Autor |
Mensagem |
Renata66
|
|
Sexo: Idade: 58Registrado em: Sábado, 4 de Março de 2006 Mensagens: 1.618 Tópicos: 10 Localização: SP
Grupos: Nenhum |
Resolução proíbe cirurgias estéticas em cães e gatos
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) proibiu ontem, por meio de resolução publicada no "Diário Oficial" da União, o corte de orelha e retirada das cordas vocais de cachorros e a retirada de unhas dos gatos.
A medida também torna não-recomendado o corte da cauda de cachorros.
Os procedimentos, até agora amplamente utilizados, serviam para aproximar o animal de um ideal de beleza.
"A conchectomia [corte da orelha] e caudectomia [corte da cauda] são tradições que alguém criou por entender que os animais ficam mais bonitos nessa condição, mas temos que respeitar o direito deles", afirmou Benedito Fortes de Arruda, presidente do CFMV.
Segundo o texto publicado, "ficam proibidas as cirurgias consideradas desnecessárias ou que possam impedir a capacidade de expressão do comportamento natural da espécie, sendo permitidas apenas as cirurgias que atendam as indicações clínicas".
Uma das formas de expressão costumeiramente barrada por proprietários de cães é o latido, principalmente àqueles que moram em apartamento.
Já o corte de orelha e da cauda de cães e a retiradas das unhas dos gatos é hábito freqüente nas clínicas.
Depois de cortar as orelhas de seu cão, o pit bull Zyon José, 3, o empresário Carlos Tirloni, 27, se arrependeu. Tirloni, de Santa Catarina, disse ter submetido o animal à cirurgia por uma questão estética, para que ele ficasse "parecido com um pit bull". Depois da intervenção, porém, Zyon ficou "jururu", sangrando e sem vontade de comer.
Délio Mendes, criador da raça doberman em Brasília, se diz contra a resolução. Segundo ele, em competições da raça, têm vantagem os cães cujas orelhas são aparadas, seguindo a orientação de uma federação internacional.
"É para satisfazer o ego do dono? É, mas a vaidade tem benefício para o cachorro, que vai poder comer ração de boa qualidade pelo investimento que o dono faz nele", disse.
Em casos de necessidades clínicas, continua permitida a execução dos procedimentos citados. "Nessas situações, é necessária avaliação do veterinário. Pode ter algum caso que tenha necessidade de socorrer, como no caso de um acidente", afirmou Amilson Pereira Said, integrante do conselho.
Criadora da raça schnauzer --em que normalmente se corta a cauda--, Cristiane Favaram disse ter ficado satisfeita com a resolução. "A maior parte das pessoas não visualizam o schnauzer com a cauda inteira. Depois que você convive com isso, passa a gostar", disse.
A resolução também regulamenta cirurgias em animais de porte maior, estabelecendo a obrigatoriedade de condições adequadas para operações, como anestesia e estrutura física da clínica.
Os veterinários que não cumprirem as determinações do CFMV estão sujeitos a processo no conselho de ética e multa.
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u384132.shtml
Como veterinária radicalmente contra a conchectomia, fiquei muito feliz em ler isto hoje. Já faz muitos anos que não exerço a profissão, mas na época que clinicava fiz questão de nunca realizar este tipo de intervenção (cortar cordas vocais então... sem comentários).
No caso da caudotomia, também concordo que é uma questão de costume. Vai ser estranho ver um doberman, um cocker, um rottweiller, um weimaraner, todas estas raças em que se faz o corte da cauda (isto geralmente é feito na primeira semana de vida), com um rabão desengonçado. Mas a gente acostuma.
|
|
|
|
lemog
|
|
Sexo: Idade: 35Registrado em: Terça-Feira, 16 de Agosto de 2005 Mensagens: 1.283 Tópicos: 26 Localização: Rio de Janeiro - RJ
Grupos:
|
Muito bom ler isso. Absurdo querer cortar orelhas e cordas vocais só pro animal ficar "bonitinho".
|
|
|
|
doug.manoel
|
|
Burn, motha' fucka'
Sexo: Idade: 38Registrado em: Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007 Mensagens: 4.839 Tópicos: 234 Localização: Guarulhos/SP
Twitter: @dougmanoel
Grupos:
|
Nossa.... tem horas que esqueço que o rabo de váááários cachorros são cortados.
