Autor |
Mensagem |
RVangelis
|
|
Onde estão com minha cabeça?
Sexo: Idade: 45Registrado em: Segunda-Feira, 2 de Maio de 2005 Mensagens: 6.082 Tópicos: 149 Localização: Fortaleza-CE
Twitter: @RVangelis
Grupos:
|
Grupo de direitos humanos aciona o MP contra Tropa de Elite
http://www.estadao.com.br/cidades/not_cid68982,0.htm
Motivo da ação seriam as cenas de tortura presentes no filme do diretor José Padilha
Alexandre Rodrigues, do Estadão
RIO - Depois de muita polêmica, o filme Tropa de Elite desencadeou no Rio mais uma controvérsia. A presidente do Grupo Tortura Nunca Mais, Cecília Coimbra, encaminhou uma discussão na entidade de defesa dos direitos humanos sobre a possibilidade de acionar o Ministério Público contra as cenas de tortura no filme do diretor José Padilha. O capitão reformado do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM do Rio, Rodrigo Pimentel, um dos roteiristas do longa e co-autor do livro que o inspirou, reagiu, acusando tentativa de censura.
"Não acredito que o Tortura Nunca Mais, em função de sua história, vá acompanhar a Cecília. Todos os regimes que promoveram a tortura também legitimaram a censura. Não conversei com ela, mas acho que é uma opinião isolada", disse Pimentel nesta segunda-feira. "Existe uma preocupação excessiva de rotular o filme. Ele não é de esquerda nem de direita. É uma obra de arte, entretenimento. Obra de arte não se rotula. O filme não tem ideologia."
Cecília nega que tenha qualquer pretensão de tirar de cartaz Tropa de Elite, visto por milhares de pessoas antes mesmo do lançamento nos cinemas com a enxurrada de DVDs piratas que iniciou a série de polêmicas em torno dele. Ela explicou que a preocupação sobre os efeitos das cenas de tortura praticada pela tropa do Capitão Nascimento, vivido por Wagner Moura, surgiu em um ciclo de debates a partir de filmes sobre violência promovido na sede do grupo.
"Havia um jornalista na reunião e ele perguntou se não havia algo a fazer. Resolvemos consultar advogados sobre a possibilidade de consultar o Ministério Público. Mas não queremos tirar o filme de cartaz. Não sou a favor de qualquer tipo de censura", disse Cecília. "Censurar é a última coisa que queremos. Defendemos acima de tudo o direito à expressão, mesmo quando discordam do que pensamos", afirmou.
Tropa de Elite não é o primeiro filme criticado por reproduzir cenas de tortura. Na década de 80, Pra Frente Brasil chocou ao mostrar a tortura de um personagem confundido com um militante político durante a ditadura. No início deste ano, Batismo de Sangue, de Helvécio Ratton, também foi criticado pelo realismo das cenas de tortura dos frades dominicanos presos no regime militar pelo temido delegado Fleury.
Cecília diz que os filmes que retrataram os crimes do regime militar, origem do Tortura Nunca Mais, falam do passado e não influenciam o presente como é o caso de Tropa de Elite. Ela se diz preocupada com a reação de jovens, como os que se apresentam em vídeos na internet reproduzindo os métodos do Capitão Nascimento.
"A tortura é uma coisa vil. Não discuto a intenção do diretor, mas os efeitos que o filme está produzindo em cima de uma realidade violenta que está aí. O Capitão Nascimento está se tornando um herói para a maioria das pessoas. O filme ajuda a consolidar essa idéia de que não tem outra saída, a solução são os homens de preto. Isso é muito perigoso".
Para Pimentel, há uma "patrulha ideológica" contra Tropa de Elite pelo fato de o filme ter a polícia como protagonista. "Se as cenas de tortura estimulassem tortura, Paixão de Cristo não poderia ser visto. Quando a esquerda é a vítima, a tortura pode. É uma injustiça dizer que o Tropa é de direita. O filme denuncia a tortura num debate sobre segurança pública onde ela existe".
O diretor Helvécio Ratton ressalta que as críticas às cenas de Batismo de Sangue vieram dos críticos de cinema, mas vê na tortura exibida por Tropa um ponto em comum: o instrumento para obter informações. Ele lembra que o delegado Fleury era um policial civil, retratado em seu filme sem deixar dúvidas de que era o vilão. Ratton vê muitas qualidades em Tropa, mas não teria filmado o Capitão Nascimento como fez o diretor José Padilha.
