Publicidade
Apriori Cucina
 
 
LostBrasil
 Portal Portal  Fórum Fórum  Orkut  Twitter  FAQ FAQ  Pesquisar Pesquisar  Membros Membros  Grupos Grupos
 
Registrar :: Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares
 

Menu
Portal
Fórum
Notícias
Sinopses
Outras Séries
Orkut
Links
Livros de Lost
DVDs de Lost
O que é Lost?
Quem Somos
Regras

- Acesso Restrito -
The Lockdown
Chat V.I.P.


Colabore


Saldo atual:40%



Calendário
23/05/2010
ABC: 6x17/18 - The End

25/05/2010
AXN: 6x17/18 - The End

Perfil
Usuário:

Senha:

 Lembrar senha



Esqueci-me da senha



Ainda não se registrou?

Faça seu cadastro.
É de graça!


LostBrasil - Índice do Fórum  » Off-Topic » Internet reúne vídeos hilários e históricos, pode ser crime

Novo Tópico  Responder Mensagem printer-friendly view
 Internet reúne vídeos hilários e históricos, pode ser crime « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor
Mensagem
Manu
MensagemEnviada: Domingo Maio 21, 2006 18:39  |  Assunto: Internet reúne vídeos hilários e históricos, pode ser crime Responder com Citação


Colaboradores



Sexo: Sexo:Feminino
Idade: 24

Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2005
Mensagens: 3.430
Tópicos: 154
Localização: Rio de Janeiro - RJ



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
Internet reúne vídeos hilários e históricos; ato pode ser crime

LAURA MATTOS
DANIEL BERGAMASCO
da Folha de S.Paulo

Clique. Bêbada, Heleninha Roitman leva tapas de Odete Roitman. Clique. Silvio Santos escorrega e cai de terno e microfone numa caixa cheia d'água. Clique. Bispo da Igreja Universal chuta imagem de Nossa Senhora Aparecida. Clique. Os Paralamas do Sucesso cantam música do primeiro disco no programa do Bozo. Clique. Garrincha marca um golaço na Copa de 1962.

Troque já o controle remoto da TV pelo mouse do computador. Registros históricos da televisão brasileira, que antes estavam guardados em prateleiras de telespectadores ou circulavam de forma desorganizada por sites, e-mails e blogs, estão agora reunidos no YouTube (www.youtube.com), a nova mania da internet, com 12,5 milhões de usuários (o maior crescimento no último semestre), e em seu concorrente, o Google Video (www.video.google.com), com 7,3 milhões.

Os sites, originalmente criados para abrigar vídeos pessoais, viraram febre com registros trash, de bailes de debutantes a clipes de bandas de garagem. Mas a porta foi aberta também a cenas lendárias --ou apenas deliciosamente engraçadas-- da TV do mundo todo, que podem ser assistidas de graça em vídeos postados pelos próprios internautas.

No Brasil, a nova ferramenta é valiosa, que o acesso ao arquivo da TV não é simples, principalmente pela internet. Por enquanto, a Globo tem programas antigos disponíveis na rede, mas o acesso é restrito a assinantes do Globo.com.

Lei antiga

A onda do YouTube tem um porém: a postagem de alguns vídeos pode ser considerada crime, segundo o advogado Marcos Bitelli, especialista em direito autoral. "O conteúdo da TV e do cinema é protegido pelo direito de autor. A postagem pode caracterizar crime, com pena de três meses a quatro anos de detenção e multa."

Tanto o internauta quanto o site podem ser responsabilizados. Por essa razão, o YouTube e o Google Video alertam os usuários sobre direitos autorais, mas não controlam a postagem. "A legislação brasileira é anterior à digitalização e à internet e deveria ser revisada, como já aconteceu em outros países", afirma Bitelli.

Inocentes pecadores

É claro que a maioria dos internautas não tem idéia muito clara de que possa estar cometendo um crime. A Folha entrevistou responsáveis pela postagem de vídeos de TV, que, animados, contaram como abriram para milhões de pessoas o que antes ficava na prateleira de casa. O advogado Bernardo (nome fictício), 48, de Ponta Grossa (PR), se diz um "viciado". "Chego do trabalho e vou para o YouTube. É como se eu tivesse uma retransmissora de TV", afirma.

Das 200 fitas VHS de sua coleção, ganharam a rede cenas do "Viva o Gordo", da primeira abertura de "Malhação" e da entrada dos jurados do "Show de Calouros" com o Silvio Santos gurizão, gurizão". "Desde que tive meu primeiro videocassete, no começo da década de 80, nunca gravei um programa em cima do outro. Sempre tive a intuição de que um dia as fitas seriam úteis."

