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O brasileiro que matou o joystick
Durante a E3 (maior feira de entretenimento e games do mundo) , em junho, um anúncio da Microsoft causou assombro . A empresa apresentou ao mundo o Projeto Natal, um adaptador para Xbox 360 que reconhece a voz e o rosto dos jogadores e reproduz seus movimentos nos jogos sem a necessidade de um joystick. Os sensores de movimento, profundidade e voz tornam possível personalizar jogos, digitalizar objetos (como um skate) e até interagir com amigos virtuais.
O responsável por isso acontecer é o curitibano Alex Kipman, que preferiu homenagear a capital do Rio Grande do Norte, sua grande paixão , na hora de dar nome ao projeto que ele conduz na Microsoft. Em entrevista à Galileu, Kipman conta um pouco sobre seu papel no desenvolvimento do game e como ele funciona.
Galileu: Qual foi seu envolvimento no projeto?
Kipman: Eu sou o diretor de incubação do Xbox. Meu trabalho é incubar novas tecnologias e criar oportunidades de novas experiências para os usuários do Xbox . O Natal é uma delas.
Galileu: O nome em português foi idéia sua?
Kipman: O nome foi sim, minha ideia. A Microsoft usa cidades como nomes- códigos. A pessoa que idealiza o projeto normalmente o nomeia . Eu sou brasileiro nascido em Curitiba, mas há muito tempo amo as praias do Nordeste e Natal continua sendo uma das minhas cidades favoritas em todo o mundo. O nome “Projeto Natal” veio da minha vontade de homenagear o Brasil e também porque o nome significa “nascer” em latim e, considerando a nova audiência que o Projeto Natal trará ao Xbox… o nome é perfeito!
Galileu: Como o videogame funciona?
Kipman: Neste momento nós não estamos revelando todos os detalhes sobre como a tecnologia funciona. Mas o que eu posso te dizer é que o Projeto Natal é cheio de ” mágica ” da Microsoft. Esta mágica inclui uma câmera RGB, um sensor de profundidade e um microfone com um processador personalizado. Todo esse hardware especial funciona através de um software inovador da Microsoft que nos permite captar seus movimentos e expressões do seu rosto, até nos permite responder à sua voz!
Galileu: Vocês anunciaram que o videogame não só reconhece mais entende a sua voz. Como é que isso funciona?
Kipman: Sim, ele não só reconhece como entende sua voz. É por isso que nós dizemos que “tudo o que você precisa é experiência de vida”. Se você sabe como se mover ou falar, você e seus amigos podem instantaneamente se lançar a qualquer experiência no Projeto Natal. Essa é razão pela qual estamos tão empolgados com o projeto, ele realmente tem potencial para transformar social gaming (não existe uma tradução exata do termo para o português, mas o conceito trata de tornar os games uma experiência mais comunitária e menos individual ) – e o entretenimento – para sempre.
Galileu: A Microsoft planeja fazer do Xbox um centro de entretenimento que combine vídeo, TV e internet em um único aparelho?
Kipman: Eu acredito que o Xbox tem algo para todos. Se você é alguém que nunca pegou um controle nas mãos, a simples e natural aproximação ao Projeto Natal fará com que você queira jogar e se divertir com ele. No Xbox, isso poderia ser jogando videogame, assistindo TV ou apenas socializando com seus amigos em pessoa ou online.
Galileu: Quando o Projeto Natal estará disponível no Brasil?
Kipman: Nós não estamos anunciando a data de lançamento agora, mas nós enviamos centenas de kits de desenvolvimento para nossos parceiros durante a E3 para que suas equipes de criadores comecem a sonhar com todas as possibilidades que o Projeto Natal oferecerá a eles. Como dissemos na E3, o Projeto Natal vai funcionar com qualquer Xbox que já foi vendido mas nós não temos ainda uma média de preço para anunciar.
Galileu: A tecnologia foi desenvolvida especialmente para videogames ou ela tinha algum outro uso antes?
Kipman: O foco da minha equipe é transformar o social gaming e o entretenimento para sempre. Foi para isso que essa tecnologia foi criada.
Galileu: Em que tipo de jogos vocês estão trabalhando?
Kipman: Nós não anunciamos nenhum jogo ainda. Eu sou o cara que inventa as cores e os pincéis que criarão a paleta para os criadores de games. O Projeto Natal e as tecnologias com as quais eu trabalho apenas definem um novo conjunto de cores e pincéis para serem usados por game designers. Meu trabalho é assegurar-me de que os criadores de games são apenas limitados por quão longe suas imaginações podem levá-los.