"O Capitão Nascimento não é diferente do Fleury. O que me assusta é uma parcela dos espectadores aplaudirem os métodos usados pelo Bope. Se suscita esse tipo de reação, algo está confuso nesse filme. Eu teria me distanciado mais do Capitão Nascimento. Tenho a impressão de que ele também dominou o filme", analisa Ratton, que é contra qualquer iniciativa de censura. "O filme tem um papel muito importante de colocar uma discussão sobre segurança pública. Qualquer iniciativa de censura é um absurdo".
FONTE: Estadão
* * *
Só uma coisa: a presidente pretende discutir com o grupo a POSSIBILIDADE de acionar o Ministério Público, e o Estadão põe no título da reportagem que o MP já foi acionado...
|
|
|
|
qwertt
|
|
Sexo: Idade: 36Registrado em: Sábado, 15 de Julho de 2006 Mensagens: 1.979 Tópicos: 9 Localização: Guarapuava/PR
Grupos:
|
Tava demornado...
"Não existe livros imorais ou amorais. O que existem são livros bem ou mal escritos" Oscar O'Flaherty Wilde.
|
|
|
|
Bandit
|
|
Sexo: Idade: 44Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Setembro de 2005 Mensagens: 3.291 Tópicos: 38 Localização: Capão da Canoa - RS
Grupos:
|
Afff...
Bota eles no saco que eles param de reclamar.
|
|
|
|
fferraz
|
|
Moderador
Daddy!
Sexo: Idade: 41Registrado em: Segunda-Feira, 10 de Julho de 2006 Mensagens: 3.313 Tópicos: 88 Localização: Limeira/SP
Twitter: @fdferraz
Grupos:
|
Até que demorou mesmo... dá pra criar uma ONG ANti-Direitos-Humanos?
|
|
ogro
|
|
Chaos will rise again.
Sexo: Idade: 37Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2005 Mensagens: 14.773 Tópicos: 331 Localização: Olympus
Twitter: @ogrotouro
Grupos:
|
Odeio Direitos Humanos.
Raça mais inútil que existe.
|
|
Kollber
|
|
Sexo: Idade: 39Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 1.378 Tópicos: 48 Localização: Minas Gerais
Twitter: @Kollber
Grupos:
|
Opa,
fferraz escreveu: |
Até que demorou mesmo... dá pra criar uma ONG ANti-Direitos-Humanos? |
UHAUHAUHAUHA... acho que eu entraria nesta ONG....
Abraço!
|
|
|
|
MeNiNaMaH
|
|
Sexo: Idade: 36Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 469 Tópicos: 1 Localização: Volta Redonda - RJ
Grupos: Nenhum |
Nossa que povo chato... Vai defender os direitos humanos de uma familia que perdeu o filho, que foi assaltada, que não têm paz nas ruas.
Quer defender bandido, leva pra casa e não enche o saco.
Senão, deixa que o Cap Nascimento dá um jeito.
|
|
|
|
Kbeludo
|
|
Sexo: Idade: 36Registrado em: Domingo, 19 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 1.458 Tópicos: 13 Localização: Flores da Cunha, Rio Grande do Sul
Grupos:
|
tomá no c*, direitos humanos
|
|
|
|
Maggot#9
|
|
Sexo: Idade: 47Registrado em: Quinta-Feira, 23 de Março de 2006 Mensagens: 1.540 Tópicos: 74 Localização: Maggotland
Grupos:
|
E viva a hiprocrisia desse pais.
|
|
|
|
Lucas Gandalf
|
|
Sexo: Idade: 40Registrado em: Domingo, 12 de Novembro de 2006 Mensagens: 2.379 Tópicos: 10 Localização: Santos
Grupos: Nenhum |
Citação: |
"O Capitão Nascimento não é diferente do Fleury. O que me assusta é uma parcela dos espectadores aplaudirem os métodos usados pelo Bope.(...)", analisa Ratton, que é contra qualquer iniciativa de censura. "O filme tem um papel muito importante de colocar uma discussão sobre segurança pública. Qualquer iniciativa de censura é um absurdo". |
concordo com esse pedaço!!!perfeito...Nascimento não é exemplo pra ninguém, só se for pra ser exemplo do que não deve ser feito...tanto que os policiais do bope não gostaram da forma que eles foram retratados...tortura nunca mais mesmo, mas dai a acionar o MP vai ser um erro e tanto...o MP vai fazer o que???censurar...e censura é um absurdo muito maior do que mostrar cenas de tortura...
