Sexo: Idade: 37Registrado em: Quarta-Feira, 9 de Novembro de 2005 Mensagens: 664 Tópicos: 19 Localização: por aí.
Grupos: Nenhum |
dellamorte dellamore
ano: 1994
país: itália
direção: michele soavi
elenco: rupert everett, ana falchi, françois hadji-lazaro, mickey knox.
sinopse: sete dias depois de enterrados, os cadáveres de um cemitério começam a voltar à vida. francesco dellamorte é o zelador do local e apaixona-se por uma jovem viúva que visita frequentemente o túmulo do seu marido. francesco e seu ajudante nagi combatem os zumbis que aparecem em número cada vez maior.
humor besta, negro, surreal, com aqueles diálogos inacreditáveis: pai conversando com a cabeça decapitada da filha:
- pai, eu vou me casar com ele!
- com isso? [se referindo ao noivo, um gordo retardado]
- eu também não sou lá um partidão.
ou, medico entrando num quarto de hospital e vendo uma freira deitada no chão com a cabeça estourada:
- irmã, o que você esta fazendo?
- ela ta rezando.
esses momentos são sensacionais, mas o humor acaba em uma parte do filme que vai afundando numa melancolia surreal, como se estivéssemos pirando junto com dellamorte. existem muitos zumbis no filme, sim, é fato. como em todos os outros do gênero, eles são meros coadjuvantes, mas com a diferença que o assunto abordado é outro. não uma critica social, ou algo assim. explora a quebra de rotina, e suas conseqüências, até que ponto o amor é mais frio que a morte, etc. por isso mesmo quando terminou, pensei de cara que era o filme de zumbi mais bonito que já tinha visto.
dizem que o soavi é o maior discípulo da escola argento. provavelmente não foi por esse filme que recebeu o titulo, porque apesar de nunca ter visto nenhum do argento, imagino que não seja parecido com esse daqui.
"meu nome é francesco dellamorte. nome estranho, não é? frances da morte. santo frances da morte. se eu tivesse pensado antes, trocaria meu nome. andré da morte seria bem melhor."
|
|