Adepto do YouTube, o editor de audiovisual Juliano, 26, que está morando em Londres, é filiado à comunidade Anti-Vídeo-Show, do Orkut, que reúne dicas de vídeos raros. No YouTube, faz sucesso uma cena postada por ele, também do "Show de Calouros" dos anos 80, em que uma caloura de shortinho estampado desafina na música "Festa do Amor", do grupo infantil Trem da Alegria.

"Eu produzo uns vídeos também. Outro dia, passou um bêbado perto de casa, filmei com o celular e coloquei no site."

O universitário Fernando, 19, de Vitória (ES), tinha três anos quando Silvio Santos foi candidato a presidente da República, em 1989. Ele recebeu de um amigo o vídeo da propaganda política do apresentador e postou no YouTube. "É legal porque acabou virando uma rede de informação e pesquisa com um material que antes era restrito à casa das pessoas."

Segundo o especialista consultado pela Folha, assistir aos vídeos e indicá-los não é crime. Portanto, não perca as dicas do quadro acima e divirta-se.

VÍDEOS NA INTERNET: O QUE PODE E O QUE NÃO PODE

1. É permitido por lei postar vídeos em sites como YouTube?

Respostas de Marcos Bitelli, especialista em direitos autorais: "A disponibilização de vídeos não se configurará em violação a direitos se quem ofertar o conteúdo for a pessoa retratada na imagem, se a música eventualmente sincronizada com a imagem for de autoria do próprio internauta e se o que for dito no áudio não for um texto protegido por direito autoral. Caso contrário, pode-se ter violação a direitos de imagem, de privacidade, de intimidade e de autor".

2. Postar um vídeo de TV ou cinema é considerado um crime?

"O artigo 184 do Código Penal diz que é crime violar o direito de autor, definindo uma pena de detenção de três meses a um ano e multa, se não houver intuito de lucro. Havendo interesse comercial, muda para dois a quatro anos de reclusão. Como o conteúdo da TV e do cinema, o que inclui DVD, é protegido pelo direito de autor, capturar e postar tais conteúdos na internet para distribuição ao público pode caracterizar crime tanto para o internauta como para o portal."

3. Mandar vídeos de TV ou link do YouTube por e-mail é ilegal?

"A distribuição de conteúdo audiovisual como arquivo anexado pode caracterizar infração a direitos, do mesmo modo que a colocação num blog ou num portal de vídeo. A conclusão de quais direitos foram violados depende da análise do conteúdo. enviar e-mail mencionando endereço na internet dificilmente pode ser considerado ilegal porque o conteúdo não é distribuído pelo remetente, que só a informação. Mal comparando, é como contar onde se vende drogas."

4. Assistir a um vídeo de TV ou cinema na net é legal?

"Essa questão é das mais difíceis, porque quem assiste não tem intuito de lucro e ao mesmo tempo não reproduz nada. A princípio não seria ilícito. Mas, se o internauta assistir, obtiver a cópia e distribuir, pode estar se arriscando. os sites certamente seriam responsabilizados em eventuais processos, com o agravante de que muitos têm fins comerciais. É questão de tempo e de surgir alguém que se sinta prejudicado e resolva tentar coibir a prática."


Voltar ao Topo
Manu está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Earendil
MensagemEnviada: Domingo Maio 21, 2006 18:48  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 37

Registrado em: Domingo, 3 de Julho de 2005
Mensagens: 6.976
Tópicos: 159
Localização: Rio de Janeiro

Twitter: @Gabriel_GFV

Grupos: Nenhum
daqui a poco vão querer prender por 10 anos quem assiste os videos..... Rolling Eyes Rolling Eyes

muito complicados esses assuntos,mas isso não vai parar nunca,com o avanço da internet só vai aumentar.

eu acho que quem tem que se responsabilizar por isso é o youtube, se certas coisas não podem ser postadas, então eles q devem fiscalizar.

bem,colocar links no LostBrasil não é crime,pelo menos isso né? Wink


Voltar ao Topo
Earendil está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Hurley
MensagemEnviada: Domingo Maio 21, 2006 19:51  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 50

Registrado em: Domingo, 19 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 47
Tópicos: Nenhum
Localização: Gama/DF



Grupos: 
[Globo]
Manu e um tema muito bom pra ser discutir!! Very Happy
Vou dar uma pequena contribuição OK!!
Smile

Até pouco tempo os autores mantinham relações muito pouco profissionais com os seus editores. Isso começa a mudar na década de 1970 quando a literatura brasileira ganha pela, segunda vez, a simpatia dos leitores (a primeira foi no começo do século). O Brasil já conta nessa época com uma indústria bem desenvolvida e consegue distribuir em quase todo o território nacional.