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Natal não será exclusivo do Xbox 360
O Project Natal ganhou como a melhor apresentação de hardware na E3 deste ano.
Realmente foi a melhor mesmo. A Microsoft mostrou cheia de entusiasmo a sua
maneira de tentar abocanhar o mercado dominado pela Nintendo, enquanto isso, a
Sony apresentou mais reservadamente o seu sistema de controles de movimentos.
A mãe do Xbox fez uma apresentação no estilo da Nintendo, mostrando famílias, com crianças jogando, dando a entender que 'qualquer um poderá jogar'.
O sistema criado pela Microsoft realmente representa uma boa evolução no sistema de hardwares de controles de movimentos, mesmo não sendo, para alguns, uma ideia agradável jogar sem controles, ou ficar dançando igual um maluco na frente da televisão para fazer uma meia-dúzia de ações em um jogo. Mas essa evolução não será apenas para o Xbox 360. Hã? Pois é, em uma recente entrevista dada por Bill Gates "o cara" da Microsoft, foi dito que o Project Natal aparecerá no Xbox 360 e também nos PCs. Mas não parou por aí.
O tio Bill não está falando do presente momento, claro. Mas ele deixou no ar a
possibilidade de trazer isso para os computadores, mas para fazer diversas coisas, como organização de arquivos e para a comunicação, mais ou menos no estilo Minority Report. Ele disse também que isso já é usado em escritórios da Microsoft, só que é uma tecnologia muito cara ainda, portanto, isso demoraria alguns anos para se popularizar e chegar a substituir o teclado e o mouse, por exemplo. Mas jogos no PC com o Natal, dançar na frente de uma TV de 50", tudo bem, mas em frente à um monitor comum, de 19", já é muita alegria para uma pessoa só.
Eu joguei numa parada parecida com essa no Campus Party do ano passado. Era um stand que tinha um jogo de luta. Bem hilario voce ficar socando o ar. Hehehe _________________ Tem sempre um babaca falando merda. - Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09
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Veja Burnout Paradise controlado pelo Projeto Natal
Talvez a pergunta mais freqüente atualmente entre os gamemaníacos esteja relacionado ao tão comentado Projeto Natal, apresentado durante a E3 deste ano. Sabendo disso os editores do site CNET fizeram uma visitinha a Microsoft para saber (e jogar) um pouco mais sobre esse ambicioso projeto.
Através de um vídeo é possível ver como funcionará a nova tecnologia, inclusive mostrando como Burnout Paradise poderia ser jogado com a mesma. E claro, ver Kudo Tsunoda, diretor criativo do projeto, falando um pouco mais sobre o assunto.
Burnout Paradise aos 01:36s, e o Wii ... se fu... top top top
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Vídeo mostra Project Natal sendo usado com Half-Life 2
Eis um clipe do que parece ser o Project Natal sendo usado como controle de Half-Life 2. São as primeiras imagens do Natal com um FPS.
O clipe vem de uma fonte não confirmada, mas tudo no sistema exibido nos lembra o Natal – uma versão beta, no caso. Os comandos parecem ser ao mesmo tempo intuitivos e estranhos nisso que supomos ser uma prova de conceito, com o usuário controlando sua visão movendo a tela com a mão.
Ainda que não dê para concluir muita coisa a partir do vídeo, é legal ver um jogador controlar um game complexo com as mãos vazias. Manipular objetos além de armas pode se tornar algo bem mais interessante.
Administrador da Xbox Live comenta integração com o Project Natal
Entrevistado pelo Gameinformer, Marc Whitten, administrador geral da rede Xbox Live, fez um interessante comentário a respeito do emprego do Project Natal no sistema online do console.
"O Live está no centro de tudo o que fazemos [no Xbox 360]. Com o Project Natal teremos a mesma atenção. Seguiremos com nosso objetivo de criar as experiências mais simples que conseguirmos para a maior audiência possível. O Natal será algo realmente mágico e a fusão desse sistema com o Live será extremamente inovadora - tanto nos games quanto na forma de pensar na indústria do entretenimento", disse.
Dá pra imaginar as possibilidades. A Microsoft já havia comentado que o Project Natal deve incluir controles a la Minority Report - através de gestos. É só uma questão de expandir essa liberdade de interface e reconhecimento facial ao mundo online, portanto. Parece que o ano terá algumas surpresas bem interessantes aos donos de Xbox 360...
Project Natal será lançado este ano, mas ainda não tem data marcada.
Fonte: Omelete _________________ _________
Uma nabucada é uma cheligada ao quadrado. PERIOD - By Giraia
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- This Island is diferent, it's special. I belong here. We crash here, life were left behind, some survivers think was a freak accident, others think it's fate. They want believe that everything happens for a reason. I dont know what believe anymore.