Nunca vi um doberman sequer sem rabo. Deve ficar estranho. Mas tudo bem. [2]
_________________ Tem sempre um babaca falando merda.
- Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09
|
|
|
|
rafaelrss
|
|
Sexo: Idade: 44Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 5.436 Tópicos: 449 Localização: Salvador-BA
Renata eu juro:
Quando eu li esse título, imaginei algo do tipo:
Implante de Silicone em aninais, Lipo e afins
Porque esse mundo rídiculo de "madames" fúteis e inuteis você não pode esperar nada
Quanto ao texto é isso aí chega de sofrimento por questões estéticas para os animais
|
|
|
|
Renata66
|
|
Sexo: Idade: 58Registrado em: Sábado, 4 de Março de 2006 Mensagens: 1.618 Tópicos: 10 Localização: SP
rafaelrss,
Mas sabe que devem existir estas coisas sim
|
|
|
|
rafaelrss
|
|
Sexo: Idade: 44Registrado em: Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 5.436 Tópicos: 449 Localização: Salvador-BA
Renata66,
Sim, mas você entendeu é no caso estético
Tipo:
O poodle da vizinha colocou 50ml de silicone em cada teta, pq depois de amementar os filhoes a dona achou os peitinhos meios flácidos
Coisas desse tipo que e não dúvido que exista
|
|
|
|
IraiaG
|
|
Moderadora
Sexo: Idade: 43Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Abril de 2007 Mensagens: 4.004 Tópicos: 325 Localização: Porto Alegre - RS
Twitter: @IraiaG
Grupos:
|
Eu tenho pena de cachorro sem rabo... judiaria. O rottweiller do meu sogro abana a bunda quando tá feliz.
Agora, falando sério, eu acho uma sacanagem essas cirurgias. Meu schnauzer eu comprei de um criador que eu conhecia e não deixei cortar o rabo nem fazer aquela cirurgia de orelha. Tadinhos dos bichinhos.
|
|
|
|
LostLady
|
|
Sexo: Idade: 38Registrado em: Sexta-Feira, 21 de Abril de 2006 Mensagens: 1.004 Tópicos: 26 Localização: ES
Twitter: @Caroll00
Grupos:
|
Também ñ sou a favor dessas cirurgias.
Mas em relação ao rabo, contanto q seja nos primeiros dias ñ vejo problema.
Eu mesma cortava os rabinhos dos meus cachorros, logo depois q nasciam... ñ choravam nem nada. Mal os colocava na caixa e já iam se arrastando pra teta da mãe. A reação deles é menor q a de um bebê qd fura a orelha.
Pra alguns isso é um absurdo... pra outros é tão normal quanto respirar ... tudo uma questão de costume
Acho maldade deixar pra cortar qd estão maiores... a dor é maior, a recuperação mais demorada e o risco de infecção é enorme.
|
|
|
|
Renata66
|
|
rafaelrss escreveu: |
Renata66,
Sim, mas você entendeu é no caso estético
Tipo:
O poodle da vizinha colocou 50ml de silicone em cada teta, pq depois de amementar os filhoes a dona achou os peitinhos meios flácidos
Coisas desse tipo que e não dúvido que exista |
Sim, é claro que entendi.
Lembra quando pintavam os poodles de rosa?
Hoje em dia já tem brinco, piercing, tatuagem...
|
|
|
|
rafaelrss
|
|
Renata66 escreveu: |
Lembra quando pintavam os poodles de rosa?
|
Quando eu era pequeno achava que era normal como os doberman que já nascia sem rabo e orelha em pé
|
|
|
|
qwertt
|
|
Sexo: Idade: 36Registrado em: Sábado, 15 de Julho de 2006 Mensagens: 1.979 Tópicos: 9 Localização: Guarapuava/PR
Grupos:
|
rafaelrss escreveu: |
Quando eu era pequeno achava que era normal como os doberman que já nascia sem rabo e orelha em pé |
eu também!
Quando li o título pensei parecido com o rafael. Pensei em cirurgia pra esticar pele, flacidez essas coisas. Lembrei automaticamente de um episódio de nip/tuck em que um criador quer levar o cachorro pra fazer não sei que intervenção.
|
|
|
|
ogro
|
|
Chaos will rise again.
Sexo: Idade: 37Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2005 Mensagens: 14.773 Tópicos: 331 Localização: Olympus
Twitter: @ogrotouro
Grupos:
|
Who cares?
|
|
doug.manoel
|
|
Burn, motha' fucka'
Sexo: Idade: 38Registrado em: Terça-Feira, 9 de Janeiro de 2007 Mensagens: 4.839 Tópicos: 234 Localização: Guarulhos/SP
Twitter: @dougmanoel
Grupos:
|
ogro escreveu: |
Who cares? |
Menino sem coração.
_________________ Tem sempre um babaca falando merda.
- Ronaldo Fenômeno, 19/abr/09
|
|
|
|
Renata66
|
|
ogro escreveu: |
Who cares? |
Os psiquiatras dizem que um dos primeiros sinais de que uma pessoa será um psicopata assassino é quando judia dos bichinhos na infância...
|
|
|
|
LostLady
|
|
Sexo: Idade: 38Registrado em: Sexta-Feira, 21 de Abril de 2006 Mensagens: 1.004 Tópicos: 26 Localização: ES
Twitter: @Caroll00
Grupos:
|
Só fachada. Ele é um amante de pássaros
|
|
|
|
Publicidade
|
Assunto: Publicidade - Use este espaço para divulgar sua empresa |
|