Predominava até então uma relação paternalista entre editor e autor. Aquele agindo como um benfeitor, e este aceitando a publicação de seu livro como um favor, pois via seu ofício de escritor como uma missão e não um meio de vida. Falar na venda de seu livro era quase uma heresia.

Isso começou a sofrer mudanças quando os autores passaram a vender de fato e os purismos foram deixados de lado: iniciava-se a fase de profissionalização. Os autores agora discutiam seus direitos e exigiam contratos, e não predominava mais a ânsia de assinar qualquer papel contanto que o livro fosse publicado. Isso se dava principalmente pela falta de legislação ou mesmo pelo desconhecimento das leis que já existiam.

Se até hoje há um quase total desconhecimento dos direitos autorais referentes à publicação de livros, o que dizer da parafernália referente aos direitos de imagens, sons, programas, CD-ROM, software, hardware, Internet. Para melhor entender esse problema, façamos uma viagem ao passado até chegar ao impacto da era digital em que vivemos.

O que são direitos autorais

O direitos autorais lidam basicamente com a imaterialidade, principal característica da propriedade intelectual. Estão presentes nas produções artísticas, culturais, científicas etc.

A introdução do alfabeto grego na escrita (cerca de 700 a.C.) altera a cultura humana à medida que é inventada, com ele, a cultura letrada. Antes, havia apenas a comunicação oral, seguida depois pela representação gráfica. Todas as obras eram manuscritas. os copistas recebiam por seus trabalhos, e aos autores cabiam apenas as honras e isso quando os copistas não deturpavam suas criações.

Com o aparecimento dos tipos móveis, atribuído a Gutenberg, em meados do século XV, a forma escrita fixa-se e as idéias finalmente atingem uma escala industrial. a partir daí aparece o problema dos direitos autorais, a proteção e a remuneração dos autores. O copyright começa a ser reconhecido na Inglaterra através do Copyright Act de 1790, que protegia as cópias impressas por 21 anos, contados a partir da impressão. Obras não-impressas eram protegidas por apenas quatorze anos.

Porém, em 1662 existia o Licensing Act que proibia a impressão de qualquer obra que não estivesse registrada. Era uma forma de censura, que só se licenciavam livros que não ofendessem o licenciador.

A Revolução Francesa acrescenta a primazia do autor sobre a obra, enfocando o direito que ele tem ao ineditismo, à paternidade, à integridade de sua obra, que não pode ser modificada sem seu consentimento expresso. Seus direitos são inalienáveis e a proteção se estende por toda a vida do autor.

No Brasil, o direito autoral foi regulado até recentemente pela Lei 5988 de 14 de dezembro de 1993. A partir de 19 de junho de 1998 entra em vigor a Lei 9610 de 19 de fevereiro de 1998, a nova lei dos direitos autorais.

A difusão cada vez maior das obras intelectuais através dos meios de comunicação gerou a necessidade de proteger o direito autoral pelo mundo, com contratos internacionais nos quais se procura dar aos autores e editores dos países assinantes a mesma proteção legal que têm em seu próprio país. O Brasil assinou os seguintes tratados:

1. Convenção de Berna (9.9.1886)
2. Convenção Universal (24.7.1971)
3. Convenção de Roma (26.10.1961)
4. Convenção de Genebra (29.10.1971) (fonogramas)
5. Acordo sobre aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (vários artigos tratam do direito autoral, inclusive da proteção de programas de computadores).

O direito autoral se caracteriza por dois aspectos:

1. O moral que garante ao criador o direito de ter seu nome impresso na divulgação de sua obra e o respeito à integridade desta, além de lhe garantir os direitos de modificá-la, ou mesmo impedir sua circulação.
2. O patrimonial que regula as relações jurídicas da utilização econômica das obras intelectuais.


_________________
Lembrem-se:

ERRAR É HUMANO, PERSISTIR NO ERRO NÃO TÊM DESCULPA, É BURRICE MESMO!

Voltar ao Topo
Hurley está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
apadias
MensagemEnviada: Segunda Maio 22, 2006 15:28  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Feminino

Registrado em: Domingo, 7 de Maio de 2006
Mensagens: 49
Tópicos: Nenhum




Grupos: Nenhum
Amo o Youtube, me divirto muito com os seus vídeos.
Se estão colocando videos ilegais, é uma questão do próprio Youtube, fiscalizar isso.