- Eu olhei bem dentro dos olhos desta ilha e o que eu vi... foi lindo!
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Project Natal tem lançamento marcado para final de 2010
Na noite desta quarta-feira (7), a Microsoft realizou sua conferência de abertura da Consumer Electronics Show - evento iniciado em Las Vegas - representada por Steve Ballmer, executivo-chefe da companhia. Além de mais produtos, como o sistema operacional Windows 7, algumas novidades para o Xbox 360 foram confirmadas, como o fliperama virtual "Game Room"; no entanto, os fãs de novas tecnologias já podem começar a se planejar - o Project Natal sairá neste ano.
O Project Natal - codinome do periférico formado por uma combinação de sensores de captura de movimento e sons e que promete fazer com que os jogadores utilizem seus games apenas com movimentos do corpo - tem seu lançamento marcado para o próximo período norte-americano de festas, no final deste ano. É uma aposta segura que o mesmo chegue às lojas em novembro, quando ocorre o feriado de Ação de Graças, ou em dezembro, antes do Natal (mas não se enganem: o nome do projeto provém da cidade brasileira - muitos projetos da Microsoft usam nomes de cidades em seus protótipos).
A Microsoft ainda não anunciou um preço, data mais específica, ou mesmo o nome final do produto - já que "Project Natal" é apenas um nome de código temporário. É provável que tais informações sejam reveladas na E3 2010, evento a ser realizado em Los Angeles entre 15 e 17 de junho. Assista ao vídeo de divulgação a seguir.
Em nota relacionada, o executivo afirmou que o Xbox 360 ultrapassou a marca de 39 milhões de unidades vendidas, e mais de 500 milhões de jogos foram vendidos desde seu lançamento, gerando mais de US$ 20 bilhões em vendas. Além disto, o período entre o Natal e Ano Novo de 2009 contou com uma das semanas mais movimentadas da Xbox Live: um novo membro por segundo e mais de 2,2 milhões de usuários online simultâneos.
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Microsoft remove chip interno do Natal, escolhe solução por software
Uma nota publicada no site inglês "GamesIndustry" relata que a Microsoft optou por remover um dos chips internos do Project Natal, nova interface a ser lançada no final de 2010 para o Xbox 360. O componente, responsável pelo processamento de informação do 'sistema de ossos', foi substituído por uma solução de software. Uma das razões para esta mudança é a redução do preço final do acessório. O release de imprensa da companhia não cita mais o chip, ressaltando o uso de um software proprietário.
Fontes próximas ao site relatam que esta mudança não afeta o atual problema de lag de 100ms, mas é mais fácil realizar uma atualização do sistema via software do que por hardware. O processamento que era realizado pelo chip passará a ser feito por um dos três principais processadores Xenon; enquanto uma "porcentagem" do desempenho é tomada do sistema, a maioria dos jogos não faz pleno uso do processamento disponível.
Richard Leadbetter, editor da coluna "Digital Foundry", comenta: "a combinação completa de hardware / sensor do Natal sempre pareceu uma proposta cara em um mercado onde a Microsoft realmente precisa obter lucro. A noção de descarregar o processamento no processador do 360 em nome de custos mais baixos e maior facilidade de atualização faz sentido".
"Agora, aplicar patches em jogos antigos para rodar com o novo hardware parece menos improvável, a não ser que tenham o tempo da CPU para usar, mas esperançosamente isto servirá para que os desenvolvedores concentrem-se em conceitos específicos ao Natal ao invés de revisitar antigos clássicos", concluiu Leadbetter.
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Como o Project Natal aprendeu a detectar o corpo humano
A Popular Science fez uma reportagem exclusiva sobre como a Microsoft está criando um cérebro dentro do Project Natal que é capaz de aprender, para descobrir quando seu corpo está na frente da TV. É, no mínimo, impressionante.
Em vez de programar à mão uma forma para o computador embutido no Natal detectar as milhares de formas em que o corpo humano pode ser mover, a Microsoft alimentou o computador com milhares de fotos de pessoas em diversas posições. Eles também o alimentaram com vídeo com motion capture, que já tinha destacados os pontos no corpo. O "cérebro" que disso resultou, e que ainda está sob sério desenvolvimento, destaca cerca de 30 partes do corpo automaticamente e cria uma versão wireframe do corpo humano (como na imagem acima) 30 vezes por segundo.
É fascinante, então se você puder ler o artigo inteiro, vale a pena. O Project Natal chega no fim de 2010, perto do Natal (ha!).