|
|
|
|
IraiaG
|
|
Moderadora
Sexo: Idade: 43Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Abril de 2007 Mensagens: 4.004 Tópicos: 325 Localização: Porto Alegre - RS
Twitter: @IraiaG
Grupos:
|
MeNiNaMaH escreveu: |
Nossa que povo chato... Vai defender os direitos humanos de uma familia que perdeu o filho, que foi assaltada, que não têm paz nas ruas.
Quer defender bandido, leva pra casa e não enche o saco.
Senão, deixa que o Cap Nascimento dá um jeito. |
Sem mais!
Eu não entendo como uma entidade que nasceu para defender presos políticos (pessoas cujo único crime cometido foi defender ideais), virou defensora de gente que mata, que estupra... hoje em dia eu tenho noooooooooooojo de direitos humanos!
Não sou a favor de tortura, mas é muita hipocrisia! Ficar metendo o bedelho em tudo é f***!! Daqui a pouco vão querer censurar A Turma da Mônica também!
|
|
|
|
lemog
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Terça-Feira, 16 de Agosto de 2005 Mensagens: 1.283 Tópicos: 26 Localização: Rio de Janeiro - RJ
Grupos:
|
ogro escreveu: |
Odeio Direitos Humanos.
Raça mais inútil que existe. |
Somos dois.
Infelizmente esses direitos humanos só estão aí para defender os bandidos.
Enquanto isso as pessoas inocentes não tem ninguém pra as defender...
|
|
|
|
bibs
|
|
Sexo: Idade: 47Registrado em: Terça-Feira, 8 de Agosto de 2006 Mensagens: 1.817 Tópicos: 60 Localização: Goiânia
Grupos:
|
É só o BOPE soltar um trafecantezinho de merda e deixá-lo drogar a filha do presidente do Direitos dos Bandidos Humanos, depois estuprá-la e queimá-la viva.
Vamos ver quem iria dar o primeiro pontapé na cara do vagabundo.
Inúteis.
|
|
|
|
PedroJungbluth
|
|
Sexo: Idade: 42Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Abril de 2006 Mensagens: 4.627 Tópicos: 17 Localização: Curitiba Paraná
Twitter: @pedrojungbluth
Grupos:
|
Direitos humanos são os direitos dos... humanos.
Quem é contra isso é contra os próprios direitos.
Se existe muita força dos direitos humanos dentro do sistema prisional, é por que é nesse ponto onde existem muitos abusos.
TODOS aqui, ou em qualquer lugar, estão sujeitos a fazer uma cagada, uma burrada, sei lá. E TODOS tem o direito de poder pagar pelo que fizeram gerando a chance de não errar mais.
Garantir que boa parcela dos presos ao sair da cadeia não roubem mais, matem mais, ensinem essas merdas para outros, e assim quem defende os direitos humanos ajuda SIM a garantir os direitos das vítimas antes que elas se tornem vítimas.
Bradar contra os Direitos-Humanos é coisa para programa policial que lucra com desgraça alheia. Esse tipo de opinião dentro de um ambiente de pessoas com estudo e acesso a informação é tenebroso.
|
|
|
|
IraiaG
|
|
Moderadora
Sexo: Idade: 43Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Abril de 2007 Mensagens: 4.004 Tópicos: 325 Localização: Porto Alegre - RS
Twitter: @IraiaG
Grupos:
|
Pedro, entendo e respeito a sua opinião... como já falei no meu post, sou contra tortura e afins.
Ainda acho que, se os governantes e políticos investissem metade do dinheiro que se esvai em maracutaias em novos presídios, e botassem a malandragem pra trabalhar e pagar a comida e o "aluguel", a história toda seria, no mínimo, um pouco diferente.
Mas o que já tá enchendo o saco é Direitos Humanos pra cá, Direitos Humanos pra lá, gente querendo meter o bedelho em filme... pô, fala sério!
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|
|
Anuncie no LostBrasil |
Publicidade LostBrasil:
Clique aqui e saiba como anunciar