Voltar ao Topo
apadias está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
de_carva
MensagemEnviada: Segunda Maio 22, 2006 15:28  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 39

Registrado em: Sexta-Feira, 3 de Março de 2006
Mensagens: 186
Tópicos: 2




Grupos: 
[ABC]
afffffffff
nada a ver proibir essas coisas....
daki a pouco nem fotolog vai poder mais...
hauahuahauahauaha
Laughing


Voltar ao Topo
de_carva está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
LucasMSeS
MensagemEnviada: Segunda Maio 22, 2006 17:46  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 37

Registrado em: Quarta-Feira, 15 de Março de 2006
Mensagens: 1.066
Tópicos: 31
Localização: Belo Horizonte



Grupos: 
[AXN]
Citação:
"Eu produzo uns vídeos também. Outro dia, passou um bêbado perto de casa, filmei com o celular e coloquei no site."


hahahaha... demais... imagina se a moda pega...

Arrow O do Paralamas é hilariante Laughing


_________________
Convence as paredes do quarto e dorme tranquilo.

Voltar ao Topo
LucasMSeS está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Hunner
MensagemEnviada: Segunda Maio 22, 2006 17:50  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 39

Registrado em: Sábado, 25 de Junho de 2005
Mensagens: 129
Tópicos: 1
Localização: Into the Dharma Project



Grupos: 
[ABC]
Todos falam, falam e falam, mas sempre isso acaba em pizza...
Na minha opinião, seria crime distribuir com intenções de lucro, sem pagar os devidos direitos autorais...
Very Happy


Voltar ao Topo
Hunner está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
willzinho
MensagemEnviada: Terça Maio 23, 2006 21:41  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 35

Registrado em: Domingo, 10 de Julho de 2005
Mensagens: 4.130
Tópicos: 50
Localização: The Pearl



Grupos: 
[ABC]
Cara, acho isso mó palhaçada auhhasuasu, com tanto problema por aí querem proibir isso.
Não tem algo assim: o cara coloca o vídeo na Internet, ele pode ser "processado", porque o vídeo virou algo público. ?? Confused


Voltar ao Topo
willzinho está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Rafaloko
MensagemEnviada: Terça Maio 23, 2006 22:14  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 36

Registrado em: Sábado, 13 de Agosto de 2005
Mensagens: 1.269
Tópicos: 11
Localização: Curitiba-PR



Grupos: 
[ABC]
[AXN]
[Globo]
Ah,isso não vai dar em nada!Esses videos do you tube são muito loucos!e depois o que é proibido é muito mais gostoso!hauhauahuahauhauahuahuahuaha Bad Grin

Voltar ao Topo
Rafaloko está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Orkut Profile: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=184597517534744057
CaiusCesares
MensagemEnviada: Quarta Maio 24, 2006 17:30  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 52

Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Março de 2006
Mensagens: 135
Tópicos: 11
Localização: Salto/SP



Grupos: Nenhum
A questão é polêmica pelo prejuízo que pode causar aos que forem filmados. Uma cena de um programa antigo (como Paralamas no Bozo) não traz prejuízo nenhum, mas imaginem se ao invés de ser um bêbado flagrado num celular, fosse um marido traindo sua mulher (ok, ele está muito errado mas... todos temos o direito a privacidade), a vida do cara estaria destruída (de maneira precoce, porque uma hora ou outra ia pro saco mesmo).
Tem muita coisa hilária no youtube, legal mesmo, mas não há controle nem limites e ouço desde pequeno que tudo que é em excesso prejudica. Um dia vai acabar dando merda e se alguma coisa vai mudar só depende de quem será o atingido.


Voltar ao Topo
CaiusCesares está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular
Maggot#9
MensagemEnviada: Quinta Maio 25, 2006 15:00  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 47

Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Março de 2006
Mensagens: 1.540
Tópicos: 74
Localização: Maggotland



Grupos: 
[ABC]
Todos os dias eu entro no YouTube e me parece uma "coisa" sem controle.
Se é uma porta aberta qualquer um pode entrar e fazer o que quiser.


Voltar ao Topo
Maggot#9 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Maggot#9
MensagemEnviada: Quinta Maio 25, 2006 15:01  |  Assunto: Responder com Citação





Sexo: Sexo:Masculino
Idade: 47

Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Março de 2006
Mensagens: 1.540
Tópicos: 74
Localização: Maggotland



Grupos: 
[ABC]
Todos os dias eu entro no YouTube e me parece uma "coisa" sem controle.
Se é uma porta aberta qualquer um pode entrar e fazer o que quiser. YouTube tem que fiscalizar.


Voltar ao Topo
Maggot#9 está offline  Ver o perfil do usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Publicidade
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa  




Anuncie no
LostBrasil


Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar

Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Página 1 de 1

LostBrasil - Índice do Fórum » Off-Topic » Internet reúne vídeos hilários e históricos, pode ser crime
Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.
Anexar arquivos: proibido.
Baixar arquivos: proibido.

Bad Twin Desvendando os Mistérios de Lost Identidade Secreta Risco de Extinção Sinais de Vida