente como um leigo, seria uma das últimas coisas que eu levaria em conta em alguém que se propõe a fazer música. Não adianta se ter algo característico se não for bem usado ou de forma significativa, e mesmo que atenda esses requisitos, outras vertentes não podem ser de nenhuma forma esquecidas.
Apesar do que possa parecer, também concordo que a Amy foi uma grande cantora se formos avaliar o conjunto todo da obra, mas infelizmente para por isso mesmo. Técnica, poder vocal, composição, inovação e performance existem milhões de outras candidatas que estão muito acima do que ela apresentou nesse curto período de vida. Como disse lá na primeira página e ninguém ligou, Adele e Florence Welch por exemplo, são uma amostra microscópica disso. E também venho a concordar sobre a citada Joss Stone. Começou a carreira totalmente perdida do que realmente poderia fazer e aos poucos foi se ajustando maravilhosamente.
O grande problema é a quase automática supervalorização que é dada para pessoas que passaram dessa para melhor. E não falo isso baseado nos comentários feitos por aqui. Se o cara era bom, vira ótimo. Se era ruim, vira mediano que fez grande sucesso e foi marca registrada do gênero que seguia. Se foi grandioso, vira ícone da época ou até mesmo do século. O fato é que a mídia sempre foi hipócrita e sem culhões suficientes para fazer uma crítica construtiva de um dado indivíduo depois que morreu. É da natureza humana ou de pelo menos grande parte das pessoas passar a mão e só ver o que de bom foi feito sem olhar para o restante, principalmente se for algo que possa, de alguma forma, poluir a imagem criada.
Antes que seja gerada alguma discussão tentando apontar culpados, já deixo claro que isso é uma visão particular que tenho, porém respeito quem acha o contrário.
Já pegando carona no que foi feito, deixo dois vídeos da Florence Welch para apreciação logo abaixo:
Não concordo com o que você disse no começo e achei sua comparação exagerada. Mas, enfim...
Sei muito pouco de acustica, mas vocês devem saber que timbre vocal é estritamente individual, ou seja, cada um tem o seu. Não existe melhor ou pior, e sim o que te agrada mais ou menos.
Acho que nesse sentido a Amy se destacava bastante. Apesar de ser uma garota miúda, sua voz tinha uma força incrível, digno de uma negra robusta do coral da igreja(costumava dizer que quando fechava os olhos parecia estar ouvindo uma negra cantar).
Acho que esse papo de supervalorizar os mortos já devia ter ficado pra trás. Isso é coisa pra gente que não chega a ter um grau bacana de discussão como vocês, e, além disso, espero que não rotulem qualquer um que valorize alguém que eventualmente morreu como um fã de hypes.
Difícil... _________________ 'O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera.